Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 27-03-2021 em todas as áreas

  1. Olá, pessoal. Tentei buscar essa informação por aqui, e até achei algumas pessoas comentando, mas são informações espalhadas em tópicos de assuntos diferentes (torra doméstica, equipamentos de torra, etc). Se houver um tópico já criado pra esse assunto, peço desculpas e podem excluir este. Li algumas informações na internet, em geral, e achei respostas bem variadas. Vi gente dizendo que não espera nada, e gente dizendo precisa de umas 2 semana (algo relacionado à liberação de gases). Acaba que eu sempre compro grãos pela internet e peço aos fabricantes que mandem com a torra mais recente possível. Até porque algumas vezes demora pra chegar, e eu sempre quis consumir os grãos com no máximo 20 dias de torra. Curiosamente, recentemente acabei tomando menos café, e sobraram umas 20 gramas de um grão aqui.... Quando fui tomar novamente, estava com +/- 1 mês de torra, e pra minha surpresa, ficou mais agradável do que antes. E acho difícil ser variação do preparo, porque uso balança pra pesagem dos grãos e do café extraído, tamper do tipo "leveler" que sempre faz a mesma compactação. E como era o mesmo grão que já vinha usando, não alterei o nível da moagem. Então a variável mais evidente é o próprio grão ao longo do tempo. Acho que esse tempo de espera talvez acabe variando de acordo com o tipo de grão e, ainda, até com o gosto pessoal de cada um. Mas... Na experiência de vocês, qual a média de tempo que vocês consideram o ideal para consumo após a torra?
    1 point
  2. Infelizmente acredito que não há uma regra. O melhor a se fazer é seguir a recomendação da torrefação, já que eles (provavelmente) conhecem bem o café e a torra. No geral eu tento esperar no mínimo 5-7 dias, que a recomendação da maioria das torrefações para filtrados. Já para espresso é pelo menos o dobro do tempo. Esse lance de café descansado por 1 ou 2 meses eu acho que acaba dependendo muito do grão em si e do trabalho da torrefação. O La Cabra, por exemplo, recomenda para alguns cafés bem especias (tipo os da Gesha Village) que se experimente eles com bastante tempo de descanso, pois abre novos sabores e nuances. Mas no geral, aqui nos cafés brasileiros, eu percebo que eles atingem o seu auge entre a 2ª e 4ª semana de torra.
    1 point
  3. Pois então @Mojavesp, estou vendo um nível para comprar e colar na balança, acho que vai ficar muito precisa daí. Acho que a única chatice dela é não pesar o espresso que sai... kkk
    1 point
  4. @Guilherme Felix, faltou dizer se, nesses 45 dias, ainda estás usando o mesmo pacote de café, e se foi comprado em grão ou moído. Nesse tempo já percebe-se envelhecimento, que terá impacto na formação da crema e no sabor na xícara. Por exemplo, eu compro café em grão em pacotes de 250g. É verdade que costumo comprar três a quatro pacotes desses de cada vez, de grãos diferentes. Assim consigo acompanhar o desempenho das minhas preparações. Nos pacotes que consumo em duas ou três semanas, o decaimento é menor. Ah, minha máquina de espresso é outra. Mas o que eu escrevi acima vale para qualquer máquina. E, com ajustes nos meus moedores e algum capricho, já estou conseguindo usar filtros não pressurizados na minha máquina, em vez dos pressurizados originais dela. Não acredito em desgaste nos filtros, pelo menos não em apenas oito meses. A menos que estejas limpando com produtos abrasivos, ou sei lá o que mais poderia alargar os furos nos filtros de aço.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...