Ir para conteúdo

Nemox Caffe Fenice


Postagens recomendadas

Pode ficar tranquilo que não estou usando padrão nenhum como dogma! :)
Apenas como base de referência, pra tentar encontrar o melhor ponto do café que agrade ao paladar de cada um que toma café comigo! :P

Porém, pra conseguir isso, preciso construir minha base empírica. Hoje já testei com moagem 6. Ficou mais próximo do padrão "recomendado", extraiu lindamente nos os 28g de café a partir dos 14g de pó em 30s. O café ficou lindo, creme consistente, coloração bonita, tudo legal! Mas alguma coisa não fechou tão bem. Preferi o da moagem 7, apesar de ter sido extraído com métricas "menos perfeitas". Agora vou testar esse da moagem 6 no capuccino pra ver como fica! :)

Segunda vou na Academia do Café ver se encontro o povo de BH e aproveito pra pegar dicas pessoalmente! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que o com moagem 6 ficou mais ácido... achei estranho!

A extração foi bem lentinha, no começo até gotejando, e não identifiquei a chegada no blonding, mesmo com os 30s e chegando nos 48g(editando) 28g. Pelo que li, a extração inicial é a mais ácida, e quanto antes parar a extração, mais ácido fica, né? Essa foi uma extração mais demorada, porém, vai entender, parece que não alcançou o mesmo ponto da extração... juro que é uma matemática que ainda não entendo bem! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ela tem luz indicativa de quando a resistência está ligada, uma melhoria é sempre iniciar a extração no mesmo momento em relação a luz. Por exemplo, quando a resistência ligar, ligue a bomba.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí eu fiz, Sergio, nas duas vezes!

Também costumo fazer isso com a vaporeira quando vou vaporizar leite, só que no caso do leite, uns 2 segundos antes de desligar eu solto o vapor pra não desligar, e mantenho o vapor forte o tempo todo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Offtopicando totalmente, mas é necessário:

 

Paulo, offtopicando...  :ph34r:

 

Segunda, dia 28, a partir das 17h, encontro não-oficial na Academia do Café!

 

Anota aí! 

 

Ainda está de pé isso aí? Se sim, confirmo minha presença

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cláudio: vc tem uma punto??? Qual? É a m400? Se sim, o q vc acha do vaporizador? É panarelo? Tem como remover o panarelo? O opv é regulável? obs: perguntas se for a punto pro m400 pq estou quase comprando do igor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(mas como eu disse, saiu um pouco de água por cima do porta-filtro no começo e depois parou).

 

Paulo, esse problema de vazar água pela vedação ocorre comigo desde que troquei a capa do grupo, recomendo que compre um anel reserva com o tempo (custa R$10,00) pois em algum momento vai precisar trocar (o meu levou 3 anos, portanto não há pressa).

 

E realmente precisa agradar o paladar, ao mudar o grão não é incomum ter de mudar a gradação do moedor.

 

No porta-filtro, eu retirei o bico inferior duplo (é rosqueado) para o café descer diretamente do porta filtro para a xícara, perde um pouco do charme mas não pinga para fora das xícaras menores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Comprem um bico single. Será que a rosca é universal e cabe de qualquer marca? No meu isso também acontecia, mas eu não queria ficar trocando de bico toda hora (double/sibgle spout), acabei comprando outro pf com a saída unitária. Mas dá pra comprá-lo separado e só rosquear.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou hoje o meu filtro cego que comprei da Ascaso, da Bluestarcoffee. Demorou umas 3 semanas pra chegar

Coube perfeitamente no PF. Hoje eu tentarei fazer um backflush  :)

 

O produto foi esse aqui: http://www.bluestarcoffee.eu/ascaso-blind-filter-basket-516-p.asp

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se eu pegar a pro m400 vou querer é pf. O pf extra da nemox é uma fortuna total. Dia 9 vou de novo na italclass. O igor e o roberto farão a gentileza de me deixar esperimentar o vapor. Vou pedir pra filmar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa noite!

Minha Fenice chegou hoje. Logo que cheguei do trabalho, iniciei o processo: unboxing, verificação do produto, leitura de manual, limpeza da máquina e extração de espressos. Estou preto por dentro! ;)

Porém, o caminho foi tortuoso. As três primeiras extrações foram cachoeiras. Utilizei o ajuste para a Mondial c08 como referência mas a diferença é muito grande, tive que afinar do valor 4 até chegar a 1,5 no moedor nemox lux para começar a sair um café bom, perto do ótimo. No final do teste, tentei vaporizar leite e foi um desastre apesar de perceber a qualidade e disponibilidade superior de vapor na Fenice. Tenho que entender aquele panarelo.

Bem, essa foi a minha primeira bateria de testes com a Fenice. Ainda tem ajustes de moagem, compactação e vaporização a ser feitos. No fim de semana eu devo finalizar esta "calibração".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Cristiano, correio acordou, finalmente.

 

O tamper serviu?

 

Parabéns pelo brinquedo novo. Calma, leva um tempo, mas vocês se entenderão.

 

Bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao clube, Cristiano!
Realmente leva um tempo pra se adaptar! Dica pro paranelo:
- Coloque aquele buraquinho de cima dele levemente acima do leite, de modo a puxar um pouquinho de leite, e em seguida espuma. A posição deve ser diagonal, de modo a fazer o leite circular no pitcher. É a forma que encontrei que faz menos barulho (fica só o barulhinho bem baixinho de fazendo bolhas bem pequenas) e que deixa o leite pronto pra Latte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...