Ir para conteúdo

Clube Rancilio Silvia


Guest Luis Sanchez

Postagens recomendadas

Oi Anita. Comprei a Silvia em março, e só agora resolvi mexer na pressão. Após ler algumas publicações na internet e muitos posts aqui, concluí que a pressão da bomba era excessiva e então a reduzi. Tenho tirados cafés sensivelmente melhores, mas o problema é que não sei qual a pressão atual da Silvia depois que baixei...

Agora quero encontrar uma maneira de medir essa pressão para posteriormente calibrar a máquina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu queria medir a pressão uma vez, só pra ajustar a opv. Será que não é mais simples você conectar o manômetro, medir e voltar pro pf normal? No meu caso eu achei que era.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um manômetro permanente na minha (http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/95-clube-rancilio-silvia/page__view__findpost__p__284)

A máquina já estava na pressão correta quando instalei e nunca tive que regular a OPV em dois anos de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha dúvida é por aí, Klause. Não sei nada da parte técnica, mas do que li as Silvias dos últimos anos já vem na pressão correta.

 

O padrinho da minha Silvia não comentou nada que a minha não estivesse ok quanto a isto e nenhum ajuste foi feito em 2 anos de uso.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Engrosso o coro. Nunca precisei ajustar pressão das Silvias que usei ou vendi e tampouco soube sobre clientes que o fizeram.

 

Alexandre , só por curiosidade , qual a pressão que vem regulada nas opv das Silvias , 9 ou 11 bar.

Eu gostaria de saber sua opinião sobre esse assunto , em sites como o home-barista , existe um verdadeiro fla x flu sobre esse assunto, tem os defensores apaixonados dos 9 bar , pois caso contrario o espresso ficará sobrextraido, tem os que dizem que para maquinas não comerciais 11 compensam a persa devido ao porte das bombas , mas , outros respondem dizendo que a industra regula em 11 por causa da certificação ESE , ai respondem dizendo que certificação ESE já leva em conta isso , outros dizem que não faz diferença ou ela é imperceptivel , e tem o grupo em cima do muro que fala que depende da maquina , ou seja é um universo de palpites .

Eu respeito muito sua opinião , qual sua opinião sobre essa ansia de regular opv.

 

Abs

 

C. Eduardo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre , só por curiosidade , qual a pressão que vem regulada nas opv das Silvias , 9 ou 11 bar.

Eu gostaria de saber sua opinião sobre esse assunto , em sites como o home-barista , existe um verdadeiro fla x flu sobre esse assunto, tem os defensores apaixonados dos 9 bar ,

C. Eduardo

 

Ola,

 

Penso Eu que como o nome mesmo indica Valvula de Sobre Pressão (OVP), ela só atua quando a pressão ultrapassa aquela para qual foi regulada. Ela regulada em 11Bar permite que chegue a 11Bar antes de abrir pra aliviar e manter a pressão. Ou seja ela não determina a pressão, pelo menos no caso do filtro despressurizado. Penso que no caso do filtro despressurizado dependendo da moagem e tamper; Você pode ter 9 Bar de pressão na extração, mesmo com a OVP regulada para abrir em 11 Bar. Se Você obtém 25 a 30 seg um volume de 55 a 60 Ml está lá pelos 9 Bar não sendo necessário se preocupar com isso.

 

Abraço,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As Silvias dos últimos anos vem reguladas em 9 bar. Como as comerciais.

 

Salvo alguma desregulada por um motivo qualquer, elas já estão prontas para uso.

 

No caso do uso do acessório para ese, parece que Alex explicou em algum lugar que a própria peça compensa a necessidade da diferença de pressão.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Carlos Eduardo, a Ana está correta.

O kit adaptador para pastilhas E.S.E. da Rancilo cria restrição na linha antes da câmara da pastilha, compensando a necessidade de maior pressão.

As 2 máquinas que medi pressão, com manômetro na saída do porta-filtros estavam entre 9 e 9,5 BAR. Note que o teste deve ser feito com a máquina plenamente aquecida, com a caldeira cheia e com 1+ BAR internamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito , Alexandre , mas, se a maquina (como as gaggia) estiver regulada para 11 , vale a pena reduzir ?

A minha dúvida é vale a pena alterar a regulagem de fabrica?

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, a sua não tem como regular, só o modelo Classic vem com OPV regulável, mas eu disse anteriormente se estiver com 9 Bar , no meu entender, você consegue extrair shots colocando menos pó, e dificulta mais uma possivel canalização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Carlos Eduardo.

 

Sou pragmático à respeito de equipamentos.

Minha pequenez tecnológica me leva a respeitar as soluções propostas pelos projetistas, engenheiros e mecânicos ligados à produção da máquina.

Entendo que são projetados para funcionar sob condições previsíveis, antecipadas pelo fabricante.

No caso da linha Baby e dos modelos mais simples da Gaggia, acredito que a maioria dos usuários proprietários destas máquinas a utilizem com os filtros pressurizadores assim como com o pannarello. Diferentemente dos poucos aficionados que as utilizam.

Como são projetadas para atender as necessidades de extrações pos pressurizadas, costumam atuar com pressões perto dos 11 BAR.

Para quem só utiliza filtros simples, seja para 1 ou 2 doses, ter a pressão abaixada para os 9 BAR ajudará muito a produzir extrações mais dóceis e controladas.

Resta saber se há como fazê-lo sem comprometer o funcionamento da máquina.ou ter que investir quantidades de recursos equivalentes à parte expressiva do valor da própria máquina.

 

Por vezes, "brinco" com a pressão da Epoca E2G, pois com a máquina aberta é bem fácil alterar. Baixo a pressão para entre 8 e 8,5 BAR, experimento e depois elevo para entre 9,5 a 10,5 BAR e volto a testar. Os resultados com pressões entre 8,5 e 9,5 BAR são sempre as que mais me agradam.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus caros.

Andei lendo bastante sobre a regulagem de pressão de fábrica, e as opiniões são diversas mesmo. Mas o fato é que a extração do bom café, como sabemos, é o produto da moagem X compressão (tamping) X pressão da máquina, sem falar no grão de qualidade, é claro. Por isso acho que devemos ajustar a pressão de acordo com o café extraído, desde que dentro dos parâmetros aceitáveis (9-11bar). No meu caso, o café melhorou e muito, com a mesma moagem, o tempo de extração, saiu de 15 para 24 segundos quando reduzi a pressão. Agora quero medir essa pressão com mais precisão, e estou investigando também se a moagem pode ser mais fina do que o meu moinho pode produzir... Estou em busca do espresso perfeito!

Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Importante é moagem, dosagem e preparo do bolo. Como consequência temos o fluxo, que pode ser diferente para os parâmetros anteriores com pressão diferente e tempo de pre-infusão se for mesmo com baixa pressão. Mas as pequenas diferenças de pressão só mudam os parâmetros iniciais para se ter o mesmo fluxo. Numa Silvia da vida eu regularia para 9,5 a 10 bar estático e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Alexandre, se você está assim tão determinado a mexer com a pressão, sugiro não somente a modificação com o manômetro permanente na máquina, que ficou muito boa, diga-se de passagem, mas quem sabe algo assim:

http://www.samplett.com/node/21

A ideia é colocar um dimmer entre o botão da bomba e a bomba. Com isso, você pode não só variar a pressão sem ter que ficar toda hora abrindo a máquina e mexendo na opv, mas pode até fazer pré-infusão. A modificação do site não é da Silvia, mas pode ser feita em qualquer máquina (li num fórum sobre gaggias, onde foi apresentada como motivação). Achei bem legal, mas acho que pessoalmente ainda não me arrisco a tanto. Se você fizer, posta foto ou vídeo pra gente ver. []s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, você tem a modificação?

 

No Gaggia users group tem gente que fez e usa pra pré-infusão.

Quem tiver interesse em outra opinião, pode ler: (talvez tenha que entrar pro grupo pra ler, não sei):

http://www.gaggiausersgroup.com/index.php/topic,193.msg1513.html#msg1513

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Alberto, acho mais certo vc comprar pela internet e mandar enviar para o hotel. Eles já estão acostumados com esse tipo de compra e alguns hotéis inclusive já cobram em torno de $5 por dia de armazenagem. Para comprar lá, direto na loja, é bom q vc pesquise antes para saber se realmente tem o produto...

 

Alexandre,

 

Muito obrigado! Devo fazer isso mesmo. Descobri que a Whole Latte Love fica no Estado de Nova Iorque, de modo que acho que será mais fácil que eles entreguem em Manhattan. De qualquer forma, você tem ideia de quanto tempo demora a entrega?

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Alberto.

Se comprares da Whole Latte Love (Rochester-NY) possivelmente pagarás pela taxa de venda (sales tax) por ser a entrega no mesmo estado. Melhor verificar antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelos comentários pessoal.

Alberto, na hora de comprar, veja o preço, o frete e a taxa que varia de estado para estado.

Aproveitando o assunto, aproveito para passar um link de uma loja que compro sempre, de cafés, equipamentos e máquinas, que tem uns vídeos bem legais. O nome é Seattle Coffee Gear. http://www.seattlecoffeegear.com

Recomendo a todos

Abraços e Feliz Natal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A julgar por http://www.espressoparts.com/RancilioSilviaParts, é igual ao da Gaggia, 3/8". O manômetro que comprei era de outra medida, mas comprei uma luva numa loja de ferragens. Acho que o Bernardo fez algo até mais sofisticado e postou que comprou os adpatadores (ele também comprou uma válvula agulha para simular o fluxo de café e atingir 9 bar contando com extração, em vez de pressão estática) em uma loja de gás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Alberto.

Se comprares da Whole Latte Love (Rochester-NY) possivelmente pagarás pela taxa de venda (sales tax) por ser a entrega no mesmo estado. Melhor verificar antes.

 

Alexandre, muito obrigado pela dica. Pode deixar que vou conferir com eles. Você teria alguma outra dica de loja para comprar lá?

 

Obrigado pelos comentários pessoal.

Alberto, na hora de comprar, veja o preço, o frete e a taxa que varia de estado para estado.

Aproveitando o assunto, aproveito para passar um link de uma loja que compro sempre, de cafés, equipamentos e máquinas, que tem uns vídeos bem legais. O nome é Seattle Coffee Gear. http://www.seattlecoffeegear.com

Recomendo a todos

Abraços e Feliz Natal!

 

Alexandre, eu acabei de ver o Seattle Coffee Gear. Gostei porque eles possibilitam que se vejam o tempo e preço de entrega antes de realizar a compra. Quando você compra lá, opta pela entrega no dia seguinte de avião? Eu vi que o preço é bem superior, mas compensa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliás, aproveitando, eu tenho mais uma pergunta: quando vocês trazem máquina de fora, despacham junto com as malas ou levam como bagagem de mão? No primeiro caso, lacram de alguma forma especial, colocam adesivos? Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As 2 máquinas que medi pressão, com manômetro na saída do porta-filtros estavam entre 9 e 9,5 BAR. Note que o teste deve ser feito com a máquina plenamente aquecida, com a caldeira cheia e com 1+ BAR internamente.

 

Alex,

 

o que vc quis dizer com 1+BAR?

Essa parte não enetendi.

Seria o entendimento seguinte: para regulagem de 9 bar deve-se ler 10(1+BAR) bar no manometro??? É isso?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rafa.

Refiro-me à pressão interna na caldeira quando seu conteúdo já está aquecido e com temperatura estabilizada, sem a ação da bomba. Assim a condição para iniciar o teste está providenciada. Ou, em outras palavras, não se deverá iniciar o teste com o conteúdo da caldeira em temperatura mais fria do que a necessária para iniciar uma extração.

Se a água estiver em temperatura ambiente a pressão na caldeira será a normal do ambiente, normalmente 1,013 BAR. O manômetro mede a variação de pressão a partir deste ponto inicial.

Quando liga-se a bomba, sua ação comprime a água e aumenta a pressão da linha hídrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pressão da caldeira ou temperatura não fará diferença. Se abrir a válvula 3 vias um pouco de água sairá por causa dessa pressão (num trocador de calor ou mesmo em caldeiras pequenas como as domesricas) e a pressão da linha logo está equalizada com a atmosférica. Quando falamos de 9 bar no manômetro, é sempre 9 acima da atmosférica, pois o zero do manômetro é equivalente a pressão atmosférica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...