Nunca tive azia, coisa assim (não sei o que é). Com café, eu sinto que tenho uma "dose" diária, um limite, que funciona bem.
Tomo de manhã, depois do almoço, e no lanche da tarde. Sempre com minha mulher, ou V60 ou Clever, e dividimos (uma dose de 400 ml, uns 200 pra cada um, mas no almoço eu tomo bem mais). Se fico nisso, tá tudo certo.
Se por acaso resolvo tomar mais um pouco (preparar mais) ou então se tomo uma quarta dose, aí fico com muito calor e meio acelerado. Então fico nas minhas 3 doses, que estão de bom tamanho, felizão.
Uns tempos atrás, acho que no começo dessa de café especial, me entusiasmei e tomava bem mais que isso. Se um café saía mais ou menos, ia lá, preparava outro, pra compensar, tomava. Nessa época meio que peguei um efeito que se eu tomasse café, passavam uns 30 min eu começava a suar paca, e não tinha jeito. Qualquer dose. Se fosse mais à noite, caramba, ficava suando a noite inteira, era muito ruim para dormir. Fiquei um tempo sem tomar café, passou. Nessa época aí eu passei a tomar descafeinado. Depois que vi que os cafeinados são muito mais saborosos e baratos, desencanei e passei a tomar "menos".
Desde então, tenho funcionado nessa lógica aí das três doses. De vez em quando me animo, tomo uma a mais, mas não vale a pena. Tenho minha dose. Acho que, para vários efeitos, cada um tem que encontrar o seu ponto de equilíbrio né.