Ir para conteúdo

Nemox Caffe Fenice


Postagens recomendadas

Minha Fenice chegou hoje e acabei de tirar alguns espressos, o último ficou até razoável considerando minha noobice no assunto ;)

 

Primeira impressões:

 

  • Os comandos são simples e intuitivos.
  • A água na caldeira chega a temperatura de extração em menos de 5 minutos.
  • O vapor é bem intenso pra uma máquina desse tamanho, mas aquele bico é meio estranho. Ainda não entendi se é um panarello ou se é um bico tradicional com formato diferente.
  • Tirando a bandeja, os botoes e a tubulação, a máquina é 100% metal. Não tem nenhum plástico pintado de prata ali.
  • A carcaça é feita de inox com bom acabamento, mas o restante tem acabamento muito simples. Dá para sentir as rebarbas no plástico e na grelha de alumínio da bandeja, bem como algumas deformações no portafiltro.
  • O tanque de água não fica firme no compartimento traseiro e não tem uma alça para retirá-lo de lá.
  • A válvula de três vias (sim, ela existe) faz um bom trabalho retirando o excesso de água do bolo.
  • Quando a bomba é acionada, a máquina vibra e faz muito barulho. Sinal de que não foi feito nenhum esforço para amortecer vibrações.

No geral, estou satisfeito. Não acho que conseguiria algo melhor por menos de R$ 1000,00. Ela é rústica, mas os materiais são bons a funcionalidade está lá.

Agora só falta aprender a fazer espressos =D.

 

PS: Tirei umas fotos pra ilustrar mas ainda não passei pro PC, depois edito esse post e incluo elas.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Caio, comparando com a Silvia:

 

a água na caldeira pode aquecer rápido, mas o grupo leva mais tempo. Na Silvia aquecer tudo leva pelo menos 20', idealmente 30'

 

não vi o bico da sua. Silvia vaporiza muito bem (se a pessoa souber como fazer, o que não é meu caso)

 

Silvia também metaleira, MENOS no anel que recobre o grupo (plástico pintado de prateado - que pheio, Rancilio). O anel na sua é de metal?

 

Quesito acabamento, ponto pra Silvia. Até a bandeja é de metal

 

Reservatório da Silvia igual. Também difícil de tirar, principalmente cheio e pesado

 

Silvia também vibra pra burro. Xícaras saem andando, principalmente no ristretto, com mais restrição. Minimizei isto em uns 90% colocando sob ela um tapetinho de borracha. Xícaras sossegaram

 

De um modo geral, acho bem parecida com a Silvia e que vocês estão com uma bela máquina, por um preço bem mais atraente

 

Da bandeja, não sei como é a sua. Da Silvia é super rasa, então maioria dos donos de Silvia usa um potinho o tempo todo para tudo: flushes etc. O meu fica o tempo todo ao lado da máquina, junto com o pano de limpeza

 

Agora é arrumar um bom tamper e belos cafés e correr para o abraço. E um timer laranja. :)

 

Balança pequena de décimos também é importante.

 

Bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, pessoal,
 
é, realmente não parece funcionar mesmo o de 58''. Já que vocês estão resolvendo aí em equipe, não vou abusar do Miyamoto (por enquanto)! Mas valeu a disponibilidade! :D

 

Sobre o Tamper, o de 58'' da Rattleware entra bem mais justo que esse! Ontem fui tentar fazer os 20Kg de força e devo ter feito uns 50Kg. O tamper travou no filtro, custei a tirar! Mas no fim tudo deu certo (tirando a extração, levou uns 10 segundos pra começar a descer o café, e pra tirar 28g levou 50s)! Vou testar sem fazer força, talvez os resultados melhorem (se não melhorar, pelo menos eu não quebro tudo)!

 
Caio,
gostei dos seus comentários! :D
Vou comentar alguns pontos sobre o que você disse:

  • A água na caldeira chega a temperatura de extração em menos de 5 minutos.

Realmente as luzes se apagam e a água esquenta bem rápido. Se você extrair a água logo que a luz apaga, ela de fato está bem quente. Mas como a Anita disse, a questão do grupo que ainda não se aqueceu, etc., eu sigo o conselho deles, e espero os 20 a 30 minutinhos. Achei que não acostumaria, mas fica até mais prático e rápido que botar água pra ferver e coar meu café. Me assustei com isso outro dia!

  • O vapor é bem intenso pra uma máquina desse tamanho, mas aquele bico é meio estranho. Ainda não entendi se é um panarello ou se é um bico tradicional com formato diferente.

Pois é. O vapor é realmente bem forte. Esse bico realmente dá dúvida, parece um meio do caminho... eu fui vaporizar o leite sem ele (pra testes), e a única real diferença que eu tive é que fez MUITO mais barulho (MUITO MESMO! E também vibra PRA bossss) , e eu descobri que eu tinha que enfiar um pouco mais o bico no leite pra ter resultados melhores! E também não abra TUDO, abra um pouco menos, porque senão vai borbulhar forte. Por fim, acho que o bico afeta o efeito do vapor, mas reduz MUITO o barulho do processo! O que eu fiz foi imaginar a ponta sem o bico afundando 1cm no leite, inclinar pra fazer o redemoinho e deixar seguindo!

Talvez arrumando alguma ponteira fina (tipo os mods extensores que fizeram) realmente melhore, mas de fato estou acreditando que não ajude muito. Claro que isso é somente a opinião de alguém totalmente leigo, e por serem apenas impressões minhas, há grandes chances que eu esteja enganado e afete pra caramba! Vai saber! Deixo pros entendidos divagarem melhor a respeito!

  • O tanque de água não fica firme no compartimento traseiro e não tem uma alça para retirá-lo de lá.

Realmente, não tinha parado pra pensar na necessidade da alça, realmente ajudaria (principalmente quando está cheio de água, tirar ou colocar fica mesmo meio difícil). Sobre a firmeza, como não desloco a minha, não vi com muito problema, mas talvez se não ficar em lugar firme seja mesmo um problema! O que faria diferença é se fosse transparente e visível, talvez até com uma boia colorida pra deixar claro a altura da água... mas é algo que já estou me acostumando: verificar sempre a água, e quando vou pegar, pego por dentro da boca como se fosse uma alça. Aprendi a lidar com ela e deixou de ser problema! :)

  • Quando a bomba é acionada, a máquina vibra e faz muito barulho. Sinal de que não foi feito nenhum esforço para amortecer vibrações.

Estranho! Não tive esse problema com as vibrações... Ela faz o barulhão (e de fato acredito que seja normal), mas não senti vibração anormal (e as xícaras não pulam, como na Silva da Anita). Bem comportada, a minha! ;)

  • A válvula de três vias (sim, ela existe) faz um bom trabalho retirando o excesso de água do bolo.

Sim, ela existe mesmo! E também existe o OPV! Fiz um começo de um backflush tampando o filtro single da minha. A água começou a descer na bandeja. Mas fiz 1 segundo e parei. Quando fui fazer mais, a minha vedação soltou e desceu a água normalmente pelo PF! :P Depois vou cegar o filtro direito pra limpar minha cafeteira direito!

 

Finalmente comprei café novo (Comprei um Mogiana Mineiro do Verdemar embalado dia 11/07. Se foi embalado no dia que torrou, o que eu espero, está com 6 dias de torra, vou esperar mais 4 e mandar ver! :) Amanhã volto pra terrinha e levo a Fenice comigo, então devo tirar algumas fotos gerais!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caio, os primeiros shots são assim mesmo, logo pega um padrão de moagem/dosagem e fica bom, o meu avatar é um shot nela com café bourbon do atelier do café.

 

 

560784_10151179796329367_367955106_n.jpg

 

Silvia também metaleira, MENOS no anel que recobre o grupo (plástico pintado de prateado - que pheio, Rancilio). O anel na sua é de metal?

Da bandeja, não sei como é a sua. Da Silvia é super rasa, então maioria dos donos de Silvia usa um potinho o tempo todo para tudo: flushes etc. O meu fica o tempo todo ao lado da máquina, junto com o pano de limpeza
 

 

Anita, aqui a minha a capa é de metal, comprovado (nesse tópico pode-se ver foto dela quando quebrou), a bandeja cabe 1,35L.

 

Não acho a minha barulhenta, mas recomendo colocar bolinhas de silicone na tampa do reservatório para ela não ressonar pela vibração.

 

Pontos fortes: boiler e grupo em latão, robusta e de certo modo compacta.

Pontos fracos: acabamentos, a borrachinha branca da minha esfacelou-se com o tempo e ficou uma frestinha desagradável.

Nunca tive em mãos uma sílvia para comparar então só posso comparar pelo preço, vejo como vantagem a sílvia utilizar filtros de 58mm, na época que comprei a sílvia custava 2 Fenice.

 

 

Paulo, realmente eu acho que faltou um visor para água, aqui já estou descolando as conexões e em breve vem uma adaptação nela. Nessa foto ai em cima, da para ver na esquerda minha maquina reserva que justamente tem um visor ali para ver o nível de água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Anita,

A cobertura de plástico do grupo da Silvia não é por economia mas por segurança, para evitar queimar as mãos em caso de encostar involuntariamente, o que acontece frequentemente.

Podes constatar que é uma solução utilizada inclussive nas maquinas caras.

Por exemplo a Dalla Corte tem uma cobertura de grupo de plástico preto, imitando fibra de carbono.

O grupo exposto das E61, bem como das maquinas de alavanca, são bonitos, mas dolorosos (falo com conhecimento de causa) ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

B., eu tinha visto esta justificativa. Mas depois que Rodrigues descobriu o tanto de gente que reclama desta peça riscada ou descascando, achei o acabamento ruim, mais pelo desgaste que ele sofre e acaba ficando feio.

 

Eu raramente coloco a mão ali. Tanto que nem sabia que era de plástico.

 

Fica um coisa: estética/durabilidade ou segurança? Talvez um outro tipo de acabamento plástico que desgaste menos? (A minha agora, depois que levantaram a lebre, achei um triscadinho do lado).

 

Moços da Fenice: a Silvia também não tem visor do reservatório. Só levantando a tampa e olhando. Isso é muito ruim? Mesmo sem saber onde anda o nível, de vez em quando vou lá e completo. Usando com mais intensidade, completo mais vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

P1040834.jpg

Mangueirinha que sai da válvula de 3 vias e despeja água na bandeja

 

P1040829.jpg

A tomada é padrão americano. O encaixe da bandeja não é dos melhores, mas ela é bem funda.

 

P1040842.jpg

Mistério solucionado. É um panarello, mas um panarello bem curto, repare na distância do furo para entrada de ar até o final do tubo. Vale notar que a peça é de metal.

 

P1040841.jpg

Saída do grupo, já meio sujinha depois da primeira tentativa de espresso (depois da foto eu limpei =P). Respondendo a dúvida da Anita, o anel em volta é de metal sim, e bem resistente. Como o Bernardo disse, ele esquenta bastante, mas isso tem um lado positivo pois ajuda a esquentar o portrafiltro.

 

P1040830.jpg

Reservatório de água. Repare na folga que existe entre o tanque de plastico e o compartimento de metal, poderiam ter colocado um tanque mais largo e mais alto ali dentro. Não existe nada ali que segure o recipiente, então ele está livre para deslizar e vibrar quando a bomba é acionada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse eu, tirava as medidas e caçava um galão que coubesse aí mais justo, é bem prático ter reservatório grande de água na máquina (apesar que esse já não parece tão pequeno).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari,

 

Sua dica é bem bacana... Desta forma também fica possível fazer um rasgo na lateral para visualizar o nível, uma vez que o galão entrará bem justo em relação a chaparia. Este rasgo pode ser revestido internamente com uma retalho de placa de acrílico e colado pelo lado de dentro com silicone. ;)  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa máquina tem um ótimo custo benefício.

Nesse momento de rarefação de gaggias elas podem ser um boa opção...

para quem é iniciante e quer dar um up e ou começar.

Claro, se continuarem sendo encontradas pelo preço que o Igor dispunha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o José Alexandre, não acho que seja pra tanto. Na verdade, acho que pros que tem a bandeja tremendo, os EVAs são uma ótima!
Pra mim, não vou fazer nada disso. Seria um  bom opcional se viesse direto de fábrica, na minha opinião, mas nada mais que uma firula.
Depois vou medir, mas com certeza mais de 1 litro de água cabe! Não meço agora porque resolvi não trazer a cafeteira pra Itabira ainda, porque ainda passo um período longo em BH antes de voltar (UFA! FÉRIAS CHEGANDO!)

Mas esse tópico evoluiu bem! Nem parece o tópico que vi quando fui procurar info sobre a máquina: vazio e com poucas informações, algumas desencontradas (como solenoide e OPV)! Que continue assim! :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabem 2L de água no reservatório, tem de tomar muito café para esvaziar todo dia.

 

Eu encho a cada 2-3 dias e uma vez por semana retiro o reservatório, encho até a boca com coisa de 50ml de água sanitária para higienizar.

 

Ainda assim por ser preguiçoso meu plano é comprar mangueira, um T de 1/4" e um refil de filtro de água:

 

217_08_2011_09_42.jpg

Kit-3-filtros-P655_foto1.jpg?1367260002

 

Colocando no local do recipiente e deixar ligado na rede, vou testar e se der certo aviso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve amigos!

Estive ontem na casa do Mortari, junto com o Fernando Lopes para testar os filtros de 58mm na Fenice.

Os 2 são suuuuper gente finas, alem de terem me recebido super bem. Foi meu primeiro "encontro" com alguem aqui do fórum, e deu pra ver que o pessoal é bem fera em café. Ainda ganhei uns cafés do Fernando! (serão preparados logo que eu terminar essa postagem  :D)

 

Bom, como era de se esperar, os filtros de 58mm nao cabem mesmo na Fenice.

fr_1852_size640.jpg

 

fr_1862_size640.jpg

 

Pelo que vimos, nao tem muita solução.

Não adiantaria tentar usinar o PF pois vimos que seria necessário a troca do grupo inteiro, para caber tambem o filtro no grupo.

Claro que tentando trocar o grupo por um de 58mm que encaixe la, seria uma soluçao. Mas, acredito eu que, bastante inviável.

Esclareci também a questão do tamper: achei que ficava levemente folgado no filtro, mas como vi com os tampers do Mortari, sempre fica uma leve folga mesmo, para que seja possível se adaptar aos vários tipos de filtros.

 

Enfim, usuários da Fenice vão ter que correr atrás de filtros de 57mm mesmo.

Acertando corretamente as variáveis de moagem, tempo, temperatura, é possível tirar excelentes espressos dessa máquina. :)

 

Abraços e obrigado mais uma vez ao Mortari e Fernando Lopes

(e que venham mais encontros como esse)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os filtros da Ascaso cabem perfeitamente na Fenice, eles são quase idênticos mas têm um padrão de furos diferente (o da Ascaso tem mais furos e menores), então provavelmente os resultados serão diferentes.

Infelizmente não chegamos a testar porque depois de umas 5 extrações saturamos de café.

 

Sobre os filtros de 58mm na Fenice, só completando o que o Berger já falou: a primeira foto é o VST 18g e ele só entra uns 4mm no PF da Fenice e não desce mais. A segunda é o single da Rancilio, ele entra no PF mas para exatamente no ridge, talvez se ele fosse ridgeless desse certo, não sei, todos os que tínhamos lá eram ridged e o único que entrou até o ridge foi o Single, os outros já travavam antes. Talvez até caiba algum filtros de 58mm na Fenice se usinar levemente o PF, mas acho que fragilizaria demais a peça, que já tem uma espessura relativamente fina (não tínhamos um paquímetro pra medir o quanto seria necessário usinar).

 

De qualquer forma, nenhum filtro de 58mm entrou no grupo da Fenice, tentamos colocar o filtro no grupo sem o PF, só pra ver se entravam, mas as bordas são muito largas e travam na boca do grupo. Então, pra fazer qualquer adaptação com filtros de 58mm, além de mexer no PF teria que usinar também o filtro pra diminuir a borda (no grupo não acredito que dê pra mexer).

 

A conclusão que chegamos é que não é viável tentar usar filtros de 58mm na Fenice.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, não sei se a cafeteira de todos vocês veio dessa forma, mas pela foto do Papillon parece que sim...

 

A tampa da bandeja vem instalada do lado contrário, com a parte fosca e feia pra cima. O outro lado é polido como o restante da máquina, e colocando este para cima o encaixe fica até um pouco melhor. Experimentem =]

 

IMG_20140722_110820.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que fizeram os testes, já deu pra ter uma boa noção das possibilidades da máquina, então! :)
Ah, mais um comprador de uma Fenice, espero que goste, também! :)
Daqui a pouco já teremos quórum pra criar o "Clube da Nemox Fenice"! :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Xícaras saem andando, principalmente no ristretto..."

Eu vejo pessoas mortas

- Com que frequência?

- O tempo todo...

 

Poltergeist a vista... medo do AP dela :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu já tinha visto um pf da fenice antes imaginava mesmo que não desse.

Mas mesmo com menores possibilidades  de filtro é uma máquina viável com certeza.

O pessoal que experimentou os filtros, e beberam café até ficarem saturados,

têem mais algumas impressões sobre a máquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caio, bem verdadeira sua observaçao. Nao sei em que dia que eu inverti (sem querer) a bandeja, e ela passou a ficar com o lado correto pra cima.

Mas na primeira vez que liguei e tirei as fotos, ela realmente estava ao contrário (como podemos ver no meu parecer na página 3)  :wacko:

Falha nossa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...