Ir para conteúdo

Clube da Electrolux Chef Crema


faiper

Postagens recomendadas

Fiquei um bom tempo sem postar (e sem toma um bom café também :( ).

 

Voltanto à ativia, vou dar uma olhada na dica Ruston, ainda não dei uma olhada neste tópico dos 101 cafés.

 

Sobre essa história de despressurizar os filtros, minha impressão é que não vale muito a pena ter esse trabalhão todo, melhor comprar um já pronto que seja compatível. Hoje em dia valorizo muito o fator "tempo" e, por isso, incluíria este "custo" no cálculo de viabilidade.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia!

 

Fiz esta modificação no porta filtro da minha CCS.

 

Depois que retirei a borracha e despressurizei o filtro, senti necessidade de retirar estas ranhuras de encaixe, era difícil limpar e estava atrapalhando o fluxo do café após a extração.

Aproveitei e alarguei um pouco os orifícios de saída... Gostei do resultado.. mas acho que vou alargar mais, pois ainda esta restringindo a saída do café.

Tenho a intuição que o café deva correr livremente após a extração.. no caso do filtro da CCS os orifícios restringem muito a saída, enchendo o porta filtro antes de sair para o copo , diluindo a crema formada na extração.

 

Veja o antes e depois:

 

pfmod.jpg

 

Abraços,

Ercilio

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro Shot após a alteração do porta filtro e abertura dos orifícios de saída..

 

caf%C3%A9.jpg

 

 

Café Carnielli (caxixe-ES) torra de 28/03, moído no Hario Mini Slim nivel 5, Filtro duplo despressurizado, extração em 30 segundos.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Lindo, ein, Ercilio? Parabéns!

 

Aproveita: falta personalizar sua fotinho do perfil, ainda está com nossa caneca genérica. Põe esta linda foto como seu avatar.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal!

 

Este eh meu primeiro post, mas ja venho acompanhando o forum a algum tempo.

 

Gostaria de saber se algue já conseguiu vaporizar o leite de forma que fique um creme aceitavel? Pois estou a algum tempo tentando diferentes tipos de leite, lendo bastante e vendo videos e ate agora nao consegui um resultado nem perto de aceitavel ehheh.

 

Li, se não me engano neste topico, que alguns tiram o bico de plastico que tem na ponta e obtem melhores resultados. Mas alguem tambem comentou que na silver não conseguiu remover.

 

Enfim, ainda acham que tem alguma luz no fim do tunel pra mim com essa máquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jackpr,

 

O máximo que consegui foi espumar e esquentar mas não fica cremoso... acho que pelo tamanho o boiler ela não consegue gerar vapor/pressão suficiente para vaporizar o leite decentemente. E pelos relatos que já li aqui no fórum todos acabam chegando a esta mesma conclusão.

A alternativa é comprar uma cremeira.

ps: Nespresso Aeroccino também não adianta, muito bonito, muito prático, muito caro, mas decepcionante.

 

Abraços,

 

Ercilio

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal!

 

Este eh meu primeiro post, mas ja venho acompanhando o forum a algum tempo.

 

Gostaria de saber se algue já conseguiu vaporizar o leite de forma que fique um creme aceitavel? Pois estou a algum tempo tentando diferentes tipos de leite, lendo bastante e vendo videos e ate agora nao consegui um resultado nem perto de aceitavel ehheh.

 

Li, se não me engano neste topico, que alguns tiram o bico de plastico que tem na ponta e obtem melhores resultados. Mas alguem tambem comentou que na silver não conseguiu remover.

 

Enfim, ainda acham que tem alguma luz no fim do tunel pra mim com essa máquina?

 

Eu tambem recomendaria um mini-mixer. Use a maquina para aquecer o leite, e finalize com o mini mixer. Claro que o resultado não sera tão bom como o da cremeira, mas se levar em conta a praticidade e o custo benefício...

 

Acho que já postei um video parecido no topico sobre latte art, segue novamente pra quem não viu:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia a Todos,

 

A minha Crema Silver, "abriu o bico" ! :angry: Está vazando no anel vedante do PF com o cabeçote (Brew). E pra completar a Assistência Técnica local é uma porcaria sem peças de reposição. Alguém já teve esse problema ? Aquele anel é de algum material especifico ou qualquer borracha serve? Ele é colado ?

 

Abraços,

 

Pedro Freire

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vaza muito, Pedro? Já checou se não tem nenhuma sujeira incrustada nessa região? Se estiver limpa, provavelmente terá de substituir o anel de vedação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Rodrigo,

 

Quanto a sujeira já limpei! Ele está meio "folgado" e isso foi depois do filtro rancilio que é mais grosso. O vazamento ainda é pouco e se sustentar forçando a alavanca do PF as vezes consigo estancar o vazamento. Qualquer anel de borracha serve ? Essa é minha dúvida principal. Vou tentar consertar pois a A. Técnica daqui é um "terror" e com certeza que vou ficar mais de 30 dias esperando e etc. Eles não tem peças de reposição!

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, não sei se a Silver é igual, mas na Chef Crema preta esse anel de silicone não é colado, há um sulco interno onde a peneira fica encaixada e, quando fixada no grupo, ela segura o anel de vedação no lugar.

 

Tenta tirar e peneira e soltar o anel para avaliar se está realmente estragado, de repente só saiu de posição (pelo uso do filtro da Rancilio talvez, sei lá).

 

De qualquer forma, não se de onde você é mas alguns posts pra trás eu coloquei os dados de uma assistência aqui em Campinas onde comprei o anel da Chef Crema preta. Eles tinham a pronta entrega (comprei logo 2) e, se tinham da antiga, provavelmente terão da Silver também. Dá uma ligada lá e veja se enviam pelo Correio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E reforço o comentário do Rodrigo em relação a sujeira incrustada, quando tirei o anel da minha (a antiga) pela primeira vez, soltei-o da peneira e, por dentro (sim, ele é "oco"), havia um acúmulo bem grande de resíduos que chegavam a deixar algumas partes do anel mais altas que outras, o que atrapalhava bem o assentamento do PF e, consequentemente, a vedação. Na época tirei essas "cracas" de café de dentro do anel e ficou bem melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite e muito obrigado a todos do fórum pelas informações que já obtive aqui! ;)

 

Bom, sempre tomei muito café e sempre de excelente qualidade (excelente=aquele que está disponível :D ) principalmente no trabalho. Como não estava mais me contentando com "Mellitas" (acho que esse realmente piorou) e solúveis da vida comprei uma Chef Crema Silver para tentar tirar uns espressos em casa.

 

Junto com a cefeteira comprei um Hario Mini Mill, com a cafeteira já estou brincando, acho que da para começar, o moinho ainda vai demorar para chegar, paciência!

Assim que a máquina chegou, eu tirei um espresso com o Melitta que eu tinha em casa mesmo, pelo que andei lendo, pela pressão que apliquei e pelo tempo de extração parece que a granulação é próxima da ideal, mas o gosto :wacko: ... Só para se dopar com cafeína mesmo!

Enquanto espero para comprar grãos comprei um pacote de Café do Centro "Mogiana" com a data mais recente que encontrei, uns 40 dias, esse parece ser moído muito "grosso", mas o gosto e aroma já são muito melhores, cheguei a tirar uns duplos que eu gostei.

 

Gostaria de umas dicas para comprar um bom café, não precisa ser excelente ou o melhor, aqui em Porto Alegre, comprar pela internet é complicado para mim, já que alguém tem que ficar esperando a entrega. Minhas dúvidas:

 

-Esse Café do Centro presta? Paguei R$12,90 por 250g aqui no Bourbon em Porto Alegre, vi que tem em grãos tb.

-Alguém conhece o Café do Mercado? É de qualidade? Torra recente?

-Se eu demorar mais do que uma semana para consumir grãos ou pó vale a pena congelar?

-Alguém tem alguma outra sugestão de compra em Porto Alegre?

 

Puxa, ficou uma bíblia, mas é para deixar claro que sou noob, só quero evoluir um pouco no rumo certo...

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro PC286:

 

A solução para os seus problemas em POA se chama Baden Cafés Especiais. Além de ter café de boa procedência pra vender, também servem um bom espresso. Vá lá e bata um papo com o Guert, o barista e também um dos proprietários, que é gente fina à beça.

 

Pó é dose, dura muito pouco. Já o café torrado em grãos, se bem acondicionado (=dentro de um pote bem lacrado dentro do armário, com a mínima exposição possível ao ar e umidade excessiva), pode chegar a durar até 30 dias, idealmente menos (varia um pouco).

 

PS: Fuja do Café do Mercado como o diabo foge da cruz. Se puder, fuja até mais do que isso. E, sim, o Café do Mercado é de carbonização recente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

PC286, bem-vindo ao Clube. Sinta-se em casa para partilhar alegrias e tristezas cafeínas conosco.

 

Em PoA melhor pessoa para te ajudar é nosso Rog... digo, Rodrigo. Ele já falou do Baden, vai na cola dele que é certeza.

 

Hoje abrimos um tópico novo sobre a Silver, exclusivo dela e diferenciando da Crema antiga. Talvez os moderadores possam levar estes 2 últimos posts para lá para começar a formar o tópico novo.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro PC286:

 

A solução para os seus problemas em POA se chama Baden Cafés Especiais. Além de ter café de boa procedência pra vender, também servem um bom espresso. Vá lá e bata um papo com o Guert, o barista e também um dos proprietários, que é gente fina à beça.

 

Pó é dose, dura muito pouco. Já o café torrado em grãos, se bem acondicionado (=dentro de um pote bem lacrado dentro do armário, com a mínima exposição possível ao ar e umidade excessiva), pode chegar a durar até 30 dias, idealmente menos (varia um pouco).

 

PS: Fuja do Café do Mercado como o diabo foge da cruz. Se puder, fuja até mais do que isso. E, sim, o Café do Mercado é de carbonização recente.

 

Obrigado pela dica! Já vi que fica na Jerônimo, vou passar lá, tomar um espresso e quem sabe, se meu moinho chegar logo, já compro alguns grãos. Depois posto o que eu achei, opinião de de leigo também vale! :P

Quando resolvi comprar o moinho achei que o Café do Mercado era uma boa alternativa, fiquei curioso. Pq é tão ruim assim, é o produto ou algum outro fator?

 

 

PC286, bem-vindo ao Clube. Sinta-se em casa para partilhar alegrias e tristezas cafeínas conosco.

 

Em PoA melhor pessoa para te ajudar é nosso Rog... digo, Rodrigo. Ele já falou do Baden, vai na cola dele que é certeza.

 

Hoje abrimos um tópico novo sobre a Silver, exclusivo dela e diferenciando da Crema antiga. Talvez os moderadores possam levar estes 2 últimos posts para lá para começar a formar o tópico novo.

 

Um abraço

 

Valeu Anita, vou seguir a dica dele sim. Quando eu postar novamente sobre a máquina eu posto no outro tópico.

 

Mais uma vez obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça uma experiência, pc286, tome um espresso em uma cafeteria que use os grãos do Café do Mercado, que é a grande maioria das pequenas cafeterias de POA, e depois tome no Baden. E poste aqui a sua experiência, de qual gostou mais, etc. Não vou falar mais pra não atrapalhar suas próprias impressões. Depois se você quiser eu comento.

 

PS: Não vale adoçar o espresso pra comparar, hein?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça uma experiência, pc286, tome um espresso em uma cafeteria que use os grãos do Café do Mercado, que é a grande maioria das pequenas cafeterias de POA, e depois tome no Baden. E poste aqui a sua experiência, de qual gostou mais, etc. Não vou falar mais pra não atrapalhar suas próprias impressões. Depois se você quiser eu comento.

 

PS: Não vale adoçar o espresso pra comparar, hein?

 

 

rsrsrs Sei que não se deve adoçar, mas é difícil depois de anos colocando açúcar no café :( (tb não gosto de adoçante)... As vezes, pelo menos experimento antes de meter açúcar. Tenho usado cristal, mas sei que o ideal, inclusive para saúde, é tomar puro.

Quem sabe com um café melhor e um pouco de costume eu chegue lá...

 

Vlw!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 

rsrsrs Sei que não se deve adoçar, mas é difícil depois de anos colocando açúcar no café :( (tb não gosto de adoçante)... As vezes, pelo menos experimento antes de meter açúcar. Tenho usado cristal, mas sei que o ideal, inclusive para saúde, é tomar puro.

Quem sabe com um café melhor e um pouco de costume eu chegue lá...

 

Vlw!

 

Mas nínguem é obrigado a tomar sem Açucar :)

é interessante provar com e sem açucar, para perceber as diferenças, só não pode achar que tomar com açucar é errado e feio. O importante é tomar o café da maneira que achar mais gostosa, com ou sem açucar.

ah, quanto menos refinado o açucar é melhor, ou menos pior pra saúde hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston e PC286,

 

Minha sugestão de provar sem açúcar os cafés foi mais pra efeito de poder comparar as xícaras sem nenhum viés, já que pode mascarar alguns defeitos, como amargor excessivo (no caso, aposto que ele vai encontrar em uma das xícaras, rsrs). Cada um adoça como bem entender, eu não tenho absolutamente nada contra, ainda que eu costume tomar sem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia a Todos,

 

RodrigoKS, Mortari e Wagner Freitas, obrigado pelas dicas. Ele estava meio deformado. Consegui que ele vedasse novamente removendo sujeira e melhorando a forma . Encontrei no comercio local uns anéis de 58mm comercializados pela Imeltron que se encaixam no grupo.Fica anotado a dica da assistência técnica; pois a da minha cidade é um lixo! Ainda não troquei, vou usar o original até a "ultima gota" ! KKK!!!

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Pessoal,

 

Tenho visto nesse link : http://logicatec.com.br/produto.php?cod_produto=3118017 um termostato produzido pela Logicatec que possui funções de termômetro e controlador da temperatura com histerese minima de 1 grau e até 120 graus.

Pensei em remover o termostato original da Crema Silver e conectar esse no lugar. Assim teríamos controle da temperatura numa especie de PID. Logico que não se compara ao PID comercial, mas daria uma certa liberdade no controle de temperatura.

Os pontos contra: o rele só controla 1000W em 220V. Teria de adaptar um Triac como rele para controlar a caldeira ou então um outro rele adequado a suportar uns 1500 a 2000W.

Isso pode em teoria se usado em qualquer maquina de espresso.

 

Agora a pergunta: Se isso tudo funcionar a contento iria alterar o sabor do café ? Valeria a pena ? Teria alguma vantagem pratica real ? Que vocês acham????

 

Abraço,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem PID com bom preço direto da China ou mesmo semi-novo no Mercado Livre. Se não me engano, na Florêncio de Abreu, o N1040 da Novus custa 100 reais. Tem sensores do tipo K baratos. Se vai ter que usar um SSR, porque não colocar logo um controlador PID?

 

De qualquer maneira, controlar a temperatura inicial da extração não melhorará o sabor do café, mas melhorará a consistência das extrações. O sabor é uma consequência, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vai ter que usar um SSR, porque não colocar logo um controlador PID?

 

 

Bom Dia Marcio,

É um TRIAC BTA41-600 controla 600V e 40 A . È barato cerca de R$20,00. Diz a Logicatec que não precisa; ele, o T700RS Plus AZ originalmente já consegue suportar a carga da CCSilver.

Agora Eu imaginava que um PID era algo mais de R$600,00. Se tem pronto por cerca de R$100,00; então é mais vantagem. Agora isso tudo vale a pena numa maquina de cerca R$ 240,00??? Não sei...

 

Abraços,

 

Pedro Freire

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De qualquer maneira, controlar a temperatura inicial da extração não melhorará o sabor do café, mas melhorará a consistência das extrações. O sabor é uma consequência, claro.

 

Carneiro, o que seria exatamente "a "consistência", seria a parte física mesmo, tipo mais denso, menos ralo?

Me desculpe a pergunta óbvia, mas só para ter certeza...rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Em breve terei condições físicas de colocar uma máquina no meu local de trabalho, porém não pretendo levar nem a Gaggia e nem a Ascaso, que são absolutos xodós. Minha Chef Crema antiga (não a Silver) está parada há tempos e então a escolhi para a missão.

 

Estou pensando em dar um tapa nela, provavelmente colocando um PID. Queria saber se alguém no CdC chegou a instalar em uma dessas.

 

Ah sim, confirmando, pelo que vi desse tópico a única forma de obter filtro não pressurizado na Chef ANTIGA é cortando, pois que eu saiba não encontraram ainda filtro original com medida compatível (51 mm). É isso mesmo ou estou defasado nas informações?

 

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...