Ir para conteúdo

Nemox Lux


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

Já faz algum tempo que tenho esse moedor. Ante os resultados que tenho obtido com ele, bem como não ser um moinho caro lá fora, penso que chegou a hora de postar um review dele (que se aplica a muitos outros - Iberital MC1, Ascaso I-mini, Lelit PL43, ISOMAC MACICINO PROF, Graeff CM80 etc, por possuírem mesmo conjunto mecânico (motor e mós).

 

Posso atestar que o moinho, embora produza muito empelotamento de grãos, bem como tenha uma tendência a reter maior quantidade de café moído dentro da câmara (em torno de 2g a 3g), produz resultados excelentes na xícara.

 

Tudo bem que é um pouco barulhento, que o café moído precise de um salão de beleza antes de compactar etc, mas, quanto à consistência da moagem e número de particulados, esse moinho é campeão.

 

Não é a toa que o Jim Shulman falou tão bem dele no duelo de titãs (nemox lux x mazer robur).

 

Posto o link para o tópico: http://www.home-barista.com/grinders/titan-grinder-project-can-it-beat-mazzer-robur-t4499.html

 

A manutenção também é tranquila. Há bastante peças de reposição a venda no cafeparts e em outros sites da austrália. Eu mesmo já precisei fazer uso de uma troca da engrenagem que aciona as mós, por força de um acidente (introdução de uma porca de aço na câmara de moagem). O que, em princípio, seria uma desvantagem, uma fraqueza do conjunto, salvou meu moinho. A engrenagem é de um material plástico (nylon) e, quando as mós travaram, ao invés de queima de motor, de quebra de outras peças, apenas a engrenagem se desgastou, sendo muito fácil sua reposição (embora demorada no meu caso, porque optei pelo frete mais barato e, além disso, preenchi errado o endereço (quase que voltou para os EUA... ufa).

 

Além disso, o moinho não é feio (embora não seja o mais bonito) e, por ser de inox, faz um bom conjunto com minha Gaggia Classic.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, saberia se a retenção de pó varia entre esses modelos de mesmo conjunto (Iberital MC1, Ascaso I-mini, Lelit PL43, ISOMAC MACICINO PROF, Graeff CM80).

Tive essa duvida, se a retenção pode variar entre moinhos diferentes com mesmo conjunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é uma pergunta que não posso responder, por não ter testado os demais. O iberital, o lelit e o nemox sao idênticos exceto pelo acabamento externo. As fotos que vi da parte interna do ascaso também me leva a concluir que é igual por dentro. Talvez uma inclinação maior na saída de café. Não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Bezzera BB005, apesar de usar mós ligeiramente maiores, parece utilizar uma carcaça parecida com a do Nemox Lux, e a retenção é relativamente parecida, talvez um pouco menos, é difícil precisar, até porque ele entrega um pó bem solto. Quando estou sem utilizar há várias horas, gosto de purgar uns 5g de grãos pra garantir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Pessoal o que acham desses preços?

http://curitiba.olx....x-iid-571196687

 

Eu não conheço o moedor , mas , na Europa o preço do Nemox Pro 500 está em torno de 180 euros.(italia)

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá

os moedores são novos

comprei o menor, nemox lux, sem temporizador

R$ 375, 00

o nemox pro 500 funciona a 220 e minha casa é 110

ele me parece reter bem mais que 2 ou 3 gramas e a limpeza da um trabalhão

mas, apesar de empelotar, a moagem é muito consistente

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo tanta relevância no temporizador de for moer no porta filtro, uma vez que ele não encaixa bem e fica equilibrado sozinho em frente ao moedor. Depois que pegar o jeito, não vai ter um shot sequer ruim.

 

Tenho um porta filtro naked. Canalização próxima a zero (minha gaggia esta regulada para nove bar).

 

Como já disse, o único problema desse moedor é o barulho e o empelotamento. Este você resolve com um pequeno mod. Aquele não tem jeito de resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Guilherme

o barulho não me incomoda

apesar de minha gaggia não estar regulada para 9 bar consegui extrair com 14 gramas

mas qual a modificação para resolver o problema do empelotamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocando uma fita feltro em uma das pás que expulsam o café para fora e retirando o palitinho de aço que em teoria desempelotaria o café. Depois posto fotos do meu mod.

 

Por enquanto, segue uma extração naked para demonstrar que o nemox é um moinho bem competente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem bolado Guilherme

O representante da Nemox em Curitiba já havia recomendado experimentar a partir do nível 4

tentei desmontar ontem, mas descobri não tenho uma chave nº 10 e não pude tirar a mó

mesmo pincelando apenas por cima dela se libera algum pó retido

removi e guardei as hastes, dificultam bastante uma limpeza mais rápida

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando for desmontar, muito cuidado para não espanar a engrenagem, que é de náilon e nada barata. Preste atenção para o lado que afrouxa, é no sentido horário. Usualmente usa-se o anti horário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Ola, galera.

Atualmente eu tenho um moinho Krups e uma maquina de espresso Eletrolux Cheff Crema.

Estou trocando meu Kit, estou quase comprando uma Nuova Simonelli Oscar, usada e num preço bom. Sei que devia ter comprado um moinho primeiro, mas não pude deixar de passar essa oportunidade.

Entao, agora estou correndo atras de um moinho e tenho, já há um tempinho, visto com bons olhos esse Nemox. Gostaria da ajuda de vcs, eles é mesmo bom? Compara aos baratza, ele é melhor e equivale a algum deles? Gosto muito do Baratza Vario.

Se a conseguir comprar mesmo a máquina de espresso, esse moinho é bom para ela ou me aconselham um melhor?

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E eu também, se não fizer perguntas duplicadas! O pessoal é camarada e responde, isso não é necessário. Fora isso, se usar a barra de pesquisa, provavelmente sua dúvida já foi respondida.

 

Sugiro, como sempre, as leituras obrigatórias que ninguém lê lá na página principal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja como for aqui parece o lugar adequado

melhor até que o tópico

olha viniesp

pelo que eu tenho lido

você não se decepcionaria com o nemox lux

pode ser um pouco lento, barulhento, empelotar um pouco

porém vai te fornecer um pó (de café) fantástico do qual não vai reclamar

claro que existem outras opções no mercado

depende de suas disponibilidade financeira e gosto

a propósito

nem sempre as perguntas são respondidas

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...