Você tá passando pelo mesmo que passei com minha Prima Latte II, desânimo pra fazer cappuccino e em alguns dias o leite estragar na geladeira e ter que ficar limpando o tanque cheio de detalhes e canos. Foi um dos fatores que pesou pro meu upgrade.
Vale a pena sim, principalmente se você só vai preparar 1 ou 2 bebidas com leite por vez. A diferença é que você vai ter que ficar ali aerando o leite com atenção não pode apertar um botão e fazer outra coisa na cozinha sabe, é um processo que terá que aprender a fazer mas é fácil e não é demorado. Te digo que passar o paninho no bico e limpar a leiteira depois é infinitamente mais tranquilo.
Só tem um detalhe, mesmo pra encher uma xícara de ~230 ml sempre sobra um resto de leite na leiteira pois o mínimo nela pra conseguir aerar são quase 200 ml e a espuma aumenta esse volume some isso ao café e "transborda". Estou com um pouco de dificuldade pra lidar com esse desperdício, o que tenho feito é guardado pra depois usar num cereal, granola, mingau ou na receita de algum bolinho. Que eu saiba não pode ser aerado de novo porque já mexeu na estrutura do leite ao elevar a temperatura.
As máquinas mais caras tem uma válvula que seca o bolo de café, essa Oster não tem, mas mesmo assim sai mais seco que de filtro pressurizado. No filtro simples não tanto mas com o duplo você desencaixa e deixa ele em cima da bandeja por alguns segundos (5 à 10 no máximo - ou pode deixar lá enquanto aera o leite) e escorre tudo e seca, quando bate com a própria mão sai tudo só sobra um grão ou outro que é normal (vejo em vídeos que baristas sempre passam pelo menos um paninho no filtro entre uma extração e outra mesmo em máquinas comerciais). Como eu disse num outro tópico essa válvula não me fez falta. Quando termino meu ritual eu dou um pequeno flush e passo o paninho no grupo pra terminar de tirar os resíduos e secá-lo (é bom ter um separado pro filtro/grupo e um pro bico de leite).
Mais um detalhe pra ter em mente é que você vai precisar de grãos com torra recente de 14 dias à 1 mês. E descobrir por tentativa e erro qual nível de moagem de determinado grão entrega o espresso no padrão de tempo/gramas desejado. Então conforme o grão vai envelhecendo de um dia pro outro você pode ter que ajustar a moagem um nível pra baixo ou pra cima pra manter o padrão, mas isso gera uma diferença menos perceptível bebendo com leite. E ter um espacinho aí na mesa/bancada pra apoiar o porta filtro e fazer o tampering.
Acho que eu já vi que existe superautomatica que possui bico de vaporização, seria o melhor dos dois mundos pra você mas não tenho ideia do preço. Espero ter conseguido ajudar de alguma forma...