Ir para conteúdo

Clube Rancilio Silvia


Guest Luis Sanchez

Postagens recomendadas

Eh isso mesmo...comprei a minha acho que por 130 dolares e chegou tranquilo...não fui taxado mas acho que tive sorte...se tiver algum parente q va pros eua nao eh tao grande e da ora trazer...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Sou meio metódica. Antes de comprar a minha máquina (deve ter uns 5 anos) fiz um curso com a Isabela Raposeiras para aprender a extração de um bom espresso e para fazer um capuccino dentro dos padrões. Só depois, comprei a minha Silvia. Me acertei rapidinho com ela. Ocorre que pelo menos umas 3 vezes aconteceu de eu esquecer a máquina ligada à noite e, após ser desligada, ela não esquentar. Atualmente ela está nessa situação. Levo pra manutenção, me cobram no mínimo 150 reais pra ela voltar lindinha pra casa. Da última vez consegui arrancar do técnico que o que acontece é que a voltagem de Brasília durante à noite oscila mto. Isso faz com que haja um travamento interno na máquina para ela não queimar e, depois, ela não funciona. Não sei se isso é verdade. No entanto, se o problema é tão simples eu pensei em fazer um curso de manutenção da máquina. Aí é que vcs entram: alguém sabe me indicar um local (pode ser no Rio pois sou meio moradora de lá tb) onde eu possa fazer esse curso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Isabela dá cursos no Coffe Lab, em São Paulo. O de barista Júnior é de duração de 12 horas, dividido em 2 dias. Tem final de semana. O próximo é o barista sênior que tem duração de 1 semana. Aí, só de férias! O barista júnior fiz em Brasília. Foi o dia inteiro. Fica mto cansativo. Acho que o esquema de São Paulo é melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Márcia, esse e um assunto para o Márcio Carneiro ...

Mas a estória me parece meio mal contada.

Não vejo nada dessas oscilações, minhas maquinas tem ficado ligadas direto, por bem mais tempo e nunca deu nada disso; teríamos um monte de geladeiras, televisões, computadores etc. Que nunca são desligados, queimados se assim fosse.

Não conheço a Silvia mas muitas maquinas tem um fusível, normalmente somente um botão, que aciona quando a maquina esquenta mais que o devido, interrompendo a corrente elétrica. Nesse caso é só aguardar esfriar a maquina e apertar o botão de reset.

Sem saber nada eu apostaria em um mal contato, que produz um sobreaquecimento e provoca o acionamento do fusível.

De todas formas o técnico que esta te atendendo não me parece correto, desde que teria ter consertado a causa do disparo do fusível, ou, como mínimo, não te cobrar novamente por um trabalho já realizado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcia, bem-vinda ao Clube! Aumentando o número de mulheres por aqui, que ótimo!

 

Eu tenho uma Silvia e normalmente deixo horas ligada, digamos o dia todo. Mas nunca deixei ligada durante a noite. A minha nunca apresentou este problema.

 

Como fica muito tempo ligada, tenho que ajustar a temperatura quando extraio, mas ela nunca desarmou desta forma depois de muitas horas ligadas.

 

Temos o Klause em BsB com uma Silvia (e o Rafa em Goiás, aí perto). Talvez eles possam te falar melhor desta oscilação da energia por aí. Mas não me lembro de terem relatado algo parecido. Mas acho que vale uma mp direto para eles perguntando.

 

Um abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Márcia, esse e um assunto para o Márcio Carneiro ...

Mas a estória me parece meio mal contada.

Não vejo nada dessas oscilações, minhas maquinas tem ficado ligadas direto, por bem mais tempo e nunca deu nada disso; teríamos um monte de geladeiras, televisões, computadores etc. Que nunca são desligados, queimados se assim fosse.

Não conheço a Silvia mas muitas maquinas tem um fusível, normalmente somente um botão, que aciona quando a maquina esquenta mais que o devido, interrompendo a corrente elétrica. Nesse caso é só aguardar esfriar a maquina e apertar o botão de reset.

Sem saber nada eu apostaria em um mal contato, que produz um sobreaquecimento e provoca o acionamento do fusível.

De todas formas o técnico que esta te atendendo não me parece correto, desde que teria ter consertado a causa do disparo do fusível, ou, como mínimo, não te cobrar novamente por um trabalho já realizado.

Marcia, bem-vinda ao Clube! Aumentando o número de mulheres por aqui, que ótimo!

 

Eu tenho uma Silvia e normalmente deixo horas ligada, digamos o dia todo. Mas nunca deixei ligada durante a noite. A minha nunca apresentou este problema.

 

Como fica muito tempo ligada, tenho que ajustar a temperatura quando extraio, mas ela nunca desarmou desta forma depois de muitas horas ligadas.

 

Temos o Klause em BsB com uma Silvia (e o Rafa em Goiás, aí perto). Talvez eles possam te falar melhor desta oscilação da energia por aí. Mas não me lembro de terem relatado algo parecido. Mas acho que vale uma mp direto para eles perguntando.

 

Um abraço

Confesso que fiquei com a pulga atrás da orelha, mas acabei levando a máquina lá de novo por falta de opção. Só que agora estou com a máquina parada de novo e não sei se estou disposta a pagar para o mesmo técnico. Quanto a cobrar de novo é porque eles dão uma garantia de 90 dias e toda vez que o problema acontece de novo esse prazo já passou. Obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, obrigada pelas bem-vindas. Será que o Klause teria algum técnico de confiança pra dar uma olhadinha nela pra mim? Vou ver se mando uma mensagemm privada pra ele.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcia, seu técnico bem que poderia lhe dizer qual foi o real problema apresentado, digo o defeito apresentado pela máquina ou o componente que falhou, não a causa que ele já disse ser a oscilação da rede. Se for fusível queimado ele está cobrando muito caro pela reposição. Um dia ouvi falar que eletrodomesticos queimados por causa de falha da rede pode dar causa pro usuário. Só uma dica. Acho que você tem direitos se o problema é com a rede.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, obrigada pelas bem-vindas. Será que o Klause teria algum técnico de confiança pra dar uma olhadinha nela pra mim? Vou ver se mando uma mensagemm privada pra ele.

Um abraço.

 

Olá Márcia, tudo bem.

 

É bem provável que seja mesmo a proteção do termostato conforme postado pelo Bernardo.

Se você não conseguir executar o procedimento de reinicio do termostato conforme mostrado no vídeo, me fale que posso tentar te ajudar. É um procedimento bem simples.

Conheço a máquina por dentro pois tenho uma e já fiz várias modificações nela, desmontando a várias vezes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio, Bernardo e Klause, muito obrigada pela ajuda. Acredito que o problema seja realmente esse, pois o técnico apesar de não querer me explicar direitinho o que era, mencionou o termostato. Vou tentar reiniciá-lo. Assisti ao vídeo e é realmente algo muito simples. Amanhã mesmo colocarei a mão na massa. Se a lindinha esquentar juro que não vou ficar nervosa por haver pago por duas vezes 150 reais. As vezes, eu acho que eles pensam que, por ser mulher que leva a máquina pra manutenção, conseguem engambelar a gente. Mas sou meio inquieta e quando alguma coisa me incomoda... Acho que isso ajuda a aprender! Muitíssimo obrigada. Darei notícias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio, Bernardo e Klause, muito obrigada pela ajuda. Acredito que o problema seja realmente esse, pois o técnico apesar de não querer me explicar direitinho o que era, mencionou o termostato. Vou tentar reiniciá-lo. Assisti ao vídeo e é realmente algo muito simples. Amanhã mesmo colocarei a mão na massa. Se a lindinha esquentar juro que não vou ficar nervosa por haver pago por duas vezes 150 reais. As vezes, eu acho que eles pensam que, por ser mulher que leva a máquina pra manutenção, conseguem engambelar a gente. Mas sou meio inquieta e quando alguma coisa me incomoda... Acho que isso ajuda a aprender! Muitíssimo obrigada. Darei notícias.

 

Boa sorte Márcia. Estarei torcendo para que seja isto mesmo. Todos nós devemos tomar cuidado com os prestadores de serviço. Alguns são malandros. Não que este seja.

 

Estou adquirindo minha primeira maquina agora e isso já me serve de aprendizado. Sempre bom prestar atenção na ventilação aonde a maquina se encontra instalada. As vezes os dispositivos de proteção térmica disparam quando o clima está muito quente e a ventilação baixa. Estas duas vezes que sua maquina parou ocorreram na mesma época do ano?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, gente! Cheguei agora há pouco do trabalho, só tirei o salto e fui mexer na minha máquina. Abri-la, apertar o botão e fechá-la não levou mais que 3 minutos. A bonitinha esquentou que é uma beleza! Estou muito feliz, principalmente pelo fato de ter sido eu mesma que arrumei! Agora entendo ainda mais essa paixão que move vocês aqui do fórum. Acho que estou contaminada e não tem volta!

Muito obrigada pela imensa ajuda de vocês! Fico devendo um café, hein!

Abração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte Márcia. Estarei torcendo para que seja isto mesmo. Todos nós devemos tomar cuidado com os prestadores de serviço. Alguns são malandros. Não que este seja.

 

Estou adquirindo minha primeira maquina agora e isso já me serve de aprendizado. Sempre bom prestar atenção na ventilação aonde a maquina se encontra instalada. As vezes os dispositivos de proteção térmica disparam quando o clima está muito quente e a ventilação baixa. Estas duas vezes que sua maquina parou ocorreram na mesma época do ano?

Fábio, confesso que nunca prestei a atenção nas condições climáticas, mas, a partir de agora, vou observar. O local onde ela fica é bem arejado.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcia, sim tem um botão de reset (demora menos de 5 minutos, parece que cobraram R$150 para apertar um botão ...) :

 

 

 

http://www.terrystoc...ting_silvia.php

Bernardo, obrigadíssima. Esse vídeos me fizeram ganhar o dia! Foi batata.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Márcia, não tem porque, estamos aqui para ajudar :-)

 

Pelo que li, parece que a Silvia gosta de esquentar e é bem freqüente ter de resetar o termoestato, de maneira que o comportamento da tua parece ser totalmente normal, nada para se preocupar.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho esse kit de isolamento na minha máquina, mas acredito que não adiantaria nesse caso, pois o termostato de proteção continuaria colado na caldeira, e é de onde o aquecimento vem.

Ao meu ver o PID seria uma solução melhor para esse caso, pois mantém a temperatura no valor especificado não oscilando pra cima como com termostato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para uma iniciante como eu, vocês acham que eu seria capaz, depois de um tempo de estudo, é claro, de instalar o PID na minha máquina? Por enquanto ou eu lembro de desligá-la diariamente ou, na pior das hipóteses, aperto o botão do termostato. Dei uma olhada no site que o Lucas indicou e vi que talvez não seja tão difícil assim. Qual a opinião de vocês? Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um membro para o clube.

Boa noite a todos depois de tanto observar as historias sobre café comecei a tomar gosto pela arte.

Entrei neste mundo com uma Dolce Gusto, depois mudei para uma Philco PHC19 e um moinho cadence e achava que sabia tirar bons shots.

Recentemente trouxe dos EUA uma Rancilio Silvia V3 com PID e um moinho Baratza Vario, e agora realmente começou a brincadeira.

Já gastei quase 1/2 quilo de Unique frutado, e agora parece que o café está começando a ficar bom.

Vou fazer um vídeo de uma extração e postar aqui para que, se possível, me ajudem com os shots, pois não tenho parâmetro pra saber se o café está bom ou não, pois pensava que o Astro café, que vende no Pão de Açúcar aqui em SP, era o melhor café gourmet e agora sei que estava enganado.

Fiz um ajuste no PID e coloquei a extração para 30 segundos, estou achando que o café está ficando muito forte estou usando a moagem no Vario macro 2 e micro M, porém as vezes o café quase não sai, pelo que vi para expresso a moagem deve ser bem fina por isso tentei no macro 1 e não sai nada de café.

Se puderem me ajudar com esses ajustes eu agradeço.

 

Ps. tenho um tamper da Breville BES900X e aparentemente está ficando boa a compactação sem muita força, pois se forço demais não sai café também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Fabio, bem-vindo aos Clubes: do Café e da Silvia.

 

Seu set é igualzinho ao meu. Algumas observações:

 

se o café não sai, há muita restrição no filtro à passagem da água: ou pó moído muito fino, ou muito pó, ou excesso de compactação. Ou vários fatores destes ou todos combinados.

 

Do seu relato, podemos eliminar a compactação, a mão está leve. Vamos pensar em moagem e quantia.

 

Para quantia, se não tiver uma balancinha digital, use as linhas-guia do filtro. Após compactado, o pó deve ficar no máximo no nível delas, tanto no filtro duplo quanto no simples.

 

Seu problema me parece ser moagem muito fina.

 

Tente usar a escala macro no 2. Eu uso no 1 para o single, filtro mais chatinho de acertar. Principalmente se você quiser um ristretto, precisa mesmo tornar a passagem da água mais lenta.

 

O M na micro me parece bom, eu uso no L ou K com cafés frescos, com torra mais velha a gente vai afinando a moagem, subindo a escala micro. Mas isto combinado com o 2 macro.

 

De cafés, há o gourmet e acima dele os especiais, que curtimos mais aqui. Indicamos aqui no Clube n lugares para comprar café bom pela net. Ou em Sampa você consegue comprar grãos bons com torra recente em vários lugares: CoffeLab, Sofá Café, Scada Café (o blend da casa é da Unique, Bourbon amarelo e vermelho), Octávio etc.

 

Comece mexendo na moagem, principalmente na grossa. Na Silvia, a compactação mais leve costuma ser nos cafés com robusta, como é mais na Itália (no site do pidsilvia há uma explicação sobre isto). Usando arábica puro, de torra fresca e na moagem adequada, você vai precisar calcar mais forte.

 

De resto, é gastar mesmo café no começo até domar a diva italiana. A sua é mais gentil, já tem pid e dispensa o surf. Mas precisar estabilizar a temperatura antes de extrair, mesmo com pid, ou tomará café fervendo pela água quente acumulada.

 

Comece com o filtro duplo, mais fácil.

 

Pergunta: o que você chama de um café muito forte? O expresso é forte, para cafés mais suaves outros métodos são mais indicados. Ou diluir o expresso com água, o chamado carioca.

 

Boa sorte!

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...