Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Após alguma prática e uma boa leitura aqui do cdc estou me convencendo que a moagem nos manuais é bem diferente. Especialmente no tocante a empelotamento e aeramento. Pelo que li de quem tem moedor elétrico, é comum empelotar e o pó fica bem aerado. No meu Porlex (e parece que nos manuais em geral), nunca notei empelotamento e o pó já fica mais compactado, imagino que pelo movimento de sacudidas inevitáveis. Distribuição volumétrica com manual, para quem tentou, é impossível. A minha máquina não fechava quando eu tentei. O wdt eu confesso que deixei de lado por esses motivos. Quando chegar o portafiltro desbundado eu vou ver se faço um vídeo de cada tipo de distribuição. Isso se não ficar espirrando pra tudo quanto é lado.

Acho que, dentre outras coisas, o empelotamento tem grande relação com a velocidade da moagem. Como nos manuais normalmente gira-se mais devagar que nos elétricos, a estática gerada é menor e o pó empelota menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O hario, porlex e kyocera são moinhos bem competentes para espresso. Já fiz extrações lindas com o meu (kyocera), sem canalizações é com poucos fines na xícara. Além disso, ficaram bem saborosas. A desvantagem é o tempo e esforço para moer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As coisas estão melhorando , depois da "melequeira" geral que foram os primeiros shots , agora , as coisas melhoraram , o problema era ..........fazer wdt , incrível como essa simples mexidinha reduz as canalizações.

Esse shot é um exemplo , usei o frutado ao quadrado torra de 3/12 com o filtro LaMarzocco duplo com 21g , seguindo os conselhos do Alexandre , afinei a moagem dois pontos com o vario em 1E e aumentei o tempo em 5 seg.

 

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só queria dizer que entrei pro clube...

Acabei de comprar aquela Gaggia 77 que tava a venda nos classificados. Quando chegar posto umas fotos e videos de extrações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc comprou uma linda maquina , me pareceu muito bem cuidada , e ainda tem a vantagem de não precisar trocar o braço dela , o modelo 77 vinha com um braço igual ao da Silvia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, estava em negociação com uma Silvia mas infelizmente não deu certo, o vendedor desistiu, pois a máquina que ele estava comprando subiu de preço e ele deixou o upgrade para depois. Sendo assim comprei a gaggia baby twin, vi alguns posts e diante do que li percebi que valeria a pena. Pois é ela já chegou. Fiz todo aquele procedimento inicial, como manda o manual e lá vai eu tirar o meu primeiro shot, me deparei com dois problemas, isso deixando de lado a qualidade do café na xícara kkk nem vou comentar:

1- o cheiro de plástico que mais tarde vi que vinha pelo bico vaporizador, acredito que com o tempo isso se resolva, ou existe algum procedimento que antecipe a solução?

2- quanto a vaporização, quando abro toda a válvula percebo que a bomba fica funcionando em estágios, num intervalo de segundo a segundo, isso é normal? e o vapor demora a sair com potência e quando isso acontece demora pouco tempo. Não sei se estou fazendo certo, não aperto nenhum botão no painel, com todas as luzes acesas, a partir do momento que giro o botão acende-se somente a luz da vaporização e da temperatura e quando abro totalmente é que a bomba começa a funcionar em intervalos como coloquei antes.

Está tudo certo? é assim mesmo?

 

Vivo incomodando e pedindo conselhos ao Alexandre, Anita, Ruston e Gilberto e agora chegou a vez do "clube das máquinas Gaggia" kkkk

 

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba Cristiano assim não dá, rsrsrsrs, brincadeira é um prazer, vamos lá:

 

O cheiro de plastico não me recordo de ter.

 

A minha quando abria a vãlvula ela ascendia todas as lampadas, eu fechava a válvula e abria de novo ai sim começava o vapor, o vapor são em pequenos jatos sim, puf, puf, puf, que teoricamente deveriam virar vapor ao passar pelo thermobloco, voltando abria toda a válvula esperava uns 10 s para sair a água, fechava, colocava o pitcher e ai vaporizava, o vapor dura uns 40s talvez, mas na Vfa que tenho hoje é meio assim mesmo, dura um pouco mais só.

 

A luz vermelha pode ou não ascender na hora que abre o vapor, depende de que temperatura esta a caldeira, se você começar a vaporização tão logo ela ascenda você vai ter um pouco mais de potência no vapor, um pouco.

 

Qualquer dúvida, pergunte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera!

Acabei me interessando por aquela evolution que estava a venda no OLX. Comprei e já recebi . Só que o equipamento está necessitando de substituições de peças e gostaria de contar com a ajuda de vocês . Alguém pode me dizer onde posso comprar ou caso tenham sobrando a borracha de vedação do grupo .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, estava em negociação com uma Silvia mas infelizmente não deu certo, o vendedor desistiu, pois a máquina que ele estava comprando subiu de preço e ele deixou o upgrade para depois. Sendo assim comprei a gaggia baby twin, vi alguns posts e diante do que li percebi que valeria a pena. Pois é ela já chegou. Fiz todo aquele procedimento inicial, como manda o manual e lá vai eu tirar o meu primeiro shot, me deparei com dois problemas, isso deixando de lado a qualidade do café na xícara kkk nem vou comentar:

1- o cheiro de plástico que mais tarde vi que vinha pelo bico vaporizador, acredito que com o tempo isso se resolva, ou existe algum procedimento que antecipe a solução?

2- quanto a vaporização, quando abro toda a válvula percebo que a bomba fica funcionando em estágios, num intervalo de segundo a segundo, isso é normal? e o vapor demora a sair com potência e quando isso acontece demora pouco tempo. Não sei se estou fazendo certo, não aperto nenhum botão no painel, com todas as luzes acesas, a partir do momento que giro o botão acende-se somente a luz da vaporização e da temperatura e quando abro totalmente é que a bomba começa a funcionar em intervalos como coloquei antes.

Está tudo certo? é assim mesmo?

 

Vivo incomodando e pedindo conselhos ao Alexandre, Anita, Ruston e Gilberto e agora chegou a vez do "clube das máquinas Gaggia" kkkk

 

Abração.

 

Cristiano , da mesma forma que o Gilberto , minha maquina não apresentou cheiro de borracha , mas ,eu já li em alguns fóruns de usuários americanos e Ingleses sobre esse problema , parece ser um problema relativamente comum não só das twin mas das gaggia de uma maneira geral. Em vários casos o cheiro desaparece em alguns dias em outros era uma avaria (vazamento de vapor para o grupo e ate vazamento de vapor para a parte interna dela) como vc pode ver esse problema pode ser nada , ate algo sério. Eu esperia alguns dias (uma semana) se o cheiro não desaparecer eu entraria em contato com a Imeltron/Autorizada , esse cheiro não é "normal".

Quanto a descrição do Gilberto esta perfeita é isso mesmo , vc abre a válvula ela expele a água que esta dentro do termobloco , começa a piscar todas as luzes , vc fecha e abre em seguida a válvula que ela começa a principio lentamente a produzir vapor e rapidamente passa a produzir um volume grande de vapor de forma continuado , esta tudo certo.

Quando o Gilberto falou em "luz vermelha' acredito que ele tenha se referido ao indicador de temperatura (7) que tem o formato de uma resistência , a twin não tem luz vermelha , todos os indicadores são verde claro.

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto quase pinto minha gaggia de vermelho ... Kkkkk brincadeirinha, realmente não achei. Brigadão mais uma vez.

Carlos valeu a ajuda, continuando meu aprendizado, ainda não tinha conseguido fazer todas as luzes piscarem durante o processo de expelir a água do termobloco, não sei como foi, mas elas piscaram e realmente em seguida o jato veio bem forte por um tempo maior. Depois disso tentei de várias formas fazer com que essas luzes piscassem novamente e nada. Qual o segredo? Como faço para conseguir novamente?

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cristiano , é isso mesmo ; pegue a fig. 01 no manual.

 

Vc liga a maquina , não aperta nenhum botão , quando a luz de temperatura (7) parar de piscar , vc abre a valvula , a luz (5) vapor começa a piscar e piscará durante todo o tempo em que vc estiver drenando o termobloco , quando a drenagem acabar , as luzes começam a piscar (2,3,5, e 6) , ela esta avisando que esta pronta para fazer vapor , vc fecha a valvula e logo seguida abre e ela começa a produzir vapor e só a luz de vapor (5) fica piscando , quando vc terminar , fecha a valvula e todas a luzes ficam acesas (exceto água quente 4) , se vc abrir de novo ela não vai piscar porque já esta pronta para fazer vapor , ela vai produzir vapor com a luz (5) piscando, após fechar a válvula pela ultima vez , vc só precisa apertar os botãos (2,3 ou 6) para fazer uma extração.

 

Depois da extração se vc quiser fazer vapor de novo , é preciso reiniciar todo o processo , abra a válvula drene o termobloco e etc. Ela vai piscar as luzes de novo quando estiver pronta para fazer vapor.

 

Abs

 

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos brigadão, resolvi o problema do operador kkk fico pensando em quem compra essa máquina e não tem acesso às pessoas que já a possuem, como descobrem essas coisas? no manual a gente não encontra.

Bom, ainda bem que estou por aqui e encontro pessoas disponíveis para ajudar.

 

Valeu mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

To com a Gaggia Baby de 1977 aqui... os botões da frente não têm mais a impressão do ícone, então fui no susto. To tentando operar ela, acho que consegui, mas se alguém pudesse postar o que é cada botão e qual o procedimento correto para utilizá-la seria melhor.

Se alguém puder fazer um passo a passo igual a manual seria bom... tipo, pra tirar um shot, liga, espera a luz amarela apagar baixo o outro botão que liga a luz "pump on", desliga o outro e por ai vai... e pro leite também... abro a saida de vapor com o botão do "pump on" ou sem?

hahah to bem perdido...

 

11608575896_cd5a154d6f_c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os botões são parecidos com os da Gaggia Classic: liga/desliga, vapor, bomba. O botão preto de cima deve ser a válvula de pressão e as luzes abaixo devem dizer se a bomba está funcionando e se a resistência está ligada (esse parece ser o contrário da classic, que acende a luz quando a água está quente), mas isso você já deve ter notado. O partsguru tem um manual para "gaggias velhas". Não fica claro se a sua é uma dessas. Parece o manual da classic também, sendo que não vem com o desenho de que botão é o que.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A impressão que tenho e que a operação e idêntica a da Gaggia Classic, só que essa daí tem mais luzes.

 

Falando da Classic, não e que a minha está com um probleminha. A luz que indica que a água está na temperatura máxima ou que o vapor está pronto, ou melhor, que as resistências estão desligadas, está com mal contato, então as vezes escuto aquele "click" e a luz fica apagada. Basta eu pressionar levemente o botão da bomba que a luz acende quando tem que estar acesa.

 

Pelo que percebi nada do funcionamento está comprometido, mas as vezes tenho reparado "clicks" demais nos ciclos de aquecimento e resfriamento. Por enquanto só tem sido algo inconveniente.

 

Para tentar diagnosticar algo abri a máquina pela primeira vez. Me pareceu tudo impecável, nenhum grão de poeira ou sinais de que tinha sido aberta anteriormente. Infelizmente o problema está naquela "caixa preta" dos interruptores, que me parece que nao da pra abrir. Talvez tenha que adquirir uma peça dessas, nas pelo menos a troca e muito simples. Só não sei se da outra conseguir direto no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei uns diagramas, parece que o botão do meio é pra cima para café e para baixo para vapor.

 

Marcos , o diagram se vc ainda não achou é esse : http://www.partsguru...ER0248parts.pdf

 

Quanto o manual esse de 1989 é quase igual , as unicas diferenças são : a luz "pump on" que o seu tem e o 1989 não e a valvula de vapor que fica na frente e na sua em cima.

 

http://www.partsguru.com/user/Gaggia%20Manual%20Very%20Old%20Coffee.pdf

 

 

Eu li que o modelo 1977 tinha o cabo do PF em madeira , o seu tem madeira ?

 

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...