Ir para conteúdo

Clube da Electrolux Chef Crema


faiper

Postagens recomendadas

Salve Fabricio.

 

Pense também no filtro duplo da Rancilio e no tamper. Veja neste link ACESSÓRIOS

 

Esse filtro duplo da Rancilio é pressurizado não né?!

 

Sobre o tamper, apesar de ser muito frágil o que vem, penso que só seria justificável comprá-lo se fosse para usar com filtro sem pressurização. Fora isso o outro atende 'bem'.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rapbueno.

 

O filtro não é pressurizador.

 

É o filtro original para as máquinas comerciais da Rancilio e para a Silvia. Veja as informações neste link FILTRO DUPLO RANCILIO..

 

aHR0cHM6Ly9xb2wuczMuYW1hem9uYXdzLmNvbS9wcm9kdWN0cy8xMjY2OS00ZGU4ODYyMGUyYTc0MDVmZDRmMTUyOWI3ZTNiODdiMy5qcGcsMTkwLDE5MA.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confirmo os ganhos que se tem no resultado final na xícara ao se utilizar este filtro da Rancilio na Crema Silver, mas isso só é possível tendo a possibilidade de ajustar a moagem para o nível apropriado para cada café.

 

Até se pode conseguir bons resultados com o tamper original da Crema Silver, mas um tamper melhor facilita muito o trabalho que, principalmente no início, é relativamente complicado. Na minha opinião vale o investimento. Uma outra observação é que o tamper original de plástico possui base maior. Mais tarde vou confirmar, mas acho que ele não "entra" no filtro da Rancilio.

 

Ainda estou pendente de tomar um café espresso melhor do que o que faço em casa, estou pendente de visitar o Klaus ainda.

 

Como bem lembrado acima, nada ficará bom se não for usado um bom café. Depois que se pega "a manhã" as diferenças entres os vários cafés ficam bem mais evidentes.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha deixado essa questão pendente ontém. Pois bem, fiz o teste aqui e a conclusão é de que "pode servir" :P .

 

O que acontece, assim como descrevi o tamper original é um pouco mais largo, mas menos do que eu pensava. Ele até "entra" no filtro da Rancilio, mas é bastante apertado e "agarrando" nas bordas, o que certamente vai atrapalhar na hora de prensar e de retirar. Talvez lixando as bordas do tamper dê para usar sem esses problemas, mas pelo menos o meu eu não usaria do modo como veio original.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes que eu esqueça, cabe uma explicação. Na parte superior os filtros originais são maiores que o padrão, acredito que para viabilizar a boa fixação com aquela "mola" (não sei se posso chamar assim). Por isso essas diferenças todas com o filtro da Rancilio, que se pode utilizar sem adaptações (apesar que preferi remover aquele "aparato" de plástico de dentro do porta-filtro), mas há de se observar todos estes "detalhes".

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raphael e Paulo, muito obrigado pelas respostas! Foram muito úteis.

 

Raphael, concordo com vc em gênero, número e grau quanto à compra de um tamper decente, porém ele vai ter que esperar uns dias ainda... kkkk...

 

Aproveitando a deixa, alguém sabe me responder se um tamper todo em alumínio é ruim? Ví um anúncio de um tamper em alumínio por R$60,00 e achei bem barato.

 

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pequeno comentário sobre uma experiência que tive com a Crema Silver:

 

Este fim de semana visitei um amigo, e levei um pouco do Fazenda do Condado, que eu tinha torrado no dia anterior, de presente. Moí um pouco mais grosso, pensando num coado, mas ao chegar lá descobri que ele tinha comprado uma Crema Silver há pouco tempo.

 

Fomos então tirar um expresso, pra testar a máquina. Quantidade de café: nivelado reto pela borda do filtro. Nivelamento e compactação com força média (achei o tamper de plástico que vem com ela bem frágil).

Após uns 5 minutos de máquina ligada, água quente nas xícaras p/ pré-aquece, e um pequeno flush logo após a máquina terminar um dos ciclos de aquecimento, p/ trazer o conjunto p/ temperatura ideal.

Apesar da moagem mais grossa, a extração ficou perto dos 60 mL / 30 s, graças ao pressurizador. Nas duas xícaras uma camada muito generosa de crema, com cara de crema de pressurizador, é claro, mas ainda sim bonita de se ver.

 

Ao provar o café, gostei bastante do resultado. Café muto bom, muito aromático, baixísiimo amargor, e com acidez equilibrada, bem característicos do Condado. Não ficou devendo quase nada para o que eu tiro na Gaggia com filtro comercial.

 

Resumindo: Com um bom grão, dá p/ tirar cafés muito bons com uma máquina de entrada, mesmo sem modificações como filtro comercial. Confesso que me surpreendi, esperava menos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas,

 

Não sei se você notou o mesmo que eu. Quando saí da Chef Crema para a Gaggia a maior diferença foi a complexidade do café. Na Gaggia se percebe muito mais nuances do que na Chef, apesar de que minha Chef era do modelo antigo. Essa Silver pode ser uma maquina bem diferente da minha a depender do que foi alterado internamente.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo, isso que você relatou é bem parecido com o que percebi ao trocar do filtro pressurizador para o normal. Além disso, a "textura" do café também mudou, mas este ponto em específico sofre grande influência da moagem e compactação. Assim sendo, em sua excência o sabor do café se manteve parecido por aqui, mas o ganho em complexidade, corpo e textura (não sei se posso chamar de cremosidade) foram bem evidentes.

 

É por conta dessas e outras que sempre vemos a galera mais experiente recomendando primeiro um moedor e o uso de cafés de qualidade com torras recentes. Sem isso não há método que dê conta, mas com isso qualquer método se sai bem.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Leo,

 

Comigo foi o mesmo. Antes de pegar a Gaggia Evolution tinha uma Crema modelo antigo. Mas faz tanto tempo que nem sei mais dizer o que foi que melhorou.

Na época também meu moedor era um Breville Ikon, e ainda não tinha experimentado muitos cafés diferentes. Também não tinha tomado um expresso decente fora de casa. Não tinha um bom parâmetro como tenho hoje.

Eu só lembro que achei que melhorou :D .

Se fosse pra dar um chute, diria que foi o controle da temperatura. A crema antiga é meio mal-comportada nesse aspecto. E sem saber direito usar o sabor na xícara como indicativo da temperatura, e não sabendo surfar a temperatura (ou sabendo como fazer mas não sabendo onde parar), é fácil errar a mão.

Porque uma coisa é ler na internet: temperatura muito alta é amargo, baixa é azedo. Mas o negócio não é tão 8 ou 80 quanto alguns textos por aí fazem parecer. E nessa hora a experiência é fundamental.

 

Lucas,

 

Não sei se você notou o mesmo que eu. Quando saí da Chef Crema para a Gaggia a maior diferença foi a complexidade do café. Na Gaggia se percebe muito mais nuances do que na Chef, apesar de que minha Chef era do modelo antigo. Essa Silver pode ser uma maquina bem diferente da minha a depender do que foi alterado internamente.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rapbueno.

 

O filtro não é pressurizador.

 

É o filtro original para as máquinas comerciais da Rancilio e para a Silvia. Veja as informações neste link FILTRO DUPLO RANCILIO..

 

aHR0cHM6Ly9xb2wuczMuYW1hem9uYXdzLmNvbS9wcm9kdWN0cy8xMjY2OS00ZGU4ODYyMGUyYTc0MDVmZDRmMTUyOWI3ZTNiODdiMy5qcGcsMTkwLDE5MA.jpg

 

Alexandre,

 

esse filtro serve direitinho no PF da Chef Crema Silver? Precisa de alguma adaptação?

 

Abraços!

 

Danniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nenhuma adapção, é colocar e usar. Comprei do Alexandre e uso aqui sem adaptações. Dê uma olhada/pesquisada nas páginas anteriores, pois já comentei bastante sobre meu uso deste filtro na Crema Silver.

 

A única ressalva é que ele não fica "travado" no PF como o filtro original, então é preciso segurá-lo ao remover o bolo após ter extraído o café.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Felipe.

 

Estamos temporariamente sem estoque do filtro para 2 doses. Novo lote já está encomendado e a previsão para estar disponível para venda é a última semana de março ou 1ª quinzena de abril.

Há o modelo de 1 dose à venda na loja virtual. Veja neste link: FILTRO RANCILIO 1 DOSE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Felipe.

 

Estamos temporariamente sem estoque do filtro para 2 doses. Novo lote já está encomendado e a previsão para estar disponível para venda é a última semana de março ou 1ª quinzena de abril.

Há o modelo de 1 dose à venda na loja virtual. Veja neste link: FILTRO RANCILIO 1 DOSE

 

Esse vai servir na Gaggia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bruno.

 

Sim, servirá.

Como o de 2 doses, o que importa é se a circunferência tem o diâmetro correto e se o desenho da borda superior permite boa vedação com a gaxeta do grupo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Alexandre! Vou aguardar o de 2 doses! É o mesmo preço do de 1 dose?

 

Uma pergunta. Quem de vocês respeita o limite (-max) dos filtros? Na Silver o nível máximo fica abaixo do limite, sempre coloco mais, mas não sei está correto, será que atrapalha de alguma maneira a pressão e a passagem de água?

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Felipe.

 

Faça a experiência testando as 2 maneiras e relate os resultados.

Aprenderás mais rapidamente e deixarás informações valiosas para outros membros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi lfd, bem-vindo ao Clube!

 

Eu desconfio que o da Silvia não serve, pois este suporte para o sachê parece um filtro raso, de uma dose. Os filtros da Silvia tem diâmetro de 58 mm e a Chef crema antiga era menor (se consultar este tópico verá a explicação em algum post).

 

A Chef crema silver é que tem diâmetro 58, como a Silvia.

 

Um abraço

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já me deram a dica também de que por conta do valor o adaptador da Silvia não compensa muito mesmo para a Crema Silver, pois o preço final acabará sendo igual ao da própria máquina ou de um Krups. Por uma questão de praticidade me contento com os sachês da Pilão, que servem no filtro simples da Crema Silver.

 

Por engano acabei comprando sachês nesse padrão ESE, que não serve na Crema Silver, e, para não desperdiçar, tive que "extrair" o pó do sachê e usar direto no filtro. Comprei do mesmo café em grãos e a diferença ao moer na hora é absurda, difícil de acreditar que seja o mesmo café. O café utilizado foi o Sweet Collection, ou seja, um café de ótima qualidade.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa dica, Paulo. Mas será que este sachê da Pilão serve na Chef Crema primeira, a pretinha, que tinha filtro menor? Cabe descobrir melhor as dimensões destas pastilhas de café em relação ao filtro, antes de investir numa caixa de sachês que podem servir ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi pessoas dizendo que serve, mas não posso afirmar. Olhando para o tamanho deste sachê, eu diria que não serve, pois ele encaixa "com perfeição" no filtro da Crema Silver, que é maior.

 

No meu caso faltou pesquisa, pois vi que os sachês da Pilão serviram e imaginava que qualquer outro era igual, mas estava enganado.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite a todos!

 

Estou profundamente desgostoso com a minha Chef Crema! Usando o filtro duplo Rancilio não consigo extrair um expresso com uma boa crema. Consegui uma "creminha" fininha igual a das cafeterias. Usei cafés Melita, Illy e toledo e nada de crema "decente". Fiz várias experiencias como, tirando a mola e valvula corta pingo, para aumentar o fluxo d'agua e a pressão. E até sem nada, onde sai um jato forte 'd'agua ( o melhor resultado ). Fiz várias moagens com diferentes granulações! Na granulação mais fina apenas goteja! Esse Hario Skerton consegue moer super fino. Acho que só umas marretadas nessa coisa resolvem !!! RsRsRS!

Se alguém tiver alguma dica será muito bem apreciada ! Pois já estou a ponto de marretar na danada!

 

Deixando uma abraço a todos,

 

Pedro Freire

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...