Ir para conteúdo

Espresso saindo beeeemmmm espresso mesmo.


AlbertoSM

Postagens recomendadas

Boa noite pessoal!


Novo no Forun e no mundo dos cafés, estou tentando extrair um bom espresso mas sem absolutamente nenhum sucesso.
Uso a PrimaLatte 2 com moinho Breville em várias granulometrias, uso filtro pressurizado ( que veio com a máquina ), e filtro não pressurizado que comprei no ML.
Fiz um PF naked utilizando um dos que vieram com a maquina. Ficou perfeito!
Tentei também, utilizar puck screen e discos de filtro melitta no não pressurizado e mesmo assim, café completamente desbalanceado.

Conheço o produtor dos grãos de café, que me envia sempre fresco e com torra média escura.

Já experimentei com outros cafés especiais e, NADA !!

Será que alguém já instalou um dimmer na PrimaLatte para tentar diminuir a pressão? Talvez seja o meu último recurso.
Em busca desse tal adocicado sem açucar que tantos falam.
Quem puder me ajudar, antecipo meus agradecimentos.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, MaLeandrini disse:

O que seria o desbalanceado que voce esta sentindo?
Qual sua dosagem de cafe IN?
Quanto OUT?
Quantos seg a sua extração?

 

Boa noite Leandrini,
Dose simples no filtro pressurizado = 8gr IN / 39 OUT / granulometria 1 / 15 segs - amargo

Dose simples no filtro pressurizado = 8gr IN / 40 OUT / granulometria 15 / 15 segs - sem corpo / sub extraido

Dose simples no filtro NAO pressurizado = 8gr IN / 32 OUT / granulometria 1 / 13 segs - ácido

Desculpe, nao sou expert mas foram essas as minhas anotações e testes.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, AlbertoSM disse:

Boa noite Leandrini,
Dose simples no filtro pressurizado = 8gr IN / 39 OUT / granulometria 1 / 15 segs - amargo

Dose simples no filtro pressurizado = 8gr IN / 40 OUT / granulometria 15 / 15 segs - sem corpo / sub extraido

Dose simples no filtro NAO pressurizado = 8gr IN / 32 OUT / granulometria 1 / 13 segs - ácido

Desculpe, nao sou expert mas foram essas as minhas anotações e testes.
 

 

Opa, uma recomendação inicial seria utilizar um filtro despressurizado duplo. Filtros de dose única são bem mais desafiadores. Além disso, fique atento para uma boa distribuição do pó no porta-filtro (utilizando um WDT, de preferência) e compactação nivelada. Se ainda estiver passando rápido, ajuste com uma moagem mais fina. 

Outro ponto importante é manter o grupo da máquina e o porta-filtro aquecidos ou a extração também fica desequilibrada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voto com o relator...

Faz o seguinte: usa o filtro duplo despressurizado.

1. Reduza a grossura do moinho um nível, descarte uns 4g do café (estes estão na moagem antiga).

2. Agora pese 16g no filtro duplo.

3. Faça o espresso. Inicie o cronômetro no momento que clicar na máquina.

4. Ao atingir 32g pare o cronômetro.

Se estiver abaixo de 25 segundo, volte ao passo 1. Vá reduzindo a grossura da moagem até extrair aproximadamente 32g de café entre 25 e 35 segundos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, digarden disse:

Voto com o relator...

Faz o seguinte: usa o filtro duplo despressurizado.

1. Reduza a grossura do moinho um nível, descarte uns 4g do café (estes estão na moagem antiga).

2. Agora pese 16g no filtro duplo.

3. Faça o espresso. Inicie o cronômetro no momento que clicar na máquina.

4. Ao atingir 32g pare o cronômetro.

Se estiver abaixo de 25 segundo, volte ao passo 1. Vá reduzindo a grossura da moagem até extrair aproximadamente 32g de café entre 25 e 35 segundos. 

Obrigado pelas considerações.

Se você notar na descrição dos meus testes, 2 deles foram com a menor granulometria possível no Breville (nº1).

Ou seja, não tenho como diminuir mais a moagem do café.

Tenho verificado que o aspecto "pressão" da maquina é o único que não consigo controlar e talvez a instalação de um dimmer possa me ajudar neste sentido. O que você acha? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, AlbertoSM disse:

Obrigado pelas considerações.

Se você notar na descrição dos meus testes, 2 deles foram com a menor granulometria possível no Breville (nº1).

Ou seja, não tenho como diminuir mais a moagem do café.

Tenho verificado que o aspecto "pressão" da maquina é o único que não consigo controlar e talvez a instalação de um dimmer possa me ajudar neste sentido. O que você acha? 

Voce tem a regulagem interna para mexer tambem! Entao ainda da pra afinar sim! mas acho que nao é o caso agora!

Por enquanto é jeito, pratica e receitas!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, AlbertoSM disse:

Ou seja, não tenho como diminuir mais a moagem do café.

 

Vídeo demonstrando o ajuste interno abaixo. O ideal é chegar num ajuste interno que te permita fazer uma extração em 40s ou mais desse café aí, já que isso dá uma margem sobrando pra mais fino, caso tenha algum café que precise (torras mais claras por ex).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Complementando o que ja foi falado aqui, mantendo a mesma moagem e apenas aumentando a dose, o tempo de extração sobe. 8g eu acho muito pouco. talvez usar de 14 a 16g seja mais interessante, a galera gosta de usar 18, 20g, mas não posso opinar porque meu filtro não comporta adequadamente essa quantidade. 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Eu te entendo bastante, sofro com minha Saeco Poemia desde que despressurizei o filtro dela. 

É uma luta para conseguir chegar em 20seg de extração com 15g/in e 30g/out.

So fazendo nutation brusco e quase subindo na bancada pra afundar o tamper no porta-filtro. Mesmo assim é coisa rara conseguir repetir o mesmo shot. Na seguida, já vem em 13seg, 17seg.

Meu sonho é conseguir fazer uma extração lenta. 

Quando leio ou escuto que tenho que moer mais fino, fico realmente em dúvida. 

Tenho um moinho Tramintina Breville e um Baratza Vario. 

No Baratza a regulagem está com as mós tocando no 2Q, o padrão que no mundo inteiro se usa. No mais fino, A1, não consigo uma extração lenta. 

Ontem mesmo abri meu Breville, coloquei no ajuste interno 01, e consegui moer sem travar em 15.

Virou um talco! Não foi suficiente. 

Breville e Vario não moem pra espresso? 

Coloquei um dimmer, mas como estou sem manômetro segui a dica de deixá-lo no ponto em que faz 130ml em 30seg. Supostamente, 9 bar. 

Nao melhorou o tempo da extração. O mais curioso é que o próprio ajuste do dimmer, sem mexer, não teve repetibilidade. O mesmo ajuste que fazia 130 em 30 seg eu repetia e via sair, por exemplo, 100 ml numa tentativa, 145 noutra. 

Eu comprei até um PID pra instalar na máquina, mas já desanimei. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem acesso a algum moedor manual para espresso?

Algum amigo que tenha um kingrinder ou um 1zpresso?

Tipo, com o Kingrinder K1 eu consigo tirar espresso numa Delonghi Dedica com o filtro simples e 10g de café.

Pq não faz sentido isso que vocês relatam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, hoje mesmo eu pensei nisso.
Acho que tem máquina que exige moagem absurdamente fina.
Eu comprei o Vario justamente depois de ler inteiro o tópico dedicado onde ele era  indicado como a melhor opção na época, 2019. Se uma galera  o usa para espresso, o problema deve ser a Poemia exigir granulometria muito pequena. 
Não tenho nenhum conhecido que tenha moedor manual, mas acho que depois de instalar o manômetro, se não acontecer uma revelação divina, vou ter que comprar um pra mim. Tive um Hario Skerton há muito tempo atrás, quando não existia essa variedade absurda de moedores manuais. 
Acho que maquinas profissionais devem ser dar com Vario e Breville, mas se eu comprar uma Gaggia, que é o que eu teria possibilidade de o vestir em alguns meses, é extremamente possível eu não sair do lugar. Ela é só uma máquina doméstica com melhor construção. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, HelderSouza disse:

Eu te entendo bastante, sofro com minha Saeco Poemia desde que despressurizei o filtro dela. 

É uma luta para conseguir chegar em 20seg de extração com 15g/in e 30g/out.

So fazendo nutation brusco e quase subindo na bancada pra afundar o tamper no porta-filtro. Mesmo assim é coisa rara conseguir repetir o mesmo shot. Na seguida, já vem em 13seg, 17seg.

Meu sonho é conseguir fazer uma extração lenta. 

Quando leio ou escuto que tenho que moer mais fino, fico realmente em dúvida. 

Tenho um moinho Tramintina Breville e um Baratza Vario. 

No Baratza a regulagem está com as mós tocando no 2Q, o padrão que no mundo inteiro se usa. No mais fino, A1, não consigo uma extração lenta. 

Ontem mesmo abri meu Breville, coloquei no ajuste interno 01, e consegui moer sem travar em 15.

Virou um talco! Não foi suficiente. 

Breville e Vario não moem pra espresso? 

Coloquei um dimmer, mas como estou sem manômetro segui a dica de deixá-lo no ponto em que faz 130ml em 30seg. Supostamente, 9 bar. 

Nao melhorou o tempo da extração. O mais curioso é que o próprio ajuste do dimmer, sem mexer, não teve repetibilidade. O mesmo ajuste que fazia 130 em 30 seg eu repetia e via sair, por exemplo, 100 ml numa tentativa, 145 noutra. 

Eu comprei até um PID pra instalar na máquina, mas já desanimei. 

As vezes, a moagem fina demais gera canalização e passa mais rápido que moendo mais grosso.

PID não vai resolver isso, vai melhorar o controle e estabilidade de temperatura, mas não terá influência no fluxo e pressão.

Eu tinha a Poemia e não tinha dificuldade de extrair mais lentamente, usei K2 e K4 nela. Se não for moagem, pode ser o filtro. Eles são de qualidade bem medíocre, mas não tem opção. Difícil comprar filtro pra Poemia.

O grão também influência muito. Torras antigas passam mais rápido. Esta usando com 1 semana a 30 dias de torra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PID eu pedi pois a ideia era colocar Manômetro + Dimmer + PID. 

O dimmer chegou, mas eu achei que conseguiria o manômetro aqui. O único lugar que tem está demorando para orçar. Vou pedir na China essa semana se não tiver resposta. 

Eu uso café recente, o café velho que eu tenho aqui pra testes não passa 15g em mais de 10 seg. Fica um fluxo absurdo. Eu peço café mensalmente e  congelo por volta da segunda semana. Mais recente fica melhor, mas longe de conseguir extrações longas. 

Hoje fiz até o teste de alinhamento no Vario, pra verificar se podia ser isso. Está sem diferenças de lado, comecando a tocar no Q2. 

É bem estranho, nunca li que vario não mói para espresso. 

Pedi um porta-filtro na Edesia, está agarrado na alfândega. Vamos ver se o filtro faz diferença. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Acho que a revelação veio com o Manômetro.

É muita pressão na Poemia. O bolo resistia, a pressão aumentava ainda mais, e passava o bolo independente da moagem que eu realizava.

Não tinha uma curva de extração, ela jorrava do início ao fim.

Com manômetro e dimmer, eu conseguia controlar, mas sem ajuste fino. Melhorou, mas não o suficiente.

Colocando a válvula de segurança para funcionar como OPV, regulada nos 10,5 bar, enfim tive uma curva de extração razoavel.

Tem grãos que o Vario regulado para tocar em 2Q não mói fino o suficiente para passar em mais de 20s, mas outros a máquina chegou a chocar. Mas, ainda assim, não teve mais estração em menos de 10s, como estava sendo comum antes.

Fiz uma consulta com o staff da Baratza, disseram que eu poderia regular tocando as mós em 3Q, e até agora não teve grão que o desafiou. Estou moendo no meio da macro 2 com esse ajuste, ou seja, mesmo com a regulagem anterior o grão atual não seria um desafio.

Estou caminhando nos testes. Animei novamente para instalar o PID.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Q louco isso. Ela usa a mesma bombinha ulka ds qualquer maquina doméstica. Tem umas com grupo ainda menor, como a Philco, e de 19 bar não de 15, que nao produzem o mesmo efeito. Sua Poemia veio com turbo... rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...