Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 08-07-2024 em todas as áreas

  1. Vendo meu Mahlkonig X54 Está em perfeito estado, pouco tempo de uso e somente caseiro. Vai na caixa original e acompanha Hooper single dose. Voltagem 220v. Valor R$ 4.800,00 Estou em São Paulo, pode ser retirado ou posso enviar por correio. 11 99821-4598
    2 points
  2. Olá, pessoal, estou com o 1Zpresso J-Ultra há algumas semanas em substituição ao Kingrinder K4. Aqui vão minhas impressões: Construção: 1Zpresso me parece mais robusto que Kingrinder. Tenho um ZP6 também e ambos são muito bonitos, fortes, com pegada gostosa pra moer os cafés. Moagem: bem mais fácil e macia. É preciso colocar força, mas não engasga como no K4. Ambos levam praticamente o mesmo tempo pra moer 18g; Qualidade da moagem: o pó fica bem solto, sem pelotes (clumps), e bastante uniforme — no K4 também ficava legal, e tinha um leve clumping. No J-Ultra fica mais solto e não tem clumping algum; Sabor: eu achei o perfil mais "leve" e equilibrado que o K4, que tinha uma pegada mais encorpada. Eu prefiro o J-Ultra, mas outras pessoas vão preferir o sabor do K4, que é tem perfil gostoso também. Limpeza: Desmontar o 1Zpresso é bem mais fácil que o Kingrinder, na minha opinião, e ainda dá pra calibrar o zero. Não tenho o que reclamar do J-Ultra, e estou muito feliz com a troca que fiz. Minha maior objeção ao K4 era a dureza na moagem em alguns grãos — em torras mais claras era desaminador. Quando tiver mais experiência, volto para colaborar com mais algumas impressões. Bons cafés!
    2 points
  3. Fala pessoal, estou criando esse tópico para compartilharmos idéias e testes a respeito de pré-infusão em máquinas mais simples (Philco 15 bar, no meu caso) utilizando dimmer e manômetro para alternar entre os perfis de pressão. Aproveite para compartilhar como faz a sua pré-infusão, quais técnicas tem interesse em utilizar etc. Vou dar início compartilhando alguns padrões que estou testando atualmente. Padrão 1: Fazer a pré-infusão de 10-15 segundos entre 5-9 bar (rampa crescente), até obter 1g de café no copo e a partir daí extrair normalmente em 9-10 bar. Somando tudo, o range total da extração "ideal" ficaria entre 38-50 segundos. Esse padrão foi o que me deu resultados melhores até agora, com uma moagem mais grossa do que a que eu utilizava com 15 bar de pressão. Porém, existe uma dificuldade de padronizar, por exemplo: em alguns momentos posso subir rápido demais ou demorar demais. Padrão 2: Com o dimmer previamente regulado em 9 bar, iniciar a extração até surgirem os primeiros pontos de café no fundo do porta-filtro e então voltar o dimmer praticamente ao zero, até obter 1-2g no copo. A partir daí, subir e extrair em 9-10 bar. Padrão 3: Mesma coisa do padrão acima, só que ao invés de aguardar 1-2g no copo, esperar 10 segundos com o dimmer praticamente zerado após surgirem as primeiras gotas ao fundo e então retomar. Esse modelo foi o que achei mais fácil de padronizar por hora, pois trabalho com esse tempo pré determinado de 10 segundos. Contudo, os melhores resultados dessa pré-infusão foram com cafés de segurança. Sempre que pego um café totalmente novo, encontro resultados melhores simplesmente mantendo toda a extração em 9 bar, visando um tempo entre 30-40s. Acho que o único café que utilizei pré-infusão e tive sucesso até o momento foi um que possuía um certo nível de acidez (o sensorial era geleia de morango + malte tostado, torrado pelo Alex da Torra Fresca Cafés). Consegui um resultado bem equilibrado com esse café utilizando o padrão 1 descrito acima. Como a sua moagem mudou depois da mudança de 15 para 9 bar? Faz uma moagem mais grossa ou mais fina quando trabalha com pré-infusão? Qual o seu padrão de pré-infusão? Como isso muda de acordo com o café utilizado? Bora compartilhar conhecimento!
    1 point
  4. Eu acho que muitas variáveis novas ao mesmo tempo confundem mesmo. Até porque as extrações variam por uma série de fatores que as vezes não percebemos que fizemos ligeiramente diferente ou só não tem como perceber alguma variação já máquina ou workflow mesmo. Acontece até mesmo com os profissionais e vemos que os mais cuidadosos repetem as experiências pra verificar a consistência. Quando tem alguma coisa muito nova na parada, eu costumo fixar todas as variáveis, uso um café de segurança e começo a testar as novidades até confirmar o padrão. E variação de fluxo e pressão é uma das mais difíceis, pois tem muita imprecisão e subjetividade, não é como mudar um clique no moedor. Enfim, vai testando que essa exploração é um dos grandes prazeres no hobby, pelo menos pra mim.
    1 point
  5. A minha é a Go. Segundo o anúncio, é compatível com todos os tipos.
    1 point
  6. Fala meu querido! Como foi a escolha do moedor por ai? Estou a procura de um tbm para a minha rocket Tca. Teve algum que valeu a pena no Paraguay? Estou analisando em mandar vir dos EUA tb,..
    1 point
  7. Só para atualizar o tópico, queria comprar a profitec go, mas ela estava fora de estoque. Acabei comprando uma Mara X e o eureka single dose, estou bem satisfeito com os dois e foi bem tranquilo de trazer. Paguei os impostos (apenas sobre a máquina, o moedor estava dentro do limite de isenção, veio na bagagem da minha esposa) e foi tudo tranquilo na receita. Recomendo tanto a espresso coffee shop, quanto a importação direta, saiu bem mais em conta do que comprar aqui ou importar via transportadora.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...