Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 11-03-2021 em todas as áreas

  1. @Davi Zera Davi, bem-vindo! Existem duas espécies principais de café: o Arábica (Coffea Arabica) e o Robusta (Coffea Canephora). Além de existir diversas variedades dentro dessas espécies. Assim como existe um marketing forte para vender "café extra-forte" também há um marketing forte para dizer que café arábica por si só é bom. Enquanto a espécie arábica é sim onde tão os cafés mais reconhecidos como "bons", não quer dizer que todo café arábica é bom. É como dizer que um vinho é bom por ser Merlot ou uma cerveja é boa porque é puro malte. As características que você citou vão ser encontradas em cafés especiais. Cafés especiais são grãos que têm uma produção diferenciada do cultivo à torra. Eles são cultivados em localidades com clima e geografia apropriados, são selecionados apenas os frutos e grãos no nível certo de amadurecimento e características físicas, além do processo de torra ser personalizado de forma a ressaltar suas características sensoriais. Após a torra, os aromas e sabores desenvolvidos são bastante voláteis e começam a desaparecer rapidamente, dessa forma o seu consumo ideal é entre 7-45 dias após a torra. O café não fica ruim após esse período, mas perde potência no sabor e parte de suas características. Isso considerando que esse café está em grão. Após moer o recomendado é o uso imediato do café. Esse tipo de café, os "Especiais", não existem nos mercado. No mercado há os cafés "Gourmet", "Superior, "Premium" e "Tradicional". O gourmet seriam os melhores possíveis de se encontrar nas gondolas, mas ainda não especiais e sempre há o problema da data de torra, que geralmente é superior a 60 dias. Para experimentar cafés especiais você pode buscar cafeterias ou torrefações na sua cidade. De preferência converse com o barista ou dono para aprender um pouco sobre o café deles e experimente um preparo feito por eles. Se não tiver cafeterias/torrefações de café especial na sua cidade, vai ter recorrer a torrefações que vendem online. A boa notícia é que existem várias. Idealmente você vai comprar o café em grão e moer na hora, para preservar ao máximos os sabores e vai preparar o café usando água limpa e livre de cloro. Recomendo Roast Cafés para comprar online.
    3 points
  2. Entrando na discussão original x genérico, existe muita diferença na Aeropress original pra genérica? Acredito que em termos de material, o valor da original seja justificável, mas para quem vai fazer MUITO pouco uso (seria só para uso eventual, já que tenho outros 6 ou 7 métodos de preparo), existe muita diferença no resultado final do café extraído entre os 2 modelos?
    1 point
  3. Massa demais! Hehe Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk
    1 point
  4. Kkkk, o meu é o "amontoadinho do café". Tive de fazer uma estante pros metodos.
    1 point
  5. O inve$timento depende do qto vc está disposto a gastar com cada método... eu faço o mesmo que vc há alguns anos, começo com um genérico para ver qual a preferencia pro meu paladar e, se for interessante, invisto em melhorias. Acho que o único método que estacionei no mais barato foi a Globinho, mas na verdade mais pela possibilidade de encontrar peças de reposição nacionais com facilidade, caso algum vidro se quebre. Comecei com uma Expresso Mondial C08, me encantei com os expressos, passei pra uma Oster Primalatte1 alguns anos depois, depois passei pra Primalatte2, hoje tenho uma DeLonghi que pra meu uso já é suficientemente boa a nível doméstico. Moedor comecei com um Cadence, qdo passei pra um chines de mó ceramica já vi uma grande diferença, com o tempo vc percebe que precisa investir em algo melhor, estou fazendo um cofrinho para encarar um moedor manual de boa marca. Prensa francesa, comprei uma chinesa de 15,00 no Armarinhos Fernando, gosto de usar ela só para Cold Brew, mas como o investimento não foi muito alto, troquei por uma inglesa profissional pois a qualidade da tela é muito melhor. Já outros métodos não despertam muito interesse, então acabei comprando genéricos ou mais baratos, e acabaram ficando encostados, como cezve, Pressca, V60 e Koar. Vale a pena investir nos genéricos pelo baixo custo e teste, e depois, vc mesmo sentindo a necessidade de aprimorar, investir num artigo mais caro ou dispensa... sou muito a favor do desapego, comprar métodos que não serviram para outras pessoas, e passar os meus para que outras pessoas tenham a oportunidade de testar tb.
    1 point
  6. @Davi Zera, há quanto tempo bebes café sem açúcar? Eu abandonei o açúcar (nunca usei adoçante) no café gradativamente, em um período de semanas ou poucos meses, mesmo com café Melitta Extra Forte. Ao fim do processo, café revelou-se uma bebida completamente diferente, para mim. E pude ir em busca de mais satisfação. Doçura nos cafés especiais não é gosto de açúcar. Pode ser difícil de reconhecer sem uma adaptação do paladar. Junto vem acidez, corpo e outras características. Quanto a "seguir as regras", isso é uma afirmação que, sem a descrição dos procedimentos, não significa muito para que possamos ajudar. Para melhor aproveitar as características do café, é necessário que a torra seja recente, o que é difícil de conseguir em pacotes vendidos em mercados. Quando vou às compras, sempre procuro essa informação. Raramente faço café passado em casa, mas quando faço, uso como ponto de partida uma proporção 1:10. 10g de café para 100ml de água. Posso ajustar isso nas próximas extrações, de acordo com cada grão que experimento. Há muito tempo, descobri que cada café tem uma "faixa ideal" de preparo. Alguns ficam bons mais concentrados, outro mais diluídos. Precisas experimentar. Experimentei alguns cafés desses da Três Corações, e até achei bebíveis, embora não excelentes. A marca tem uma série de cafés de outros países, podes tentar também. Acho divertido variar. O conselho que já recebeste, eu repito: tenta obter um café especial com torra recente. Poderá servir para comparação. Ah, completa o teu perfil com a tua localização. Sabendo em qual região estás, é mais fácil recomendar cafés mais próximos, com melhores chances de ter torrar frescas.
    1 point
  7. Depende do seu objetivo. Algo que é importante entender, é que o método influencia muito mais no estilo do que na qualidade bebida. Uma moka, por exemplo, não é comparável em qualidade a uma V60, pois produzem bebidas com estilos completamente diferentes. Qualquer preferência entre um e outro é muito mais uma questão pessoal de gosto. Investir em métodos rapidamente se torna algo caro, a maioria deles são importados e somados pesam bastante. Se eu pudesse dar sugestão para quem tá começando é a seguinte: invista em um moedor realmente bom. Pois há três coisas que definem a qualidade do café que você vai tomar: O grão O moedor A água Todo o resto é ganho marginal ou variação no estilo.
    1 point
  8. Seguem fotos da bag. Transporta bem hehe. Abraços!
    1 point
×
×
  • Criar Novo...