Ir para conteúdo

Clube da Electrolux Chef Crema


faiper

Postagens recomendadas

Depois de alguma pesquisa sobre cafeteiras expresso, e por ter ouvido falar muito bem da chefe crema resolvi realizar o pedido, eu e mais alguns amigo compramos.

Ela chegou ontem dia 19/03 e já tentei extrair um expresso dela, horrível é claro rss, mas tentei, 1, 2, 3, .. tentativas, e hoje durante uma das tentativas, acabou a agua com ela já ligada, o problema é que não percebi que estava sem agua, e o porta filtro já estava encaixado, pois bem percebi que estava sem agua pus agua nela e liguei novamente, sem retirar o porta filtro, porem não saiu café, nada, nem uma gota, e mais agora estou realmente preocupado, pois o porta filtro não sai mais, alguém me ajuda, ou pelo menos tem alguma ideia do que é que eu fiz, será que consegui estragar a cafeteira ou fui premiado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode forçar o pf que sai... quanto a água, após retirar o pf, coloque agua no reservatório e ligue a bomba por 30 segundos e desligue.... faça repetidas vezes até sair água.... se depois de umas 10 ou 20 vezes não sair terá que levar na assistencia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falae pessoal,

 

Semana passada chegou meu hario mini. Eu já tinha um filtro rancilio 1 dose e comprei o de 2 doses, uma balança e também café do Alexandre.

 

O duplo eu senti alguma dificuldade pra encaixar o porta filtro na máquina(eu consegui fazer café assim, mas ficava preocupado com a força pra encaixar), mas dei uma limada na borda que ajudou (não 100% mas ajudou, talvez eu tente limar mais).

 

Até agora os melhores resultados foram no clique 5 (vindo do mais apertado) do hario mini, e quantidades 9g pro single, e 14g pro duplo. Tem alguem que use esses filtros e tem alguma experiência parecida ou dica pra mim?

 

Po meu café deu um grande salto. Se eu já gostava antes agora estou gostando muito mais hehehe

 

valeu ae!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi rr (desculpe, não sei seu nome), os filtros da Rancilio tem uma marca, que é a linha da mola. Dica boa para eles é colocar o café no máximo até esta linha.

 

Me parece também (confirmar com o pessoal da Silver) que eles removem a mola do pf, então o filtro da Rancilio encaixa melhor. Só cuidado na hora de bater o pf para remover o bolo, pois sem a mola o filtro pode saltar.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem o assunto off-topic, mas Anita, Alexandre, Carneiro....tenho um amigo indo para Miami e me perguntou se conheço alguma loja onde possa encontrar máquinas de café, podem me indicar alguma?

 

Abç

 

Wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E Anita com a mola já voa filtro pela cozinha, sem a mola vai pela janela direto..... :D

 

Afeeee!

 

Ou seja, se remover a mola, cuidado ao bater o porta-filtro ou vai pegar o filtro no meio do lixo ou no fundo da piscina do prédio.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa pessoal valeu pela ajuda, o PF saiu e a maquina ta funcionando, tenho uma duvida agora em relação a quantidade de água que deve sair, sem o pf em 30s saiu aproximadamente 70ml de água isto está correto, me parece tão pouco pelos videos que vi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi rr (desculpe, não sei seu nome), os filtros da Rancilio tem uma marca, que é a linha da mola. Dica boa para eles é colocar o café no máximo até esta linha.

 

Me parece também (confirmar com o pessoal da Silver) que eles removem a mola do pf, então o filtro da Rancilio encaixa melhor. Só cuidado na hora de bater o pf para remover o bolo, pois sem a mola o filtro pode saltar.

 

Um abraço

Pronto atualizei com meu nome pra não ser chamado de rr hehehehe...

Sobre até onde colocar café acho que estou colocando sim até no máximo da linha... Agora remover a mola do PF ainda não posso fazer porque lá em casa eu abandonei os filtros pressurizados, mas a família (mãe, pai e irmã, que nao tem paciencia pra moer cafe no hario, pesar a dose e praticar pra tomar um cafe melhor) continua usando saches e po de mercado, então eu deixaria eles chateados com o filtro deles caindo na lixeira, pia ou sair pela janela hehehehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o filtro da Rancilio não é necessário remover a mola do PF da Crema Silver, a única coisa que é "recomendável" tirar é aquela peça plástica que fica por dentro no fundo do PF. Isto para facilitar a passagem do café que, com filtro comercial, não precisa de restrições.

 

Para remover o bolo eu utilizo um pano para cobrir o dedo e segurar a ponta do filtro quando coloco o PF de cabeça para baixo. Daí com pequenas batidas laterais é bem fácil jogar o bolo fora, muito mais fácil do que quando utilizada filtro pressurizador.

 

Abraços.

 

Ps: estou precisando comprar café novo, já experimentei o do Alexandre e os "tops" do Ateliê do Café. Alguma dica "quente"? Não posso dizer qual gostei mais, pois gostei muito de todos, mas o do Alexandre é mais "versátil". Ótimo para expresso e surpreendentemente ótimo também na prensa. Os cafés do Ateliê não ficam para traz, mas o que achei foi que cada um atingia este alto nível mais em um dos métodos. Não que não fiquem bons em todos, mas tiram mais vantagens em métodos específicos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkk....Gilberto, não fosse minha cirurgia recente de apendicite a essa hora estaria indo trabalhar com ela, com certeza.....mas ainda falta um mês de "molho"....

Mas o café vem antes disso....hehehe....assim espero.

 

Grande abraço.

 

Wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah Gilberto, eu uso a minha todos os dias desde que comprei (tem 66.000Km em 4 anos)...então é uma viagem todo dia....é minha outra paixão....

 

Obrigado pelos votos de melhora, sempre muito bem vindos!!

 

Abração!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse final de semana aproveitei que fui até a casa do meu pai (ele tem muito mais ferramentas do que eu) para fazer a adaptação no filtro da Chef Crema antiga e retirar o fundo pressurizador.

 

Para terem uma idéia do trabalho que dá: depois de apanhar bastante com diversas firramentas, a forma mais fácil que encontramos de fazer isso foi utilizando a Dremel presa a um suporte chamado Multi-Vise, similar a uma morsa articulada. Prendemos um parafuso allen na bancada para servir de guia e, com o filtro virado para baixo por cima da cabeça do parafuso, colocamos a Dremel numa posição de forma que o disco encostasse no fundo do filtro à distância exata do corte, com a lateral interna do filtro apoiando-se a cabeça do parafuso allen. Para terem uma idéia:

 

 

 

8589673668_b9ebb7dd77_c.jpg

 

 

Tivemos que fazer em 2, enquanto meu pai ficou controlando a pressão no corte com a Dremel, eu ficava girando o filtro, sempre apoiado com a face interna contra o parafuso para o corte ficar regular (dá pra ver a marca do filtro na bancada pela foto acima). O problema é que em pouco tempo o filtro começava a esquentar demais e tínhamos que parar e jogar ele na água pra eu não queimar muito os dedos. Depois de uns 10 ciclos desses, conseguimos um resultado bom:

 

 

8589676176_93398e3593_c.jpg

 

8589678046_0d6f482881_c.jpg

 

 

 

Minha primeira experiência com o filtro foi desastrosa. Imaginei que, por não ter mais o fundo pressurizador - o qual , na minha opinião, era o principal restritor de fluxo da extração -, eu teria que moer o café bem mais fino do que estava moendo para utilizar com o filtro original. Então ajustei o Krups na posição mais fina de todas, subi uns 2 ou 3 cliques, moí e tentei extrair. Não saiu 1 gota de café sequer, "chocou" completamente a máquina. Ao tirar o PF notei que, mesmo tendo deixado uns bons segundos a máquina ligada com a bomba pressurizando (desliguei no limite em que achei que poderia estragar a máquina, não lembro exatamente quando tempo deu mas creio que em torno de 10 segundos), uma pequena parte do fundo do bolo estava até seca.

 

Limpei tudo, voltei a regulagem do moedor para a mesma que estava utilizando com o filtro original e consegui extrair o café de forma aceitável. Hoje cedo fiz outra extração, com o moedor em um clique mais fino e a extração foi um pouco melhor, mas ainda longe da ideal.

 

Fazendo uma comparação precoce desse filtro adaptado com o original: como eu já esperava (depois de ler várias vezes no CDC), praticamente não notei diferença de sabor na xícara. O que notei grande diferença foi na crema, que ficou com uma quantidade menor, com uma consistência bem diferente e não chegou nem perto de como ela deveria ser (para um filtro comercial). As extrações foram feitas com o Café do Moço (a primeira com o Frutado de Verdade e a segunda com o blend do CDC) teoricamente com torra do dia 13/03.

 

Me parece que, com esse filtro, encontrar o equilíbrio ideal entre todas as variáveis que controlam a extração para chegar ao resultado esperado ficou mais difícil e qualquer alteração em uma delas é percebida mais facilmente na xícara (nem sempre de forma positiva). Outra coisa que notei é que agora preciso de um tamper decente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Wagner!

 

Ercilio, imagino que foi um trabalho desumano, ainda mais que o corte é em curva. Mas, para fazer com a serrinha de mão, você conseguiu soltar o filtro primário de dentro do copinho do filtro original?

Eu não consegui de jeito nenhum tirar a "telinha" de dentro do filtro pra poder cortá-lo, tive que cortar o fundo com o filtro interno no lugar, tomando um cuidado absurdo para cortar a chapa do fundo sem chegar na chapa do filtro interno (elas ficam encostadas). Com certeza se eu tivesse tentado fazer em casa, sozinho e sem as ferramentas adequadas, acabaria destruindo e inutilizando o filtro.

 

No meu caso é o inverso, o filtro ficou show mas o café (ou o barista) ainda está uma porcaria hehehe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Mortari,

 

A foto do filtro esta na página 32 deste tópico. não consegui soltar a tela , fiz por baixo devagar..arranhou um pouco mas não comprometeu a tela.

 

O meu filtro é o 58mm da silver acho que o seu é diferente(menor)...

 

Quanto ao café, só consigo bons shots com pó ultra fino, caso contrário passa muito rápido.

 

Agora chegou meu hário mini e vou poder ajustar a regulagem corretamente.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari,

 

Ficou excelente o acabamento!

 

Suas descobertas e o relato sobre filtros não pressurizados também são precisos. Você entendeu rapidamente o espirito da coisa, tenho certeza que em breve estará tirando excelentes espressos.

 

Como você já deve ter percebido o segredo da coisa agora se torna o trinomio moagem/compactação/dosagem. Dica: congele as duas ultimas variáveis praticando bem a compactação e usando uma balança para pesar as doses. Com isso ficará mais fácil experimentar na moagem.

 

Abraço.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Semana passada chegou meu filtro rancilio despressurizado.

Achei que estava tirando um bom expresso com o filtro original pressurizado, mas quando fui testar o rancilio foi uma tristeza só... hehehe

 

Além de estar testando o filtro novo, ainda estou me acostumando com o Hario Mini Slim, então no fim de semana passado foi um expresso pior que o outro.

 

Como só uso meus equipamentos de fim de semana, só me resta a ansiedade de chegar sexta-feira e fazer mais alguns testes.

 

Ah... estou usando o café Bourbon da Baggio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Semana passada chegou meu filtro rancilio despressurizado.

Achei que estava tirando um bom expresso com o filtro original pressurizado, mas quando fui testar o rancilio foi uma tristeza só... hehehe

 

Além de estar testando o filtro novo, ainda estou me acostumando com o Hario Mini Slim, então no fim de semana passado foi um expresso pior que o outro.

 

Como só uso meus equipamentos de fim de semana, só me resta a ansiedade de chegar sexta-feira e fazer mais alguns testes.

 

Ah... estou usando o café Bourbon da Baggio.

 

Fabrício,

 

Antes de jogar o filtro fora, digo que tenho este café(embalagem vermelha) e não consegui fazer bons shots com ele. Nem na cafeteria onde peguei, o expresso sai muito bom.. crema clara, rala e um leve amargo no final... sem corpo etc..

No entanto, venho conseguido excelentes shots com café novo do Alto Caxixe (Marcelo) no filtro despressurizado, moendo no nível 4 do Hario Mini Slim.

 

Aproveitando .. Onde você conseguiu comprar o filtro duplo?

 

sds,

 

Ercilio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício,

 

Antes de jogar o filtro fora, digo que tenho este café(embalagem vermelha) e não consegui fazer bons shots com ele. Nem na cafeteria onde peguei, o expresso sai muito bom.. crema clara, rala e um leve amargo no final... sem corpo etc..

No entanto, venho conseguido excelentes shots com café novo do Alto Caxixe (Marcelo) no filtro despressurizado, moendo no nível 4 do Hario Mini Slim.

 

Aproveitando .. Onde você conseguiu comprar o filtro duplo?

 

sds,

 

Ercilio

 

Ercilio,

 

eu estava desconfiado que era o café mesmo, em quase todas as regulagens que usei a crema foi mínima, tipo 1 mm, e algumas vezes aquele gostinho de café que fica na boca, tinha gosto de cigarro... e eu não fumo faz milhares de anos... hehehe

 

o filtro eu comprei nesse site http://www.cafeexpressobrasil.com.br/

O Alexandre do café expresso brasil, participa ativamente desse fórum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...