Ir para conteúdo

Koar Glass - primeiras impressões


Edx

Postagens recomendadas

Olá,

Esta é a minha primeira postagem.

(Uma experimento, pois. Se alguém quiser ajudar com dicas de postagem de imagens, agradeceria de bom grado.)

Recentemente, adquiri o Koar Glass (lançamento da Koar em 2023).

Oficialmente, a empresa diz que o Koar Glass "é um suporte de filtros feito com vidro - reciclado e reciclável - que permite uma extração de altíssima qualidade. Além de realçar a acidez do seu café [...]".

Testei ao lado do Koar de Cerâmica e notei, sim, uma diferença na acentuação da acidez do café.

Utilizei um Catuaí Amarelo, torra fresca, orgânico, de Minas Gerais (Fazenda Dutra).

Além da acidez, identiquei um leve aroma de borracha (sim, nos primeiros usos, a borracha preta do Koar Glass exala um cheiro característico não muito agradável).

Esta é inclusive uma novidade: a base do Koar Glass é de borracha ou outro material que lembra pneu. 

Depois de lavá-la bem, repeti os testes.  E o cheiro diminuiu bastante.

Em resumo:

Gostei do café extraído no Koar Glass, me agradou o corpo, a acidez, e a doçura.

É lindo e agradável de usar. Fácil de limpar. E entrega uma bebida um pouco diferente do Koar de Cerâmica.

 

 

1.1.jpg

2.jpg

3.jpg

base madeira.jpg

detallhe marca.jpg

koar base 1.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal. As fotos ficaram ótimas!

O meu Koar é o de acrílico, a base junta. Realmente, o pessoal geralmente comenta esta questão de o material da base solta passar aroma um pouco. 

E interessante ver que há novidade no perfil sensorial. Quanto ao de acrílico, creio que está mais próximo do Melitta e afins do que do v60, apesar de ser versátil, sim. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

As fotos ficaram muito boas e seu relato também. 

Eu tenho uma Koar com porta filtro em acrílico. A bebida extraída nela me agradou bastante, porém, para mim, o maior ponto negativo -- e que me faz praticamente deixar a jarra sem uso -- é a falta de segurança que eu sinto ao virar o café na xícara, pois sem apertar bem firme na fita de couro, ela acaba deslizando de minha mão. E quando digo "bem firme" entenda-se "com a sensação de que vou quebrar a jarra de tanto fazer pressão". Aí acabo usando a jarra da V60, que, mesmo não sendo tão bonita, me dá muito mais segurança e conforto na utilização. E como beleza não põe a mesa, a jarra da Koar ficou de enfeite mesmo.

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Octávio disse:

Legal. As fotos ficaram ótimas!

O meu Koar é o de acrílico, a base junta. Realmente, o pessoal geralmente comenta esta questão de o material da base solta passar aroma um pouco. 

E interessante ver que há novidade no perfil sensorial. Quanto ao de acrílico, creio que está mais próximo do Melitta e afins do que do v60, apesar de ser versátil, sim. 

Olá, Octávio.

Também acho que o Koar está próximo do Melitta e até mesmo do kalita (o meu é o similar the flat bottom da flavors).

Contudo, repetindo a seguinte receita, notei que o koar de vidro efetivamente realçou bem mais a acidez do que o de cerâmica (e do que o flat bottom).

Segue.

20g de café moído no clique 14 (timemore c3).

Misturei com o agitador (4 agulhas) da Mhw-3bomber, e fiz um "furo" na direção da saída de água (tipo o método do Hoffmann para o V60).

Fiz uma pré infusão e mais três despejos até completar 300g de água.

Ficou um café delicioso no koar de vidro. Notas cítricas realçadas, o que permitiu beber o café até mais frio.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, valacomum disse:

Olá.

As fotos ficaram muito boas e seu relato também. 

Eu tenho uma Koar com porta filtro em acrílico. A bebida extraída nela me agradou bastante, porém, para mim, o maior ponto negativo -- e que me faz praticamente deixar a jarra sem uso -- é a falta de segurança que eu sinto ao virar o café na xícara, pois sem apertar bem firme na fita de couro, ela acaba deslizando de minha mão. E quando digo "bem firme" entenda-se "com a sensação de que vou quebrar a jarra de tanto fazer pressão". Aí acabo usando a jarra da V60, que, mesmo não sendo tão bonita, me dá muito mais segurança e conforto na utilização. E como beleza não põe a mesa, a jarra da Koar ficou de enfeite mesmo.

Saudações!

Olá,

Tive a mesma sensação com a jarra.

Como tenho duas, e como quebrei a minha jarra do kit V60, pesquisei sobre como dar nós em cadarço de couro.

Daí consigo fazer um nó mais firme. Detalhe: é preciso ir reapertando oara dar segurança e não encher muito a jarra com café.

Eu gosto deste modelo porque minha balança é muito pequena (exagram da wacaco). E a jarra cabe certinho.

Seria importante que a Koar disponibilizasse uma alternativa à tira de couro. Algo que desse firmeza e facilidade ao limpar.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retificando esse tópico.

O koar de vidro se encaixa melhor nos suportes do que o seu par de cerâmica (tanto o de bambu/madeira quanto o de borracha). 

Como custa baratinho esse suporte no site, essa é uma ótima notícia.

Esse encaixe melhor me parece transmitir mais segurança ao deixar em cima do decanter  (eu já derrubei uma clever e sempre busco me atentar a este quesito).

No mais, tenho adorado o método e atualmente exploro muito o koar nos filtrados aqui em casa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...