Ir para conteúdo

Clube da Electrolux Chef Crema


faiper

Postagens recomendadas

Boa Noite!

 

Gostaria de apresentar minhas experiências com a Crema Silver! Usando o filtro duplo original carregado com cerca de uma e meia colher medida e usando o café São Braz Orgânico Gourmet de grãos 100% arábica, que já vem torrado e moido o resultado é bastante satisfatório com bastante crema. Numa xícara transparente é possível identificar as treis partes : coração, corpo e crema do café. Porém como é muito comentado o uso de filtro despressurizado; adquiri o filtro duplo da Rancilio. Usando o mesmo café a extração foi de um café escuro sem crema e de sabor ruim. Usando duas colheres medidas e bastante força na compactação aparece uma leve crema. Observei que o filtro original o diametro externo é quase igual ao interno, ou seja a conicidade é suave. No Rancilio é bastante cônico e num tamper plano fica dificil exercer bastante pressão pois devido ao formato cônico do filtro o tamper não penetra muito. Acredito que com um tamper convexo a compactação poderia ser mais satisfatória. Me parece que o volume d'agua que chega no "Brew" é insuficiente. Bomba Fraca.Gostaria das opiniões dos colegas mais experientes. Alguém conseguiu extrair um excelente expresso nessa cafeteira usando o filtro Rancilio despressurizado ? Esclareço que não possuo moinho ainda.

 

Agradecendo,

 

Pedro Freire

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não adianta teorizar muito sobre o potencial da Chef Crema, diâmetro de filtros e tampers, etc. O problema é o café. Tem que ser recém-torrado e moído na hora, ou nada de creme verdadeiro. Antes você conseguia porque o filtro pressurizado produz espuma, mas não crema, a despeito do café moído.

 

Se não se importar de manivelar, com 100 reais você compra um Hario Mini Mill e um pacote de 250g de café em grãos recém-torrado de algum dos bons fornecedores indicados aqui no forum. Com isso, você entra no jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raphael, tivemos um longo e produtivo debate sobre a qualidade da água que usamos nos nossos cafés. Vale localizar e ler.

 

Obrigado Anita, vou procurar então depois, pois esse assunto realmente me deixou (como diria o Chaves) intrigado.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moedor de lâmina tem resultados limitados, especialmente se o seu objetivo é moer pra espresso com filtro despressurizado, de forma consistente, com resultados previsíveis e capazes de serem repetidos. Não é o mais indicado.

 

Entretanto, o Ruston (salvo engano) postou um vídeo aqui no forum fazendo um shot visualmente bonito com café moído em um moedor de lâminas. Mas ele tem (tinha) uma Rancílio Época...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, bom dia a todos!

 

No manual da Chef Crema (pág. 3) há várias dicas de cuidados que se deve ter com a máquina. Um deles diz: "Não coloque água mineral no reservatório". Achei isso um tanto estranho, interpretando que a água mineral fosse uma melhor alternativa, devido ao seu nível de pureza mais alto. Gostaria de saber se essa informação procede.

 

Desde já agradeço a atenção!

 

duvidat.jpg

 

Meu brinquedo chegouuuu!! Hurrúúú!!!

 

Só não deu tempo de providenciar o café pois precisei de sair... Mesmo assim (pra não estragar a alegria) resolvi fazer um café-teste, com um que tinha aqui em casa, daqueles de supermercado. E mesmo ficando horrível fiquei feliz!! Hahaha

 

Fiz até uma vaporização (Lê-se 'espumação') e fiquei surpreso c/ a velocidade em que o leite criou volume. Aahuahaua

 

E sobre o detalhe da imagem acima, está vindo uma errata junto com o manual e eles tiraram essa descrição sobre água mineral... =P

Tinha também uma outra 'dica' dizendo que o leite desnatado era melhor p/ vaporização, indo em desacordo c/ outras informações obtidas, que indicava justamente o contrário, sendo este integral por conter maior nível de gordura.

 

Até mais pessoal!

 

[/iniciando_fase_de_testes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Anita, realmente vou precisar.

 

Eu estava até pensando em comprar provisoriamente o Cadence mesmo, pela pouca grana que tenho disponível no momento, mas talvez seria melhor um moinho manual. Estou um pouco na dúvida pra falar a verdade...

 

Você teria alguma sugestão de onde comprar aqui no Brasil?

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia Rodrigo K.

 

Grato por suas observações. É possível fazer café com crema verdadeira em filtro despressurizado usando o pó moído comercialmente? Se sim qual a marca do pó? Vou adquirir o moinho porém isso é algo a ser estudado de forma a não dar "mancadas" . Se estivesse com uma maquina melhor como a Baby Gaggia seria mais fácil conseguir mesmo sem moedor? O "negócio" parece ser difícil pois a própria Gaggia lançou a uma linha pressurizada a Crema Perfecta; um "sacrilégio" para muitos.

 

Abraços,

 

Pedro Aurélio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia Rodrigo K.

 

Grato por suas observações. É possível fazer café com crema verdadeira em filtro despressurizado usando o pó moído comercialmente? Se sim qual a marca do pó? Vou adquirir o moinho porém isso é algo a ser estudado de forma a não dar "mancadas" . Se estivesse com uma maquina melhor como a Baby Gaggia seria mais fácil conseguir mesmo sem moedor? O "negócio" parece ser difícil pois a própria Gaggia lançou a uma linha pressurizada a Crema Perfecta; um "sacrilégio" para muitos.

 

Abraços,

 

Pedro Aurélio

 

Não precisa agradecer, Pedro. O objetivo do forum é a troca de informações mesmo.

 

Respondendo, é praticamente impossível conseguir crema verdadeira e uma extração decente com pó moído comercialmente. No filtro despressurizado, é a moagem correta do café que oferecerá a resistência adequada à passagem da água, determinando a extração correta do espresso ou causando sub ou sobreextração. E a resistência que o bolo de café oferece contra a passagem da água depende da moagem, do café, da torra, da idade da torra, etc. Isso significa que a moagem sempre será objeto de algum ajuste.

 

Além disso, o café torrado em grão já é muito perecível em contato com o ar. O moído, por ter muito mais superfície de contato, deteriora ainda mais rápido.

 

Portanto, um café pré-moído dificilmente se prestará a uma extração correta, dependendo de sorte, e tampouco será fácil conseguir crema, pelas razões acima. Isso sem falar no sabor.

 

Muitos fabricantes de máquinas possuem artifícios de pressurização de filtro, mas não acho que seja porque a extração com o filtro despressurizado seja propriamente difícil. É que nem todo mundo que investiu em uma máquina de café espresso está disposto a gastar também com um moedor capaz, este, sim, acessório equipamento indispensável. Então penso que os fabricantes fazem essa concessão pra conseguir vender suas máquinas e satisfazer o consumidor médio, que quer tirar a máquina da caixa e fazer um cafezinho com espuma sem maiores preocupações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Rodrigo e Gilberto,

 

Vou adquirir o moinho. Já vi que sem moinho não dá. O Hario Mini o preço é atraente. Também estou vendo uma opções de cônicos no ebay. Depois postarei minhas experiências.

 

Grande abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Rodrigo e Gilberto,

 

Vou adquirir o moinho. Já vi que sem moinho não dá. O Hario Mini o preço é atraente. Também estou vendo uma opções de cônicos no ebay. Depois postarei minhas experiências.

 

Grande abraço !

 

Sábia decisão. Tem bastante informação sobre moedores aqui no forum. Há a opção de importar, com mais possibilidades (e alguns problemas), e também há alguns poucos fornecedores nacionais pra este tipo de equipamento voltado ao usuário doméstico. Pesquise!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapbueno,

 

Porque você não compra o Hario Mini, da um trabalho danado mas mói para expresso ?

 

Você teria algum lugar recomendado pra comprar um desses?

Só pra saber mesmo, qualquer coisa recorro ao Dr. Google... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Hario Mini era vendido pelo Martins Café, mas não sei se tem mais. Mas no ebay se consegue por 30 e poucos dólares mais frete, bem mais barato e... demorado. Mas no mundo do café é quase inevitável se tornar um pequeno importador! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, bom dia.

 

Acabei de ver na Sou Barato a Crema Silver por R$ 139,00.

 

Segue link: http://soubarato.com.br/catalog/product/soubarato/7449145/cafeteira-espresso-electrolux-chefe-crema-silver-15-bar-prata

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato no Ebay voce vai gastar uns r$ 100,00 . Caso queira pronta entrega eu tenho um por R$ 150,00 novo. Aliás hoje fui na Coffee Lab e ví o Cadence mas acabei não vendo o valor, mas se quizer eu ligo e pergunto.

 

Sobre esse de R$ 150,00, estamos falando de qual moinho, o Krups?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja como esse negocio de moedor e fundamental, atualmente estou com tres cafes diferentes em casa, porem torrados no mesmo dia. Cada um esta pedindo uma moagem diferente no Krups para o espresso. Depois conto mais, pois digitar no meu celular esta sofrivel.

 

Abracos.

 

 

EDIT: só para complementar, os cafés que estou tomando são o Bourbon Collection, o Bourbon Yellow e o Sweet Collection, todos do Ateliê do Café. Resolvi comprar vários diferentes em um mesmo pedido para ficar mais fácil a comparação direta entre eles. Checado na embalagem, todos foram torrados no mesmo dia.

 

O primeiro a ser aberto foi o Bourbon Collection. Por alguma razão me bateu uma lembrança de filtro pressurizado e os primeiros shots foram feitos com moagem muito grossa, mas já consegui achar "o ponto" para este.

 

Limpei o moedor e no outro dia experimentei o Bourbon Yellow. Para começar, usei a mesma moagen que a do Bourbon Collection. O volume de bebida na xícara ficou dentro da "margem de fábrica" e logo de cara fiz o shot mais bonito da minha vida, uma crema verdadeira consideravelmente mais volumosa. Cotudo, aparência não é tudo e o sabor não agradou muito ao povo aqui de casa (especificamente a mim agradou), sendo que acharam bem melhor quando eu preparei com café moído dois níveis mais grosso no Krups (para meus shots resolvi usar apenas um nível mais grosso).

 

Por fim, o Sweet Collection pede uma moagem entre a desses dois, mas meu moinho não é como o Preciso, que permite esse micro-ajuste, mas compenso um pouco diferenciando a compactação. Fazer espresso é uma ciência bem divertida.

 

Essas experiências recentes apenas serviram para corroborar que produzir maior volume de crema não é algo muito relevante e não significa um sabor melhor na xícara (aqui entra gosto pessoal). Vi que basta moer "um tico" mais fino para se obter mais crema com mais facilidade e, ainda trabalhando nos "limites toleráveis", aumentando 2s no tempo de extração já é suficiente para produzir o mesmo volume de bebida, porém o sabor pode ficar comprometido se comparado a outro ajuste.

 

Reafirmo, o conjunto Crema Silver, Krups GVX2 e filtro Rancilio despressurizado é fantástico para o custo deles, basta desenvolver uma boa técnica para produzir excelentes cafés espressos com ótima cremosidade. Sem insinuar nada, hoje tive o prazer de escutar minha namorada dizer que não vale mais a pena pagar R$5,00 em uma xícara de café em uma cafeteria (claro, ainda precisamos conhecer uma verdadeiramente boa), pois o café em casa está muito melhor. Algo que salta aos olhos e que até ela percebeu é como esses cafés tem saído "oleosos" (dá para ver na xícara as gotículas de óleo), coisa somente possível moendo o café na hora imediata da extração..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre esse de R$ 150,00, estamos falando de qual moinho, o Krups?

 

Desculpe o meu entrometimento, mas se for o Krups também quero estou procurando já faz algum tempo e não encontro 110 volts a um preço decente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu brinquedo chegouuuu!! Hurrúúú!!!

 

Só não deu tempo de providenciar o café pois precisei de sair... Mesmo assim (pra não estragar a alegria) resolvi fazer um café-teste, com um que tinha aqui em casa, daqueles de supermercado. E mesmo ficando horrível fiquei feliz!! Hahaha

 

Fiz até uma vaporização (Lê-se 'espumação') e fiquei surpreso c/ a velocidade em que o leite criou volume. Aahuahaua

 

E sobre o detalhe da imagem acima, está vindo uma errata junto com o manual e eles tiraram essa descrição sobre água mineral... =P

Tinha também uma outra 'dica' dizendo que o leite desnatado era melhor p/ vaporização, indo em desacordo c/ outras informações obtidas, que indicava justamente o contrário, sendo este integral por conter maior nível de gordura.

 

Até mais pessoal!

 

[/iniciando_fase_de_testes

 

Rapha.. no Sao Jose por 20 conto (500 gramas) temos o cafe Carnielli q eu uso.. o cafe fica extremamente espumoso cara.. da uma testada inicial... é de Domingos Martins.. recomendo... abracos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu brinquedo chegouuuu!! Hurrúúú!!!

 

Só não deu tempo de providenciar o café pois precisei de sair... Mesmo assim (pra não estragar a alegria) resolvi fazer um café-teste, com um que tinha aqui em casa, daqueles de supermercado. E mesmo ficando horrível fiquei feliz!! Hahaha

 

Fiz até uma vaporização (Lê-se 'espumação') e fiquei surpreso c/ a velocidade em que o leite criou volume. Aahuahaua

 

E sobre o detalhe da imagem acima, está vindo uma errata junto com o manual e eles tiraram essa descrição sobre água mineral... =P

Tinha também uma outra 'dica' dizendo que o leite desnatado era melhor p/ vaporização, indo em desacordo c/ outras informações obtidas, que indicava justamente o contrário, sendo este integral por conter maior nível de gordura.

 

Até mais pessoal!

 

[/iniciando_fase_de_testes

 

Colega, se vc procurar conciliar a vaporização (ou espumação) da Chef Crema com um mixer obterá ainda mais cremosidade.

 

Foi o que fiz, comprando um mini-mixer na Preçolândia por cinco mangos (excelente relação preço-benefício)

 

Até o momento, como não tenho moinho, experimentei os sachês da Senseo-Pilão na modalidade Intensa e posso testemunhar que o resultado é bastante satisfatório, desde que - com o jumper - você aloque adequadamente o sachê.

 

Mas admito que o INTENSO é por demais forte.

 

E ainda estou aguardando que volte ao mercado o famigerado Krups.

 

Bom divertimento aí com a sua (a nossa) Chef Crema Silver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, comprei minha Chef Crema e ela acabou de chegar , hj quando chegar em casa vou testar, só que ainda não tenho Moinho , terei que testar com pó comum, mais já irei me preparar para comprar um moedor. e terei muitas duvidas mas já estou lendo os tópicos para tentar responder minha duvidas e vou postando meu resultados e minha duvidas aqui.Parabéns pelos comentários aqui feitos , pois só de ler já aprendi muito e tirei algumas duvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valnir, bem-vindo e parabéns pela nova cafeteira. Vai mesmo precisar do moinho para acompanhar.

 

Faz uma boa leitura do tópico, pessoal já explorou a danada bastante bem. Mas se ainda sobrarem dúvidas pode mandar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, bom dia à todos! =)

 

A quem interessar, oferta do dia nas Americanas.com:

Cafeteira Expresso Electrolux Chefe Crema Silver - 15 BAR - Prata R$ 143,10 no Boleto ou 12x de R$ 13,25 (total R$ 159,00).

 

-------------------------------------

Edit.: Pelo link abaixo, custará R$128,79 no boleto ou 143,10 se dividido em 12x.

 

http://www.americana...-460&opn=YYNKZU

 

(Créditos ao Dobelin)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, bom dia à todos! =)

 

A quem interessar, oferta do dia nas Americanas.com:

Cafeteira Expresso Electrolux Chefe Crema Silver - 15 BAR - Prata R$ 143,10 no Boleto ou 12x de R$ 13,25 (total R$ 159,00).

 

LoL entre para dizer a msm coisa.... apenas um pouco mais barato pelo link 143,10 em até 12x ou 128,79 no boleto.

 

http://www.americanas.com.br/produto/7449145/cafeteira-expresso-electrolux-chefe-crema-silver-15-bar-prata?epar=hardmob&buscape&franq=AFL-03-460&opn=YYNKZU

 

Fonte: http://www.hardmob.com.br/promocoes/501439-americanas-cafeteira-expresso-electrolux-chefe-crema-silver-128-79-boleto.html

 

abraços,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapha.. no Sao Jose por 20 conto (500 gramas) temos o cafe Carnielli q eu uso.. o cafe fica extremamente espumoso cara.. da uma testada inicial... é de Domingos Martins.. recomendo... abracos...

 

Então, acabei comprando esse grão aí mesmo, porém no Supermercado Carone. Agora me deu um branco, mas acho que paguei R$ 32,80 ou R$ 37,80 no quilo.

 

Conversei com o gerente de lá e ele deixou eu moer no supermercado só a metade. Depois vou levar o restante para eles moerem p/ mim. Enquanto não tenho um moinho achei essa solução razoável...

 

E nesse meio tempo experimentei o Radiante moído na hora e novinho. Tinha cerca de 8 dias de torrado, mas ele é de uma torra muito escura e de uma qualidade muito duvidosa ao meu ver... Ele é tão 'radiante' que deve emitir junto raios-gama durante a extração... :unsure:

 

Antes desses 2 grãos, tinha comprado (no desespero de usar a cafeteira) um outro (*) que só me lembrarei qdo chegar em casa. Era em grão e eles moeram na hora, mas a torra dele era de uns 2 meses e o resultado também não ficou bom.

 

O Carnielli por enquanto foi o melhor que passou pela minha Chef Crema. Achei muito bom, no ponto certo! Quando acabar vou partir para outros grãos também, assim dá para se ter uma real noção do que de fato é bom.

 

Abraços!

--------------------------------------------

Edit.: (*) Meridiano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LoL entre para dizer a msm coisa.... apenas um pouco mais barato pelo link 143,10 em até 12x ou 128,79 no boleto.

 

http://www.americana...-460&opn=YYNKZU

 

Fonte: http://www.hardmob.c...-79-boleto.html

 

abraços,

 

Caraca meu! 128 pilas no boleto tá ótimo!! To quase comprando outra... Ahuahahauhua

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...