Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 01-12-2018 em todas as áreas

  1. Galera. Que felicidade!!! Muito obrigado a todos pela presença, por me gastem esta moral. Espero não ter desagradado ninguém, e se o fiz já peço desculpas. Tomara que tenham gostado dos cafés, das torras e de tudo. Mais fotos vou colocar no @torrafrescacafes Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    3 points
  2. Agora a pouco fiz mais uns testes e pude aprender um pouco mais sobre o funcionamento da minha máquina e como tirar melhor proveito dela. O ajuste em 1,25 bar fica excelente para café, mas vaporizando hoje sem muito cuidado notei que realmente o vapor ficou fraco. Utilizei "no extremo", ou seja, iniciei uma extração de um duplo e ao mesmo tempo vaporizei leite no máximo da capacidade da minha leiteira, o que foi suficiente para render três xícaras de capus. Apesar de a vaporização ter ficado boa, ela demorou mais e, neste uso, notei a pressão descendo abaixo de 1 bar, o que não é o ideal. Pelo que notei, a pressão estava caindo um pouco abaixo de 1 bar antes da máquina iniciar a recuperação, então refiz o ajuste priorizando que a pressão mínima fosse 1 bar. Com isso, ficou como o @Cabralcomentou e o pressostato passou a desarmar em 1,35 bar. Fiz apenas testes com flushes na máquina e medi a temperatura da água, a qual me parece bem adequada. Assim como o @Cabral descreveu, após a primeira extração/flush completo, não é necessário fazer flushes entre extrações seguidas, mesmo a máquina passando por ciclos de recuperação, a temperatura no trocador fica bem estável e a água goteja num fluxo ideal, ou seja, não fica fervente e borbulhando excessivamente no grupo. O que o @Gilberto comentou é um cuidado que aprendi hoje e poderia ter tomado quando a máquina estava em 1,25 bar, ou seja, no lugar de iniciar a vaporização "a qualquer momento", esperar a máquina entrar num ciclo de recuperação e iniciar a vaporização quando já tivesse recuperado bastante da pressão da caldeira. O que aconteceu é que a pressão estava em declínio por causa da extração e ao abrir a válvula naturalmente caiu ainda mais, ficando abaixo de 1 bar e iniciando a recuperação. Porém, mesmo recuperando, com a válvula aberta acaba que a pressão fica numa constante. Contudo esta constante estava baixa e por isso minha vaporização não estava com a força ideal e demorou mais tempo que o que eu desejava. O jeito de "resolver" isso é bem simples pelo que notei. Basta fazer o procedimento de expurgo da água condensada por tempo suficiente para que a pressão caia até o ponto de início da recuperação de temperatura. Daí é só esperar a pressão recuperar até próximo ao limite imposto pelo pressostato e iniciar a vaporização. Com isso a pressão não vai cair abaixo de 1 bar e do início ao fim a resistência da máquina permanecerá ligada, garantindo boa força ao vapor. Poderia ter testado mais isso mantendo a configuração anterior, mas achei melhor garantir que a máquina iniciasse a recuperação tendo como mínimo 1 bar, então refinei o ajuste.
    2 points
  3. Só para os geeks mesmo, a SSP tem mós melhoradas que possibilitam moagem umimodal (estilo Mahlkönig EK43 ou Kenia, Guatemala) para o Mazzer Mini. São caras mas parece que são top. Essas no Kitchenaid ... http://www.sspgrind.com/sub/product/product.php?idx=2&part_idx=1&PHPSESSID=e5f16489092cb2ef80b85d81080e8d67
    2 points
  4. @Cabral, muitos já "brincaram" comigo com essa questão de VHS, kkkkkkkk. Hoje em dia isso denuncia um pouco a idade Só mais uma curiosidade aproveitando o off-topic, essa imagem do meu nick é o topo de bolo que minha mulher encomendou para o nosso casamento. Isso que "estou" segurando é uma xícara de café. Ela resolveu homenagear tanto a questão de eu ter mergulhado no hobby quanto o fato do "vício" dela por café.
    1 point
  5. Fora aqui em casa ? Lucca certamente para espresso e talvez para coado (não sou parâmetro, pois gosto de coado feito "do meu jeito", e em cafeteria sempre acho que tem alguma coisa que poderia ser melhor). Para espresso ainda tem a Rause e o Barista Bar (e Santidade aqui em Pô Largo das Cavernas), mas não sei como estão em coados. O coado no Santidade todo mundo adora, mas sendo chato sempre acho que poderia ser melhor. Quanto a comprar café, vai na Lucca que não tem erro. Se for nos dias de torra (quase sempre na quinta e as vezes na segunda e terça) se tiver tudo tranquilo vc consegue até papear com a Geórgia enquanto torra. Tem também uma loja nova no Mercado Municipal (não é o Café do Mercado - lá indico apenas para inimigos) que também tem café em grão, de vários lugares - tem até do Mário Zardo, que adoro.
    1 point
  6. Tenho a impressão que nessa última regulagem deixei de novo como coloquei da segunda vez. Na primeira, como o Gilberto falou, no final da vaporização (com o leite já nos 60-65º), ficou fraco, por isso que aumentei. Estou no momento empenhado com carne e salada, então não tenho como testar de novo, mas amanhã vou ver como fica.
    1 point
  7. Naquela regulagem do meio dá para vaporizar, o único inconivente é que precisa esperar ela estar acima de 1,1 bar, quando esta no ponto minimo fica fraco.
    1 point
  8. Pessoal, quem for no cuppiniversario amanhã e tiver colher, leve-as por favor. E se tiver Bravo mini leve também Duas horas começamos a primeira mesa! serão duas pelo menos uma de 7 e outra de 8 cafés.
    1 point
  9. Agora sim tudo pronto! Amostras torradas separadas e prontas pra sábado. Espero vocês, é de graça. Só chegar. As 14 a gente começa a primeira mesa. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    1 point
  10. Posso ajudar sim. Só estou um pouco na correria por causa de um novo desafio profissional mas em algum momento posso ajudar. Lembrando que o kit 3D é um projeto inacabado.O kit original que um cara vendia era perfeito. Esse em 3D foi outro cara que criou. Tive que fazer outras modificações. Mas deu tudo certo.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...