Ir para conteúdo

Clube da Electrolux Chef Crema


faiper

Postagens recomendadas

Bom Dia Emanuella,

 

No liquidificador não presta. Moinhos para café, de lamina, também não servem para espresso. Compre um moinho de qualidade pois ele é item fundamental para bom café. Também os grãos tem de ser de torra nova.

Enquanto você providencia isso, minha sugestão é de que use o café já comprado moído. Por exemplo o café Floresta entre outros.

Use o filtro duplo mesmo que seja um simples que você vá preparar, pois nele é mais fácil acertar o "shot".

Tem muita matéria para pesquisa no Fórum inclusive sobre moinhos. E na parte de classificados há excelentes oportunidades.

 

Um excelente dia!

 

Pedro Freire

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

É difícil manter um padrão, mesmo seguindo as dicas do leite, posicionamento correto etc e tal ! Mas vai aí uma dica pro vapor ficar um pouco mais forte: Ligar a máquina para aquecer por 10min (aquecimento para café), depois virar a chave para vaporização até acender a luz verde, e em seguida purgar até apagar a luz novamente...esperar novamente a luz verde acender aguardando 3min após a normalização da temperatura e só então dar uma leve purga para iniciar a vaporização. Esta foto ainda mostra bolhas grandes, mas já consegui melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É difícil manter um padrão, mesmo seguindo as dicas do leite, posicionamento correto etc e tal ! Mas vai aí uma dica pro vapor ficar um pouco mais forte: Ligar a máquina para aquecer por 10min (aquecimento para café), depois virar a chave para vaporização até acender a luz verde, e em seguida purgar até apagar a luz novamente...esperar novamente a luz verde acender aguardando 3min após a normalização da temperatura e só então dar uma leve purga para iniciar a vaporização. Esta foto ainda mostra bolhas grandes, mas já consegui melhor.

 

Eu conseguia resultados satisfatórios com minha Chef Crema Silver deixando ela 30 minutos para esquentar, e depois fazia todo o processo que você citou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É difícil manter um padrão, mesmo seguindo as dicas do leite, posicionamento correto etc e tal ! Mas vai aí uma dica pro vapor ficar um pouco mais forte: Ligar a máquina para aquecer por 10min (aquecimento para café), depois virar a chave para vaporização até acender a luz verde, e em seguida purgar até apagar a luz novamente...esperar novamente a luz verde acender aguardando 3min após a normalização da temperatura e só então dar uma leve purga para iniciar a vaporização. Esta foto ainda mostra bolhas grandes, mas já consegui melhor.

 

A dica que dou é sempre a mesma: comece a vaporização antes de a máquina dar o indicativo que está pronta. Se tudo se suceder da melhor maneira, a máquina permanecerá com a resistência ligada durante toda a vaporização, o que garante mais pressão de vapor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dica que dou é sempre a mesma: comece a vaporização antes de a máquina dar o indicativo que está pronta. Se tudo se suceder da melhor maneira, a máquina permanecerá com a resistência ligada durante toda a vaporização, o que garante mais pressão de vapor.

 

Boa dica vou adotar esse método nas minhas próximas vaporizações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra dica que li aqui no fórum e estou seguindo agora é que quando vou vaporizar eu abro a vaporização e deixou uns 10 segundos soltando vapor...até o sistema soltar toda água que fica na tubulação, feito isso fecho o sistema espero acender a luz novamente... ai então vaporizo o leite mas tenho certeza que não vou ter água saindo dentro do leite.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Ainda sobre a Chef Crema antiga, a preta, despressurizada, quem tem está gostando? Vale a pena comprar outro filtro e fazer a alteração em casa? Ou a diferença é pequena e não vale muito o trabalho todo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que vale a pena, desde que você já tenha um moedor razoável e um pouco de experiência com ajustes de moagem/dosagem/tempo de extração.

Antes disso acho que mais atrapalha do que ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembre-se que, com o filtro sem o fundo pressurizador, terá que arrumar um tamper decente pois aquela colher de plástico não dará conta. No meu caso, eu não comprei o tamper pois acabei comprando outra máquina logo depois que mexi no filtro, mas pelo pouco tempo que usei aquela colher com o filtro sem pressurizador, sofri bastante. Aquela colher, além de ser bem menor que o diâmetro interno do filtro, tem a base torta (até hoje não entendi se fizeram essa presepada propositalmente ou se a minha colher que veio com defeito) o que praticamente impossibilita uma compactação decente e minimamente nivelada.

 

O problema é que, se bem me lembro, o filtro da Chef Crema preta é 51mm, diferente do padrão comercial e da maioria das outras máquinas de entrada, e não é fácil achar um tamper pra ela. No Brasil, acho que só mandando fazer e dá dó gastar quase o valor da máquina num tamper que será descartado com um upgrade futuro. No ebay parece que tem alguns a um preço mais compatível com a máquina, mas não sei como é a qualidade e se ficaria justo no filtro, só comprando pra testar.

 

Por isso, quando você for pensar em tirar o fundo do filtro, eu aconselho a correr atrás do tamper antes pois, se comprar fora, vai demorar um pouco pra chegar..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguindo o raciocínio do Mortari...

 

Vá treinando na sua máquina sem despressurizar o filtro. Quando começar a conseguir a bons resultados troque a máquina. Não vale a pena gastar 100 reais em um tamper de uma máquina de 250 reais. Como você já vai ter o moinho, é mais viável começar a próxima máquina já com filtro despressurizado.

 

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O "tamper" que vem com a Chef Crema preta realmente é torto! Eu achei que o meu tinha ficado torto com o tempo, só não fazia ideia de como isso tinha acontecido! hahahaha

 

Eu já vi tamper 51mm de alumínio por 20 dólares, mas realmente acaba sendo demorado e fica caro. Vou começar a procurar máquinas de espresso com preço que caiba no bolso e que não sejam pressurizadas. Não que eu vá comprar agora, mas eu gosto de ir conhecendo e procurando preço! :)

 

Obrigado Mortari e Miyamoto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tamper de alumínio não deve ter peso suficiente para calcar direito..

 

Quanto à máquina com filtro despressurizado! Eu te vendo uma! E já vem com tamper de inox com cabo de madeira!! :D :D :D kkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahahahahha

Oba! Quando eu for trocar falo com você!!! :D

 

No momento, vou focar em aprender a usar BEM a Chef Crema! Pelo que entendi o procedimento com os filtros pressurizados é levemente diferente do que com os não pressurizados, porém as informações que encontro são sempre para filtro despressurizado. Logo, vou ter que testar muito para ir aprendendo na marra! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem.. Eu diria que utilizar filtros pressurizados é mais "'fácil" que utilizar filtros comerciais. Então para que você comece nos comerciais seria bom que tenha uma certa prática no pressurizado. Ajudaria quando tiver que reaprender tudo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O único chato é que não encontrei informação sobre o filtro pressurizado, então estou aprendendo na teoria sobre o filtro comercial e aplicando a mesma informação no pressurizado.

 

Tenho notado que algumas coisas mudam um pouquinho, por exemplo: só consigo os 50ml de espresso em 20seg. Nem mais e nem menos. Quando uso o filtro simples aí que o tempo cai drasticamente! Isso claro, porque estou usando pó moído para espresso do Grão café. Quando chegar o Hario mini vai ser mais fácil brincar com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi.. Você não tem condições neste momento de afinar o pó, certo? Tente colocar mais pó no filtro então. Vai aumentar um pouco o tempo. A propósito, já leu o tópico de ajuste de sabor do Márcio? É bem instrutivo e vale a pena gastar um bom tempo tentando entender.

 

Espresso 101: Como ajustar dose e moagem pelo sabor

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, eu já tinha lido, sim! Meu problema é que o Hario mini ainda não chegou! hahaha Foi postado hoje, lá na Asia!!! :P

 

Até ele chegar, ou melhor, pelo menos 1 mês pra frente aí eu só consigo controlar a quantidade de pó! Pelo menos o café não foi dos piores, comprei um Spress Bourbon Amarelo, que foi moído na hora pra mim. Mas é aquilo, já está lá em casa desde quinta a noite...

 

Por enquanto a única coisa a fazer é esperar. Espresso melhor só daqui há 1 ou 2 meses, quando estiver com o moedor em mãos. Nesse tempo eu vou aprendendo, terminando de ler os tópicos aqui do fórum. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguindo o raciocínio do Mortari...

 

Vá treinando na sua máquina sem despressurizar o filtro. Quando começar a conseguir a bons resultados troque a máquina. Não vale a pena gastar 100 reais em um tamper de uma máquina de 250 reais. Como você já vai ter o moinho, é mais viável começar a próxima máquina já com filtro despressurizado.

 

Abraço

Não foi isso que eu disse não.

 

Eu não disse que não vale a pena gastar em um tamper, disse que dá dó por ser praticamente exclusivo pra essa máquina. Eu optaria pelo de alumínio de 20 dólares, não há qualquer problema em ele ser mais leve pois a pressão de compactação é feita pelo usuário e não pelo peso do tamper. Normalmente usa-se de inox por questões de higiene (creio que utensílios de alumínio não sejam homologados para uso em ambiente comercial em alguns países), durabilidade (o alumínio é mais mole e deve ser mais fácil riscar, amassar etc.) e estética.

 

E também não disse que é melhor trocar a máquina que comprar um tamper, disse que no meu caso eu troquei a máquina pouco tempo após alterar o filtro e antes de conseguir um tamper pra ele, mas troquei pois a minha Chef Crema era 110v e me mudei para uma cidade onde a rede é 220v, não fosse isso talvez estivesse usando ela ainda, não foi por causa do tamper (na realidade ainda tenho ela, está guardada).

 

Bruno, fique tranquilo que você vai pegar o jeito. Essa dificuldade em não consegui acertar o volume / tempo de extração com pó pré-moído está justamente relacionada à experiência mínima que eu mencionei anteriormente. Quando o seu moedor chegar, você vai brincar bastante com a relação entre a granulometria (o quão fino o pó é moído) e a dosagem (quantos gramas de pó colocou no filtro) para encontrar a extração que mais lhe agrade e conseguir repetí-la de forma mais consistente. Por isso eu acho mais fácil obter esse entendimento prático inicial com o filtro pressurizador, o que não significa que não vai conseguir também com o filtro sem pressurização.

 

Aliás, outra coisa pra colocar na lista (se ainda não tem) é uma balancinha de precisão, preferencialmente com resolução em décimo de grama, ela será bem útil com qualquer tipo de filtro. No Deal Extreme existem dezenas de opções com preços bem bacanas e frete grátis, se não estiver com muita pressa acho que vale a pena (já comprei 2 lá).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, eu não disse que você disse o que eu disse :P . Eu disse que eu ia seguir parte de sua linha de pensamento e expor minha opinião.. rsrsrs

 

Agora, sergio e Mortari, se peso de tamper não importa, tente fazer nutation com tamper de alumínio.. :D :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, gosto muito da DealExtreme! hehehe

 

Encomendei no ML mesmo uma mini-balança, que tem a precisão necessária (0.1g) e tamanho suficiente para o filtro nela (6x6cm) por um preço muito bom.

 

Agora é aguardar, segurar a ansiedade e os cafés mais ou menos pelos próximos 1 ou 2 meses. hehehe Depois melhora! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tamper é engraçado ...

Tenho seis e uso todos, para cada cada filtro ou café muda a preferência, inclusive tenho um filtro single onde utilizo dois tampers, um para distribuir e o outro para calcar.

Noutro, um triplo muito alto, utilizo um para nivelar e um mais leve para finalizar.

Frequentemente uso os dedos para apertar, outras somente uma batidinha.

Tem moídos bem fáceis, onde não precisas praticamente fazer nada para obter uma extração perfeita, outros bem mais difíceis, claros, de pouco volume, com tendência a canalizar, que requerem mais cuidado na preparação do filtro e aí é onde entram os truques que vamos aprendendo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tamper pode comprar com o João (JC tampers),

além de ter um bom preço quando trocar a máquina pode trocar só a base e manter o mesmo cabo, o que sai ainda mais barato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Como este assunto está sendo tratado em três tópicos diferentes, preferi postar no oficial da Crema Silver. Se puderem me deem um ajudinha lá! Está saindo pouca água na minha Crema Silver...

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1121-electrolux-chef-crema-silver/page__st__120__p__36035#entry36035

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, pra filtro pressurizado o tamper realmente faz diferença? Reparei que o preço não é exatamente baratinho, como não vou despressurizá-la tão cedo, vale mesmo a pena investir em um neste momento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...