Não pense demais...
A temperatura que o café sai depende da temperatura da água e da troca de calor, ou seja, uma extração lenta e o café não sairá tão quente, uma extração rápida e o café sai mais quente. Então é difícil usar esse número para qualquer comparação. Em linhas gerais, o café deveria sair pouco mais que queimando nossas línguas, talvez na faixa de 70°C a 80°C...
E quanto a compactação, a função é formar o bolo, a resistência inicial do mesmo. Depois, quando se aumenta a pressão da água, os particulados é que farão o serviço maior de restrição. Com o tamper do tamanho do filtro fica mais fácil fazer um bolo uniforme. Acho que 10-15kg é razoável, não é tanta força se tiver a ferramenta correta. Mas até 5kg deve dar bons resultados. Pensando em pressão, a área de um tamper de 58mm é aproximadamente 26 cm², então 25-30kg, que é o valor pregado pelos cursos, dá aproximadamente 1 bar... Não é muito.
As pessoas insistem em compactar com muita força, mas acho que isso só muda um pouco o intervalo inicial da extração, enquanto a água está passando com pouca pressão. Acho bobeira medir a força/massa na balança.
Márcio.