Ir para conteúdo

O quão fresca uma torra realmente tem que ser? (vários métodos, exceto espresso)


maxcoffee

Postagens recomendadas

Eu entendo que "o quanto mais fresco melhor" e até um mês de torra, por tudo que pesquisei, é considerado o ideal. Mas na prática, para quem mora em uma cidade que não tem muitas torrefações, as vezes é difícil conseguir um café tão fresco, e para comprar na internet, o frete as vezes não compensa ou simplesmente demora muito. Entendo também que principalmente para espresso, se o café tiver alguns meses, vai diminuindo a chance dele produzir crema. Mas e para outros métodos (moka, coados, aeropress, etc)?

Acham que é aceitável um café de 3 ou 4 meses (em grãos, naturalmente)?

Eu me vejo várias vezes tendo que apelar para o supermercado, e em alguns supermercados maiores, está cada vez mais comum encontrar alguns cafés especiais (aqui em Floripa acho frequentemente Café do Mercado, Coffee Mais, Moka Clube e outras torrefações locais menores) mas é difícil achar com menos de um mês de torra (às vezes até acha). O mais comum é entre 2 a 4 meses. Vocês acham que realmente com essa idade, o café já está tão flat que mais vale comprar um gourmet qualquer e pagar menos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, maxcoffee disse:

mais vale comprar um gourmet qualquer e pagar menos?

Depende do café. Tem gourmet que é bem razoável e se estiver fresco bate fácil um especial de 2 meses de torra.

Pra espresso, eu consumo com 10 a 30 dias. Se vai passar disso eu congelo. Acho até dois meses aceitável, mas vai perdendo os aromas. É tipo refrigerante sem gás, tem um limite que cada um começa a achar intolerável e pra mim 2 meses já não dá mais, comeco a torcer o nariz com 30 dias.

Sugestão: compre em volume pra baratear o frete e congele. 

Você tbm pode participar de compras coletivas como as do Diário de um Coffee Lover. No momento (até amanhã acho) tá rolando da Roast, que é excelente. 

Assinaturas tbm diminuem bastante o custo e frete. Os da Um Coffee, por exemplo, passam a ser pagaveis com assinatura. 

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, regisassao disse:

Depende do café. Tem gourmet que é bem razoável e se estiver fresco bate fácil um especial de 2 meses de torra.

Pra espresso, eu consumo com 10 a 30 dias. Se vai passar disso eu congelo. Acho até dois meses aceitável, mas vai perdendo os aromas. É tipo refrigerante sem gás, tem um limite que cada um começa a achar intolerável e pra mim 2 meses já não dá mais, comeco a torcer o nariz com 30 dias.

Sugestão: compre em volume pra baratear o frete e congele. 

Você tbm pode participar de compras coletivas como as do Diário de um Coffee Lover. No momento (até amanhã acho) tá rolando da Roast, que é excelente. 

Assinaturas tbm diminuem bastante o custo e frete. Os da Um Coffee, por exemplo, passam a ser pagaveis com assinatura. 

Pois é, eu já tinha ouvido falar dessa coisa de congelar, de que é eficiente e preserva o frescor. Mas fico meio com pé atras por medo de na hora da moagem umedecer o moedor por dentro (ouvi falar que é bom moer ainda congelado, pois se deixar descongelar, começa a condensar água nos grãos).

Eu fiquei bem curioso sobre a Um, principalmente depois que o Boram ganhou o campeonato mundial. Parece ser um café muito diferenciado. Fui ver agora e o valor na assinatura é o mais baixo que eu já vi! Vou assinar. Obrigado pela dica @regisassao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode congelar sem medo. Se quiser, tbm pode deixar o grão descongelar, mas não é necessário. 

Depois conta o que achou dos cafés da Um lá nos tópicos específicos. Particularmente, gosto muito, mas é questão de gosto também. As torras deles são mais claras que a média. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, regisassao disse:

Pode congelar sem medo. Se quiser, tbm pode deixar o grão descongelar, mas não é necessário. 

Depois conta o que achou dos cafés da Um lá nos tópicos específicos. Particularmente, gosto muito, mas é questão de gosto também. As torras deles são mais claras que a média. 

Se as torras forem claras melhor ainda. Estou gostando cada vez mais de torras mais claras, e controlando bem as variáveis, fica bom até na moka. Sem falar que serve de musculação na hora de moer hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente tive a oportunidade de conversar com um mestre de torra. Apensar de sua torrefação somente torrar sob demanda para o café chegar o mais fresco possível para seu cliente, ele acredita que essa "regra" de até quarenta dias de torra é muito superestimada. 

Nos testes que fiz em casa, consegui fazer ótimos cafés com grãs de 60, 70, 90 dias de torra.

Para o espresso a história é diferente, o café velho perde a crema e parte do corpo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Pereira disse:

Recentemente tive a oportunidade de conversar com um mestre de torra. Apensar de usa torrefação somente torrar sob demanda para o café chegar o maisfresco possível para seu cliente, ele acredita que essa "regra" de até quarenta dias de torra é muito superestimada. 

Nos testes que fiz em casa, consegui fazer ótimos cafés com grãs de 60, 70, 90 dias de torra.

Para o espresso a história é diferente, o café velho perde a crema e parte do corpo.

Pois é, eu sempre achei que era uma regra mais para o espresso ficar com crema, por causa do gás carbônico que depois de um mês diminui muito. Eu sinto que o café com torra mais recente realmente tem mais aroma, mas também já usei café mais velhos ainda estavam ótimos (principalmente moendo na hora). Como disse no post anterior, assinei o Um Coffee, e pedi o o que consumo em um mês (1kg), mas não vou ficar chateado se me mandarem tudo com até uns 15 dias de torra. Acho que ao final de 45 dias, provavelmente ainda vão estar ótimos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo do café dá pra sentir que perde brilho com o tempo, principalmente quando ta aberto (pacote fechado tende a durar mais porque não tem tanto oxigênio no pacote). Deixa uma ou duas porções de café num canto por uns 3 meses e compara com o mesmo café congelado. Testar você mesmo é a melhor forma de ver o que realmente faz diferença para você.

Não vai umedecer o moedor, pode moer congelado sem medo. Faço isso direto e as mós de aço do meu moedor estão intactas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@maxcoffee fala com o Ramão https://www.instagram.com/ramaozito/. Ele torra em Itajaí. Já comprei e tomei alguns cafés dele, desde o tempo da Café com Queijo na Avenida Brasil. Sempre que vou a Balneário Camboriú tento comprar café dele. Na última vez peguei um fermentado bem interessante.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Em 30/10/2023 at 13:42, viniciusdsg disse:

Dependendo do café dá pra sentir que perde brilho com o tempo, principalmente quando ta aberto (pacote fechado tende a durar mais porque não tem tanto oxigênio no pacote). Deixa uma ou duas porções de café num canto por uns 3 meses e compara com o mesmo café congelado. Testar você mesmo é a melhor forma de ver o que realmente faz diferença para você.

Não vai umedecer o moedor, pode moer congelado sem medo. Faço isso direto e as mós de aço do meu moedor estão intactas. 

Eu comprei uma seladora a vácuo bem baratinha no Mercado Livre e comecei a congelar café. Foi a melhor dica (crédito também ao @regisassao)... mudança de vida! Congelando ele em embalagem a vácuo elimina o problema da condensação quando descongela. Então já divido em porções menores pra não precisar ficar abrindo e fechando um pacote congelado.

Agora posso comprar quantidades maiores, aproveitar promoções e não ficar naquela neura de gastar o café antes dele ficar velho. Acabei até cancelando o clube de assinatura que eu tinha feito recentemente, pois gosto de ter mais liberdade pra comprar cafés conforme oportunidades, e não ficar "preso" a uma mesma quantidade de um só lugar todo mês.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, valacomum disse:

Olá.

Poderia passar o link do anúncio, por favor? Obrigado!

Saudações!

Claro!

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3449804337-embaladora-alimento-a-vacuo-rolo-promocao-selagem-vertical-_JM?quantity=1

Ela vem com um rolo de sacos de 5m x 20cm de brinde. E assim, a seladora funciona, mas dá pra ver que não é daquelas coisas que vão durar a vida toda... mas para o meu uso, que é esporádico, acho que aguenta um tempinho. Se daqui há algum tempo ela parar de funcionar, possivelmente vou investir em uma um pouco melhor.

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...