Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Boa noite pessoal, sou novo aqui no fórum mas já gostei bastante do que eu vi aqui na comunidade, mas agora vamos a dúvida..
Já fazem uns 2 anos que tenho uma Oster Prima Latte, e recentemente (uns 8 meses) peguei um moinho Timemore C2 e neste mês comprei 2 filtros despressurizados para a Prima Latte que ainda não chegaram, mas ouvi falar que com eles é possível extrair ótimos espressos.

Encontrei uma oportunidade de upgrade interessante:
- Tramontina Breville sem moedor integrado
- Moedor Tramontina Breville Express (automático)

Por um valor de R$ 4.200, os equipamentos foram pouco usados e estão em otimo estado.

Apesar de ser um valor relativamente alto, gostaria da opinião da comunidade para entender melhor se este seria um bom caminho e se os espressos iriam realmente melhorar.
Sei também que a extração de espressos é bem complexa e existem muitas variáveis a considerar, porém comparando uma Prima Latte acompanhada de filtros despressurizados VS esse novo possível upgrade, realmente faria uma boa diferença?

Também considerei gastar um pouco mais e pegar uma super automática de qualidade (não sei qual) para ganhar na praticidade e consistência e deixar a parte manual na prima latte mesmo, porque minha ideia não é abandonar as máquinas manuais/semiautomáticas. Mas vou criar outro tópico para levantar esse ponto.

Obrigado desde já pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esse orçamento, eu compraria uma Silvia usada e um K4, talvez faltasse aí uns 400 reais.

Posteriormente, juntaria mais uns 1000 reais e faria a mod da Gaggiuino que o pessoal tá fazendo aqui, aproveitando que o @Felipe_Silva está fazendo exatamente na Silvia e talvez até disponibilize uma PCB ou kit completo no futuro. 

Ou juntaria uns 500 reais e colocaria apenas dimmer, PID e manômetro. 

Precisa ter um pouco de vontade pra fazer as mods, mas os cafés não se comparam ao de uma Tramontina Breville ou Oster Xpert.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, regisassao disse:

Com esse orçamento, eu compraria uma Silvia usada e um K4, talvez faltasse aí uns 400 reais.

Posteriormente, juntaria mais uns 1000 reais e faria a mod da Gaggiuino que o pessoal tá fazendo aqui, aproveitando que o @Felipe_Silva está fazendo exatamente na Silvia e talvez até disponibilize uma PCB ou kit completo no futuro. 

Ou juntaria uns 500 reais e colocaria apenas dimmer, PID e manômetro. 

Precisa ter um pouco de vontade pra fazer as mods, mas os cafés não se comparam ao de uma Tramontina Breville ou Oster Xpert.

Olá Regis, a Silva que vc menciona seria a Rancilio Silvia?

E essa máquina só é possível encontrar usada né?

Eu realmente gostei da máquina, já vi varios reviews e testes com ela porém o valor de uma usada fica em torno de 6.000 reais, qual seria a alternativa aqui para ou pagar mais barato?

Outra coisa, mesmo ela sem os mods ainda é muito superior a Oster Xpert e Breville?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa mesma. No Brasil, a 4k, só usada, mas é possível encontrar máquinas em bom estado.

O problema é que algumas pessoas ficam o dia inteiro na OLX e compram logo que aparece, revendendo por 6k aqui no fórum. É o negócio deles.

O lance é ficar de olho no OLX, ML, FB etc, e arrematar logo. Tem uns grupos de whats tbm que a galera revende entre os usuários. 

Sobre a performance, de partida e sem mods eu me arriscaria dizer que não é melhor, você precisa aprender a surfar a temperatura, por exemplo. Mas é uma máquina parruda, com mods pode até ser sua definitiva, e não vem com o moedor inútil que só ocupa espaço na máquina e bancada.

Se comprar no exterior, acho que fica em torno de 1,2 mil dólares com o kit da Auber (vendido pela Seattle Coffee Gear) ou uns 1,8 mil se for a Silvia Pro X.

Se tiver paciência, você acha a Silvia usada a 4k. Falei isso outro dia para outro usuário e já apareceram duas nesse meio tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu comprei a Rancilio Silvia (aqui do fórum, por pouco mais de 4 mil), estava também de olho em uma Fiamma Mini Bar que o @Fogo ruivo havia oferecido. Acabei escolhendo a Silvia pela pequena diferença de tamanho (um pouco menor) e porque já vinha com PID e mais acessórios. Mas se tivesse perdido a Silvia, teria comprado a Fiamma (ou uma Gaggia Classic nova). Ah, eu já tinha moedor para espresso.

Arriscar em uma usada mais antiga pode valer a pena nesses modelos mais robustos, com maior chance de durabilidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, regisassao disse:

Essa mesma. No Brasil, a 4k, só usada, mas é possível encontrar máquinas em bom estado.

O problema é que algumas pessoas ficam o dia inteiro na OLX e compram logo que aparece, revendendo por 6k aqui no fórum. É o negócio deles.

O lance é ficar de olho no OLX, ML, FB etc, e arrematar logo. Tem uns grupos de whats tbm que a galera revende entre os usuários. 

Sobre a performance, de partida e sem mods eu me arriscaria dizer que não é melhor, você precisa aprender a surfar a temperatura, por exemplo. Mas é uma máquina parruda, com mods pode até ser sua definitiva, e não vem com o moedor inútil que só ocupa espaço na máquina e bancada.

Se comprar no exterior, acho que fica em torno de 1,2 mil dólares com o kit da Auber (vendido pela Seattle Coffee Gear) ou uns 1,8 mil se for a Silvia Pro X.

Se tiver paciência, você acha a Silvia usada a 4k. Falei isso outro dia para outro usuário e já apareceram duas nesse meio tempo.

O problema nesse caso de importar é a paulada dos impostos chegando aqui no Brasil, principalmente para uma máquina de café que deve ter muita chance de ser taxada.

Fico no aguardo de usadas então, terei paciencia! :D

Enquanto isso vou absorvendo conhecimento e praticando..

Aproveitando também.. daqui uns meses vou para Espanha, vc ou alguem será q tem sugestão de cafeterias boas por lá ou até de lojas que compensem ser visitadas? Quem sabe não trago alguma coisa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ivoesazevedo disse:

Quando eu comprei a Rancilio Silvia (aqui do fórum, por pouco mais de 4 mil), estava também de olho em uma Fiamma Mini Bar que o @Fogo ruivo havia oferecido. Acabei escolhendo a Silvia pela pequena diferença de tamanho (um pouco menor) e porque já vinha com PID e mais acessórios. Mas se tivesse perdido a Silvia, teria comprado a Fiamma (ou uma Gaggia Classic nova). Ah, eu já tinha moedor para espresso.

Arriscar em uma usada mais antiga pode valer a pena nesses modelos mais robustos, com maior chance de durabilidade.

Essa Gaggia Classic que o pessoal se refere são aquelas coloridas?
Vi em alguns tópicos se não me engano que essas novas Gaggias são na verdade Poemia com carcaça de Gaggia.. Confere isso ou é balela?

Tem algum modelo especifico da Gaggia Classic que faça referencia as verdadeiras Classic?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá pessoal, vou dar uma ressuscitada nesse tópico que criei.

Estou em um grande impasse para realizar upgrades, e vou explicar os motivos..

Primeiramente meu setup atual é o seguinte:

  • Oster Prima Latte 2 com filtros despressurizados para melhorar a extração.
  • Moedor Timemore C2
  • Funil e Tamper 51mm (impressos em 3d)

Sempre utilizo grãos com torra recente e atualmente venho provando o chocolate caramelo da Netcafés.
Já percebi que com o Timemore C2 a moagem fica no click 11 e demora MUITO, se tornando bem inconveniente, em comparação a clicks maiores para fazer um coado por exemplo. Portanto podemos dizer que para um espresso, o Timemore C2 "quebra um galho", mas não é o ideal.

Dado esse fato, também queria constatar que adoraria comprar alguns acessórios para facilitar a vida como: WDT, distribuidor, tamper,
Porém fico com receio de investir nesses acessórios de 51mm (para usar na Prima Latte) sendo que a minha ideia é vende-la, para comprar outra máquina, e ao mesmo tempo também penso em vender a Prima Latte e ir para as super automáticas (sei que um espresso bem tirado em uma semi não se compara ao de uma SA), mas dessa forma pelo menos sei que existe uma consistência e conveniência para curtir um espresso, além de que, sou o único que gosta do trabalho/rotina de uma semi-automática por aqui, então a ideia seria investir em uma máquina e moedor de melhor qualidade futuramente, ou quando pintar uma oportunidade, e falo de máquinas que realmente são diferenciadas, por exemplo uma Rancilio Silvia ou Fiamma Mini Bar aliadas a um bom moedor elétrico. Enquanto isso, ficaria com a Prima Latte e uma SA.

Já estou decidido que se for para comprar uma SA seria a Gaggia Magenta Plus que após muita pesquisa acredito que me atenderia super bem.
E se for permanecer nas semi-automáticas preciso de uma luz divina, ou seja, vocês aqui do fórum com mais experiência para me recomendarem alguma que faça sentido sem gastar o mesmo valor que eu gastaria comprando uma Gaggia SA por exemplo.

Até vi um "combo completo" de uma Breville, nos classificados aqui do fórum que acompanha todos os acessórios como, tamper, distribuidor etc.. porém o valor é o mesmo de uma SA, e por já ter a minha Prima Latte com o upgrade de filtro despressurizado não sei se migrar para uma Breville seria inteligente em relação ao alto investimento.
https://forum.clubedocafe.net/topic/10252-vendo-breville-infuser-110v-com-upgrades-kit-de-acessórios-bravo-moedor-1zpresso-j-max-r-4000/#comment-239301

O que vocês fariam na minha posição?
Aberto a sugestões!

Obrigado pessoal, tenho aprendido muito na comunidade. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem gente bem feliz só com mods na Prima Latte, como o @Evandro Toniati. Ja que vai comprar uma SA, eu faria no maximo as mods.

Agora, o que te faria mais diferença no momento seria um moedor. O K4 com todos os descontos do momento no Ali tá saindo a uns 470 reais e ainda tem 5% no cuponomia de cashback e os pontos do sei cartão. O K2 tá saindo a 335 (cupom amor25 em cima dos 17 reais de desconto a cada 150 gastos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, regisassao disse:

Tem gente bem feliz só com mods na Prima Latte, como o @Evandro Toniati. Ja que vai comprar uma SA, eu faria no maximo as mods.

Agora, o que te faria mais diferença no momento seria um moedor. O K4 com todos os descontos do momento no Ali tá saindo a uns 470 reais e ainda tem 5% no cuponomia de cashback e os pontos do sei cartão. O K2 tá saindo a 335 (cupom amor25 em cima dos 17 reais de desconto a cada 150 gastos).

Na sua opinião, tendo os 2 moedores iria de K2 ou K4?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, regisassao disse:

K4 pela regulagem externa se seu perfil for espresso chocolatudo. K6 se quiser cafés com notas mais claras e acidez mais evidente. 

Gosto de ambos mas vou ficar no mais chocolatudo por enquanto! hahaha

Valeu @regisassao

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém saberia dizer se o K4 ou K6 ficariam muito longe de um 1Zpresso J-Max?

Queria um moedor manual para espressos que não viesse a trocar logo, ou seja, para me atender por um bom tempo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O j-max fica no meio dos 2 em termos de carateristicas sensoriais. Mas, os ajustes de 8.8 microns ajustam um eapresso bem mais fácil e a construção dele é melhor.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...