Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 31-10-2020 em todas as áreas

  1. Opa! Boas perguntas, @Jonas_E! - Sobre ponto de torra: não gostamos de falar muito de torra clara, média, escura, já que cada um tem uma definição diferente pra isso , mas os cafés das linhas Perfis normalmente tem torras levemente mais escuras que os das linhas acima, pra melhor encaixarem nas propostas dos seus perfis sensoriais e na proposta comercial deles. Pra ser mais exato, nossos cafés normais finalizam as torras geralmente entre 204-206 ºC, enquanto os cafés da linha Perfis finalizam entre 207-210 ºC. - Sobre o valor dos cafés Perfis: essa é uma linha que aposta no bom custo benefício. São lotes com valor da saca um pouco mais barato, por comprarmos em maior quantidade do produtor. Nossa margem nessa linha também é menor, pois apostamos na venda em maiores quantidades. Inicialmente a gente trabalhava com essa linha só pra clientes comerciais, mas decidimos colocar também na loja virtual pois pode atender bem outro segmento de público: quem tá entrando no mundo do café especial, café do dia a dia pra família toda, café pra levar pro escritório, etc. Espero que tenha conseguido esclarecer as dúvidas! Desculpa a demora... andamos bem ocupados aqui planejando o black november Qualquer outra dúvida, só falar!
    2 points
  2. Meu caro, bom dia. Comprei um Botini #3. Grande, pesado. Fica preso a minha estante da sala. Faz decoração e faz café.... Eu nunca tive moedor de lamina, apenas observo em videos o quanto sao inconsistentes e barulhentos... Os chamados "bons" moedores não usam laminas de qualquer maneira mas custam de 1200 pra cima se nao me engano... Um investimento na minha opiniao so justificavel pra uma cafeteria, ou pra quem curte muito o "hobby cafe" e tem sobrando pra investir,,, nesse caso, go ahead !! Pra eu gastar dinheiro sempre meço a relação custo benefício, e no caso de investir 1200-2000 num moedor, gostaria de ter muita certeza de em quantos "%" essa "ultra precisão" na moagem se traduziria numa bebida mais saborosa, onde o consumidor final seria apenas eu mesmo, uma unica dose por vez !!! Ja assisti videos aqui de expressos aparentemente perfeitos feitos no "mimoso" (comprei o Botini, que é igual). Campeonatos mundiais de aeropress são feitos com moedores manuais de manivela que custam 150 a 200 dolares apenas !!! Faço aqui em casa expressos em filtro pressurizado com crema (C08), Moka, Aeropress, Paninho, Melita... A bebida que ele produz, é pro MEU PALADAR, mais saborosa do que das cafeterias (que usam filtros/moedores profissionais)... ja que em casa posso customizar tudo (temperatura de agua, tempo de extração, moagem, etc..) a meu gosto! Enfim,, vc comprou a ferramenta... Agora estude-a, experimente diferentes gramaturas !! O meu tambem tem folga na manivela, e quem tentou corrigi-la introduzindo rolamentos com um torneiro mecanico, acabou se arrependendo, ja que o proprio volume do grao de cafe, "estabiliza" e compensa essa folga durante a moagem. Abaixo, foto de uma moagem grossa pra prensa ( cerca de 3/4 liberados do aperto maximo ), que fica legal na foto mas é completamente desnecessaria... aprendi na pratica... e depois tem outra que virou moagem padrao pra moka/prensa/aeropress/coador. Uso apenas duas moagens: uma pra expresso/cold crew,,, e outra pra todo o resto... https://www.instagram.com/p/CEzMT9VFb_F/ https://www.instagram.com/p/CFzvx71FkBZ/
    2 points
  3. O problema das maioria das cafeteiras elétricas é que o dispositivo de dispersão da água (chuveirinho ou showerhead) é mal projetado e faz um trabalho ruim em distribuir a água uniformemente. O famoso Scott Rao tem um extenso trabalho nessa área de projeto de chuveirinhos para máquinas comerciais e algumas domésticas. Você consegue achar algum conteúdo dele sobre esse tópico espalhado pela internet, além de alguns produtos que ele comercializa. Mas sim, as boas cafeteiras elétricas resolvem esse problema da repetibilidade. Como o Thor trouxe, é algo que você pode usar de algumas formas. Uma muito comum é ter uma fase de agitação com uma chaleira bico de ganso e uma fase final de baixa agitação, usando um acessórios desses.
    1 point
  4. Acho que o controle fino e individual ainda existe. É só um acessório e você encaixa como quiser e onde achar melhor no seu processo, não tem nenhuma regra dizendo que você deve usar ele desde o início até o fim da extração.
    1 point
  5. Parabéns pela inciativa. Com certeza terão sucesso com essa linha de produto. Enviado de meu motorola one zoom usando o Tapatalk
    1 point
  6. Ele é um moedor bem rústico, com folgas relativamente grandes no projeto. Esse jogo na manivela é normal. Ele é melhor que um moedor de lâminas, mas não vai ser como moedores com tolerâncias precisas e mós usinadas. Dá pra tirar espresso porque quando você aproxima as mós acaba diminuindo esse jogo, quanto menor a granulometria mais consistente ele vai ser. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk
    1 point
  7. tem esse tb..... https://www.amazon.com/gp/product/B01ENK41Q6/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o02_s00?ie=UTF8&psc=1
    1 point
  8. Acompanho o Instagram do criador e é realmente bem interessante os vídeos dele. Tem experimentos com todo tipo de suporte (até o Koar já apareceu lá), filtros e ideias inesperadas. @Raymon Pizzoni Eu acredito que o Melodrip não é necessariamente bom ou ruim. Ele mexe com uma variável na extração que é a agitação/turbulência, dessa forma outras variáveis precisam ser ajustadas para acomodar essa mudança e se alcançar uma boa extração. Se feito da forma correta, parece que o controle da turbulência permite extrações com moagens mais finas e pode produzir uma xícara com maior clareza. Mas ainda não pude testar por contra própria. No final das contas, acredito que as principais formas de elevar a qualidade da extração é investir em um moedor melhor, usar água com conteúdo mineral correto e refinar a sua técnica de extração. Acessórios como Melodrip podem te trazer uma melhoria marginal depois que você já tenha esses outros fatores bem acertados.
    1 point
  9. Olá pessoal tudo bem? Gostaria de sugerir a vocês visitarem meu blog. https://www.blogdocafe.com.br/ Vou abordar diversos assuntos tudo relacionado ao café, cafeteiras, receitas... Um abraço a todos!
    1 point
  10. Acho que não é só uma questão RIOXSP... Em Curitiba os barista também ganham nessa faixa. Talvez um pouco mais pq o salário mínimo estadual é um pouco mais alto que a média nacional... Algumas cafeterias dão um percentual da venda de pacotes e utensílios (ex: caneca, pacote de filtro de papel...). Além de um percentual para quem ministra curso/workshop... oq é óbvio e justo. Mas uma coisa interessante que eu observei por lá é q os baristas "jogam nas onze"! Não são poucos os baristas que tem trabalhos/projetos paralelos... tem alguns que torram para algumas outras cafeterias e/ou que dão cursos por fora... conheci um tatuador, ilustrador, bartender... um dos baristas que eu mais gosto do trabalho tem uma marca de tamper/troféus que muitos já conhecem por aqui... Mas já estive do outro lado também... não tem como (pode ficar nervoso Monkey) colocar parte da culpa em um governo que só suga sim! é imposto d+ minha gente! Os pontos do @lucasrodcosta são interessantes... então vamos lá: >>>Os preços são altos por causa dos custos, ou estamos gerando custos que fazem os preços ficarem altos? Os custos são altos, sejam fixos ou não! Um aluguel de um bom ponto em uma capital é bem alto. Coloca ai mais o investimento em bons equipamentos... só de uma boa máquina e moinhos...>>>É possível encontrar um modelo de cafeteria que venda cafés, bolos, brownies e etc por preços mais acessíveis? Acredito que sim. Taí o Curto Café (RJ) e a Supernova (CWB)>>>Abrir cafeterias em regiões alternativas e mais periféricas é uma possibilidade? Acredito que sim. Vai diminuir custos de aluguel/ponto... mas se o seu ponto não tiver um bom fluxo de clientes... vai te limitar muitoE, aí sim, voltamos pra pergunta inicial: é possível ter um modelo diferente que pague melhor o barista, sem sacrificar o dono do estabelecimento? acho eu esse modelo de ter um percentual das vendas/cursos é bem interessante e pode atenuar UM POUCO essa questão salarial
    1 point
  11. Fiz o leite de amêndoas. Usei 200g de amêndoas para 300ml de água. Ficou com uma aparência beeeem parecida com o do leite de vaca. Eu provei e não gostei. Depois diluí mais, coloquei bem pouco de açúcar e ficou bem melhor. Fiz um latte art usando esse leite e ficou um pouco mais líquido do que eu gostaria. Mas deu pra perceber que é possível sim usar o leite de amêndoas para o latte art. Pooorééémmmm... O sabor ficou beeeem ruim para o meu gosto. Hehehe. Eu fiz o latte com o leite na "concentração original", aquela que eu não tinha gostado quando provei puro. O próximo teste será com uma diluição maior e com uma colher de café de óleo virgem de coco. Acredito que o sabor irá ficar mais agradável.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...