Ir para conteúdo

Regulagem espresso


Postagens recomendadas

Olá, pessoal.

Comecei a me interessar por espressos e comprei uma Oster Primalatte II, um Kingrinder K4, distribuidor, Tamper, filtro não pressurizado, balança. Fiz várias regulagens de moagem com 2 cafés diferentes (um deles o San Alberto, um café muito premiado que trouxe da Colombia, mas não consegui fazer uma regulagem decente). Achei uma extração equilibrada, mas muito distante dos cafés que tomei na própria loja deles.

A grande questão é que minhas extrações não seguem padrão algum de tempo de extração (apesar de respeitarem o esperado para o paladar, quando afina ou engrossa a moagem). Faço 2, 3 extrações no mesmo click de moagem e o tempo varia consideravelmente (5, até 10 segundos) pra extrair a mesma quantidade de bebida. E o mesmo acontece quando mudo a moagem, um exemplo quando afino ainda mais e era esperado um tempo maior de extração do que no click anterior, mas acaba a bebida sendo extraída mais rapidamente.

Saberiam me auxiliar com o que pode estar acontecendo? Sei que não é uma máquina maravilhosa, mas já vi muitos canais dizendo que conseguem extrair espressos muito bons dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que está relatando, provavelmente é uma falha de distribuição / canalização que está ocorrendo na extração. 

Em quanto tempo, em média, está extraindo? Se não me engano essa máquina não tem OPV, então se moer muito fino a pressão tende a ir muito alto (mais de 10bar) e gerar falhas de canalização.

Você já tentou utilizar uma técnica de distribuição WTD (até mesmo por palito de dente ou clip) para tentar equalizar tuas extrações?

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Além do que o colega falou, veja como está a compactação do bolo. O tamper tem seus melindres e leva um tempo até pegar o jeito, manter a regularidade e aprender quando vale a pena exercer um pouco mais ou um pouco menos de pressão.

Saudações!

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive um problema parecido com a minha Breville.

No meu caso, a distribuição estava perfeita e mesmo assim as extrações ficavam irregulares. Depois de muito tempo quebrando a cabeça com isso eu notei que o problema tinha relação com o uso de um puck screen e/ou de uma distância inadequada do bolo de café até o chuveiro.

Sendo assim, se mesmo depois de boa distribuição você ainda tiver esse problema, tente reduzir a dose de modo aumentar a distância entre o bolo e o chuveiro e verifique se melhora. Se tiver usando um puck screen, deixe de usar ele primeiro e faça o teste.

Outro ponto. Você dificilmente vai atingir um resultado tão bom quanto o de uma máquina profissional, que consegue condições mais ideais para a extração. Mas ainda dessa maneira você consegue bons espressos. 

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, eldermarco disse:

Eu tive um problema parecido com a minha Breville.

No meu caso, a distribuição estava perfeita e mesmo assim as extrações ficavam irregulares. Depois de muito tempo quebrando a cabeça com isso eu notei que o problema tinha relação com o uso de um puck screen e/ou de uma distância inadequada do bolo de café até o chuveiro.

Sendo assim, se mesmo depois de boa distribuição você ainda tiver esse problema, tente reduzir a dose de modo aumentar a distância entre o bolo e o chuveiro e verifique se melhora. Se tiver usando um puck screen, deixe de usar ele primeiro e faça o teste.

Outro ponto. Você dificilmente vai atingir um resultado tão bom quanto o de uma máquina profissional, que consegue condições mais ideais para a extração. Mas ainda dessa maneira você consegue bons espressos. 

A distancia do bolo do café para o chuveiro é muito importante. Também quebrei muito a cabeça (e desperdicei muito café kkkk) com isso.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...