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Clube da Electrolux Chef Crema


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Entendo, então a mola serve para vedação apenas no caso do vapor e não há prejuízo retirá-la se o uso for apenas para água, correto? Acho que vou tentar isso também, pois não uso o vapor da máquina. Para os capuccinos lhe recomendo comprar uma cremeira.

 

Provavelmente sem a mola o fluxo de água fique mais "consistente" e, obviamente, eu terei que ajustar a moagem para obter os ~55ml em ~25s. Neste ponto que acredito poder obter maior benefício em usar uma moagem mais grossa no Krups e, consequentemente, menor "índice" de particulatos.

 

Vamos ver como fica :)

 

Abraços

 

Uma vez fui limpar o grupo da minha Chef Crema, a minha primeira que estava com problema e deixei cair a peça na minha pia e nem percebi, fui fazendo o café e era vapor saindo sem parar, mas não era muito gritante não a quantidade, mas saia alguma coisa, pensei comigo "mais essa agora que porcaria" porque a máquina já estava com problema, mas tirei o café normalmente, depois que minha esposa achou a peça na pia, só então vi o porque do vazamento de vapor na hora que extraia o café mas ela funciona sem problema acho que fica até melhor um pouco, mais rápida.

Mas entrando nesse assunto acho que poderia ser diminuída a pressão dessa mola caso seja necessário acho que da pra cortar um elo ou adaptar outra mola.

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Antes de mais nada, uma correção, com um fluxo maior de água provavelmente terei que diminuir a granulometria, não aumentá-la para obter a mesma quantidade de café no mesmo tempo.

 

Durante o processo me lembro que uma das razões de se fazer um flush antes da extração é justamente para eliminar o acúmulo de vapor. Com o vapor "escapando" naturalmente este ponto acaba por ser otimizado. Me parece que a única perda é exatamente da função de vaporização do leite.

 

Abraços.

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Salve Paulo.

Há também perda considerável de energia, que na forma de calor estará vazando todo o tempo pelo orifício de ligação do grupo com a caldeira. Assim a resistência será acionada mais frequentemente para atender a especificação de calor do termostato dedicado ao controle da temperatura da água na caldeira.

Outrossim, a extração se iniciará imediatamente quando do acionamento da bomba, sem o prévio aumento de pressão na caldeira provocado pela válvula de restrição composta pela mola e a ponta plástica que veda a ligação da caldeira com o grupo irrigador.

 

Quando tratamos de máquinas de entrada, sou contra alterações que modifiquem o projeto original. Nunca me deparei com alguma que melhorasse o funcionamento destes equipamentos e assim justificassem sua implementação.

 

Minha crença é que se deve tirar o máximo deles respeitando a maneira como foram concebidos e projetados para funcionar.

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De fato, estou na fase de estudos desse assunto. Basicamente gostei muito fo resultado "visual" que o colega teve (apesar de que achei crema d+, o que realmente gostei foi da textura dela), mas ainda teria que tirar a prova do sabor na xícara.

 

O bom é que esta conversa está bem rica, pois não tinha me atentado para o fato de que ao retirar a "vedação" a pressão iria diminuir drasticamente e, como consequência, demorar mais para aquecer a água e demandar mais da resistência, o que, pensando bem, pode até danificá-la por passar a trabalhar fora da especificação.

 

O detalhe da pressão é um ponto bem interessante. Se considerarmos que a Crema Silver é especificada com 15bar, isso significa que a máquina trabalha com mais pressão do que o "correto" para o espresso italiano. Contudo, conforme já comentado aqui, esses 15bar são resultado de todo o conjunto (basicamente bomba+válvula+filtro pressurizador). Ao utilizar um filtro normal já há uma boa mudança aqui, mas, se não estou enganado, ajustar todo o "conjunto" para obter os ~55ml em ~25s já significa que os "detalhes" estão corretos. Ainda quero pesquisar um pouco melhor como está a regulagem da bomba aqui da minha máquina.

 

De qualquer forma, por hora não há nenhuma modificação na minha máquia, apenas limpei e remontei tudo como estava originalmente.

 

Abraços.

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De fato, estou na fase de estudos desse assunto. Basicamente gostei muito fo resultado "visual" que o colega teve (apesar de que achei crema d+, o que realmente gostei foi da textura dela), mas ainda teria que tirar a prova do sabor na xícara.

 

O bom é que esta conversa está bem rica, pois não tinha me atentado para o fato de que ao retirar a "vedação" a pressão iria diminuir drasticamente e, como consequência, demorar mais para aquecer a água e demandar mais da resistência, o que, pensando bem, pode até danificá-la por passar a trabalhar fora da especificação.

 

O detalhe da pressão é um ponto bem interessante. Se considerarmos que a Crema Silver é especificada com 15bar, isso significa que a máquina trabalha com mais pressão do que o "correto" para o espresso italiano. Contudo, conforme já comentado aqui, esses 15bar são resultado de todo o conjunto (basicamente bomba+válvula+filtro pressurizador). Ao utilizar um filtro normal já há uma boa mudança aqui, mas, se não estou enganado, ajustar todo o "conjunto" para obter os ~55ml em ~25s já significa que os "detalhes" estão corretos. Ainda quero pesquisar um pouco melhor como está a regulagem da bomba aqui da minha máquina.

 

De qualquer forma, por hora não há nenhuma modificação na minha máquia, apenas limpei e remontei tudo como estava originalmente.

 

Abraços.

 

Interessante essa discussão sobre a Chef Crema, mas em todo caso melhor mesmo é deixar ela original de fábrica, o ponto crucial é o acionamento da resistência isso demandaria com certeza um gasto maior na conta de energia elétrica também e como você falou um desgaste prematura da sua resistência que será usada muito mais vezes do que o normal, embora eu ache que a minha Chef Crema ligue demais...

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Bem, fiz uma pesquisa rápida e chegeui a este arquivo.

 

Me corrijam se eu tiver interpretado errado, mas a bomba da Crema Silver é a ULKA EAP5, portanto o gráfico correspondente é o da E5 na página 3. Para se obter a média de 9bar teria que se ter um fluxo de água de ~250ml em 1minuto, ou seja, os 100ml em 30s "originais" estão até que já bem próximos disso. Contudo, olhando o mínimo e máximo de pressão para este mesmo fluxo, achei a variação bastante grande, pois vai de 7 a 11 bar. Bem, é o esperado para uma máquina de entrada.

 

Abraços.

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Também não vi vantagem na retirada da mola, visto que o problema que estou tendo é o inverso, excesso de pressão e fluxo d´agua, depois que despressurizei o filtro, o pó tem que ser muito fino e bem compactado para se extrair no tempo correto.

 

ps: minha bomba esta jogando 100 ml em 30 segundos quando medido sem o porta filtro.

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Boa Noite a Todos,

 

Gostaria de tecer algumas considerações : O mito das 15 Bar ! Se vocês virem uma Gaggia anunciada no mercado Italiano notarão que ao contrario das propagandas brasileiras eles dizem claramente 15Bar de capacidade de pressão máxima da bomba ! Há propaganda brasileira dizendo que a maquina (Philco) possuí 19 Bar de pressão e isso é garantia de café mais cremoso ! KKKKK :D !!! Me lembra as propagandas de Watts medidos pico a pico no caso de aparelhos som ! :D Sabemos que existe uma formula para o expresso; que no caso da pressão é cerca de 9 Bar de pressão de água no bolo de café ( Puck ) . A bomba poderia ser capaz de comprimir a 100Bar mas no cabeçote (Brew ) a pressão no bolo de café tem de ser 9 bar. A bomba é capaz de comprimir a 15 Bar (maxima ) mas não significa que ela esteja exercendo essa pressão.Por analogia, um carro com 100Hp rodando a 60Km não está despejando 100Hp nas rodas. Na saída da bomba tem uma válvula de segurança que prover o retorno da água ao reservatório caso haja alguma obstrução e ela deve estar regulada para funcionar antes que a água seja pressurizada a 15 Bar. Quando ligada a bomba encontra a primeira restrição na mangueira que leva a água a caldeira, depois ela faz pressão para vencer a obstrução da válvula de restrição, a água que sai daí sofre nova restrição ao passar pelos furinhos de saída do parafuso que segura a mola e é liberada para ser distribuída pelo disco furadinho. Notem que até agora toda a pressão da bomba foi feita sobre as restrições imposta pelo circuito d'agua e nada sobre o café. Ao sair do disco furadinho ela encontra o pó e é quando exerce a pressão sobre ele.E é pouca, lembram-se que é recomendado não compactar muito ? Pois é, a água resultante ( Café ) sai por um único furinho, como num jato semelhante aos produzidos na saída da agulha de um seringa hipodérmica ao ar livre. Esse jato fino de café entra no furinho da pecinha de plástico do PF, circula internamente e escorre lateralmente espumando que é uma beleza, produzindo falsa crema ! Já sabemos a razão da industria ter adotado a falsa crema! A Chefe Crema originalmente NÂO pressiona o bolo de café a 9 Bar . Não há necessidade nisso no projeto original. Quando se usa o filtro despressurizado sai mais água e aí para obedecer ao parâmetro de 27 a 30 segundos por 50 a 60 ml máximos necessita-se moer mais fino. E aí que acontece ? Moe-se mais fino, mais não há 9 Bar de pressão no bolo de café em tempo hábil por conta das restrições no circuito de água a passagem da mesma. Resulta numa sub-extração. E como resolver ? Como fazer a bomba pressionar a água com 9 Bar sobre o bolo de café ? Devido ao projeto simplérrimo de baixo custo de produção só consegui isso retirando a válvula de restrição e deixando a bomba fazer pressão no bolo de café. Então pela finura do grão a restrição do bolo de café a água num tempo de 26 seg acredito que tenha tido 9 Bar de pressão no café. Resultando crema verdadeira e podem acreditar saborosíssima aos que apreciam café sem açúcar, encorpado, sem azedume nem amargor !

Agora tudo não são flores, pois devido a pressão pode; se não estiver bem firme vazar café por cima do porta filtro. Não recomento a ninguém a cortar um pouco da mola, pois caso não goste do resultado terá trabalho de arranjar outra igual. Melhor arranjar uma com menos pressão e experimentar. Acho que a solução definitiva é aumentar os furinhos restritores do parafuso que sustenta a mola, porém eu acho. Só experimentando pra ter certeza. Já encomendei outro parafuso desses para experimentar e conservar o original.

Com a modificação a água demora cerca de 4 a 5 seg pra começar a fluir para a xícara. Quando a Anita me deu as boas vindas ao forum e falou que minha maquina era pressurizada, fiquei "encucado" e resolvi saber o que isso significava. Ao saber então resolvi que queria o espresso verdadeiro e não um "espumone", não importando se eu tivesse de tocar fogo na maquina pra isso. Jogar fora e comprar outra. NÃO FAÇA se não tiver disposto a encarar as inconveniências. Não despressurize o filtro se não estiver disposto a se aventurar no desconhecido! Porém aos que conseguirem a satisfação, o prazer, o paladar são a recompensa! ;)

 

Abraço a Todos; uma excelente noite !

 

Pedro Aurélio

 

Ps. 15 bar são 217.5 Psi ou libras ! Um pneu de carro cerca de 30 Psi ou 2.06 bar . 15 Bar é muita pressão !

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Mea culpa... Mea maxima culpa.....

 

Pedro, gostei do nome do disco furadinho. :)

 

Boa Noite Ana ,

 

 

È ficou gozado mesmo! :D :D :D Acho que deve ser; aspersor ? A Electrolux chama pomposamente de filtro de infusão! Pois é , foi Você que me "abriu os olhos" . Ah! E eu lhe agradeço por isso. :)

 

Abraço, e tenha uma excelente semana!

 

 

 

 

2agkeud.jpg

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Pedro, muito bacana o seu experimento e sua busca pelo melhor café. Novamente repito os meus parabens "por obter o resultado desejado". Perceba bem que não coloquei novamente este trecho, agora entre aspas, dessa forma sem uma boa razão :).

 

Contudo, fundamentalmente há algo que discordo do que escreveu. Todas estas restrições não provocam o efeito de diminuir a pressão, mas sim o contrário, fazem aumentá-la. Assim sendo, removendo a válvula você reduziu a pressão, não a aumentou. Pegando a tal "fórmula italiana", percebemos que estes valores mais altos de pressão na verdade são "nocivos" e que nas máquinas melhores a pressão é menor, por isso essa "tendência" de se obter um café mais saboroso e "verdadeiro" diminuindo a pressão.

 

Pois bem, pegando exemplos práticos para ilustrar o que disse, vem aquele velho esquema de tapar parte de saída de uma manqueira para que se aumente a pressão do jato de água, mas neste caso a vazão de água acaba sendo reduzida (maior volume de água não quer dizer maior pressão). Aproveitando o exemplo do pneu de carro, como ciclista (outro hobby meu) vira e mexe no posto alguém comenta que o pneu da bicicleta irá estourar por que estou "colocando ar de mais" ao calibrar em 60psi, que é o dobro de um carro de 30psi. Hora, pressão e volume da ar são coisas bem diferentes.

 

Podemos aplicar o mesmo raciocínio para as bombas de água de nossas máquinas e, por isso, a necessidade de conhecer o modelo da bomba para se ter uma idéia da pressão por conta do volume de água. Perceba duas coisas nas tabelas do arquivo que indiquei:

 

1º) Em qualquer gráfico, quanto menor o volume de água por minuto maior é o indicativo de pressão.

 

2º) Um mesmo volume de água indica pressões diferentes para modelos de bombas diferentes.

 

Não estou de forma alguma criticando o seu experimento, muito pelo contrário. Tudo isto que comentei foi mais buscando compreender melhor o que de fato está ocorrendo.

 

Abraços.

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Pois bem, pegando exemplos práticos para ilustrar o que disse, vem aquele velho esquema de tapar parte de saída de uma manqueira para que se aumente a pressão do jato de água, mas neste caso a vazão de água acaba sendo reduzida (maior volume de água não quer dizer maior pressão). Aproveitando o exemplo do pneu de carro, como ciclista (outro hobby meu) vira e mexe no posto alguém comenta que o pneu da bicicleta irá estourar por que estou "colocando ar de mais" ao calibrar em 60psi, que é o dobro de um carro de 30psi. Hora, pressão e volume da ar são coisas bem diferentes.

 

 

Olá Paulo,

 

Sou ciclista também :) quem sabe abrimos um tópico sobre o os efeitos da cafeina no pedal.. rs..

 

Voltando ao assunto da pressão e para ajudar a ilustrar,em minha bike road, quem tem um pneu fino e com menos volume de ar, andamos com 140-160 psi de pressão.É raro um posto de gasolina que tenha bomba para calibrar esta pressão.

 

Mas pelo que eu entendi, o Pedro esta preocupado com que a pressão seja despejada o máximo possível dentro porta-filtro e não restringida antes dele.

 

Abraços,

 

Ercílio

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Olá Paulo,

 

Sou ciclista também :) quem sabe abrimos um tópico sobre o os efeitos da cafeina no pedal.. rs..

 

Voltando ao assunto da pressão e para ajudar a ilustrar,em minha bike road, quem tem um pneu fino e com menos volume de ar, andamos com 140-160 psi de pressão.É raro um posto de gasolina que tenha bomba para calibrar esta pressão.

 

Mas pelo que eu entendi, o Pedro esta preocupado com que a pressão seja despejada o máximo possível dentro porta-filtro e não restringida antes dele.

 

Abraços,

 

Ercílio

 

 

Boa Noite Pessoal,

 

É isso ai Ercílio você entendeu o que eu quis dizer!

Paulo, usando seu exemplo da mangueira vou tentar explicar meu entendimento. Você está certo parcialmente, pois se temos uma mangueira dessas de jardim conectada a torneira totalmente aberta do respectivo jardim, com cerca de 25mm de luz interna, cheia d'água fluindo, essa água cai mais ou menos a cerca de 50 cm de distancia da boca da mangueira num jato grosso ! Pois bem se você põe o dedo lá; seu dedo sofre a pressão da água e se não obtura-la toda escapa um fino jato que se propaga a uns metros! Imagine que seu dedo é o bolo de café então tudo certo, tudo funciona! Agora se você fecha a torneira que alimenta essa mangueira, deixando somente aberta cerca de 1/3 ou menos, a água que chega é tão fraca que seu dedo ( o bolo de café ) não mais fará sair um jato forte. Simplesmente para tudo de fluir ou flui uma quantidade ínfima sem pressão. Quem fica com a pressão é a torneira na sua entrada. Pois é isso que estão fazendo as restrições no circuito de água da Silver sendo a maior delas é a válvula de retenção. A pressão existe mais não no bolo de café ! A não ser que abra a "torneira" aumente o volume d'água e o bolo de café moído fino restrinja a saída.

Agora estou pensando num PF Naked ! E também pensei se no lugar do termostato que funciona no principio de lamina bi metálica portanto meio impreciso, alimentássemos a resistência da caldeira através de um dimmer controlaríamos a temperatura conforme a nossa vontade e espero que com mais estabilidade térmica. Tenho um dimmer mais o triac não aguenta 1350W vou ter de troca-lo para experimentar. Segundo os videos da Gail e Kat uns "grauzinhos" pra mais ou pra menos fazem diferença ! Não sei! Que vocês acham ? Qual a sua opinião?

 

Grande Abraço,

 

Pedro Aurélio

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Pedro,

 

Estou pensando em cortar o porta filtro.. o problema é que o suporte que sustenta o cabo avança muito abaixo do porta filtro, se fosse lateral já tinha cortado...:) de qualquer maneira vou lixar as ranhuras onde estava encaixada a borracha e alargar os bicos de saída com uma broca.

Não sei quanto custa um porta filtro na autorizada..mas uma máquina nova na soubarato.com estava R$ 134,00 semana passada. Ai daria para brincar sem medo.Tentador não?

 

 

Segue o tutorial para o naked PF.

 

http://www.home-barista.com/espresso-machines/how-to-make-your-own-naked-portafilter-t1437.html

 

 

Abraços,

 

Ercilio

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Ola Ercílio,

 

É já tinha percebido que o suporte avança muito. Só R$134,00 ? Tá barato e muito ! É provável que o PF na autorizada seja mais caro! :D

Obrigado pelo link do tutorial! Muito bom!

Forte Abraço,

Pedro Aurélio

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Pedro,

 

Estou pensando em cortar o porta filtro.. o problema é que o suporte que sustenta o cabo avança muito abaixo do porta filtro, se fosse lateral já tinha cortado... :) de qualquer maneira vou lixar as ranhuras onde estava encaixada a borracha e alargar os bicos de saída com uma broca.

Não sei quanto custa um porta filtro na autorizada..mas uma máquina nova na soubarato.com estava R$ 134,00 semana passada. Ai daria para brincar sem medo.Tentador não?

 

 

Segue o tutorial para o naked PF.

 

http://www.home-bari...lter-t1437.html

 

 

Abraços,

 

Ercilio

 

Já tinha visto esse PF realmente muito bonito e funcional, sempre achei que a minha Chef Crema também sai muito pouca água no PF por conta dos furos mais finos, sempre tive a vontade de ter um PF como o da foto abaixo, a peça que ele segura na mão que acho bacana e da um charme incomparável na maquina

 

orig_912_PFiltro_LaMarzc_2.JPG

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Já tinha visto esse PF realmente muito bonito e funcional, sempre achei que a minha Chef Crema também sai muito pouca água no PF por conta dos furos mais finos, sempre tive a vontade de ter um PF como o da foto abaixo, a peça que ele segura na mão que acho bacana e da um charme incomparável na maquina

 

orig_912_PFiltro_LaMarzc_2.JPG

Edson,

 

Um porta filtro deste da rancilio no ebay sai na faixa de 100 reais, mas segundo o Alexandre não vai servir para CCS...

Veja a passagem do café. Não há restrição alguma...

 

Abraços

 

Ercilio

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Edson,

 

Um porta filtro deste da rancilio no ebay sai na faixa de 100 reais, mas segundo o Alexandre não vai servir para CCS...

Veja a passagem do café. Não há restrição alguma...

 

Abraços

 

Ercilio

 

Pois é isso que eu falo não é muito legal esse tipo de PF, será que não teria como colocar mesmo com algumas outras peças da Rancilio, não sei trocando os anéis de vedação ou alguma coisa do gênero ??

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Agora estou pensando num PF Naked ! E também pensei se no lugar do termostato que funciona no principio de lamina bi metálica portanto meio impreciso, alimentássemos a resistência da caldeira através de um dimmer controlaríamos a temperatura conforme a nossa vontade e espero que com mais estabilidade térmica. Tenho um dimmer mais o triac não aguenta 1350W vou ter de troca-lo para experimentar. Segundo os videos da Gail e Kat uns "grauzinhos" pra mais ou pra menos fazem diferença ! Não sei! Que vocês acham ? Qual a sua opinião?

 

Isso não vai funcionar. Em condições normais, esses termostatos comuns trabalham dentro de uma faixa grande de temperatura. Entretanto, quando da extração, a temperatura dentro da caldeira cai bastante devido à entrada de água fria empurrada pela bomba, e o termostato fecha o circuito e mantém a caldeira ativa quando necessário para evitar a queda excessiva de temperatura de água durante o shot. Isso é necessário porque as caldeiras dessas máquinas de entrada são pequeninas e não tem massa de água o bastante pra compensar a entrada de água fria.

 

Pergunto: como você vai resolver esse problema com um dimmer no lugar do termostato??? :o

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A temperatura faz diferença, cada grão tem uma temperatura ideal mas a implementação de um mecanismo de regulagem não é trivial.

A Dalla Corte Mini, La Spazialle S1, a Graef e várias outras maquinas com PID o fazem com eficiência porém, em geral, se trabalha mais com surfing e flushes, apesar de não permiterem um controle tão precisso, do que com mecanismos mais sofisticados.

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Boa Noite,

 

Fiz uns testes preliminares e com o dimmer é possível controlar a potencia da resistência da caldeira e então o calor. A resistência iria ficar energizada o tempo todo, só que numa potencia suficiente apenas para manter o calor desejado. Mas na pratica não funciona bem a temperatura flutua pois a energia das tomadas elétricas também o fazem tem a inercia promovida pelo calor adquirido do metal da caldeira e etc. Enfim pra manter a variação de 2 ou 3 graus para mais ou menos teria de implementar um NTC, pra medir a temp, um LM308 como comparador, fazer um tipo de closed loop e etc pra manter o ajuste automático.Aí seria um simulador de PID "caseiro". Muita coisa e trabalho e pesquisa numa simples Silver não compensa! Uma ideia tola! Minhas desculpas pela baboseira!

 

Abraço a todos,

 

Pedro Aurélio

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Boa Noite,

 

Fiz uns testes preliminares e com o dimmer é possível controlar a potencia da resistência da caldeira e então o calor. A resistência iria ficar energizada o tempo todo, só que numa potencia suficiente apenas para manter o calor desejado. Mas na pratica não funciona bem a temperatura flutua pois a energia das tomadas elétricas também o fazem tem a inercia promovida pelo calor adquirido do metal da caldeira e etc. Enfim pra manter a variação de 2 ou 3 graus para mais ou menos teria de implementar um NTC, pra medir a temp, um LM308 como comparador, fazer um tipo de closed loop e etc pra manter o ajuste automático.Aí seria um simulador de PID "caseiro". Muita coisa e trabalho e pesquisa numa simples Silver não compensa! Uma ideia tola! Minhas desculpas pela baboseira!

 

Abraço a todos,

 

Pedro Aurélio

 

Acho que não é uma bobeira não porque adaptando todos esses controles na Crema, filtro despressurizado e outros acessórios acho que ela já irá passar para um outro nível de máquina não se comparando a uma Chef Crema convencional, aumentando e muito a qualidade nas extrações e sua precisão nas extrações acredito que todo investimento seja valido inclusive para aprendizado e divulgação no site, para estudos

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Pode até ser, mas se esse investimento (conta-se tempo também, ok) for equivalente ao de se adquirir uma máquina nova melhor, então melhor adquirir a máquina. Minha opinião apenas.

 

Abraços.

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Pessoal, acabei de comprar a chef crema.

Tenho uma dúvida, testei a agua caindo do local onde coloca o porta filtro e a

agua escorre um pouquinho as vezes pinga, ele ta certa?

 

Comprei uma que estava com problema verifique se a sua não esta com problema também ela tem que extrair cerca de 250 ml a cada 30 segundos se não me falhe a memória, me corrijam os membros do fórum que lembrar.

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Eu tenho uma chef crema antiga, e vou dar um breve relato do que aconteceu esta semana...

Eu comprei um termômetro digital para acompanhar as minhas torras que estavam queimando... e por curiosidade eu quis medir a temperatura da água na chef.

Liguei a mesma e esperei a temperatura estabilizar, como se estivesse pronta para uso, e para minha surpresa quando se acaba de liga-la a temperatura da água e muito baixa.... estava dando algo em torno de 60 graus... depois fui "surfando" como o pessoal fala... tipo hora tirando pelo porta filtro e hora usando o vaporizador.

Somente apos uns 10 min. e que consegui algo com mais e 88 graus... usando o vaporizador constantemente....

Fica a dica quem quiser comprar um termômetro e testar não se pode confiar na luz do painel que indica que a maquina esta pronta...

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Eu tenho uma chef crema antiga, e vou dar um breve relato do que aconteceu esta semana...

Eu comprei um termômetro digital para acompanhar as minhas torras que estavam queimando... e por curiosidade eu quis medir a temperatura da água na chef.

Liguei a mesma e esperei a temperatura estabilizar, como se estivesse pronta para uso, e para minha surpresa quando se acaba de liga-la a temperatura da água e muito baixa.... estava dando algo em torno de 60 graus... depois fui "surfando" como o pessoal fala... tipo hora tirando pelo porta filtro e hora usando o vaporizador.

Somente apos uns 10 min. e que consegui algo com mais e 88 graus... usando o vaporizador constantemente....

Fica a dica quem quiser comprar um termômetro e testar não se pode confiar na luz do painel que indica que a maquina esta pronta...

 

Eu sempre aqueço a minha cerca de 30 minutos porque a minha depois de um minuto e meio ela já indica que está pronta para uso...

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