Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 06-02-2022 em todas as áreas

  1. Eu nem digo em comparação com uma maquina profissional, mas sim uma boa maquina domestica mais avançada e com esses features que nas mais simples não tem (controle preciso de temperatura, controle de pressão, controle de tempo de extração etc...) Uma breville esta custando uns 2500, uma silvia eu nem sei quanto custa, mas sei que é caro. Meu moinho por exemplo, um capresso infinity, originalmente ele n moi pra espresso, eu modifiquei ele sem gastar 1 centavo, agora tenho um ajuste bem preciso, stepless, e que tem me atendido super bem. Obvio que nao é o melhor moedor do mundo, mas um moinho barato (paguei cerca de 300 reais na época, novo, trazendo dos EUA) que ta me atendendo pra algo que teria que desembolsar mais de 1000 aqui no br. Mas n se compara a um profissional nunca claro. ps.: essa Victoria Arduino é um espetáculo de bonita haha
    2 points
  2. Eu dei uma olhada ontem a noite, e realmente o esp32 tem um preco bem atrativo. O wifi integrado é muito interessante nas diversas aplicações. Eu achava que era mais caro tipo o raspberyPi que é outra historia, muito mais avancado... Vou pesquisar sobre ele. Ja pensou, ligar a cafeteira antes de chegar em casa via rede, quando chegar ja ta tudo quente e preparado pra eu tirar meu espresso? hahaha
    2 points
  3. Terminando aqui eu compartilho sim. Uma dica, que já levanto aqui, pra quem pensa em usar arduino, seria a sugestão de substituição por uma placa de desenvolvimento Esp (Espressif) modelo 8266 (wemos d1 ou node mcu) ou modelo 32. São placas mais potentes/capazes que a maioria dos arduinos, de menor custo e com chip wi-fi (podendo enviar dados pra nuvem / celular via MQTT). E você pode utilizar o Arduíno IDE para programa-las, da mesma forma como se faz com o Arduino.
    2 points
  4. @regisassao é isso, eu ativando a resistência em potencia máxima durante a extração eu posso programar o PID para quando ele voltar a atuar, não ter esse overshoot. Pois no caso não precisaria de uma resposta tão rápida do próprio PID durante a queda de temperatura na extração. Uma duvida, quando você liga a maquina fria, a luz da saída 1 fica ligada direta ou ela pisca desde que a maquina ta fria? Pelos vídeos que vi de alguns controladores, eles mandam 100% da potencia por um determinado tempo, e chegando perto do set point ele começa a piscar, indicando que a potencia enviada a resistência já não esta mais em 100%. @gabrieltravassos Que top man! compartilhe sim tenho muito interesse, sou iniciante ainda com esse mundo de arduino e programação, quero fazer algo bem básico de inicio, apenas um controle de temperatura e tempo de extração. Uma telinha oled de 1,3" (talvez um pouco maior) monocromática mesmo e sem touch (isso ainda e muito avançado pro meu conhecimento hahaha), alguns botões físicos, no meu caso pretendo modificar a carcaça da maquina, colocando o display embutido, novos botões e tal... O além da temperatura da extração, quero controlar a da vaporização, apesar de achar ate bem boa a vaporização original da poemia. Ao que indica meu moinho e pipoqueira elétrica (torrador de café kkk) vão cair no arduino tbm, o moinho com balança e timer, e a pipoqueira com controle de rampas e patamares, além de programação da velocidade do ventilador mas esses não são para agora, prioridade é a maquina. Tenho curiosidade ate onde essas equipamentos domésticos "tunados" chegam. Infelizmente n tenho condições $$$ de comprar equipamentos mais caros, então vou me virando e inventando melhorias com materiais mais baratos (arduino é hiper barato), e de quebra adquirindo bastante conhecimento (como exemplo uma cervejeira que "construí" com menos da metade do preço de uma cervejeira usada no OLX)
    2 points
  5. Apenas a título de apresentação, a WDT (técnica de distribuição do Weiss) consiste em "arar" o bolo de café com uma agulha ou ferramenta similar com o objetivo de desfazer eventuais grumos e melhorar a distribuição. Mas é isso mesmo que a WDT faz? A distribuição realmente melhora após o bolo ser misturado pela agulha? Tenho lá minhas dúvidas. Desde que retomei a técnica com o uso do misturador de molhos, percebi que a distribuição fica um tanto bagunçada. Mesmo assim, a maioria das extrações sai a contento sem maiores procedimentos de nivelagem. Por quê? Talvez a técnica não apenas promova distribuição, mas mude a distribuição dos grãos. Outro dia, após fazer a técnica com o filtro sobre mesa branca, ao mudar o filtro de lugar, percebi que na mesa estava impresso o padrão de furos do filtro. Olhei embaixo do filtro e os furos estavam bem preenchidos por café. E daí? Bom, estou especulando que talvez a agitação mude ligeiramente a distribuição entre partículas maiores e partículas mais finas, com parte destas se deslocando para a parte baixa do filtro e parte daquelas ficando na parte superior. Sendo assim, logo no início da extração já haveria finos bem distribuídos o suficiente na parte inferior do filtro para bloquear o fluxo inicial de maneira uniforme, impedindo a formação de canalizações mais precoces. O bolo poderia ficar mais estável também em relação ao fluxo de água, já que não sofre um distúrbio tão grande logo no início da extração, eis que o fluxo de saída se dá de modo mais uniforme em relação à área, quando os grãos ainda não espandiram tanto...
    1 point
  6. Como já citado anteriormente pelo @regisassao, acho que um dos grande problemas de máquinas com caldeiras pequenas é estabilidade térmica junto com a inércia térmica do sistema. Mesmo que o PID atue logo no momento do início da extração será difícil a máquina manter a temperatura próximo ao set point (devido a inércia térmica). Quanto tempo a máquina leva da alimentação da resistência ao aumento efetivo de temperatura (3-5 segundos)? Nesse tempo já entrou um monte de água fria na caldeira. O que pode ser pensado para contornar isso e implementado em um PID com Arduino é um atraso no início da extração com relação à alimentação da resistência (em um valor estimado / testado). Você ligaria a bomba / botão de extração e isso mandaria apenas um sinal para o Arduino. Ele ligaria a resistência (em 50% ou algum outro valor) e só depois do atraso estabelecido, ele ligaria a bomba e começaria a extração (bomba sendo ativada pelo Arduino / rele). Acho que isso diminuiria os efeitos da inércia térmica, aproximando as máquinas de caldeira pequena das profissionais, nesse quesito.
    1 point
  7. O único "porém" do Esp eh que ele trabalha em 3.3V (inclusive para os sinais de entrada / saída), mas essa eh a tendência das placas de desenvolvimento e a maioria dos módulos / sensores hoje já são compatíveis com essa tensão (tive problemas com o meu sensor resistivo de pressão que só funciona em 5V, tive que adicionar uma mini fonte 5V só para alimenta-lo e fazer um divisor de tensão (com resistores) para o sinal do mesmo de volta ao Esp). Sobre as aplicações com Wi-fi, eu penso em incluir algumas no futuro sim, mas por enquanto vou tentar fechar essas principais (PID de Temperatura e Indicador de Pressão). O que precisaria alterar para ligar a máquina de forma remota, seria a inclusão de um relé mecânico e colocar a alimentação da placa antes da chave principal da máquina (a placa ficaria sempre ligada para permitir sua atuação com a máquina desligada). Além da programação MQTT e uma conta em algum servidor relacionado.
    1 point
  8. assim nem precisaria de tela, um app de Smartphone ja resolveria tudo Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
    1 point
  9. No meu modelo, pisca desde o início. Dá pra ver que no começo pisca minoico mais lentamente e que a temperatura demora mais pra subir. Depois de alguns segundos começa a subir rápido e o led pisca um pouco mais rápido. Um pouco antes de chegar na temperatura alvo, ele desliga, mas tem a inércia da resistência que as vezes faz passar da temperatura desejada. Quando esfria novamente e cai para a temperatura alvo, o led volta a piscar, indicando que o POD está tentando manter a temperatura. Com relação as limitações, creio que na Poemia o principal seja o tamanho do boiler, que limita a estabilidade térmica; a falta de OPV em 9 bar, pois o dimmer não mantém a pressão mais baixa, é a moagem que tem determinado os picos de pressão; e o portafiltro de 53 mm que dificulta muito a obtenção de acessórios mais profissionais como um filtro IMS/VST, um naked etc. Quão longe fica de uma máquina profissional, não sei, teria de fazer um teste lado a lado. Mas, para meros mortais, talvez não seja muito significativo. Quem sabe um dia testo com um conhecido que tem uma Vitória Arduino…
    1 point
  10. Legal, lindo pão @Dario Mattar! Sobre sua fermentadora, você mesmo fez as alterações? É fácil de fazer? Poderia compartilhar um pouco como fez? Aqui em casa mudei bastante. Não asso mais em panelas, adquiri um forno profissional (mas uso pessoal) Nathional NC4 que é por convecção e tem injeção de vapor. Também mudei a proporção que alimento meu levain, antes usava 1:2:3 e agora tenho preferido usar 1:2:2. Mas confesso que não cheguei ainda a um “padrão” de resultados que eu goste.
    1 point
  11. @Caio Oliveira, tou no meio de um projeto de instalação de PID de temperatura e transmissor de pressão usando arduino (na verdade Esp 32, com programação via arduino) pra minha Gaggia Classic. Pretendo usar uma interface de visualização e controle via tela TFT 2.8" com função touch. O objetivo disso tudo é ter informações completas da máquina na tela (temperatura, pressão, tempos de aquecimento, de estabilização e de extração e configurações de set point / parâmetros do PID) sem realizar nenhuma intervenção permanente no equipamento (sem furos em carcaça, corte, emenda em cabos, etc), permitindo o rápido restabelecimento das condições originais (se necessário). Estou avançando bem e quando eu terminar esse projeto posso compartilhar as informações / experiências por aqui (imagens, diagrama, lista de peças, código arduino, etc). Caso já tenha alguma dúvida em que eu possa ajudar, é só falar. Att,
    1 point
  12. o Alex Lima do Torra Fresca tem sempre um café com ótimo custo benefício, tem só que verificar o frete...
    1 point
×
×
  • Criar Novo...