Ir para conteúdo

Nemox Caffe Fenice


Postagens recomendadas

cóé galera e a vaporização? Alguém ja vaporizou? To esperando isso pra pensar em tomar coragem de entrar pro clubinho de vcs kkkk fala aí: o opv é regulável mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente achei a vaporizaçao uma das coisas mais legais nela.

Eu nao tenho muita base de comparaçao pois vim da Chef Crema, a primeirona. Na Chef Crema a vaporizaçao era impossivel.

Na Fenice, logo na primeira tentativa ja consegui produzir alguma coisa.

 

Na primeira hora da manha nao me cai bem tomar café puro, entao sempre acabo partindo para um 'latte'.

O sabor tem ficado muito bom, nao posso reclamar. Ja a "Latte Art" é algo que tem que treinar bastante, para conseguir fazer um desenho só no 'pouring'. Tem que medir direito a quantidade de leite, vaporizar corretamente e depois usar a técnica correta para desenhar. Tem um tópico aqui no fórum só falando sobre isso.

 

Enfim, coloco aqui 2 imagens do meu resultado amador de 'latte art' com a Fenice  ^_^

(usei leite ninho gelado que tem 6,9g de gordura)

 

fr_1792_size640.jpg

 

fr_1847_size640.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma informação que julgo importante sobre a Fenice, principalmente pro Luiz que está priorizando a vaporização: ela tem um panarello rosqueado na ponta do braço que não é removível, então só dá pra vaporizar com o panarello. Na realidade ele até é removível, mas quando você tira o braço de vapor fica sem ponteira nenhuma e impossível de ser utilizado.

 

Isso não significa que não produza bons resultados, mas acho que é legal saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre algumas das perguntas:

 

Sim, já fizeram PID e tem o link pra fotos detalhadas da colocação do PID nesse mesmo tópico (páginas 2 e 3). Segue o link das fotos: https://plus.google.com/photos/105723632228747988554/albums/5195575395621578945?banner=pwa

Particularmente, achei MUITO legal, principalmente por ficar no lugar daquele "tamper" bizarro, redondo e sem noção que tem embaixo dela (e só vi que era tamper porque no manual fala que é).

 

Sobre Latte: estou me dando muito bem com ele! Realmente, sobre o que o Mortari disse, o Panarello é removível, e eu até fiz um latte sem ele, mas aí, sim, faz um barulho enorme e a máquina mexe bastante. Tem uns doidos que fizeram adaptações com outros braços, e até têm o projeto e se disponibilizam a fazer a ponteira de metal apropriada pra ficar igual o da Rancilio Silvia (acho que ficaria uns US$50 ou 60 + frete, pelo que li nos fóruns, depois procuro o link).

 

O vapor é forte, seco e estável, e aguenta mantê-lo por bastante tempo! Depois que você deixa um tempinho quente e estabilizado. Porém, se você for muito rápido na transição café -> vapor, logo que o led apaga, ela dá umas "cuspidas" de água de vez em quando. Tem que tomar cuidado, se abrir demais pode esquentar o leite muito rápido e pra Latte não fica tão bom (as bolhas não ficam tão micro assim se esquentar muito, mas ainda fica bom pra capuccino).

 

Sobre o OPV ser regulável... sou muito noob pra saber disso! Como eu descobriria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita,
Cabe um braço da Silvia, sim.

Aqui um "case de sucesso"! :P

http://coffeegeek.com/forums/espresso/machines/463285

Outro:
http://coffeegeek.com/forums/espresso/machines/462643

 

E por fim, esse do Greg vendendo 3 anos atrás por 70 dólares + frete:
http://coffeesnobs.com.au/milk-froth-bubbles/24787-nemox-dell-opera-fenice-steam-wand-mod.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Legal, Paulo. Inclusive esse ainda é o braço anterior da Silvia.

 

Paulo, atualmente você é nossa principal fonte sobre essa máquina. Some os testes que os meninos fizeram e este Clube vai crescer rápido.

 

Excelente trabalho seu de pesquisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ó eu avisei que não cabia..rs.

 

Legal ver tantos usuários com essa máquina me sentia o patinho feio. 

 

Não sei vocês mas eu não uso o filtro simples, só o duplo pois costumo tirar shots com 50-60ml. 

Um ponto ao deixar o porta filtro na máquina para esquentar junto com o grupo lembrem-se que a ponta do cabo também esquenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só tenho usado o filtro duplo tambem.

Se voce nunca usa o filtro simples, é possivel veda-lo com fita isolante, e aí voce pode usar esse filtro como filtro cego, para fazer backflush.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre minhas experiências, já consegui vários resultados diferentes, e os últimos têm saído muito melhores! No entanto aconteceu algo que não sei bem como consertar na minha última tentativa:

- Moendo no 8 com a Baratza Virtuoso. Objetivo, expresso padrão, razão 50%.

- pesando 14g de pó

- tirei hoje exatos 28g de café em 21s, estranhamente ia direitinho a taxa de 1g/s (o cronômetro ia igualzinho à balança), e de repente, aos 19s, parece que entrou no "blonding" e começou a descer muito rápido, por isso parei no susto, e acabou que deu os 28g. Queria subir esse tempo pro padrão 25s~35s.

- Notei que no comecinho saía água pela esquerda fora do porta-filtro (por cima) e depois normalizou. A borra no final não mostrava indícios de canalização (mas como eu disse, saiu um pouco de água por cima do porta-filtro no começo e depois parou).

 

Minha dúvida é: pra tentar consertar isso eu pensei que devesse moer mais fino, ir pra regulagem 7. No entanto teve esse problema da água vazando. Isso é por mal-encaixe, ou é por exagerar na pressão? Nesse caso não seria o a função do OPV e da solenoide resolver e evitar isso? Se o problema é pressão, eu deveria ir pra mais pó ao invés de moer mais fino? Li que nas Gaggias o filtro não é feito pra 14g, mas pra 18g, por exemplo. A Fenice não sofre desse "problema", né?

 

Vale ressaltar que não abri a Baratza pra fazer o ajuste sugerido de deixar mais fino, está no padrão que o Alexandre mandou pra mim! :P Será que seria o caso de reajustar o moedor, também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De acordo com sua descrição o expresso está aceitável.

Mas, finar a moagem do pó uma gradação vai te dar uma bebida mais equilibrada.

Se o vazamento persistir pode ser vedação mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entrou no "blonding" e começou a descer muito rápido, por isso parei no susto, e acabou que deu os 28g. Queria subir esse tempo pro padrão 25s~35s.

 

Paulo esse tempo é padrão "relativo" , a INEI italiana sugere de 20 a 30 seg. , já a SCAA americana sugere 22 a 28 seg a partir do momento que começa a pingar o café.

Eu sempre usei de 25 a 30seg , acho que acima de 30 seg fica muito amargo.

O fabricante de minha maquina sugere de 23 a 25 seg , o importante é achar o "seu" ponto , eu por exemplo prefiro o espresso com 42 a 45% se chegar a 50 eu já acho forte , mas , tem gente aqui no CDC que gosta de 70%, essas variaveis são muito pessoais e ainda dependem da qualidade do café.

Não se estressa tanto em fazer "certo" e sim no seu paladar , no seu post vc não disse se o espresso de 28g ficou bom , ruim , forte ou fraco e no fundo é isso que importa.

 

Vazamento assim é junta , ela pode estar ainda se acamando vc pode ter deixado um pouco de pó na borracha ou apertou pouco.

 

Se se repetir muito e não parar nem apertando mais forte , tem algo errado na borracha.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Paulo. Tive este problema há alguns dias. Continue usando mais alguns dias. Parece que desapareceu este gotejamento na minha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz muitos cafés, e esse foi o primeiro que deu problema. Um café que extraí e tinha saído muito parecido ficou bem gostoso, mas esse, especificamente, foi pra um capuccino (que ficou ótimo, mas o leite e a canela disfarçam bem o gosto caso tenha tido algum problema).

Sempre tento fazer a limpeza, mas ainda estou usando um pano, mesmo... vou ver se arrumo uma escova e arrumo uma fita isolante que aguente o backflush!

 

No próximo expresso eu falo se deu certo! Valeu pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Backflush não tem influencia na limpeza da gaxeta , ele é voltado para evitar o acumulo de pó de café e gordura na valvula solenoide o que causaria defeito com o tempo nela .

 

Isso não tem muito misterio , com a maquina fria passa o dedo na borracha e sente se tem pó de café se tiver , um pano , pincel , escova ou o dedo mesmo resolvem.

Como a maquina é nova a borracha pode estar acamando (se ajustando).

 

Abs.

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de tirar um shot! :)
14g de pó pra 28g de café em 23 segundos depois do primeiro pingo, usando a moagem 7. Desceu perfeitamente igual nos dois lados, num ritmo suave, sem mudança de continuidade (ao contrário do anterior que no finalzinho pareceu correr água mais rápido). Detalhe: eu contava o tempo a partir do pressionamento do botão, e levava uns 3 segundos pra começar a descer. Então meu anterior estava levou uns 18 segundos, e não 21. Dessa vez pressionei melhor e com mais cuidado pra ver se não vazava água, e não vazou! :D

Mais uma vez fiz no copinho de 50ml, e os 28g foram quase os 50ml na boca com o creme. Ficou +/- 60% café e 40% creme no copinho, e o gosto ficou bem equilibrado pro meu paladar! O engraçado é que eu não identifiquei o "blonding", mas eu sou daltônico, então pode ser que tenha ocorrido. Algum dia desses vou arrumar um jeito de botar a câmera filmando quando for preparar o café, pra ver se estou parando no momento +/- apropriado! :)

Único ponto "negativo" é que com a moagem no 7 ficou um pouquinho (bem pouco, mesmo) de pó fino no fundo do copinho, mas não acredito que seja anormal. Talvez com o filtro de 57mm da Ascaso, que não conheço mas o Mortari afirmou possuírem furos menores, isso não aconteça... vou marcar como possível próxima aquisição! :P

 

Toda extração de 28g minha está saindo bem próximo dos 50ml do copo, então está dando pra entender como que esse povo faz pra medir o shot no olho! Quando começa a pegar habilidade com a máquina, mantendo o café, etc., vai o volume vai ser bem regular em relação ao peso, então esses 50ml são mesmo uma aproximação muito boa pra balança no olhômetro (pelo menos pro meu café)! Obrigado mais uma vez pelo auxílio, está dando pra perceber que estou melhorando a cada shot! :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, lembre que a variável volume é difícil de medir. A crema pode variar muito de café para café. Torras mais escuras mais crema, torras mais claras menos, torras recentes mais crema, torra mais velha menos crema...

 

Não deixe que o volume do copinho engane seu shot! :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Miyamoto, eu sei, só estou falando que em "ambiente bem controlado", a variação diminui, e se você tem experiência com o café daquela torra e das especificações possíveis, é possível medir pelo volume, como outros estavam dizendo no tópico de "brewing ratio". Sei que Robusta dá mais volume que Arábica, também, por aí vai. Igual eu disse lá, até a temperatura da água vai afetar no volume... mas enfim, pra quem não muda muito e é experiente, deu pra notar que é, mesmo, possível! Eu que estou bem iniciante tenho chegado em resultados bem consistentes, mas claro, sempre pesando, etc.

Hoje consegui um resultado praticamente igual ao de ontem: mesma quantidade de pó (14g) na mesma moagem (7), mesmo peso final (28g), mesmo volume (pertinho dos 50ml), sem vazar nada. Só 1 coisa diferente: foi igual quase o tempo todo, dos dois lados, mas no finalzinho o lado direito começou a ter uma vazão um pouco maior e chegou no blonding, enquanto o lado esquerdo parecia aguentar um pouquinho mais antes de ir pro blonding. Meu tamper é tão apertadinho que não dá muita margem pra eu empurrar desequilibrado (e eu verifiquei, estava de fato ok). Só uns 3 fundinhos leves (como se eu tivesse deixado uma gota "afundado" nos 3 lugares, do mesmo tamanho, que seria de uma gota, mesmo. Esses 3 pontos levemente mais fundos no estavam próximos do meio, mas isso parece acontecer com certa frequência nos meus shots (e não consigo entender bem o porquê). Apesar disso, não aparentou ter canalizado! O gosto, apesar disso, saiu bem equilibrado!

 

Outra coisa curiosa: um dia eu pressionei e quando tirei tinha agarrado um pouco de pó no tamper. Depois fui reparar e acho que não rodei o tamper ao tirar. Será que é esse o motivo?

 

Isso está parecendo um "diário de shots de um iniciante"! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo esse tempo é padrão "relativo" , a INEI italiana sugere de 20 a 30 seg. , já a SCAA americana sugere 22 a 28 seg a partir do momento que começa a pingar o café.

Eu sempre usei de 25 a 30seg , acho que acima de 30 seg fica muito amargo.

O fabricante de minha maquina sugere de 23 a 25 seg , o importante é achar o "seu" ponto , eu por exemplo prefiro o espresso com 42 a 45% se chegar a 50 eu já acho forte , mas , tem gente aqui no CDC que gosta de 70%, essas variaveis são muito pessoais e ainda dependem da qualidade do café.

Não se estressa tanto em fazer "certo" e sim no seu paladar , no seu post vc não disse se o espresso de 28g ficou bom , ruim , forte ou fraco e no fundo é isso que importa.

 

Vazamento assim é junta , ela pode estar ainda se acamando vc pode ter deixado um pouco de pó na borracha ou apertou pouco.

 

Se se repetir muito e não parar nem apertando mais forte , tem algo errado na borracha.

 

Abs

C. Eduardo

Concordo, nenhum padrão deve ser seguido como dogma.

Dependendo do café eu acho que com 50% fica bom.

Os que tenho tomando ultimamente ficam equilibrados na casa dos 45% também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...