Ir para conteúdo

Bruno Silvia

Members
  • Total de itens

    94
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    11

Tudo que Bruno Silvia postou

  1. Boa tarde, Glhenda! Acho que você fez muito bem o dever de casa. Boa parte do que é preciso saber para começar, você já sabe rs Mas, indo por partes: Sobre o M3 Pro, se você adicionar o Silver Clix (deve custar cerca de R$ 25 no AliExpress), ele ficará viável para espressos. Só prepare o braço, porque ele vai cansar um pouquinho rs Começar com torras média-escuras e escuras, na minha visão, é fundamental para respeitar o paladar brasileiro em relação ao café. Com o tempo, você pode ir "clareando" as torras e descobrindo — ou não — novas possibilidades. Tenho a impressão de que muitas pessoas abandonam o hobby do espresso justamente por começarem com algumas torras médias que tendem a acentuar a acidez. Sobre as máquinas, realmente é complicado indicar uma opção específica. Ainda assim, acredito que utilizar uma plataforma já bastante explorada e com uma comunidade enorme, como a Philco 15 Bar, pode ser uma boa escolha, inclusive caso você queira fazer modificações futuramente. Além disso, ela tem a vantagem de utilizar o grupo de 51mm, que, trabalhando com doses de aproximadamente 18 gramas (será necessário adquirir um filtro que suporte esse volume), facilita bastante a obtenção de extrações homogêneas e com menor risco de canalização. E busque uma usadinha. Nada de pagar 700 reais numa Philco 15 bar. É comum encontrá-la por menos de R$ 300 na Olx. Abs
  2. O orçamento é bom. Mas a Gaggia Up tá um pouquinho acima mesmo rs Mas com este orçamento eu pensaria em algo no mercado de usados. Tem muita máquina bem cuidada sendo vendida. Eu não sou fã de caldeira de alumínio (tenho uma Baby Twin e sei como é). Por isso, eu esperaria alguma com caldeira de latão surgir no Mercado Livre ou Olx por 3000-3500 (neste ano já vi 3 surgirem nesta faixa de preço). O nome é Gaggia E24. Mas se gostar de máquina um pouquinho mais antiga, acho que alguma Ascaso, Fiamma e Brasilia são excepcionais também. E se você conseguir chegar no 4k, sempre aparece uma MiiCoffee Apex v2 neste valor na Olx. E aí você já terá PID e controle de pressão. Além de thermoblock dedicado para vaporização.
  3. Tem que ver seu orçamento. Pois há uma variedade muito grande entre 500-6000 reais.
  4. Fala, Filipe. Tranquilo?! Cara, se não estiver com capital controlado, vá na fé com todos estes acessórios. Caso contrário, aconselho a ponderar um pouco mais. Tipo: Porta-filtro naked (acho muito bom. Tanto pela possibilidade uso de vários tamanhos de filtros, quanto pela limpeza e um melhor controle visual da extração) WDT giratório (acho bobagem, caso utilize cafés com data de torra em dia e um moedor que não gere tantos grumos (Blade R3 é um ótimo moedor por sinal), não vejo muita utilidade para ele, além de deixar o puck "legalzinho") Tamper (não sou fã dos calibrados. Prefiro apenas os que permitem regulagem de profundidade e sejam alto nivelantes. Mas isso gosto pessoal. Fato é qu, um bom tamper faz toda a diferença na preparação do puck) Funil dosador (muito útil em diversos casos, mas como eu agito o café em um recipiente de 58mm, acabo eliminando o uso do WDT e do Funil - embora os tenha) Distribuidor/nivelador (são indiscutivelmente os acessórios menos relevantes. Mas eu gosto e os uso kkk mas saiba que não fazem tanta diferença não - caso tenha um bom tamper nivelante, é claro) Puck screen (tenho vários, mas hoje prefiro os filtro de papel. Mas se vc comprar uma máquina de espresso com pressão superior a 9 bar, aí te indico a usar um de aço de 0.8mm - 3Bomber e Muvna possuem ótimas opções) Estação para porta-filtro (aqui não há custo benefício maior do que os da I-coffee. Onde o único defeito é não caber o PF original da minha Silvinha. São de madeira maciça e muito bem construídos. Show mesmo!) Enfim, tenho todos estes acessórios e outros mais (por puro consumismo kkk), mas saiba que não precisará de todos para extrair um bom espresso. Mas se quiser, são legais e tentadores rs *Faltou um borrifador pra fazer RDT (são baratinhos)
  5. Eu particularmente não gosto de máquinas com moedores embutidos. Me lembra o Raphinha na seleção: pode jogar de ponta esquerda, na direita, de falso 9, como armador ou meia atacante. Mas no final, não joga bem em posição alguma rs Moedores embutidos fizeram mais sentido no passado. Onde os moedores manuais eram de cerâmica e os elétricos custavam muitas moedas. Mas hoje, com o Starseeker E55 Pro custando mil reais e o Blade R3 custando 500, fica difícil encontrar algum moedor de máquina que faça o trabalho melhor do que eles e por um valor abaixo.
  6. Tem que gostar do resultado sim. Ficou show de bola!
  7. Show de bola, Ivanz! Fico completinha agora. Parabéns!!! Mas por ora eu não tenho coragem de meter a serra copo na Silvinha não kkk Por isso meus parabéns dobrados a você
  8. Fala, Emerson. Cara, hoje não existe custo-benefício melhor do que o Blade R3 da MHW-3BOMBER. É comum encontrá-lo por menos de R$ 500 no AliExpress (com estoque no Brasil). E, a cada dois ou três meses, acabo vendo promoções por menos de R$ 400. É um moedor com ajuste externo, muito bem construído, com pintura de excelente qualidade — na minha opinião, superior à dos modelos da 1Zpresso e Kingrinder — e com uma facilidade de moagem sensacional. Como o cabo é longo e curvado, você acaba moendo para espresso com o mesmo conforto de quem está moendo para coados. Praticamente sem esforço. Inclusive, ele é o meu moedor preferido para torras média-escuras, pois tende a potencializar o corpo e a doçura da bebida. Sobre a DeLonghi Dedica, existem muitos vídeos de modificações para ela, pois é uma máquina bastante popular no exterior. O problema é que, no Brasil, ela costuma custar o dobro de máquinas semelhantes, como a Oster Compacta, a Xiaomi CME003, a Spirit SCE1 ou a EOS 2 em 1. Esta última, por exemplo, às vezes aparece por cerca de R$ 400 nova, com garantia de três anos pela Amazon, pagando pouco mais 24 reais de garantia estendida. Um amigo tem uma EOS (praticamente idêntica às novas Philco) e vou te dizer que a extração dela me surpreendeu. E a vaporização, então... é simplesmente surreal para a faixa de preço em que ela compete. Melhor do que a das Gaggia Classic fabricadas antes de 2019. Isso mostra que as máquinas de espresso provavelmente seguirão um caminho semelhante ao dos fones de ouvido. As marcas chinesas estão evoluindo em um ritmo impressionante e, em muitos casos, já entregam por algumas centenas de reais aquilo que exigia equipamentos muito mais caros há poucos anos. Não estou dizendo que uma EOS seja melhor do que uma máquina premium moderna. Mas é inegável que a relação entre custo e desempenho está mudando rapidamente. O mercado está ficando mais competitivo, e quem ganha com isso é o consumidor. No fim das contas, acho importante começar da forma correta, mas sem gastar muito. Por isso, acredito que uma máquina de até R$ 500, combinada com um bom moedor e um tamper auto nivelante, já seja suficiente para colocar você no caminho certo.
  9. Eu não conheço este modelo a fundo. Lembra muito as SAGE. Que são bem aceitas na Europa e EUA. E realmente, pensando em preço, vi uma por 2500. E a E24 tá 5500. O que é mais que o dobro. Tudo precisa ser ponderado. Pois no Brasil tudo é caro e não dá pra investir um valor alto e se arrepender depois. Claro que isso não é totalmente evitável, mas é legal pesquisar bastante e assistir a vários vídeos sobre máquinas similares (Oster Máxima, Breville Tramontina...) e concluir se ela te atenderá bem. No aspecto visual, achei bem bonitona.
  10. Já tive a Oster Compacta e a Tramontina Breville e, embora a minha Gaggia Twin tenha um Thermoblock dedicado para a vaporização, concordo que é importante não esperar muita coisa dos thermoblocks. Mas também sinto que estas máquinas estão saindo de fábrica cada vez melhores. Claro que sou fã de caldeira. Mas o Thermoblock tem suas vantagens.
  11. Eu acho que máquinas como essa são muito subestimadas no meio do café especial — e de forma totalmente equivocada. Gostar de café não deveria ser o cumprimento de uma convenção. Cada pessoa tem um perfil, uma rotina, uma disponibilidade de tempo e recursos diferentes. Por isso, devemos nos concentrar no que queremos da experiência e no que a máquina é capaz de entregar. Dito isso, acredito que máquinas como essa podem ser um milhão de vezes mais interessantes do que uma GC-E24 para muitas pessoas. Você liga a máquina, coloca o café no filtro e realiza a extração. E por ser uma máquina com duplo thermoblock, já consegue vaporizar o leite em seguida e, em dois ou três minutos, ter um cappuccino pronto. Agora, se o objetivo for consumir predominantemente torras claras, explorar extrações modernas de espresso ou buscar ajustes milimétricos de variáveis, como temperatura, além de alta repetibilidade, aí acredito que essa máquina possa não atender tão bem. Mas, de modo geral, acredito que, se mais pessoas entrassem no hobby do café com máquinas como essa e consumindo torras média-escuras, veríamos menos gente se decepcionando e abandonando o hobby. Eu não largo minha Gaggia nem minha Silvia. Mas nem por isso costumo indicá-las. Pois sei o quão ordinárias elas podem ser rs
  12. Bom dia, Jamerson. Acho que o melhor conselho que posso te dar é procurar uma Philco 15 bar usada. É relativamente comum encontrar unidades entre R$ 200 e R$ 300 na OLX. A partir dela, você poderá sentir se realmente gosta do universo do espresso antes de fazer investimentos maiores. Isso porque, se você gastar R$ 700 em uma máquina nova, dificilmente conseguirá revendê-la por mais de R$ 400 no futuro. Ou seja, acabará perdendo uma parte relevante do capital, algo que você já deixou claro ser uma preocupação importante. Sobre a pressão, acredito que a opção de 15 bar usada seja uma escolha melhor, tanto pelo preço quanto pelos 5 bar a menos. Pode parecer pouca diferença, mas, na prática, 5 bar representam uma mudança significativa na extração. De forma simplificada: se você comprar a máquina de 15 bar e utilizar um filtro despressurizado de 18 gramas (51 mm), poderá moer o café um pouco mais grosso para reduzir o risco de canalização. Assim, a pressão elevada da máquina tende a ser melhor controlada por uma moagem mais grossa e um puck mais profundo, resultando em uma extração mais equilibrada/controlada. Já 20 bar é uma pressão muito excessiva e mais difícil de contornar na prática. Outra dica, é que independente da escolha, procure por cafés de torra média-escura, pois muitos iniciam com torra média/clara e se decepcionam com o café entregue na xícara. Aí se curtir, com o tempo vai buscando outros perfis de torra, extração e proporção. Abraços!!!
  13. Olá, Pedro. Um tamper que venho gostando muito é o da MHW-3BOMBER SPRING LOADED IMPACT FORCE. É de 58.5mm. E com pressão calibrada de muita qualidade.
  14. Abre um ReclameAqui contra o AliExpress por responsabilidade solidária. Eles respondem lá. Pois a Starseeker anuncia 1 ano de garantia. Outra coisa: se compro no Ali, edite sua avaliação para mostrar o descaso da Starseeker.
  15. Belo kit, mano. Muito organizado e sem ocupação exagerada de espaço. O meu, infelizmente, ainda me consome muito espaço, pois não abro mão da Aeropress Go e, agora, nem deste demônio da Oxo Rapid Brew. Por isso, acabo tendo que levar os dois hehe
  16. Vlw pelo feedback, Marcio. Acho que foi a primeira pessoa no mundo a avaliar hehe Mas é uma pena a Timemore errar de novo no range para espresso. Não faz sentido entregarem um moedor que moe muito fino, mas não fino o suficiente. De qualquer forma, parabéns pelas análises iniciais do moedor.
  17. Boa tarde, Andre. Com este orçamento, acho que estas são as melhores opções (todos os valores puxados do Aliexpress, desde que com estoque no Brasil pelo vendedor): ELÉTRICO: Starseeker E55 Pro (R$ 1000-1200) Starseeker Edge (R$ 1100-1300) Hibrew G5 (R$ 700-1000 - como seu foco é espresso, ele é bem competente nesta área) MANUAL: MHW-3BOMBER Blade R3 (R$ 450-600 - como eu sou fã de espresso tradicional, acho que o Blade faz um trabalho irretocável com torras médias escuras ou somente escuras) 1Zpresso J (R$ 800-1200 - acho um moedor subestimado, pois como não tem ajuste externo, ficou meio esquecido. Mas é o moedor que uso para torras médias, tanto no espresso, quanto nos coados) Timemore C5 ESP PRO (R$ 400-100 - é um moedor especializado em espressos. Concorrente direto do Blade R3. Mas com uma construção mais sofisticada) Mavo Phantox Pro (R$ 1100-1800 - é o meu moedor de torra clara, tanto para coados, quanto para espressos modernos. O moedor é simplesmente sensacional. Entrega algo que nenhum outro entrega. Ele é muito singular - como o ZP6 é para a claridade nos coados) 1Zpresso J-ULTRA ou K-ULTRA (R$ 1800-2500 - o K-Ultra é o pau pra toda obra. É excepcional nos espressos e nos coados. Já o J-Ultra é o que vc procura: foco nos espressos) Mischief M40 (R$ 400-700 - moedor polêmico, pois é uma cópia do C40. Mas ainda assim, extremamente qualificado para coados e espressos, pois já vem com o red clix de fábrica. E o preço do original C40 não se justifica) *Sem o Kingrinder K4 no mercado, fica difícil indicar algum modelo da marca para espresso. Até tem o Kingrinder K2, mas como está muito caro pelo o que entrega, não sei se compensa. Mas de qualquer forma, fica aí a citação Espero ter ajudado. Sucesso aí!!!
  18. Começo a contar do zero. E no meu, antes do zero, tem uns 27 clicks. Estou ficando preocupado rs
  19. Carai... Na Silvia eu navego entre 50-60 clicks. Se eu moer nos 37 a água não passa nem pelo puck screen kkkk
  20. Cara, já existem avaliações em fóruns de que este H60 não produz controle de qualidade algum. O que faz você depender da sorte sobre a unidade que irá receber, Aliás, a Havmore é uma péssima marca. Que pode até melhorar como muitas chinesas melhoraram a partir do momento que investiram em tecnologia e engenharia. Mas hoje, ela não passa de uma empresa que usufrui de whitelabels e estoques de produtos ruins. Pelo mesmo preço você consegue o Mischief M40. Que também não é engenharia própria da Mischief, pois é um clone descarado do C40. Mas é aquela coisa: "Da Ya Think I'm Sexy?" é um plágio descarado do Rod Stewart da música "Taj Mahal" do Jorge Ben. Mas isso não altera em nada o fato de "Da Ya Think I'm Sexy?" ser uma ótima música.
  21. Eu estava em dúvida em pegar ele na semana passada, mas como ele não é bom para Espresso e o mod para melhorá-lo não traz qualidade, decidi por deixar passar. Aliás, foi um membro que me disse que um amigo fez a mod e o moedor não ficou bom. Agora, para pull over dizem que ele entrega muuuuuuito pelo preço.
  22. Nem tinha pensado nos PF de 51mm. E de fato, eles são os que mais precisam, pois é raro ter algum de 51mm com rosca. Depois de ver o seu scace, vou atrás de fazer um pra mim também
×
×
  • Criar Novo...