Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Muito bom Guilherme!

 

Não sabia que Brasília era alta assim, 1170 m! Na verdade a água deve ferver aos 96 C.

 

Aproveitando, desculpe minha chatice, mas depois de sua enésima vez, é com g, gaxeta =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a temperatura de fervura, meu termômetro aqui marca 96.8 ºC. Isso depois da leitura estabilizada (coloco o termômetro um pouco antes) e a fervura acontecendo há uns 7-8 segundos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho formação técnica, mas, minha impressão é que a parte superior do boiler, onde fica o sensor, esquenta mais do que a parte inferior (afinal, o vapor tende a subir). Então, ainda dentro de uma estimativa de leigo, penso que a temperatura medida no topo do boiler seja superior àquela contida em seu interior e na parte mais baixa.

 

Muito provavelmente, após bastante tempo, a temperatura tende a estabilizar, de forma que a água pode até chegar a ferver se o sensor estiver acusando 98ºC lá no topo. Por outro lado, o teste empírico que fiz indicou que 96º não é suficiente para ferver a água, nem para deixá-la em temperatura próxima à fervura. Decerto, ao ser despejada na xícara, a água deve perder bastante calor, daí aparentar ao contato ser mais quente em uma extração de uma xícara só, do que numa extração de duas xícaras (desde que mantida a proporção de granulometria e de tempo de extração - mesma quantidade de líquido, só que alocado para uma xícara, ao invés de duas). Bom, em suma, sei lá.

 

Legal saber a temperatura exata de fervura da água aqui em BSB. Pensava, não sei onde que li, que seria de 98º, e não próximo a 97º.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, isso apenas mostra que seu termômetro está um pouco descalibrado =)

 

Ou se usa uma tabela ou a fórmula aproximada de a cada 290 metros subtrair 1 C dos 100 C.

 

Guilherme, como vc colocou, entendi que estava afirmando a temperatura que a água ferve de modo geral e não no seu sistema. Aí sim, o sensor "longe" marca diferente mesmo. Blz, saquei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Poxa, Guilherme, está me atiçando a instalar um PID... 

 

Minha Fiaminha passou uns dois dias em manutenção, a vazão da água estava ruim, como eu havia relatado lá atrás. O Nélio, da Fiamma, substituiu o diafragma da bomba ulka, e parece tudo em ordem agora. Ele também trocou o plugue para um compatível com o novo padrão brasileiro.

 

Aproveitei e, deixando o bolso mais leve, comprei um porta filtro sem fundo. No pacote indica que foi comprado na Nuova Ricambi (que vende só para empresas do ramo).  É o modelo 700721/N do diagrama abaixo. Parece ser o padrão para máquinas Astoria/Brasilia/Bezzera.

 

nakedPortafilters1.png

 

IMG_20150507_232937980.jpg IMG_20150507_233020791.jpg

 

E arrumei uma balança.  :D

 

E comprei Cafiza.

 

E limpei o chuveiro e o dispersor.

 

Fui tirar um café no pf sem fundo, colocando 18g de café, só para brincar. O filtro parecia vazio.... Devem caber uns 36g de pó.

Muita emoção em ver o café saindo, o cone - meio capenga - se formando.

 

Quando eu ficar melhor, ou precisar de dicas precisas, gravo um vídeo   B)

 

(e agora fico na internet olhando chuveiros IMS, filtor VST... argh! )

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Seiti. Boa aquisição. Eu uso o sem fundo para extrair em xícara grande para fazer cappuccino. É um deleite ver o "doce de leite" caindo.

 

Como disse, o PID fez enorme diferença. Então, vale a pena mesmo. A máquina já tem um boiler de tamanho bom para uso residencial. Chega a ser até maior do que o da Sílvia. Para mim, seria matadora se já viesse com OPV, válvula de expansão como é conhecida nas máquinas comerciais, e PID. A minha está com ambos os acréscimos e está fazendo cafés deliciosos em par com o jolly. Então, o vário é tb ótima aquisição.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme,

Ainda na pesquisa das mangueiras (não comprei na Fiamma), mas hoje irei em uma loja que trabalha só com mangueiras e flexíveis para baixa, média e alta pressão (quero uma loja próxima de casa). Parabéns pela modificação ( PID e OPV)

 

Seiti,

Eu também tenho um Naked ( comprei do Leandro, que havia recebido errado de um site no exterior... Pra minha sorte, encaixou como uma luva ). pesquisei bastante na época e, tudo indica que é padrão: Nuova Simonelli / Astoria / Brasilia

Pra quem for comprar, sugiro comprar para Nuova Simonelli (mais fácil de encontrar)  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não for de teflon 6mm não rola. Aqui no Brasil, só encontrei em pedido mínimo de dez metros. Comprei a tubulação lá fora, mas demorou 4 meses para chegar. Então, no meio tempo, comprei com o Thiago, mesmo sendo caro 70 reais, já veio tudo pronto para instalar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme,

 

Realmente, se não for teflon, não aguenta !

Estou propenso em substituir por tubulação de cobre, penso em adquirir um dobrador e cortador de tubos. Quero poder fazer algo durável, seguro e, com bom custo benefício ! Como pretendo futuramente instalar manômetro e a OPV, acredito que vai compensar.  

 

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também já pensei nisso Fernando. Mas, desanimei por não saber como evitar vazamento nos terminais conectores. Cobre é meio chato de trabalhar. Como faria com os bicones? Que tipo de conector usaria para colocar o cobre no lugar do tubo de teflon?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se e quando fizer, manda um tutorial. Quem sabe não animo também. Daria até para enrolar uma tubulação em volta do boiler. Assim, aumentaria ainda mais a estabilidade térmica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá !

 

Orçamento das ferramentas: Cortador R$35,00 ; Dobrador: R$ 35,00. O tubo custa em média R$8,00 o metro (media 1/4 ")

O esquema da conexão:  É só comprar a anilha junto com a conexão desejada (é um kit) Você vai apertando e, o mesmo prensa .... Só não pode apertar muito !

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A extração tem melhorado, mas o sabor ainda não está a meu gosto, um tanto ácido demais...

 

Mas tá ficando bonito, IMHO  :)

 

IMG_20150508_214435995.jpg 

 

IMG_20150509_133022180_HDR.jpg

 

Tenho extraído entre 18g e 21g no fiiltro duplo. Café é o Nossa Basa Bruzzi Espresso, moído no Encore. Dei uma regulada no moedor e no 9 consegui as extrações acima em cerca de 30s. 

 

A temperatura dá para "surfar" observando a luz indicadora de aquecimento e ajustar no tempo de expurgo e tempo até iniciar a extração. E a pressão? Acho que a única variável que não dá para inferir é a pressão. Tem como, sem um manômetro? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, esqueci de comentar algo sobre o porta filtro sem fundo. Os pfs originais estão gastos e passam dos 90 graus. Este novo nem chega nos 90, deve ficar num 85.

Talvez esta info ajude a Marcia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arreda pro lado ai no banco, abre espaço pra mim que to chegando.

Comprei uma Mini Bar. Se td der certo, sou mais um novo integrante ao grupo de vcs.

Qnd ela chegar eu falo a atual situação dela.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme,

 

Apanhei bastante com as conexões, mas agora peguei o macete para não vazar ! Cortar com o cortador de tubos, remover rebarbas com escareador, lixar a ponta do tubo, colocar a porca com a anilha, prensar só com a força das mãos mantendo o tubo bem encostado no fundo da tubulação. Depois fazer o aperto definitivo com chave fixa, mantendo o tubo alinhado e até o fundo da conexão ( apertar até sentir firmeza ). 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...