Ir para conteúdo

Comandante C40 X Mischief M40


MarcioMO

Postagens recomendadas

Boa noite!

Compartilho minhas impressões em complemento ao comparativo do Thales (naosoubarista). Segue link:

 

As peças de ambos (o meu C40 é MK3, diferente do MK4 do video do Thales) são todas intercambiáveis.

-C40 pesa 10g acima do M40

-Som ao ajustar a moagem e ao moer é ligeiramente diferente sendo o C40 mais grave

-Sensação ao moer no C40 é ligeiramente mais macio

-Pintura de preto no corpo do M40 é direto no aço

-Tampas anti pop corn idênticas e de ótima qualidade

-Copos coletores de vidro bem parecidos

-Mós idênticas. Vide fotos

-O eixo do M40 é praticamente da mesma precisão que o Red clix. Vide fotos

 

Testes

V60 - kasuya 4:6 - 42 clicks em cada

Café torra media da Um coffee - limão, açúcar mascavo, amêndoas caramelizadas e chocolate

15g com 226,3g em 3min12s para o C40 e 5s antes para M40

Quente- c40 mais doçura e aromas, M40 mais acidez

Morno- a acidez aparece mais ainda no M40

Enquanto que no C40, as notas de chocolate e açúcar mascado ficam mais evidentes. No M40 a acidez aparece muito. O resultado aqui é a gosto do freguês...eu gosto mais da doçura do C40.

As borras das extrações são similares, parecendo que o M40 gera menos boulders. Desculpem, mas não tive paciência nem tempo para passar na Kruve...

 

Outros 5 testes foram feitos e o que ficou mais próximo, continuando no kasuya 4:6, foi:

40 clicks para o M40 contra 42 para C40

Café da Um coffee (limao, mel e floral)

15g a 94oC em 3 minutos (ambos)

Quente- aromas iguais (limao, mel e floral) e o M40 apresentando mais acidez.

Morno - diferença de acidez e doçuras aumentadas com mais presença de mel e floral para C40.

 

Deixando de lado questões relacionadas ao M40 ser cópia do C40 e concentrando no que eles custam e entregam, o M40 é um ótimo custo benefício, pois custa cerca de 500 no Aliexpress. Enquanto que o C40 está cerca de 3000 reais no Dealer oficial no Brasil e custa uns 300 euros em lojas online.

 

Bons cafés!

 

 

 

 

3c56235c04cce9172fd36243dd6a1059.jpgb9731a0ca6dbf3dc32d454f95f1bc7d3.jpgb17e311fcf2a5d47f368b9dee76aef22.jpgaff8331653b8fad770c45129854ea6e8.jpg4d67ec2ba63f22aef56af43b033c0d30.jpg315da3c940d66a17411897d52ea36ab9.jpg8626e2371344f3d5efc60baf2bf83589.jpgd67b26bd917dce86c48fd643ef06f086.jpg90a9546b11fcf17ba3e5caae802ebd24.jpg

 

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

 

 

  • Curtir 8
  • Agradeço 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, MarcioMO disse:

 

Boa noite!

Compartilho minhas impressões em complemento ao comparativo do Thales (naosoubarista). Segue link:

 

 

As peças de ambos (o meu C40 é MK3, diferente do MK4 do video do Thales) são todas intercambiáveis.

-C40 pesa 10g acima do M40

-Som ao ajustar a moagem e ao moer é ligeiramente diferente sendo o C40 mais grave

-Sensação ao moer no C40 é ligeiramente mais macio

-Pintura de preto no corpo do M40 é direto no aço

-Tampas anti pop corn idênticas e de ótima qualidade

-Copos coletores de vidro bem parecidos

-Mós idênticas. Vide fotos

-O eixo do M40 é praticamente da mesma precisão que o Red clix. Vide fotos

 

Testes

V60 - kasuya 4:6 - 42 clicks em cada

Café torra media da Um coffee - limão, açúcar mascavo, amêndoas caramelizadas e chocolate

15g com 226,3g em 3min12s para o C40 e 5s antes para M40

Quente- c40 mais doçura e aromas, M40 mais acidez

Morno- a acidez aparece mais ainda no M40

Enquanto que no C40, as notas de chocolate e açúcar mascado ficam mais evidentes. No M40 a acidez aparece muito. O resultado aqui é a gosto do freguês...eu gosto mais da doçura do C40.

As borras das extrações são similares, parecendo que o M40 gera menos boulders. Desculpem, mas não tive paciência nem tempo para passar na Kruve...

 

Outros 5 testes foram feitos e o que ficou mais próximo, continuando no kasuya 4:6, foi:

40 clicks para o M40 contra 42 para C40

Café da Um coffee (limao, mel e floral)

15g a 94oC em 3 minutos (ambos)

Quente- aromas iguais (limao, mel e floral) e o M40 apresentando mais acidez.

Morno - diferença de acidez e doçuras aumentadas com mais presença de mel e floral para C40.

 

Deixando de lado questões relacionadas ao M40 ser cópia do C40 e concentrando no que eles custam e entregam, o M40 é um ótimo custo benefício, pois custa cerca de 500 no Aliexpress. Enquanto que o C40 está cerca de 3000 reais no Dealer oficial no Brasil e custa uns 300 euros em lojas online.

 

Bons cafés!

 

 

 

 

3c56235c04cce9172fd36243dd6a1059.jpgb9731a0ca6dbf3dc32d454f95f1bc7d3.jpgb17e311fcf2a5d47f368b9dee76aef22.jpgaff8331653b8fad770c45129854ea6e8.jpg4d67ec2ba63f22aef56af43b033c0d30.jpg315da3c940d66a17411897d52ea36ab9.jpg8626e2371344f3d5efc60baf2bf83589.jpgd67b26bd917dce86c48fd643ef06f086.jpg90a9546b11fcf17ba3e5caae802ebd24.jpg

 

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

 

 

 

Ótima análise. Lembro que em um post anterior, você havia dito que o R11 era a melhor opção custo-benefício para coados com certa proximidade do C40 (mó com nitrogênio e outros fatores). Você mantém essa opinião ou o Mischief M40 tomou esse posto do R11? Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima análise. Lembro que em um post anterior, você havia dito que o R11 era a melhor opção custo-benefício para coados com certa proximidade do C40 (mó com nitrogênio e outros fatores). Você mantém essa opinião ou o Mischief M40 tomou esse posto do R11? Valeu!
Ah sim! O M40 é um cópia bem feita mesmo! Então, para coados ele é o melhor, pois é praticamente o C40.
Para espresso, acho ambos não muito bons para moer. E geralmente nao gosto muito do espresso que geram como resultado. Para espresso, continuo sendo kinu!

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, MarcioMO disse:

Ah sim! O M40 é um cópia bem feita mesmo! Então, para coados ele é o melhor, pois é praticamente o C40.
Para espresso, acho ambos não muito bons para moer. E geralmente nao gosto muito do espresso que geram como resultado. Para espresso, continuo sendo kinu!

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

Uma última dúvida: com relação à clareza nas notas (florais, por exemplo), você indicaria o M40 ou o  Kingrinder K6, visto que estão com preços bem próximos? Valeu, Márcio!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma última dúvida: com relação à clareza nas notas (florais, por exemplo), você indicaria o M40 ou o  Kingrinder K6, visto que estão com preços bem próximos? Valeu, Márcio!
M40! Ressalta mais! O k6(k plus, k max,k pro) é muito bom para coados. E para espressos (mais claros, com menos corpo, mas mais claridade nas notas) pela facilidade e precisão dos ajustes no colar externo. Mas no resultado na xicara de coados, prefiro o do M40.



Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente Review! 

Estou a pensar após o seu excelente review: se as peças do MK3 são intercambiáveis com o M40, isso significa que o Red Clix original serviria no Mischief? Isso aumentaria a precisão?

(Fiquei com a dúvida e encontrei este vídeo: https://youtu.be/SxcJI65Fgjk)

Nordic Coffe

A legenda de idiomas não ocidentais é péssima. Mas vale conferir.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente Review! 
Estou a pensar após o seu excelente review: se as peças do MK3 são intercambiáveis com o M40, isso significa que o Red Clix original serviria no Mischief? Isso aumentaria a precisão?
(Fiquei com a dúvida e encontrei este vídeo: https://youtu.be/SxcJI65Fgjk)

A legenda de idiomas não ocidentais é péssima. Mas vale conferir.
 
Sim, mas o eixo que vem no M40 é um red clix na prática. Assim, não faz muito sentido compra o red clix para colocar.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/05/2023 at 22:48, MarcioMO disse:

M40! Ressalta mais! O k6(k plus, k max,k pro) é muito bom para coados. E para espressos (mais claros, com menos corpo, mas mais claridade nas notas) pela facilidade e precisão dos ajustes no colar externo. Mas no resultado na xicara de coados, prefiro o do M40.



Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

Ola, tbm comprei um Mischief M40 e fiquei impressionado com a qualidade do moedor, otima construção, pra mim o fato dele caber bastante café é ótimo, notoriamente ele eh mais lento que o Kingrinder K6, mas realmente concordo com vc Márcio, as notas ficam um pouco mais ressaltadas que no K6, ainda estah em teste, mas notei um pouco mais de corpo tbm (dependendo do café usado) e isso me agradou bastante, realmente conseguiram fazer uma ótima cópia, estou bem contente com ele, não faço espresso, mas não acho que seria o mais indicado pra isso. Acho que com os descontos de vendedor..aliexpress..promo..saiu R$427,00 , sem duvida um otimo custo benefício (não fui taxado). E assim, vendo o video do naosoubarista e tbm o teste e opinião do Márcio, sinceramente, não consigo ver algum cenário onde se compense comprar o Comandante C40, é dinheiro demais, não se justifica, esse pessoal tem que voltar de Nárnia pro mundo real e baixar consideravelmente o preço do moedor deles..Claro que quem eh entusiasta (fã) ou trabalha profissionalmente com café compra o C40 por ser um moedor muito famoso no mundo do café/barismo internacional, mas nunca pensando em preço ou custo x benefício.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, fabrizzio.

Podes compartilhar a experiência de cliques em relação ao método utilizado?

Se tiver alguma regulagem favorita, ajudaria. Comprei um também e espero chegar. 

Em relação a empresa que produz o comandante, pude verificar que toda a produção é local, com mão de obra em $euro.

Além disso, um colega alemão me disse que há modelos que saem a $ 1200 (em conversão direta para o real).

Não seria tão caro assim se não fossem os impostos, acho.

Enfim, é algo a se debater. Penso que um comandante adquirido a bom preço pode durar muitos anos.

O mischief ainda é um mistério de durabilidade. Sem contar que o símbolo da âncora e caveira dá a entender que é "pirata" (o próprio site oficial da empresa é suspeito, sem contar a tradução direta da palavra título).

É isto. Sigamos explorando custo x benefício.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço V60, estou testando do click 36 ao 44, foram esses que usei ateh agora. Faço receita tipo James Hoffmann (gosto mais). Desses clicks que uso, não tive nenhuma preferencia com essa mesma receita ainda. Realmente quanto a durabilidade, não faço a mínima idéia, mas mesmo assim, com certeza, compraria, e se não durar tanto, compraria um outro novo, e daqui a pouco jah tem cópia ou similares de C40 MK4 ou moedores similares ainda melhores..justamente pelos altos impostos e custos é que comprei ele, tenho 2 timemore C2, 1 Kingrinder K4 e 1 K6 e o Mischief M40, todos eles somados, ainda falta dinheiro pra comprar um Comandante C40, de qualquer jeito, pra mim, não se justifica comprar o C40. Quanto a empregar mão de obra local..alemã no caso, isso não me sensibiliza, se fossem brasileiros, pensaria diferente. até pq os Alemães com certeza estão pouco se fudendo pra nóis brasileiros (desculpa mas essa é minha opinião).

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disponha, ainda estou fazendo vários testes com várias moagens, em diversos cafés, mas concordo com as opiniões do Marcio com relação ao M40 (é bem por aí mesmo) , aproveitando para parabenizar o MarcioMO (Moedor Master) que me deu a dica desse moedor, acabei mandando vir pelo Aliexpress, chegou em 17 dias e estou bem satisfeito com ele por enquanto nos coados, no espresso não posso dizer, pq por enquanto não faço. Se puder olhar os comentários do teste desse moedor M40 no canal de youtube do NaoSouBarista, concordo tbm com os comentários do RegisAssao sobre o Mischief M40, e como ele, tbm acho que o Kingrinder K4 e K6 são otimos, vai mesmo por algum detalhe ou caracteristica que vc valoriza mais.. (ajuste externo eh um trunfo dos Kingrinder K4 e K6 e a velocidade deles tbm eh melhor) Eu no momento, comparando com o K6, estou preferindo um pouco mais o sensorial dele na xicara..mas ainda preciso fazer mais testes pra realmente se certificar disso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkk.

Achei engraçado. Mas duvido que isso tenha a ver com governo específico. Uma hora ou outra vão ou iriam taxar. 

Nos últimos anos, disparou a importação de produtos e esta importação em alguma medida pode ser desleal (em termos burocráticos e econômicos, a China está em questão em todos os centros comerciais internacionais).

O debate seria: qual o valor justo? 20 a 30%? Pagar um imposto bipartido? 10 % ao Estado e 10% à União?

Enfim, é isso. Bons cafés

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/05/2023 at 22:22, MarcioMO disse:

Ah sim! O M40 é um cópia bem feita mesmo! Então, para coados ele é o melhor, pois é praticamente o C40.
Para espresso, acho ambos não muito bons para moer. E geralmente nao gosto muito do espresso que geram como resultado. Para espresso, continuo sendo kinu!

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

O M40 e o R11 são bem próximos para coados ou vale a pena fazer a troca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O M40 e o R11 são bem próximos para coados ou vale a pena fazer a troca?
Olá.
Já tinha dado minha opinião...prefiro o M40

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Gostaria de saber se vale a pena se desfazer do R11 pelo M40. Se essa diferença é justifica. Tipo fazer a troca de um C2 por um C3. O C3 é melhor que o C2 mas talvez não valha a pena pois a diferença é pequena. Por outro lado, trocar um iCafilas por um k6 provavelmente valeria. Minha pergunta é o tamanho dessa diferença de qualidade se vale o esforço de trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Gostaria de saber se vale a pena se desfazer do R11 pelo M40. Se essa diferença é justifica. Tipo fazer a troca de um C2 por um C3. O C3 é melhor que o C2 mas talvez não valha a pena pois a diferença é pequena. Por outro lado, trocar um iCafilas por um k6 provavelmente valeria. Minha pergunta é o tamanho dessa diferença de qualidade se vale o esforço de trocar.
A resposta é bem subjetiva...KKKK
Em termos de resultados, acho que não. Mas a construção, design e sensação de moagem no M40 são bem melhores.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, venho relatar que os cafés que comecei a fazer com o Mischief M40, desde quarta, quinta e sexta passada, começaram a ficar bem mais ácidos, usando exatamente os mesmos cafés conservados no freezer, com a mesma moagem, com exatamente a mesma agua, e a mesma receita. Desde quando comecei a usar o moedor, o café estava saindo redondinho, doce, com certo corpo e acidez agradável, todo café que fazia saía redondinho, mas notei que dps a acidez começou a tomar conta..pode ser que as mós amaciaram e agora ele está mostrando sua verdadeira moagem e consequentemente resultado com mais acidez, como o Márcio descreveu em seus testes? Será que soh me resta abrir mais essa moagem, pra equilibrar mais essa acidez no conjunto?? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, venho relatar que os cafés que comecei a fazer com o Mischief M40, desde quarta, quinta e sexta passada, começaram a ficar bem mais ácidos, usando exatamente os mesmos cafés conservados no freezer, com a mesma moagem, com exatamente a mesma agua, e a mesma receita. Desde quando comecei a usar o moedor, o café estava saindo redondinho, doce, com certo corpo e acidez agradável, todo café que fazia saía redondinho, mas notei que dps a acidez começou a tomar conta..pode ser que as mós amaciaram e agora ele está mostrando sua verdadeira moagem e consequentemente resultado com mais acidez, como o Márcio descreveu em seus testes? Será que soh me resta abrir mais essa moagem, pra equilibrar mais essa acidez no conjunto?? 
Acho que precisa moer mais fino para diminuir acidez, certo?
E não deve ser s mós não. A não ser que já tenha moido bastante café...

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


Eu comprei esse moedor, mas ainda não chegou. Será que deve me preocupar?! Kkkk
Acho que não. Eu tenho o JX pro é posso garantir que puxa muito mais a acidez... E se, por acaso, não gostar vende...

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, hj engrossei a moagem no M40 e fiz testes no V60 a 92º e 93º (estava usando 96º antes) com a mesma agua e mesmo café, consegui baixar a acidez a um ponto bem agradável, mas se perdeu um pouco das notas e corpo (principalmente as notas) , ainda estou fazendo testes, mas o café jah ficou bom, tenho comparado ao Kingrinder K6, o K6 tende a deixar corpo, doçura e acidez bem mais equilibrados e mais suave que o M40, ainda preferindo o M40 no resultado de xícara, entretanto o K6 eh bem + rápido pra moer e os clicks externos são uma facilidade e comodidade. Vou trocar a agua mineral tbm e testar de novo nos moedores, ainda intrigado como o M40 começou a apresentar bem mais acidez do que antes no resultado da xícara, acho que fiquei mal acostumado de acertar redondinho todos os cafés diferentes que fazia..enfim, tentando entender o que ocasionou isso. Obrigado pelos toques Marcio, realmente tinha que afinar a moagem. Ainda bem contente com o novo moedor (M40).

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, hj engrossei a moagem no M40 e fiz testes no V60 a 92º e 93º (estava usando 96º antes) com a mesma agua e mesmo café, consegui baixar a acidez a um ponto bem agradável, mas se perdeu um pouco das notas e corpo (principalmente as notas) , ainda estou fazendo testes, mas o café jah ficou bom, tenho comparado ao Kingrinder K6, o K6 tende a deixar corpo, doçura e acidez bem mais equilibrados e mais suave que o M40, ainda preferindo o M40 no resultado de xícara, entretanto o K6 eh bem + rápido pra moer e os clicks externos são uma facilidade e comodidade. Vou trocar a agua mineral tbm e testar de novo nos moedores, ainda intrigado como o M40 começou a apresentar bem mais acidez do que antes no resultado da xícara, acho que fiquei mal acostumado de acertar redondinho todos os cafés diferentes que fazia..enfim, tentando entender o que ocasionou isso. Obrigado pelos toques Marcio, realmente tinha que afinar a moagem. Ainda bem contente com o novo moedor (M40).
As vezes, por descuido, acaba indo cafe a mais ou a menos, o coador não está aquecido o suficiente, pode ter acontecido um erro na execução do método usado, etc...enfim. Melhor é ir experimentando ajustes ou ver se esse mesmo resultado tem constância. Eu uso meus 3 manuais favoritos, C40, kinu e JS variando cafés e métodos e é uma questão de gosto pessoal mesmo a forma como vai combina Los.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/05/2023 at 14:45, Fabrizzio disse:

Boa tarde, hj engrossei a moagem no M40 e fiz testes no V60 a 92º e 93º (estava usando 96º antes) com a mesma agua e mesmo café, consegui baixar a acidez a um ponto bem agradável, mas se perdeu um pouco das notas e corpo (principalmente as notas) , ainda estou fazendo testes, mas o café jah ficou bom, tenho comparado ao Kingrinder K6, o K6 tende a deixar corpo, doçura e acidez bem mais equilibrados e mais suave que o M40, ainda preferindo o M40 no resultado de xícara, entretanto o K6 eh bem + rápido pra moer e os clicks externos são uma facilidade e comodidade. Vou trocar a agua mineral tbm e testar de novo nos moedores, ainda intrigado como o M40 começou a apresentar bem mais acidez do que antes no resultado da xícara, acho que fiquei mal acostumado de acertar redondinho todos os cafés diferentes que fazia..enfim, tentando entender o que ocasionou isso. Obrigado pelos toques Marcio, realmente tinha que afinar a moagem. Ainda bem contente com o novo moedor (M40).

Olá,

Podes compartilhar novamente essa experiência depois de um tempo?

Continua a acentuação da acidez? Outro ponto a se destacar?

Comprei um M40, e vou iniciar os testes assim que chegar.

Mas tenho 3 moedores para comparar (timemore C3; 1zpresso k-ultra e este M40).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vocês também enfrentam dificuldades em estabelecer onde é o Zero do M40? A mó trava em um dado momento mas vc consegue continuar apertando a chavinha. Aí fica difícil de manter o padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vocês também enfrentam dificuldades em estabelecer onde é o Zero do M40? A mó trava em um dado momento mas vc consegue continuar apertando a chavinha. Aí fica difícil de manter o padrão.
Fala Victor.
Para mim, zero é o click imediato em que a alavanca para de se mover. Se continuar apertando além disso, pode danificar as mós. Se quiser um vídeo dá uma olhada nos do C40.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu chegou. Curiosamente, veio com o copinho de acrílico e com as peças internas de plástico incolor, ao invés do copinho em vidro âmbar e peças plásticas pretas.

Confesso que incomodou um pouco a princípio, mas já estou gostando. O copinho é de ótima qualidade e gostei muito do interior incolor.

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...