Ir para conteúdo

Clube Rancilio Silvia


Guest Luis Sanchez

Postagens recomendadas

Olá Anita, boa tarde!

Fiz esta extração com 14 g moídos na macro 2 e na micro L, a extração demorou os 25 segundo do PID, eu voltei o tempo para o inicial, achei que ficou com gosto bem acentuado.

O vídeo não ficou muito bom, os próximos ficarão melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Fábio, viu como melhorou? 25/30 segundos é um tempo legal, se abrir um pontinho na micro (para moer mais grosso, puxe um para baixo), deve ficar nos 30 e poucos segundos. Veja qual fica melhor.

 

Detalhe: você sabe que o pid mede a temperatura, né? Ele não é um relógio de tempo, serve para você setar a temperatura que deseja para extrair. Para medir o tempo precisa de um relógio ou cronômetro.

 

Extraia um e observe no pid o comportamento da Silvia: você extrai e nos segundos iniciais (em torno de uns 5") a temperatura despeca. Logo em seguida ela sobe uns 3 ou 4 graus acima do setado no pid e vai levar uns 2 minutos pra voltar à temperatura selecionada. Você precisa aguardar que ela volte antes de extrair outro. Este é um dos problemas principais da Silvia: ter que aguardar ela estabilizar de novo na temperatura correta entre shots. Mas nada que um bate-papo com as visitas não resolva, enquanto espera ela esfriar a cabeça.

 

Um abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio, só depois vi teu vídeo. Observações:

 

calque com força e segurança. Uma vez basta. Não precisa da colher, o ajuste do plano do bolo você faz direto com o tamper. Pode até dar a giradinha, mas calque de uma vez, procurando manter nivelado à linha do filtro.

 

Teu pid está em Fahrenheit. Desvantagem de comprar nos EUA. Veja se ele te permite mudar para Celsius, ou você vai ter que ficar fazendo contas de conversão. Não fiz o cálculo, mas quanto dá aquilo em Celsius?

 

A extração está boa, tem até uma creminha, meio clara, mas o café talvez não esteja ajudando. Silvia é chata com cafés de torra antiga, é metida.

 

Mas o caminho é este mesmo. Já melhorou.

 

O tamper encaixa direitinho nela? Se for menor vai faltar nos cantos e a compactação não fica muito ok. Talvez por isto você esteja usando a colher.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Anita e Rodrigo, A colherinha ainda é herança da PHC19 eu não tinha tamper e a colher tamper dela faltava um pedaço pra ajustar bolo.

 

A temperatura em Fahrenheit eu já me acostumei, 217 é 102 célsius eu deixo assim e depois ela cai pra 95 na extração e a temperatura tem ficado agradável.

 

O tamper encaixa direitinho só tem um problema quando uso pouco pó que ele fica prendendo no filtro e não deixa compactar direito.

Quanto ao café está escrito que foi fabricado em 30/08, porém eu não sei se essa é a data da torra ou da embalagem, quando acabar esse vou comprar um novo vendo as indicações aqui do clube.

 

Já estou me acostumando com o equipamento e o café tem ficado saboroso, acho que mais alguns dias estarei apto a usar cafés e especiais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você começa a extrair com a temperatura alta assim?

 

Eu tenho usado em 93 graus, alguns cafés inclusive 1 ou 2 graus mais frio. Questão de gosto, acho. Mas não fica amargo, meio queimado? (curiosidade minha).

 

Costumam dizer que a data é da torra. 20 e poucos dias ainda está legal.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não alterei a temperatura que veio default da maquina, não tem saído meio queimado não, pelo menos eu acho.

Esse café da Unique é o melhor que eu já comprei antes disso só havia comprado café em supermercado.

 

E em relação a cremar o leite hein!

Estou sofrendo pra tentar fazer alguma coisa e não sai nada, agora o que está pegando mais é a falta de parâmetros, não sei se o crema que estou fazendo é aceitável pois nunca tomei um bom crema caseiro pra comparar, só sei que com a maquina antiga conseguia uma quantidade maior de crema no leite.

Assim que acertar as extrações de café vou fazer um vídeo do latte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Fábio.

Depois da aula que a Anita deu, não é preciso dizer mais muita coisa. Eu só ressaltaria que, quando vc encaixar o porta filtro na máquina, você deve ligá-la imediatamente e só depois colocar os copos. Isso evita queimar o café que ficar em contato com os metais da saída da água. Não se preocupe, pois dá tempo de pegar os copos e encaixá-los antes do cafe correr.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li e reli uma boa quantia de tópicos e pelos relatos e indicações essa Rancilio Silvia é show de bola.

Pesquisei preços e digo que é quase um "crime" o preço que cobram dela aqui no BR, considerando que fora consegue-se ela com PID por U$700.

Vocês proprietários desta belíssima maquina pergunto, onde compraram a suas? Qual valor? Possuem a V2 ou a V3 (nesta última é necessário também o PID)?

Será que no Paraguai existe alguma loja que venda Rancilio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi rootkonsole (id complexo, não sei seu nome).

 

A versão 2 foi substituída há anos pela V3, você só encontra a V2 usada ou algum encalhe antigo.

 

Eu comprei na Itália, foi menos que o valor acima (sem pid), mas mais que a versão normal, a minha é LE. Mas o legal, de verdade, é que quando comprei o dólar custava 1,70...

 

Outro papo ela com pid. Muito mais fácil de trabalhar.

 

No Paraguai não conheço (medo!!), só na Venezuela.

 

Um abraço

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Márcia, hoje fiz exatamente como você postou e realmente deu diferença no gosto em algumas vezes eu colocava o porta filtro e aguardava um tempo para ligar a maquina.

rootkonsole, Com eu tinha uma viagem marcada para os EUA comprei a minha na www.seattecoffeegear.com com a com PID e o Vario, nem cheguei a ver o preço no Brasil.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi rootkonsole (id complexo, não sei seu nome).

 

A versão 2 foi substituída há anos pela V3, você só encontra a V2 usada ou algum encalhe antigo.

 

Eu comprei na Itália, foi menos que o valor acima (sem pid), mas mais que a versão normal, a minha é LE. Mas o legal, de verdade, é que quando comprei o dólar custava 1,70...

 

Outro papo ela com pid. Muito mais fácil de trabalhar.

 

No Paraguai não conheço (medo!!), só na Venezuela.

 

Um abraço

 

Meu nome é Eduardo. Meu ID tirei do sistema operacional linux que uso, root significa administrador e konsole é o terminal onde é utilizado para acionar comandos pelo modo texto.

Obrigado pelo esclarecimento. Você pegou numa hora que esta com valor bem aceitável o dolar. Infelizmente não sou chique como vocês aqui do fórum, nunca viajei para o exterior, pelo que, fica bem difícil de eu comprar.

Pensei no Paraguai haja vista que tenho um colega que sempre viaja para lá. Venezuela não sei se tem o mesmo incentivo fiscal do Paraguai, além de que, não conheço ninguém que vá para lá :(

Mesmo assim, obrigado!

 

Oi Márcia, hoje fiz exatamente como você postou e realmente deu diferença no gosto em algumas vezes eu colocava o porta filtro e aguardava um tempo para ligar a maquina.

rootkonsole, Com eu tinha uma viagem marcada para os EUA comprei a minha na www.seattecoffeegear.com com a com PID e o Vario, nem cheguei a ver o preço no Brasil.

 

Fabio, uniu o útil ao agradavel!

Acabei de checar o preço nesta loja que comprou, vale bastante a pena. Cafeteira Rancilio Silvia com PID instalado e o Moedor Rocky com Doser = $1,169.00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Edu (rootkonsole), obrigada pela explicação do nick. Aprendi algo novo.

 

Não importa qual equipamento deseja, é questão de se organizar para comprar, um dia rola. Mesmo que demore. Eu fiquei um tempão juntando dinheiro.

 

Viajar para fora é a mesma coisa. De repente pinta um congresso ou um trabalho fora e quando você vir já estará embarcando. :)

 

Quanto à Silvia, eu adoro a minha. Mas tem gente aqui no Clube que não a recomenda para ninguém. Questão de preferência.

 

Um abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, concordo com você. No momento estou apenas na faze da pesquisa.

Até pouco tempo, tinha uma cafeteira cube espressione, era simples mas era o centro das atenções no momento do cafe. Já vai fazer um ano que ela se foi, a coitadinha, velhinha (+ de 4 anos) teve problema na caldeira que era de alumínio, rachou depois de tantos esforços diários.

Agora eu e minha esposa e nosso querido bebe de 11 meses, estamos quase de mudança para a nova residência que construímos (acredito que vai ainda mais 2 meses). Em decorrências destes gastos, ainda não compramos nenhuma cafeteira :(

Eu particularmente gosto muito desta faze da pesquisa, escolha. Principalmente o contato com pessoas simpáticas como você que fazem esses momentos serem especiais.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Edu,

 

o prazer é de todos nós aqui, em trocar figurinhas (e receitinhas e esqueminhas) para um café bacana. Que pode ser num Melitta ou egoísta e ser MUITO bom!

 

Parabéns pela nova fase: bebê (delícia!), casa nova... e no futuro, nova cafeteira.

 

Preenche teu perfil: cidade/estado, equipamentos que possuir, é legal para trocar informações, juntar gente etc.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Edu,

 

o prazer é de todos nós aqui, em trocar figurinhas (e receitinhas e esqueminhas) para um café bacana. Que pode ser num Melitta ou egoísta e ser MUITO bom!

 

Parabéns pela nova fase: bebê (delícia!), casa nova... e no futuro, nova cafeteira.

 

Preenche teu perfil: cidade/estado, equipamentos que possuir, é legal para trocar informações, juntar gente etc.

 

um abraço

 

Sem dúvida, esse fórum é fantástico e o pessoal é bem unido, isso é muito bom!

Acabei de passar pelo tópico buscafe no classificados e infelizmente não vai ser tão já que vamos ser parceiros de maquina, acabei de boletear uma Gaggia Baby Twin, o preço estava ótimo (R$ 749 no walmart), não aguentei a ansiedade e nem os meses para a mudança.

Como eu já tinha em mente que a Silvia iria demorar para eu conseguir importá-la, vou de uma maquina bem mais simples e daqui dois meses compro um bom moinho :P:D

Abraços,

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida, esse fórum é fantástico e o pessoal é bem unido, isso é muito bom!

Acabei de passar pelo tópico buscafe no classificados e infelizmente não vai ser tão já que vamos ser parceiros de maquina, acabei de boletear uma Gaggia Baby Twin, o preço estava ótimo (R$ 749 no walmart), não aguentei a ansiedade e nem os meses para a mudança.

Como eu já tinha em mente que a Silvia iria demorar para eu conseguir importá-la, vou de uma maquina bem mais simples e daqui dois meses compro um bom moinho :P:D

Abraços,

Eduardo

Oi, Edu. Eu dei uma olhadinha na máquina que vc comprou: muito lindinha. Parabéns. Concordo com a Anita: um bom moinho é muito importante. Faz toda a diferença.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você começa a extrair com a temperatura alta assim?

 

Eu tenho usado em 93 graus, alguns cafés inclusive 1 ou 2 graus mais frio. Questão de gosto, acho. Mas não fica amargo, meio queimado? (curiosidade minha).

 

Costumam dizer que a data é da torra. 20 e poucos dias ainda está legal.

 

Um abraço

Anita, pelo que entendi, sua Silvia não veio com PID. A minha tb não. Aliás, hoje fui conferir o ano dela e levei um susto: 2006. Então o modelo da minha é mais antigo. Como vc faz um controle certinho da temperatura da água, deduzi que vc instalou um PID nela e que ele marca em celsius. Estive olhando em sites do exterior e vejo muito em fahrenheit. Onde vc comprou o PID? Tô querendo seguir o conselho dos meninos e instalar um. Tenho achado a temperatura da água muito alta. Outro dia passei um café e fiquei observando o tempo que o creme levou pra dissipar. Antes de 3 minutos já havia um buracão no meio. Isso veio reforçar minha suspeita que a água está muito quente. Abração.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcia, tem um tópico sobre instalação de controlador PID na Silvia aqui no Clube.

 

Lá tem a descrição passo-a-passo dos componentes comprados aqui, como foi instalado, temperatura setada inicialmente etc.

 

Eu não diria que dá para fazer sozinha seguindo o esquema lá (a menos que você saque um pouco de elétrica), mas tá bem mastigado, ainda assim.

 

A garota fica muuuuuuuuuuuuuito mais dócil com PID. Vai fundo nesta ideia!

 

Boa sorte!

 

um beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS

 

Pessoal, adquiri o meu equipamento a algumas semanas. Resolvi postar minhas primeiras experiências.

 

Depois de ler muito o forum e pesquisar eu acabei me decidindo pela Silvia + Vario.

 

Logo no primeiro shot achei que me sai bem, com um shot com muita crema num tempo de extração bom, em torno de 15s. O Alexandre me sugeriu a configuração 2-M. Utilizei primeiro o Café Expresso Basil com 1 semana de torra. Depois afinei a moagem uns 4 níveis para melhorar o tempo de extração.

 

Apesar do belo visual dos shots não consegui agradar o paladar da patroa e do meu sogro. Percebi que o problema era amargor. Provavelmente temperatura.

 

Após acabar o pacote com café expresso brasil fui até o Starbucks procurar alguma coisa. Me surpreendi como lá só trabalham com torras velhas, explicado pelo tempo de importação dos grãos torrados. Não era minha intensão adquirir um café com torra velha, até pelo que li aqui no forum, mas decidi comprar o "expresso dark caramelly" para ter um parâmetro, já que é o mesmo café servido nos expressos da Sturbucks (pelo menos na unidade do Shopp. New York). Degustei um shot dele na própria loja. Dá um sabor de caramelo na boca. Bem pronunciado. Apesar de torra velha, o café ficou muito agradável, apesar da crema bem fina, que só depois descobri ser por causa da torra mais velha. A mocinha da loja foi muito simpática. Me explicou muita coisa do Starbucks e o shot foi na faixa. Ela se mudou para a Sturbucks do Downtown

 

Depois de alguns cafés quentes e amargos resolvi buscar alguns artigos sobre gerenciamento de temperatura na Silvia. Consegui melhorar bastante a xícara. Falta a prova da patroa, que só volta no meio da semana. Mas acho que ela perceberá a diferença. Vi dois métodos: um você dá o tiro pouco tempo após a resistência ligar + 20s ou 30s, 40s, 50s, ... (http://www.clivecoffee.com/learn/2011/03/rancilio-silvia-do-i-need-to-temperature-surf/) e um outro método com o tiro depois da resistência desligar mais 30s de espera (para aguardar temp. máxima) e um último flush pra eliminar a água fervente (http://www.mythos-rini.com/blog/archives/5941). Os dois métodos deram certo e vem me proporcionando shots mais comportados.

 

Já vaporizar o leite está muito mais difícil. Já melhorei alguma coisa, mas falta um bocado ainda. Pretendo praticar mais quando dominar melhor o expresso.

 

Sobre a Rancilio Silvia, gostei muito da qualidade de construção. É o que eu imaginei que fosse. As limitações das máquinas single boiler são compreensíveis. Até adquirir uma double boiler ou com trocador de calor (daqui a muito tempo) vou ganhando habilidade com esta senhora Silvia.

 

Sobre a moagem / moedor, percebi que a borra do grão "expresso brasil" com torra jovem saia muito mais seca em comparação ao grão do Sturbucks, com torra bem mais antiga e mais escura também. O grão da Sturbucks pediu moagem mais grossa. Também percebi que o Vario espalha o pó e suja mais conforme o grão. Por curiosidade, descobri este mod http://www.home-barista.com/grinders/baratza-vario-chute-mod-t15840.html.

 

Quando finalizar o meu espaço do café eu posto uma foto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio, estabilizar a temperatura é chamado de surfar. Neste Clube da Silvia há várias dicas de como fazer isto.

 

Starbucks costuma ter torras de meses. E escuras. Mesmo a torra média deles é bem escura.

 

Você está usando o filtro single ou duplo? Mais fácil começar aprendendo com o duplo. 15 segundos é um pouco rápido demais para um shot. Precisa afinar um pouco mais ou mais pó no filtro.

 

Vaporizar é um caso a parte. Gaste bastante leite ou água com detergente.

 

Do Vario, temos um mod em algum lugar sugerido pelo Alex, creio, de montar duas portinhas de papelão para minimizar a espanação de pó. Costuma acontecer mais com grãos mais densos ou claros.

 

Quando vencer a garantia, você pode instalar nela um PID e ela ficará MUITO mais dócil, inclusive para verificar a temperatura no momento da extração.

 

Parabéns pelo set!

 

Por sinal igual ao meu. Ou quase. B)

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado Gilberto. Estou me divertindo muito.

 

A sim Anita. procurei sobre temperatura surfing aqui no forum. Mas gostei principalmente do segundo artigo. Me ajudou a compreender o ciclo da máquina. Coloquei aqui pra compartilhar ou mesmo alguem me dizer se há alguma técnica melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio,

 

Eu tinha exatamente o seu set, agora substituí a silvia por uma rocket cellini, mas se vc quiser investir num pid eu posso inclusive te ajudar a instalar. Vi que vc tb eh de sorocaba. Eu instalei na minha antiga silvia e como disse a Anita, ela realmente fica muito melhor de trabalhar!

 

Abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Lasanchez. Sim, sou de Sorocaba. Esta foto do meu perfil foi tirada na usina cultural num ensaio pro meu casamento no último mês de janeiro. Moro atualmente no rio, Volto alguns finais de semana.

 

Pretendo pegar um pouco de mão com a máquina sem o PID. Mas pretendo sim colocá-lo. Talvez antes de dar 1 ano. Você tem este kit PID ainda? Qual o modelo? Aceito ajuda para instalação.

 

Aliás, muito bonita a Rocket Cellini.

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela aquisição, Fábio. Vc vai ver que, apesar de ela ser um pouco temperamental, como toda mulher (talvez por isso o nome de Silvia), acaba virando uma relação de amor. Já me propuseram trocar a minha por uma Jura, entregando-a como parte do pagamento, mas, na hora H, o apego foi grande. Continuo com ela. A minha já está bem velhinha, embora em bom estado - foi comprada em 2006 -, e sinto que ela está um pouco mais difícil, mas estou a espera de um PID pra amenizar a senilidade da mocinha. Bons cafés pra você!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou pensando em comprar um pid na auberin e estou em duvida:compro o simples ou com o controle de vapor?

Oi, Toninho.

 

Até há poucos dias eu estava com a mesma dúvida que vc. Conversei com o Klause e ele me disse que, se eu usasse bastante a máquina para vaporizar leite, valeria a pena comprar com o controle de vapor. Como realmente gosto pra caramba de um capucino, optei por essa alternativa. Logo, lhe repasso a orientação que recebi. Pra mim, foi de grande valia. O meu PID da Auberin está a caminho! Haja ansiedade!!! rsrsrsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...