Ir para conteúdo

Clube Rancilio Silvia


Guest Luis Sanchez

Postagens recomendadas

Salve.

Hoje me dei conta que a Silvia está por preço muito competitivo no Brasil comparando com outras máquinas disponíveis.

Achei no Buscapé apenas uma oferta de Gaggia Baby Twin por R$ 1.709,05 na Leader. Na lojazyba está por R$ 1.656,00.Sempre preços a vista.

Por R$ 2.490,00 a Silvia custa 67.11% mais cara que a Twin. Na wholatelove a Silvia ($ 629) custa 79,71% a mais que a Twin ($ 350).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém que tenha Silvia não gosta do filtro duplo dela? Eu já havia lido que um mod bacana para ela é mudar o filtro para o duplo da La Marzocco. Estes dias usaram o filtro duplo da minha e comentaram que ele é ruim de calcar. Eu como nunca usei outro além do stock não tenho parâmetros para debater.

 

Alguém fez a troca? Pelo LM ou mesmo um VST? Qual VST (de quantos gramas)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o filtro duplo da Rancilio (40-100-102) na minha Gaggia. Gosto bastante, pois me permite usar doses menores. Porém como a parede é cônica tem esse problema, na hora de compactar o tamper acaba encostando nas paredes, não transmitindo toda força ao café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo, Lucas. Eu nunca percebi isto com o meu tamper, sei que encosta, mas não via como um problema para compactar. Com o single é outra história, o tamper de 58 de parede paralela nem chega no pó. Daí uso um 57 que me parece ser ligeiramente cônico.

 

No duplo coloco o pó até a linha da mola.

 

Ontem pesquisei os filtros da LM no Ebay, achei uns genéricos, há um sem linha e outro com linha de marcação. O vendedor diz que este com a marca pede tamper de 57. Não me empolguei.

 

Vou ler um pouco mais sobre o vst, queria saber se o pessoal da Silvia tinha feito esta alteração.

 

Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita,

 

O que li foi um texto com relação ao filtro duplo da Silvia anterior a v3, que dizia não ser um bom filtro, não proporcionando extrações consistentes (se é que isso é possível na Silvia :) ).

Contudo o filtro original da v3, que tem o número de série impresso, é superior aos das versões anteriores.

Eu tenho esse filtro da LM genérico, que é ridgeless (não tem a ranhura para travar no porta filtro). A diferença nos furos deste comparados com o original é notada facilmente a olho nu. Percebe-se claramente que a construção do o filtro original é melhor, possui melhor acabamento e tem furos com tamanhos mais consistentes.

Pela simples comparação de extrações que fiz com os dois filtros, preferi o original.

Vou postar aqui uma foto para mostrar a diferença dos dois.

 

Eu uso tampers de 58mm sem problemas, mas sempre mantendo o nível do pó compactado um pouco abaixo da linha.

Acredito que o VST vai te proporcionar uma consistência melhor que esse genérico da LM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Klause, tinha esperança que você ou o Rafa me respondessem.

 

Você tem razão, fui procurar mais e quem trocava o filtro era porque possuía o modelo antigo, das primeiras Silvias. Atualmente dão preferência a este com a numeração final 102. O próprio Erez sugere a troca por este. Mas parece que ele também não agrada a todo mundo. :)

 

Mas me sugeriram experimentar os vst e fiquei muito interessada. Vou ler o tópico específico e estudar a respeito.

 

Eu acho que a linha da mola é uma boa referência para determinar a quantia sem usar a balança etc. Prefiro este modelo. Mas este genérico LM então está descartado.

 

Obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Klause, tinha esperança que você ou o Rafa me respondessem.

 

Você tem razão, fui procurar mais e quem trocava o filtro era porque possuía o modelo antigo, das primeiras Silvias. Atualmente dão preferência a este com a numeração final 102. O próprio Erez sugere a troca por este. Mas parece que ele também não agrada a todo mundo. :)

 

Mas me sugeriram experimentar os vst e fiquei muito interessada. Vou ler o tópico específico e estudar a respeito.

 

Eu acho que a linha da mola é uma boa referência para determinar a quantia sem usar a balança etc. Prefiro este modelo. Mas este genérico LM então está descartado.

 

Obrigada.

Fora o single, meus outros filtros são VST, o que gosto deles é que, pela área maior, usa-se um ponto mais fino de moagem, resultando em um café mais intenso, mais definido. o que é bom para alguns cafés e não tão bom para outros. Quanto à consistência, não vi tanta diferença quanto aos da Rocket, acredito que a consistência deve ser entre um filtro e outro e não entre shots. Uma coisa que me incomodou um pouco é que os pontos de moagem são diferentes para os diferentes filtros, exemplo: Na Rocket se ajusto o moedor para 18g no duplo, sei que funcionará igualmente se dosar 9g no single. Já no VST, se ajusto o moedor para 18g no VST 18, preciso reajustar bastante caso queira usar 15g no VST 15, e isso é o que chamo de consistência.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo. A música também tem led e é linda.

 

Só pintou a dúvida se o kit de led do pidsilvia funcionaria na Gaggia.

 

Ele mesmo não cabe na Silvia se o pid for justamente ali. Mas com o pid ligado paralelo com a máquina, fica difícil esquecê-la ligada....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não conseguiu ver na foto, Gil? Rola a página do pidsilvia, um dos últimos ítens da página é a seção de fotos. Clica ali e você verá Silvias bem bizarras, porém verá também uma ou duas com o led instalado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Havia alguém interessado nele para a Gaggia.

Com certeza ele serve na Gaggia, mas como a propaganda carece de fotos, fiquei na dúvida se é algum trambolho, ou vou tentar ver se da para comprar o da Nespresso que é composto de um único Led.

Anita e Gilberto, era eu o interessado, porém falei com o Erez e ele me disse que não sabia se funcionaria na baby twin, ele teria que fazer adaptações ao kit e ainda assim não tinha certeza, aí eu desisti.

 

Uma alternativa achada foi essa luminária de LED aqui: http://www.giamar.com.br/loja/produto-97542-6705-luminaria_led_stixx__osram

 

Como acima do meu cantinho do café tem um armário, eu pensei em instalar a luminária de LED nele. Ainda não recebi, deve chegar essa semana, chegando eu posto a foto, ok?

 

Kit LED tabajara!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, eu tenho uma desta. Comprei no Zaffari. É BEM legal! A luz é bem possante, bem mais forte que aquelas fitas de led que se compra de metro. Funciona com pilhas (eu não uso muito, mas na minha opinião é bem econômica). E o adesivo segura bem em superfícies e posicões variadas. Certamente vai ficar bem mais iluminado que o kit de leds do Pidsilvia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A luz é BEM forte. Se quiser saber o quanto, dê um pulo na lojinha do clube. As fotos que fiz dos egoístas etc. foram com ela como luz de ataque. Em alguns casos desviei ligeiramente o feixe de luz e rebati no lado oposto, mas é uma luz potente, dura e direcionada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Edu, comecei a testar hoje. Gostei da estabilidade da temperatura a cada shot. Se for extrair vários em seguida (digamos, 2 duplos) o ideal é esperar a temperatura estabilizar, portanto o ritual para a segunda dupla deve ser um pouco mais lento até a temperatura cair um pouco no grupo.

 

Não fiz muitos testes ainda. Mas gostei MUITO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Anita, ficou show !

Agora voce vai poder curtir cada grão na temperatura certa, para mim a diferença é marcante.

Verás como abaixando a temperatura aparece o azedinho e se apaga o amargo (especialmente nas torras escuras) e aumentando (especialmente nas torras claras) atenuas os muito ácidos.

Voce instalou sozinha ?

Um abraço,

Bernardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Bernardo,

 

obrigada!

 

Sim, hoje tirei um com a temperatura mais baixa e já amargou. Mas curti a coisa da temperatura estável e poder ver a situação momento a momento.

 

Não sou capaz de instalar. Contratei um técnico para isto. B)

 

É uma pessoa que entende bastante e fez uma série de testes. Daí baixou o offset em alguns graus etc., de modo que caso a máquina fique muito tempo ligada sem uso ou ainda eu tire vários em sequência, a temperatura sempre ficará bem próxima da setada no PID.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu, não sei como funciona o seu pid, mas no meu caso, acertamos que o flush será dado quando a máquina fica muito tempo ligada, mas sem extrair. Inclusive após o aquecimento inicial de 30 minutos.

 

Dê um flush, aproveitando a água para aquecer uma xícara ou lavar o PF e com isto a temperatura chega no ideal ou perto dele.

 

Já se for extrair seguidamente, como é o grupo que comanda a temperatura principalmente, esta ainda estará alta, então o ideal é esperar um pouco até estabilizar. Moa com calma, calque com carinho, bata um papo com a visita.... extraia após uns 2 ou 3 minutos. Sem flush nesta etapa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, oscila. O técnico me explicou que para evitar isto seria necessário um algoritmo de fuzzy-logic ou similar, mas é um pid mais caro. Ainda segundo ele, os graus que excedem aquecem mais a água que por sua vez repassa este calor ao grupo. Não é exatamente ruim.

 

 

Como você programou seu offset? No zero exato?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Bernardo,

 

obrigada!

 

Sim, hoje tirei um com a temperatura mais baixa e já amargou. Mas curti a coisa da temperatura estável e poder ver a situação momento a momento.

 

Não sou capaz de instalar. Contratei um técnico para isto. B)

 

É uma pessoa que entende bastante e fez uma série de testes. Daí baixou o offset em alguns graus etc., de modo que caso a máquina fique muito tempo ligada sem uso ou ainda eu tire vários em sequência, a temperatura sempre ficará bem próxima da setada no PID.

 

Amargou ou azedou ?

Baixando a temperatura fica mais ácido e atenúa o amargo do grão. O proveniente de torra muito escura pode melhorar mas dificilmente elimina.

As vezes se pode confundir azedo com amargo, especialmente quando acontecem os dois simultaneamente.

Se estava amargo deves abaixar ainda mais a temperatura.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...