Uma dica para quem, assim como eu, esteja tendo problemas para extrair na Fiamma: não importava o quão fino eu moía no meu Breville, sempre cachoeirava.
Troquei várias mensagens com o Fernando, que me mandou vários vídeos de suas extrações e fez um teste, que foi uma epifania para mim: com o filtro VST dele, a extração saía no tempo certo em torno de 30s, mas, com a mesma moagem, utilizando o filtro duplo original, saiu bem mais rápido e o café ficou horrível.
Resolvi, então, comprar um filtro descente e encomendei do Thiago, do Café, Cozinha e Cia, um filtro IMS The Single 12g (R$ 160).
Na primeira extração, mudei a regulagem do moedor de french Press (55) para espresso (4) e, como ainda não havia assentado o moedor para a nova regulagem, veio um pouco de pó mais grosso, mas a extração já foi em 23s e o café ficou ótimo.
Na segunda moagem, o moedor fez um pó já totalmente na regulagem 4, e acabei chocando a máquina, coisa que só tinha conseguido uma vez antes, sei lá como.
Vejam que diferença o filtro fez. Foi um investimento excelente. Já estava desistindo do espresso em casa, mas o teste do Fernando, junto com as várias outras dicas que ele me deu, resolveram a questão.
Sent from my XT1033 using Tapatalk