Ir para conteúdo

Clube Rancilio Silvia


Guest Luis Sanchez

Postagens recomendadas

Isso mesmo Gilberto o botão fica solto.

Agora estou nos testes de vaporização e extração, estou quase acertando na vaporização, ainda não consigo vaporizar todo o leite mais a parte que consigo fica bem saborosa.

Estou usando um microlote da Terroá cafés, o nascente, porém ainda não consegui nenhum shot agradável ao meu paladar, não consigo com uma boa quantidade de crema como consegui com o Unique frutado.

Algo que tem incomodado é o parafuso do grupo, se coloco 14 g no duplo ele fica grudado no pó e se coloco 12 ou 13 g não consigo calçar com o Tamper.

Alguém pode indicar um local onde vende o kit de substituição do parafuso?

Estou precisando também comprar um bom Tamper, estive em contato com o João (JC Tampers), porém minha duvida é se o que ele fabrica também fica prendendo na parede do filtro.

Alguém utiliza Tamper feito por ele?

Tem esse problema de prender?

 

Sds.

 

Fabio

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana Fabio.

 

Eu não lembro de alguém ter reclamado do parafuso, vamos ver o que falam, de qualquer forma as vezes a borra pode ficar grudada no parafuso mesmo, isto em qualquer máquina, talvex só esteja faltando compactar mais mesmo.

 

O tamper do João é o vendido pelo clube e várias pessoas o tem e é perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

Algo que tem incomodado é o parafuso do grupo, se coloco 14 g no duplo ele fica grudado no pó e se coloco 12 ou 13 g não consigo calçar com o Tamper.

Alguém pode indicar um local onde vende o kit de substituição do parafuso?

Estou precisando também comprar um bom Tamper, estive em contato com o João (JC Tampers), porém minha duvida é se o que ele fabrica também fica prendendo na parede do filtro.

Alguém utiliza Tamper feito por ele?

Tem esse problema de prender?

 

Sds.

 

Fabio

 

 

 

Fábio, o kit do parafuso e da tela (tem que substituí-la junto) tem no pidsilvia.

 

O tamper do JC e do Clube (feito por ele também) não pegam na parede do filtro, tenho um do Clube ripple que é o que uso atualmente.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Anita, Guilberto, o Parafuso não sei se atrapalha alguma coisa.

Vou pedir um tamper para o João, e vou ver se consigo melhorar um pouco na compactação, pois o tamper que estou usando não tem ajudado muito ele fica sambando no filtro single e pega na parede do duplo.

Quando o kit no Pidsilvia tentei fazer o pedido e diz que não entrega no Brasil, vocês já compraram algo lá ?

Anita você consegue vaporizar o leite na sua Miss ? Fica todo o leite texturizado?

Eu tenho conseguido um bom creme, muito denso para latte mais bem gostoso para capuccino porém só na superfície o fundo ainda fica bastante leite bem liquido.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio, escreva direto para o Erez, do pidsilvia: pidsilvia@gmail.com Ele envia sim para o Brasil, te passa os valores por e-mail.

 

A Silvia vaporiza direito. Quem não vaporiza direito (ainda) sou eu. Questão de treino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio, escreva direto para o Erez, do pidsilvia: pidsilvia@gmail.com Ele envia sim para o Brasil, te passa os valores por e-mail.

 

A Silvia vaporiza direito. Quem não vaporiza direito (ainda) sou eu. Questão de treino.

Obrigado Anita, eu percebi que a silvia vaporiza bem, eu preciso ver ao vivo um leite feito por profissional pra entender melhor sobre o assunto.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Fabio. O leite vaporizado. Se ficar um tempinho em repouso tende a ficar mais cremoso em cima mesmo. Por isso o barista sacode o pitcher, pra emulsificar novamente o leite. Aliás, costumo deixar o leite descansar mesmo um pouquinho, pois acho que ele acaba ficando mais doce.

Vaporisar não é realmente fácil, por isso é preciso mto treino. Acho que aqui no forum tem dicas de como fazer isso corretamente.

O café encosta mesmo no parafuso, mas se estiver bem compactado fica até marcado, mas nao gruda . Sujar, suja. O contrario seria demais, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, apesar de não ter uma Silvia, tenho uma pequena parte dela que utilizo em minha Chef Crema Silver, trata-se do filtro para duas doses. Já o utilizo com sucesso à algum tempo e, para conseguir tirar shots seguidos, resolvi adquirir mais um com o Alexandre.

 

Pois bem, chegou na terça-feira junto com meu moedor e confeço que fiquei surpreso com a peça. Esperava um filtro idêntico, mas fiquei surpreso em ver que, apesar do código igual, há diferenças bem visíveis entre elas, vejam:

 

O da esquerda é o mais novo, o da direita é o que eu já tinha:

Filtros-Lateral_zps8a0bfc64.jpg

 

Filtros-Cima_zps4b833c40.jpg

 

Filtros-Baixo_zps89e2ff08.jpg

 

As maiores diferenças são que o novo aparenta ser um pouco menor, mas ambos possuem exatamente o mesmo peso. Além disso o novo tem as laterais mais arredondadas, enquanto o anterior era mais "reto". Por fim, os "furinhos" no novo chegam até as bordas, enquanto que no que eu já tinha eles ficam mais para o centro.

 

Alguém tem conhecimento de alguma mudança nos filtros da Rancilio Silvia? Este que eu já tinha já era de um modelo renovado na época em que comprei. O que estas diferenças podem provocar na extração e na bebida?

 

Eu fiz pouquíssimos testes, então ainda é muito cedo para falar. Porém ontém fiz quatro extrações, duas com cada um. Fiquei com a impressão de que no filtro novo a extração demorou mais (não estava com cronômetro na hora), parecendo que com ele terei que usar moagem mais grossa.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, complicando um pouco mais, veja o MEU filtro duplo da Rancilio, é BEM diferente dos seus (fotos de celular e luz ruim, desculpe):

 

2013-10-27004941_zpsf3061aba.jpg

 

Na lateral a primeira fila tem 7 furos, a sua parece ter menos.

 

2013-10-27004900_zps75bd8306.jpg

 

A fonte (letra) é bem menor do que no seus e fica centralizada e não na base, como nos seus. Não tem Rancilio escrito.

 

E visualmente o meu parece ser mais cônico, com paredes retas, enquanto os seus tem paredes arredondadas.

 

Desconfio que seja diferença de fornecedor. A Rancilio deve encomendar a cada vez de um fornecedor diferente, pois já vi um artigo em site comparando OS MESMOS filtros da Rancilio, usando um tamper paquímetro para isto e as diferenças eram significativas (veja AQUI).

 

Não sei te dizer se há diferenças entre eles. Comentam que o de final 102 (como o meu) seria a versão nova deles. Não sei afirmar com certeza se é isto mesmo.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz pouquíssimos testes, então ainda é muito cedo para falar. Porém ontém fiz quatro extrações, duas com cada um. Fiquei com a impressão de que no filtro novo a extração demorou mais (não estava com cronômetro na hora), parecendo que com ele terei que usar moagem mais grossa.

 

Ou dose menor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, complicando um pouco mais, veja o MEU filtro duplo da Rancilio, é BEM diferente dos seus (fotos de celular e luz ruim, desculpe):

 

2013-10-27004941_zpsf3061aba.jpg

 

Na lateral a primeira fila tem 7 furos, a sua parece ter menos.

 

2013-10-27004900_zps75bd8306.jpg

 

A fonte (letra) é bem menor do que no seus e fica centralizada e não na base, como nos seus. Não tem Rancilio escrito.

 

E visualmente o meu parece ser mais cônico, com paredes retas, enquanto os seus tem paredes arredondadas.

 

Desconfio que seja diferença de fornecedor. A Rancilio deve encomendar a cada vez de um fornecedor diferente, pois já vi um artigo em site comparando OS MESMOS filtros da Rancilio, usando um tamper paquímetro para isto e as diferenças eram significativas (veja AQUI).

 

Não sei te dizer se há diferenças entre eles. Comentam que o de final 102 (como o meu) seria a versão nova deles. Não sei afirmar com certeza se é isto mesmo.

 

um abraço

 

Anita, vou dar uma olhada nesse artigo que me passou. Nos meus filtros vem escrito Rancilio, mas acabei não tirando fotos disso. Quando comprei o primeiro com Alexandre, lembro dele ter comentado que era o modelo mais novo da Rancilio. Conforme escrito, o que comprei agora (também com o Alexandre) se trata do mesmo modelo. A disposição dos furos é igual, o que muda é o formato do "corpo" do filtro. Não faço idéia se estas diferenças podem ou não influenciar em algo no resultado da bebida.

 

EDIT: reparei agora que na foto que tirei da base dos filtros é possível ler onde está escrito Rancilio.

 

Ou dose menor...

 

Deve ter sido isso mesmo. Eu utilizei uma balança para garantir a mesma dosagem, porém fiz a pesagem antes de moer o café. Nos shots que realizei hoje reparei que o Vario acumula um pouco de pó internamente, sendo que este é "cuspido" quando se inicia uma nova moagem. Deste modo no segundo shot deve ter ficado acumulado este pó a+ da moagem anterior.

 

Explicando um pouco melhor, reparei que ocorre o seguinte comportamento no moedor: coloca-se, por exemplo, 14g de grãos para ser moído, daí liga-se no manual e deixa moer até parar de cair pó, para-se o motor, aguarda um pouco e liga-se novamente sem colocar mais grãos, ainda cai um pouco de pó que ficou acumulado dentro do moedor.

 

Como estava ajustando a granulometria para o café que comprei, preferi fazer tudo com o filtro anterior. Agora que já encontrei o ajuste ideal, testarei novamente com o filtro novo e pesarei após a moagem para garantir que estará tudo igual.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste hoje de noite. Desta vez pesei após moer para garantir a dose igual. Pois bem, tempos de extração idênticos, duas extrações de 27s, mesmo volume de bebida e sem notar diferenças no sabor.

Para não dizer quer tudo foi igual, com o filtro novo teve um pouco mais de crema.

 

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Paulo.

Os filtros são semelhantes, mas não idênticos. O segundo que comprastes é mais novo e veio na importação de 2013. O anterior ainda era de uma importação de 2011. Ambos enviados pela Rancilio. São os filtros usados nas máquinas da linha comercial. O modelo com final 102, mostrado pela Ana e exclusivo para a Silvia V3.

Creio que a Rancilio fabrica seus filtros em estamparia de aços própria.

 

A variação da temperatura da água durante as 2 extrações poderia ser causa para a diferença na quantidade de crema, considerando que, apesar de não citado, também o calcamento foi semelhante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex, segundo a própria Rancilio, o filtro de final 102 é usado indistintamente na linha comercial ou na residencial. Aparentemente não há muito critério para usarem o de final 010 ou 102, devem usar o que possuem em estoque na época.

 

um beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ana.

Pode até ser, mas todas as comerciais que comprei e vendi traziam os filtros com final 001 (1 dose) e 010 (2 doses).

Por outro lado, desde que você alertou-nos sobre a numeração do filtro que acompanhou tua Silvia, verifiquei todas as Silvias que vendi e em todas elas, a numeração dos filtros de 2 doses que as acompanhavam terminavam com 102.

De qualquer jeito, a forma do filtro 010 é diferente da forma do filtro 102, Não por acaso. Nos testes que fiz, o 102 comporta até 18 g enquanto o 102 comporta até16 g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que haja pequena diferença entre eles mesmo, Alex, é visível que o 102 tem paredes retas, deve mesmo caber menos pó ali.

 

Mas pela informação da Rancilio, podem colocar em qualquer linha tanto um quanto outro. Para ambientes comerciais, imagino que esta diferença pese mais no final do mês.

 

um beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, a compactação que fiz foi com a intenção de ser o mais parecida possível. Por conta da moagem e tempo de extração iguais, acredito ter obtido êxito :).

 

Não tinha pensado nisso, mas o fator temperatura é o mais provável de ter variado mesmo, apesar de eu procurar "surfar" de forma igual e da percepção igual nas duas bebidas. Não sei dizer se, para o caso, a produção maior de crema viria de uma temperatura maior ou menor, ou mesmo mais próxima da faixa ideal.

 

De modo geral simpatizei mais com o filtro mais novo devido aos furos mais próximos às paredes laterais do filtro, parece-me mais correto. Se bem que, pensando bem, o filtro simples não possui esta característica.

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém saberia me informar se o bico do braço de saída de vapor da Silvia é de um furo? Por acaso alguém já trocou este bico por outro de mais furos? E se o número de furos influencia muito na hora de vaporizar?

 

Estou querendo comprar o braço para instalar na Gaggia e aproveitar para trocar o bico, caso seja melhor.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, desculpe a pergunta, mas qual o fundamento teórico? Qual a diferença na hora de vaporizar com o bico de 1 ou 3 furos?

 

Achei interessante o assunto..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Número, disposição e diámetro dos furos.

Número e diâmetro determinam o volume de vapor (com mais vapor se vaporiza mais rápido, evidentemente).

Disposição, com mais de um furo se consegue rodar o leite "automaticamente" e em distribuição mais homogênea.

É claro que maior vazão (diâmetro e furos) requerem mais vapor, e também utilizam mais rápido o estoque de vapor da caldeira.

Inclussive são vendidos modelos sofisticados de ponteiras, bastante caros e geralmente procurados para campeonatos e outros.

 

PS: Quando recebi a Strega, com 4 furos, não conseguia controlar, tive de tampar 3 dos 4 furos com palito de dente. A medida que fui aprendendo fui tirando os palitos, um a um. Hoje vaporizo dois cappu em mais ou menos dez segundos, e um cappu em cinco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então conclui-se que... para a Gaggia é melhor usar um furo? Já que o Thermoblock pode não gerar vapor suficiente? E provavelmente o leite irá ferver antes mesmo de conseguir deixá-lo cremoso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não da para saber sem experimentar ... depende da quantidade de vapor que consiga produzir.

Podes utilizar dois furos com diámetro menor.

Sobre esquentar antes de texturizar: o processo é "simétrico", como se verifica nas possantes maquinas comerciais.

 

PS: muito mais que a ponteira, o que realmente vai ajudar é o treino e a experiência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...