Ir para conteúdo

Clube da Electrolux Chef Crema


faiper

Postagens recomendadas

Só um detalhe, não dá para aumentar o fluxo de água e a pressão. Se o fluxo é maior, a pressão é menor, e se a pressão aumenta, é porque o fluxo é lento. O segredo é achar uma moagem e dosagem que dê o fluxo e pressão bons para o resultado que procura.

 

Um moedor bom deve resolver... Claro que supondo que tenha café com no máximo uns 20 dias de torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, boa noite meu amigo.

 

Já me foi dito aqui quando comentei o mesmo que você, como disse o Carneiro, que a data da moagem e torra é um dos fatores primordiais para a obtenção da crema.

 

Mas veja, crema bonita não é garantia de café saboroso, eu me sentia frustrado com meus primeiros espressos na Chef Crema, mas descobri que o sabor vem acima da aparência (eu como designer adoro aquela crema vistosa e linda) e os cafés que você tem usado normalmente, por experiência não proporcionam uma conferência segura da data de torra e de moagem.

 

Só quando comprei um café com torra decente e recém moido com o Alexandre Velloso, gente boníssima por sinal ( Anita, não consegui mesmo comprar nem minha Silvia nem meu Vario nos USA....para ajudar meu AMEX me largou na mão bem na minha vez das compras.... :angry: :angry: :angry:) que apareceu um pouco mais de crema mas o sabor foi muito, mas muito melhor e no fim acho que é isso que interessa.

Nem com o café do Santo Grão moído e trazido em 15 minutos para casa deu certo, erraram na primeira moagem e na segunda mesmo sendo ideal não rolou a crema tão sonhada.

 

Agora recém operado de uma apendicite a 10 dias (e de 13 dias tomando 300ml de água de batata nos USA...kkk), estou privado do meu café, que vejo o quanto meu espressinho de casa me agradava, mesmo sem minha sonhada crema.

 

Não desista, siga as dicas dos feras daqui sempre prontos a nos socorrer e seja feliz, com ou sem crema....eu ainda acerto a minha...rsrs.

 

Que a força esteja com você Pedro.

 

Grande abraço.

 

Wagner

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Carneiro,

 

Acho que não me expressei bem. O que eu quis dizer é que retirei a mola e a válvula de retenção de pingos e vapor, então aumentou consideravelmente a quantidade de água no interior do filtro. Essa maior quantidade de água foi represada pelo bolo de café no filtro. Usei o moinho Hario Skerton e ele consegue moer tão fino que apenas gotejou !Então com mais água vindo pro filtro e o bolo represando aumentou a pressão no interior do filtro. É claro que ajustei a moagem para obter 60ml com cerca de 27seg. Esse moinho Hario é bem cotado. O chato é manivelar, mas a moagem dele é excelente.

Mas mesmo assim não obtive sucesso. Vou tentar sua dica e ver se consigo um café com menos de 20 dias de torra. Não será fácil!

 

Abraço,

 

Pedro Aurélio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia Wagner,

 

Pois é, comprei a Chefe pra ser uma alternativa a Dolcegusto que a minha esposa havia comprado. As capsulas dela são $$$ e o café nem tanto gostoso. Quando comprei nada sabia de café e ainda não sei! Mas já li bastante sobre o assunto. Pra mim uma das falhas da Crema é o pouco volume de de água que sai devido a economia da solenoide e adoção do esquema parafuso, mola e vedante para cortar pingo e vapor. Concordo com você que o importante é o gosto do café. Porém nós ficamos buscando uma coisa mais perfeita e o que vemos nos videos da net motiva a procura da crema perfeita! Vou tentar conseguir um café com menos de 20 dias de torra. Não é fácil pois tem a demora da entrega. Pessoalmente não boto muita fé nisso mas não me ocorre mais nada para tentar. Estimo sua rápida melhora da cirurgia e breve retorno a saborear deliciosos cafezinhos! Ah! Todas as criticas se referem a minha Chefe! Estatisticamente falando o universo da amostra é muito pouco para generalizar!

 

Forte Abraço,

 

Pedro Aurélio

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia a todos,

 

Gostaria de pedir aos colegas de forum que possuem o filtro duplo despressurizado Rancilio e conseguiram uma boa crema na Chefe Crema, que se possível por gentileza postem fotos ou videos do processo e dê a dica de como conseguir, pois o "negocio" é difícil mesmo. Quase impossível! RsRsRs.

Que todos tenham um excelente dia!

 

Pedro Aurélio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, esse é nosso objetivo, mas vou te falar, esses videos matam a gente, porque eu fiquei mas de um mês aqui e como não tenho moedor já muda tudo, mas não desistirei também da minha crema....não vale um café bonito mas ordinário, mas também delicioso e mal acabado não dá...rsrs

 

E eu também tenho o filtro duplo da Rancilio e mudou tudo de novo assim que você o usa a primeira vez, e dá-lhe paciência e experiências. Fora os arremessos de filtro, pois a trava do pressurizado não funciona perfeitamente com ele...kkk

 

Mas no fim isso é o que move todos por aqui eu imagino, então que venham os desafios... :)

 

Obrigado pelos votos de melhora, sempre são bem vindos.

 

Abração

 

Wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro posta aí um vídeo ou foto de um café que você considera que tenha ficado com a "crema perfeita", pois como hoje não considero mais "esta parte" padronizada, então preciso conhecer qual é o seu parametro.

 

De fato eu daria muito mais relevância para "sabor na xícara" do que para aparência e aproveito o exemplo acima da Dolce Gusto, pois produz cafés lindos, mas não tão bons assim nmho.

 

Um dos motivos para eu ter trocado o filtro pressurizador para um normal foi por eu estar incomodado com a "crema" exagerada produzida antes. Um dos maiores benefícios que tive foi obter agora um café cremoso "por completo", não somente uma espuma que passa a ideia de cremosidade. Mas, ainda tenho muito o que aprender, porém agora é a mulher quem me fala que não vale mais a pena tomar café fora de casa :)

 

Abraços.

 

Ps: com café bom se consegue crema até mesmo sem pressão nenhuma pelo método com a cafateira de êmbolo B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado looid, mas é que tenho aqui em casa uma porrada de saches que sobraram da minha cafeteria, os saches são do villa café que por sinal são muito bons. Queria saber se teria alguma maneira de usa-los na minha cafeteira. Tentei coloca-lo diretamente no filtro do pó mas o café ficou ralo e ainda vazou um pouco, tirei aquela parte furadinha do filtro, não vazou, mas parece que ficou entupido e não saiu nenhuma gota. Por isso queria saber se existe algum filtro para saches para essa máquina. Outra pergunta, você utiliza qual filtro para o senseo pilão? O de 1 ou 2 medidas? Com ou sem a parte furadinha?

 

Obrigado!

 

Tenho usado o filtro de uma medida, para os sachês vendidos em 18 unidades.

 

Com estes cafés (que são extraídos numa nota sete - na minha opinião) tenho também tentado progredir nos cappucinnos, fazendo inclusive, umas tentativas rudimentares na latte-art

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro posta aí um vídeo ou foto de um café que você considera que tenha ficado com a "crema perfeita", pois como hoje não considero mais "esta parte" padronizada, então preciso conhecer qual é o seu parametro.

 

De fato eu daria muito mais relevância para "sabor na xícara" do que para aparência e aproveito o exemplo acima da Dolce Gusto, pois produz cafés lindos, mas não tão bons assim nmho.

 

Um dos motivos para eu ter trocado o filtro pressurizador para um normal foi por eu estar incomodado com a "crema" exagerada produzida antes. Um dos maiores benefícios que tive foi obter agora um café cremoso "por completo", não somente uma espuma que passa a ideia de cremosidade. Mas, ainda tenho muito o que aprender, porém agora é a mulher quem me fala que não vale mais a pena tomar café fora de casa :)

 

Abraços.

 

Ps: com café bom se consegue crema até mesmo sem pressão nenhuma pelo método com a cafateira de êmbolo B)

 

 

Pois é Paulo,

 

Como eu disse com o filtro despressurizado não consigo crema. Fiz várias tentativas com diferentes cafés, diferentes técnicas e forças na compactação, retirando válvula de retenção e etc.Não tenho foto minha com crema verdadeira pra mostrar. A alusão a "crema perfeita" é figurativa pois não tenho conhecimento e experiencia suficientes para definir uma. Aliais acho que a perfeição realmente não existe e estamos num continuo aperfeiçoamento na sua busca. Agora eu ficaria muito satisfeito se conseguisse obter uma crema como fez a Daiana1c nesse link: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/905-gaggia-twin-filtro-rancilio/ Lá ha dois videos das extrações dela e era isso que eu queria conseguir. Quanto ao sabor, não sei! Mas acredito que está tão gostoso quanto bonito! :) Agora estou adquirindo com o Alexandre um café que deverá chegar até minhas mão com cerca de 10 dias de torrado e então recomeçarei as experiencias. Gostaria de saber se Você consegue na sua Crema Chefe, aquela crema que a Daiana1c conseguiu.

 

Pra Você e esposa um excelente final de semana! :)

 

Abraços,

 

Pedro Aurélio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falae pessoal,

 

Sempre fui viciado em café e aproveitei uma promoção do submarino da chef crema silver e entrei no mundo do espresso! Até agora estou muito satisfeito com a máquina e o resultado dos espressos que vão melhorando a cada dia... Fico imaginando quando eu tiver mais prática e equipamentos pra moer na hora como vai ficar o café...

 

Consegui tem uns dias numa cafeteria do downtown rj um cafe moído na hora e com esse a cada dia fazendo experiências novas na quantidade e compactação vou conseguindo melhorar meu espresso.

Mas uma coisa que tenho que relatar é que consigo um café bom no sabor com o melitta regiões brasileiras(sul de minas) que foi o pó que usei até conseguir o da cafeteria.

 

Por ser do rio de janeiro ainda pretendo ir na Expresso Brasil mas só tenho medo do dinheiro que vou gastar por lá hehehehehe...

 

Valeu ae!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falae pessoal,

 

Sempre fui viciado em café e aproveitei uma promoção do submarino da chef crema silver e entrei no mundo do espresso! Até agora estou muito satisfeito com a máquina e o resultado dos espressos que vão melhorando a cada dia... Fico imaginando quando eu tiver mais prática e equipamentos pra moer na hora como vai ficar o café...

 

Consegui tem uns dias numa cafeteria do downtown rj um cafe moído na hora e com esse a cada dia fazendo experiências novas na quantidade e compactação vou conseguindo melhorar meu espresso.

Mas uma coisa que tenho que relatar é que consigo um café bom no sabor com o melitta regiões brasileiras(sul de minas) que foi o pó que usei até conseguir o da cafeteria.

 

Por ser do rio de janeiro ainda pretendo ir na Expresso Brasil mas só tenho medo do dinheiro que vou gastar por lá hehehehehe...

 

Valeu ae!

 

Precisa ir ai, no Citta, na Cafuné cafeteria! Excelente! uma das melhores cafeterias que já fui.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um para o clube. Ontem chegou minha Chefe crema Silver... assim que chegou já coloquei para trabalhar... como não tenho moedor e o café especial que tenho, (Fazenda Carnielli- ES) esta moído muito fino, Usei o 3 corações Premium para o teste inicial.. já na terceira extração, ajustando a quantidade de pó e a pressão, consegui ter bons expressos com uma crema considerável em 24 segs. Foi consenso geral que ficaram ao nível dos Nespresso que estamos acostumados a beber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, em nenhum dos meus shots me lembro de ter conseguido uma crema igual a esta que você citou (exceto com filtro pressurizador), mas já consegui que a crema "cobrisse" todo café. O mais importante a citar aqui é que já houve casos em que ao moer um nível mais fino eu obtinha mais crema, porem o sabor da café piorava e preferi a moagem um nível mais grossa com menos crema, mas melhor sabor.

 

Infelizmente o café que tenho aqui já está um pouco velho para espresso e não tenho como fazer shots "ideais" para lhe mostrar os resultados que obtenho aqui. Assim que comprar café novo posto alguma coisa, mas antes farei boas extrações na prensa :)

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas povo gente boa..já li muita coisa neste forum e quem sabe um dia irei responder dúvidas..mas este é o momento de fazer perguntas..hee..já comprei um moedor Hario Mini do colega Thiago Vale, agora to por comprar a máquina..já entendi que tem 3 tipos básicos no grupo aqui..as Gaggia..as Rancilo e a Eletrolux Crema..poderia ate comprar a Silvia..mas..de cara assim..sem conhecer este mundo..acho que nao vale a pena..e tambem nao vou tomar muitos cafes..enmtao to de olho na Crema..ta por R$140,00 no Sou Barato.com.br;;agora..alguem aqui sabe deste site..ou melhor..alguma experiencia com cafeteiras? ou realmente é loreteria? abraço a todos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, bom dia.

 

Só lembrando que muitos produtos desse site são reembalados (a Chef Crema que esta anunciada lá é por exemplo), se não te incomodar tranquilo, mas fica o toque, pois tem gente que não gosta, ok?

 

E bem vindo ao Clube e que a força esteja com você....você vai precisar dela e de muita paciência, mas vai valer a pena cada segundo de aprendizado.

 

E lembre que café sempre com data de torra recente e de procedência (dá uma fuçada aqui no fórum tem vários posts sobre esse assunto)....senão é mais tempo perdido ainda.

 

Abração.

 

Wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, bom dia.

 

Só lembrando que muitos produtos desse site são reembalados (a Chef Crema que esta anunciada lá é por exemplo), se não te incomodar tranquilo, mas fica o toque, pois tem gente que não gosta, ok?

 

E bem vindo ao Clube e que a força esteja com você....você vai precisar dela e de muita paciência, mas vai valer a pena cada segundo de aprendizado.

 

E lembre que café sempre com data de torra recente e de procedência (dá uma fuçada aqui no fórum tem vários posts sobre esse assunto)....senão é mais tempo perdido ainda.

 

Abração.

 

Wagner

Valeu pelas dicas, quanto ao café..já percebi a importancia..mas terei que me contentar com cafe vindo pelo correio..morro no interior do RS..quem sabe compre da loja do Alexandre..abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já me deram a dica também de que por conta do valor o adaptador da Silvia não compensa muito mesmo para a Crema Silver, pois o preço final acabará sendo igual ao da própria máquina ou de um Krups. Por uma questão de praticidade me contento com os sachês da Pilão, que servem no filtro simples da Crema Silver.

 

Entendo. Tem esse adaptador para comprar no Brasil, para eu conferir o preço? Ou qual seria uma máquina boa para os sachês ESE? Já me conformei de ter comprado os sachês errados, mas meu chefe se interessou pelos sachês e por uma máquina compatível, seja a Silver ou alguma outra.

 

 

Por engano acabei comprando sachês nesse padrão ESE, que não serve na Crema Silver, e, para não desperdiçar, tive que "extrair" o pó do sachê e usar direto no filtro. Comprei do mesmo café em grãos e a diferença ao moer na hora é absurda, difícil de acreditar que seja o mesmo café. O café utilizado foi o Sweet Collection, ou seja, um café de ótima qualidade.

 

Cheguei a conseguir usar o ESE na preta, mas o comportamento é errático.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, os cafés do Alexandre Velloso do Café Expresso Brasil são ótimos, comprei com ele moído, mas no fim eu apressei tanto ele que vieram em grãos, ele prontamente me enviou o moído no mesmo dia, pois ele mesmo percebeu o problema.( Só estou esperando melhorar da cirurgia do apêndice para voltar a comprar mais café e acerto com vc, viu Alexandre?...rsrs)

 

A Anita me salvou os grãos com seu super Vario..rs

 

Quando chegou e fiz o primeiro o sabor estava ótimo, tanto a torra quanto a moagem estavam perfeitos, o problema foi a peçinha na frente da Chef Crema Silver, ou seja, eu...rsrs

 

E foi o melhor que peguei até agora, o do Santo Grão daqui de SP além de ter vindo com moagem muito grossa (tive que voltar e eles moeram o mesmo de novo, não gostei da idéia...enfim) o sabor não me convenceu tanto quanto do Alexandre.

 

Abraço.

 

Wagner

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, em nenhum dos meus shots me lembro de ter conseguido uma crema igual a esta que você citou (exceto com filtro pressurizador), mas já consegui que a crema "cobrisse" todo café. O mais importante a citar aqui é que já houve casos em que ao moer um nível mais fino eu obtinha mais crema, porem o sabor da café piorava e preferi a moagem um nível mais grossa com menos crema, mas melhor sabor.

 

Infelizmente o café que tenho aqui já está um pouco velho para espresso e não tenho como fazer shots "ideais" para lhe mostrar os resultados que obtenho aqui. Assim que comprar café novo posto alguma coisa, mas antes farei boas extrações na prensa :)

 

Abraços.

 

Boa Tarde Paulo,

 

Pelo que estou vendo os resultados que nós obtivemos são parecidos. No pressurizado, concordo com você, já "abusei" aquele excesso de espuma. Estou também aguardando um café que comprei ao Alexandre. Assim que puder ponho fotos dos meus "shots" ! Nesse meio tempo quero relatar minha experiencia : Abri uma capsula da Dolce Gusto e pra minha surpresa verifiquei que ela é despressurizada ! A crema da Dolce Gusto é verdadeira ! Não é espuma, ou espuma misturada a crema ! Pus o pó da capsula da Dolce na Crema Chefe com filtro despressurizado e nada de crema! Carreguei a capsula da Dolce com café moído por mim e uma bela Crema ! Usei café São Braz Orgânico comprado já moído e de novo uma bela crema na Dolce. Conclusões só tirarei depois de receber o café do Cafe expresso Brasil; pois aí terei um material de qualidade indiscutível pra testar. Vou adquirir um termômetro pra testar a temperatura; pois me parece abaixo dos 90 a 98° graus. Sou teimoso continuo perseguindo a crema ! :D Ah! Os shots descritos ficaram deliciosos ao meu paladar ;) !

 

Abraços,

 

Pedro Aurélio

 

PS. Vi um vídeo do Alexandre extraindo numa Saeco Poemia/Philips e está muito bonito ! Linda crema ! Essa maquina permite que você despressurize o filtro com facilidade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Pedro.

 

A própria cápsula da Dolce Gusto faz a pressurização do líquido com a restrição imposta pelo pequeno furo de saída do líquido.

Aí vai um bom tutorial em vídeo sobre reutilização das cápsulas.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Paulo,

 

Pelo que estou vendo os resultados que nós obtivemos são parecidos. No pressurizado, concordo com você, já "abusei" aquele excesso de espuma. Estou também aguardando um café que comprei ao Alexandre. Assim que puder ponho fotos dos meus "shots" ! Nesse meio tempo quero relatar minha experiencia : Abri uma capsula da Dolce Gusto e pra minha surpresa verifiquei que ela é despressurizada ! A crema da Dolce Gusto é verdadeira ! Não é espuma, ou espuma misturada a crema ! Pus o pó da capsula da Dolce na Crema Chefe com filtro despressurizado e nada de crema! Carreguei a capsula da Dolce com café moído por mim e uma bela Crema ! Usei café São Braz Orgânico comprado já moído e de novo uma bela crema na Dolce. Conclusões só tirarei depois de receber o café do Cafe expresso Brasil; pois aí terei um material de qualidade indiscutível pra testar. Vou adquirir um termômetro pra testar a temperatura; pois me parece abaixo dos 90 a 98° graus. Sou teimoso continuo perseguindo a crema ! :D Ah! Os shots descritos ficaram deliciosos ao meu paladar ;) !

 

Abraços,

 

Pedro Aurélio

 

PS. Vi um vídeo do Alexandre extraindo numa Saeco Poemia/Philips e está muito bonito ! Linda crema ! Essa maquina permite que você despressurize o filtro com facilidade!

Olá Pedro,

 

No momento tambem estou abusando do filtro pressurizado mas muito em breve vou me aventurar a usar o despressurizado e com cafés bons e aguardo dicas aqui hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Pedro.

 

A própria cápsula da Dolce Gusto faz a pressurização do líquido com a restrição imposta pelo pequeno furo de saída do líquido.

Aí vai um bom tutorial em vídeo sobre reutilização das cápsulas.

 

 

 

Muito interessante o vídeo mas e o sabor chega a ficar igual ao café expresso das chef crema ou não ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, os cafés do Alexandre Velloso do Café Expresso Brasil são ótimos, comprei com ele moído, mas no fim eu apressei tanto ele que vieram em grãos, ele prontamente me enviou o moído no mesmo dia, pois ele mesmo percebeu o problema.( Só estou esperando melhorar da cirurgia do apêndice para voltar a comprar mais café e acerto com vc, viu Alexandre?...rsrs)

 

A Anita me salvou os grãos com seu super Vario..rs

 

Quando chegou e fiz o primeiro o sabor estava ótimo, tanto a torra quanto a moagem estavam perfeitos, o problema foi a peçinha na frente da Chef Crema Silver, ou seja, eu...rsrs

 

E foi o melhor que peguei até agora, o do Santo Grão daqui de SP além de ter vindo com moagem muito grossa (tive que voltar e eles moeram o mesmo de novo, não gostei da idéia...enfim) o sabor não me convenceu tanto quanto do Alexandre.

 

Abraço.

 

Wagner

Valeu Wagner..hoje comprei a Crema..vou moer o cafe do ponto que comprei no mercado (outra cidade) e depois começar a comprar cafes melhores e logo que meu pé tiver cafés, aprender a torrar..hee

abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Wagner..hoje comprei a Crema..vou moer o cafe do ponto que comprei no mercado (outra cidade) e depois começar a comprar cafes melhores e logo que meu pé tiver cafés, aprender a torrar..hee

abraço

 

Olha meu primeiro café foi o frutado da Unique Cafés, realmente recomendo que café gostoso, agora como ele acabou está a caminho um frutado ² do léo Moço o pessoal do fórum recomenda muito esse café e de quebra comprei um Frutado da Moça para experimentar também, recomendo a você ir comprando experimentando e relatando aqui no fórum suas experiências para os novos que vão chegando, re vez uma boa escolha com a Chef Crema, é um ótimo equipamento, quando comprei a minha tive alguns problemas mas que foram resolvidos, agora estou tirando ótimos expressos com ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gravei um vídeo pro pessoal mais experiente no assunto avaliar as minhas extrações na Chef Crema Silver.

 

O "moedor" utilizado é o Cadence de lâminas. Confesso que para o meu grau de conhecimento e paladar(mínimo.. kkk), ele tem dado conta. Procurei muito o Krups, mas como não achei acabou sendo esse mesmo(ao menos por enquanto).

 

O café utilizado é o Unique Blend, torrado em casa, na panela! kkkkkkkk... até que teve uma boa uniformidade... comprei um café bem ruinzinho antes dele pra treinar bastante e tenho conseguido bons resultados, porém, vou partir para a pipoqueira por questão de praticidade.

 

O filtro é o Rancilio duplo, comprado com o parceiro Alexandre, atencioso e pontual. Nota dez!

 

Então, para meu gosto, minhas extrações têm sido muito boas. Não sei se por falta de parâmetro de comparação(na cidade onde moro as poucas cafeterias não são lá grandes coisas), ou se pq realmente o café tem ficado bom!

 

Um vídeo para ilustrar o que tô falando.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, eu expliquei ontem que Frutado é um, da Moça é outro. Mas devem todos ser cafés bem bacanas, tanto que o da Moça parece o Frutado em termos de qualidade que eles chegam ao ponto de confundir....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...