Ir para conteúdo

Clube Rancilio Silvia


Guest Luis Sanchez

Postagens recomendadas

Sergio

seja bem-vindo

vamos la:

1-quanto tempo esta deixando a maquina aquecer? so por curiosidade

2- atelie é um cafe bom e com torra recente, prefira cafes com torra menos de 1 mes, ideal 8 ao 12 dia pra tomar um expresso. e neste caso o melittao nao é o ideal!

3- que filtro vc ta usando? single ou duplo? prefira o duplo neste momento

4- vc esta com um conjunto excelente, esta faltando buscar conhecimento aqui. hehe

entao divirta-se na leitura e retorne o resultado pra gente

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio,

 

Bom dia,

 

O tempo para o expresso ser extraido é de 25/30s , imagino que você já saiba, e no seu caso imagino estar levando bem mais que isto.

As variáveis para o tempo de extração são a moagem e a quantidade de pó no filtro. No seu caso para sair mais rápido, não só aos conta gotas, vai ter que colocar menos pó, sendo que 1 gr já faz diferença, pois imagino que 10 no Rocky já esta meio bom, aqui eu tenho usado 8 no meu Rocky para expresso, embora esta regulagem nunca é definitiva, vária com o café, com a idade do café,....

 

Tem um tópico que é legal de ler:

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/718-espresso-101-como-ajustar-dose-e-moagem-pelo-sabor/

 

 

Quanto a crema é a última coisa a ser perseguida, pois depende do café ser fresco,.....

Na Chef você conseguia, mas que café usava ? Robusta ? Se for ele faz um crema grosseira, mas faz mais crema mesmo, você usava o filtro pressurizado ? Se sim, sai uma crema falsa , mais sai crema mesmo.

 

Enfim, é só ter paciência, a diversão começou.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio,

é como o pessoal aqui em cima já disse,

o café pra sair em conta gotas ou está muito fino ou tem muito café no filtro ou os dois,

pessoalmente em um primeiro momento eu engrossaria a moagem e manteria a mesma dose,

principalmente se não tiver balança.

O filtro simples costuma ser mais difícil de usar,

então melhor começar treinando com o duplo.

Aquecer a máquina é essencial, pelo menos uns 20 minutos com o porta-filtro e filtro no grupo.

O café recém moído, cada vez que for fazer um café ligar o moedor e moer apenas o que vai usar naquele café.

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston, Gilberto e Bruno... Antes de tudo obrigado pela força e pelas dicas...

Vou falar a vocês, antes de chegar a Silvia, li bastante no fórum, no youtube, etc... Pensei que já estaria fera qd chegasse. kkkkkkkkkkkk Na prática é outra história...

 

Vamos lá.

 

Como hj pela manhã estreei a Silvia e o Rocky, não consegui sequer fazer café algum, pois ou ficava ralo demais ou caia em gota a gota. (ficou até feio ter que fazer um café na eletrolux para a esposa)

Estava usando o café do atelie do café, e fiquei com dó de ficar usando para testes, então fui no extra e comprei um saco de 1kg de grãos melita.

 

- Deixei a máquina uns 20 minutos esquentando e tive os resultados: (a compactação fiz padrão para todas, pois fiz alguns testes de força e verifiquei que a diferença não era tão grande)

 

• Filtro Simples +/- 8g de café: Moagem no 10 no Rocky. > O café sai gota a gota (menos que 8 nem sai)

Moagem no 16 no Rocky > 50ml sai em 30 segundos só que parece que a bebida fica rala. (Quase nada de crema)

 

• Filtro Duplo: +/- 13g de café: Moagem no 8 no Rock > 50ml sai em uns 30 segundos e a bebida já fica um pouco mais encorpada e com um crema, digamos que um pouco modesta.. rsr

Moagem pra cima de 12 sai muito rápido.

 

O que reparo é que após uns 15 segundos que o café está saindo, parece que ele começa a sair bem ralo. (Andei olhando no youtube alguns cafés que parece creme saindo do começo ao fim)

 

Baseado nesses dados, tem alguma coisa que estou errando..

Aproveitando, está certo sair 200 ml de água somente com o filtro sem o café (não sei se a pressão está correta)

 

Fiz umas 20 extrações agora a tarde.. rsrsrs

 

Abraço a todos e obrigado desde já...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio,

o café Melitta em grãos não é o mais indicado pra praticar,

quase certo de ter uma data de torra bastante superior a 30 dias,

devido a isso você não será capaz de uma boa extração,

além disso, devido ao tempo de torra superior a 30 dias, não será capaz de extrair uma crema adequada.

E quanto às moagnes intermediárias entre as que usou? Que resultado obteve?

Você diz que a 8 sai gota a gota e a 16 muito rápido, como fica, por exemplo, na 10?

De qualquer forma é essencial um café fresco, com data de torra recente.

Depois de 15 segundos ele só fica ralo ou o fluxo também aumenta?

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Sergio, Miss Silvia é manhosa mesmo, demora um tempo até você se acertar com ela. Fatores que vão contribuir para um casamento feliz entre vocês: café fresco (nem tente café velho, ela simplesmente torce o nariz), moagem adequada.

 

Não sei te dizer no Rocky o melhor ponto, meu minho é outro. Mas a crema não será sua preocupação neste momento. Por enquanto é buscar um café saboroso. E treinar tua mão. Até porque a crema só vem com café fresco e duvido que este Melitta tenha menos de 30 dias de torra.

 

Algumas dicas: você fez todas as lavagens iniciais antes do uso, né? Use neste momento bastante o filtro duplo, tire 2 curtinhos de 30 ml lado a lado, se usar o copo dosador te ajuda a ver o tempo, a quantia etc. Até a formação da crema, ainda que ralinha. Lembra sempre que com a Silvia e os demais fatores correto você terá crema de verdade, máquinas pressurizadas dão uma falsa crema.

 

Use como referência no filtro duplo aquela linha do encaixe da mola. O café já calcado deve ficar até aquela linha. Um tamper de verdade também ajuda. :) Use o tamper e veja se o bolo tá alinhado com a linha.

 

Daí vem algo fundamental: o surf. Ele vai te ajudar a chegar na temperatura, daí teu café não aa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faltou o final, não consegui editar no "smartfone".

 

O surf ajuda a chegar na temperatura ideal, nem pelando nem frio.

 

E use uma água legal, eu tenho um filtro da 3M para a água que vai para a cafeteira. Debatemos longamente este assunto da água estes dias.

 

Mas reforçando: doi no coração (e no bolso) gastar tanto café no começo até acertar. Mas com o café ruim você não detectará o que está fazendo de errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas a todos..

 

kkkkk é dificil desapegar R$ 15,00 por 250g + frete indo tudo pelo ralo, rsrsr..

 

O Melita só estou usando por enquanto para acertar +/- o grau de moagem x tempo. Pelo menos para ter uma base para partir ao usar cafés mais descentes..

Assim que eu conseguir ajustar esse tempo +/- vou treinar com os cafés melhores.

Mas tenho fé que vou conseguir.. rsrs

 

 

Vocês acabam usando o filtro simples ou duplo para 1 café??

E para preparar 1 café no filtro duplo, coloco a quantidade de café para 2 ou para 1 café?

 

Uma coisa a esposa gostou, o cheiro de café que a casa toda ficou.. kkkk

 

Logo postarei outras tentativas.

 

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, Sérgio, o duplo é pro duplo. Não tem como fugir disto ou dá confusão. :)

 

Na verdade depende se você bebe shots de 30 ml ou um duplo de 60 ml.

 

Se bebe 30 ml, não adianta, vai tirar 2 shots lado a lado e beber só um. :)

 

Se tiver mais gente em casa, todo mundo vira cobaia.

 

Detalhe do café velho que vai te fazer largá-lo duma vez: ele pede moagens mais finas que o café fresco. Não adianta treinar com este, com o café novo vai ter que começar a treinar tudo de novo pra achar ponto de moagem. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para treinar filtro duplo!

Simples so pra muito barista e com muito, muito treino. É difícil mesmo. Demanda muito treino, devido a area menor, etc

Ah. Desencana da moagem! Cada cafe tem uma moagem diferente e com os dias que se vai passando a moagem tera que ser mudada.

Nao desista. Essa é uma brincadeira que vai longe. Hehe

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio,

Duplo: 13 grs, moido no 8, experimenta 15 grs moido no 10.

 

Se o tempo de extração esta bom, +_ o que você sobe nas gramas, desce na moagem.

Se o tempo esta longo, você ou aumenta a moagem, ou diminui as gramas.

Se o tempo esta curto, você ou diminui a moagem, ou aumenta a grama.

 

Quando de repente o café começa sair claro, é bem provavel que canalizou, ou com o moinho a 16 tambem pode acontecer.

Quanto ao Melitta, não vou falar nada, pois tambem comprei 1 kg no início, e com as quantidades de testes no início ele acaba rapidinho, você não pode com ele esperar crema, nem esperar um ótimo sabor, mas no meu ponto de vista serve para o treino, mais gramas, menos gramas, mais fino, mais grosso. Agora de fato é um treino, os resultados são diferentes de quando usar um café bom, explicando melhor: eu cheguei ter que deixar a regulagem do rocky no 5 conforme o café foi ficando mais velho,quando passei para um outro café novo voltei para o 8, 9.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

.....Quando de repente o café começa sair claro, é bem provavel que canalizou, ou com o moinho a 16 tambem pode acontecer.

Quanto ao Melitta, não vou falar nada, pois tambem comprei 1 kg no início, e com as quantidades de testes no início ele acaba rapidinho, você não pode com ele esperar crema, nem esperar um ótimo sabor....

 

Considerando a torra absurdamente escura e a quantidade de robusta, acho que faz crema mesmo depois de uma década, agora o sabor realmente! Terrivel!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Leo, vou dar uma filmada sim.. Quem sabe assim consigam ver o que pode estar errado. O que estou achando estranho ainda é o fato que depois de alguns segundo o café sair do PF meio que aguado. Será que tem alguma coisa haver com o tamper original ser menor que o PF e eu ter que ficar pressionando em "vários lugares" e ocorrer alguma canalização?

Onde posso conseguir no Brasil um PK Naked? Estou quase mandando vir do ebay pois não encontro no Brasil..

 

Agora só tenho alguns caminhos a percorrer, para ficar bom.

 

1 - Saber o grau de moagem x quantidade de café

2 - Produzir um bom café

3 - Produzir um bom café com crema.

4 - Saber vaporizar um leite descentemente.

 

só isso. kkkkkkk..

 

Ahh...

 

E saber o que é o Surf que o pessoal fala. Da Rancilio Silvia..

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio, eu inverteria esta ordem. O pf naked ajuda a achar os problemas, mas ele não é prioridade neste momento. Uso minha Silvia há quase um ano e só agora meu naked está a caminho, vindo do Pidsilvia. Tem com ele e no Ebay. Ele é muito mais para refinar tua extração, mas há coisas mais básicas que você precisa dominar antes.

 

1. O tamper menor perturba mesmo. Ele dança no filtro, principalmente no filtro menor. Na Itália eles usam robusta no blend e calcam de qullquer jeito, por isto tanto faz o tamper. Aqui com arábica ten que acertar melhor no filtro. Na lojinha do clube tem os tampers,da Silvia é de 58, encomende um com o Ruston.

2. Café fresco. Esquece café barato pra terinar. NÃO vai funcionar.

3. Surfar: imprescindível com esta italiana. A maioria dos tutoriais explicando está em inglês. Se não surfar, ou vai tomar café pelando ou frio e estragar as propriedades da bebida. Há diferentes formas de surfar, eu faço como a maioria dos tutoriais, já o Eduardo do Rio faz de outra forma, mais trabalhosa. Como eu faço (e como você vai ver na maioria dos textos): aquecer a máquina, pelo menos 20 minutos, ideal 30, com o porta-filtro e filtro encaixados; deppis de quente, ligar o botão de extração e dar um flush longo até a luz amarela acender; esperar a luz apagar; extrair após uns 30 segundos. O pulo do gato é quando a luz apagar você começar a moer, ajeitar o filtro com pó, compactar. Isto já dá praticamente os 30 segundos e fica certinho o tempo para extrair.

4. Praticar duplos, de preferência com um copo medidor para ver os 30 ml (ou metade da xícara de café do Clube, já que ela comporta 60 ml.

5. Pesar o pó que vai no filtro duplo, para 2 shots use 14 ou 16 gramas. Use a linha dele como referência, não coloque pó (já calcado) acima desta linha.

 

O café precisa ser recém-torrado, ideal consumir pelo menos uns 4-5 dias após a torra. Moer fino para a Silvia, mas moagem para expresso. Conforme os dias passam, você vai afinando um pouco mais. Após 30 dias o café não serve mais para expresso, moa grosso e faça no coado.

 

Sempre moa o café só no momento de usar.

 

Dominado o expresso, daí vem o módulo 2: como vaporizar o leite. Passinhos de bebê.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Ana e Ruston.

 

Finalmente o transformador chegou e já testei a máquina. Fiz os procedimentos iniciais e me arrisquei a tirar um expresso. E advinhem? Ficou uma b#$%¨&@...rsrs. O café ficou ralo. Mas depois que li os posts, fiquei tranquilo, pois sei que é preciso acertar o ponto da moagem do café.

 

Esse é o problema: acabei não comprando o moedor. Por enquanto, vou na cafeteria onde comprei o pó e vou pedir para moer em vários tamanhos e depois vou testar. Depois falo o que aconteceu.

 

Abraços,

 

Edu Luz (para não confundir com o outro Eduardo, né Ana..rs?).

 

Oi Eduardo (ih, outro Eduardo com Silvia, daqui a pouco estaremos confundindo os 2, um é do Rio), o Ruston perguntou a coisa crucial, pois sem isto a Silvia vai te deixar na mão: já tem moinho? Ela é bem chatinha, café TEM que ser fresco e se não tiver um moinho bacana para acompanhar ela nem vai querer conversa.....

E o moinho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos...

 

Após todos dizerem que só café fresco vai bem na silvia, cheguei a uma conclusão... Todos estavam certos.. Kkkkk

Comprei na supra café um pacote com 10 dias de torra, acertei a moagem no rocky e agora posso dizer que estou tirando um espresso descente.. Kkk. 60ml em 30 segundos com pelo menos 1 cm de crema. E que após 1 minuto tirado continua com a crema. Além do sabor que pelo menos todos que provaram gostaram e muito. Obrigado a todos.. Mas a missão continua, além de aperfeiçoar é claro, tenho que aprender a vaporizar o leite.. Já estou melhor, mas não o suficiente para um latte art..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem, Sergio, parabéns!!

 

O Clube está oferecendo bons cafés neste momento, se quiser aproveitar.

 

Faz uma foto do seu cantinho do café e aproveita para colocar como seu avatar, fica mais fácil pra gente te identificar.

 

E do leite, lembra da lição do pessoal: papel rasgando e não porco gritando.... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...