Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 06-05-2022 em todas as áreas

  1. Eu uso Arduino na minha máquina que fica no trabalho (uma BZ09 com bomba MGFR) e controlo temperatura da caldeira e grupo, bomba, coloquei um transdutor, mas no fim não implementei perfis etc. Usamos manual e basicamente pré infusão e alguma redução se o fluxo da extração aumentar demais. Ficou pendente instalar um medidor de.fluxo, arranjei um de 1 ml/s da Digimesa, mas ficou pendente. Alem do controle básico pra funcionar tudo, mais "diferente" e útil mesmo é ligar e desligar a máquina nos horários programados...
    2 points
  2. @gabrieltravassos achei um tutorial no Random Nerd Tutorials. Testei o processo tanto para o ESP01 como para o ESP32 e funcionou. É um procedimento complicado, mas seguindo o passo a passo foi fácil. Acho até que vou desistir do Blynk, pois o tutorial do Rui Santos já tem um código exatamente pra controlar a GPIO2, que posso usar pra ativar o relé da alimentação paralela. Na próxima, vou inserir o código anterior na ESP32 pra ver se tudo continua funcionando. Valeu pela dica! Depois atualizo aqui os progressos... Abs!
    1 point
  3. @regisassao, Entendi tua preferência por um Item mais simples / barato para as funções 24h/dia. Realmente faz sentido. Sobre o item 2, se você está usando um Shield/módulo rele, ele já vem normalmente com estes componentes (transistor, optoacoplador e diodo), por este motivo não está tendo problemas de acionamento direto. A minha indicação anterior seria para, caso fosse montar o circuito (componentes soltos). De qualquer forma, vou buscar um exemplo desse circuito e também de um código com OTA pra te enviar. Em adição, como está pensando em acionar a bomba via Esp e já vi que você tem instalado um Dimmer em sua máquina. Já viu o Dimmer controlado por Esp / Arduino? Estou pensando em comprar um para gerar perfis / curvas de pressão diferentes na extração (e visto que já tenho o input de pressão via transdutor). Se tiver interesse em utilizar no futuro, segue o link do dispositivo: https://a.aliexpress.com/_mrzhAZG
    1 point
  4. Fala @gabrieltravassos! Valeu pelas dicas! Vou querer tudo... kkk... depois te mando uma mensagem com meus contatos. Sobre as perguntas, vamos la: 1 - Até tem porta disponível, várias. Mas, o que pensei foi: o microcontrolador teria de ficar ligado 24hs/dia. A chance de queimar ou queimar mais cedo aumenta. O ESP32 é bem mais caro que o ESP01 e se queimar perco muitas funções que fazem falta. Se eu colocar um esp01 na alimentação, vai me custar 7 reais a mais se comprar um pacote de módulo relé shield mais o ESP01. Se queimar, continuo tendo o interruptor, só não acionou a distância, e todas as outras funções no ESP32 ficam preservadas. 2 - Nos testes que fiz aqui, não tive problema de acionamento. Seja com o ESP32 ou com o ESP01. Mas manda o exemplo sim, que um transistor e 2 diodos não custam quase nada. Agora, a minha dúvida é se usando esses módulos shield que eu só plugo o ESP01 já não teria as proteções embutidas. Adicionar transistor e diodo nesse esquema tira toda a praticidade do shield. Já para o ESP32 que vai acionar a bomba via relé, posso colocar. 3 - Boa dica a do OTA. Vou dar uma olhada na IDE. Nos meus tempos vagos, vou estudar o OTA e a balança. Obrigado novamente!
    1 point
  5. Que legal que está seguindo este caminho @regisassao. Sobre a utilização do Esp01 com rele para acionamento remoto. Tem alguns pontos / sugestões: 1- Você não pensa em utilizar o próprio Esp32 que já está utilizando no timer (ele tem muitas portas livres)? 2- É importante você utilizar um transistor para acionar o rele (mais comum é o de 5V, que funciona também com 3V3 do Esp). As saídas do Esp não tem potência suficiente para um acionamento confiável / direto do rele. Também é recomendável a instalação de diodo (invertido) nos polos da bobina do rele (para proteção dos componentes com relação a carga indutiva do rele). Posso te enviar um exemplo deste circuito se precisar. 3- Sobre conexão com a internet: eu sempre utilizo SSID e Senha no código do programa. Quanto a atualização do código (seja por mudança de senha ou melhoria) sem ter que tirar o Esp de dentro da máquina, vejo duas opções: - Deixar um cabo / conexão USB em uma parte aberta (traseira) da máquina para permitir o update do código (trazendo um note para perto). - Utilizar / adicionar ao código um trecho de programação via OTA (over the Air). Não é tão complicado e você pode atualizar o código remotamente. Posso te enviar um exemplo se precisar (acho que já tem um nos exemplos do próprio arduino). Espero ter ajudado e se precisar de alguma outra dica, é só falar.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...