Vitor Apolinario C. Postado 5 de Maio Denunciar Share Postado 5 de Maio Por curiosidade e também dificuldade de encontrar águas de qualidade. No momento estou usando a água Claríssima, usei a Água prata mas está mais difícil de encontrar no momento. Deixe recomendações de águas engarrafadas e sua experiência com ela (fazendo café claro;) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado 5 de Maio Denunciar Share Postado 5 de Maio Aqui no RJ estou usando a Crystal e a Minalba, foram as melhores que achei no mercado visando ph, alcalinidade e dureza. Eu não sinto tanta diferença assim entre elas e a agua filtrada aqui de casa, mas pode ser que eu apenas ainda não tenha essa capacidade, quem sabe daqui algum tempo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 5 de Maio Denunciar Share Postado 5 de Maio Olá. @Vitor Apolinario C. , dê uma olhada neste tópico, no qual tem uma tabela com as características de algumas das marcas mais frequentes nas prateleiras: De repente pode te servir de guia para procurar outros rótulos com características próximas às daquelas que te agradaram. Saudações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 6 de Maio Denunciar Share Postado 6 de Maio Eu usava Água da Pedra, mas instalei um filtro de ponto de consumo sob a pia e não compro mais água engarrafada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Nunes Postado 7 de Maio Denunciar Share Postado 7 de Maio Um tempo atrás fiz uma calculadora para avaliar água mineral É bem simples: Faça uma cópia do documento Edite os campos em amarelo de acordo com as informações do rótulo Compare os resultados com os valores de referência 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neemias Silva Postado 7 de Maio Denunciar Share Postado 7 de Maio 3 hours ago, Diego Nunes said: Um tempo atrás fiz uma calculadora para avaliar água mineral É bem simples: Faça uma cópia do documento Edite os campos em amarelo de acordo com as informações do rótulo Compare os resultados com os valores de referência Olá Diego, muito legal a ideia da planilha. Já salvei aqui. Só uma questão, vc poderia explicar o cálculo da dureza e alcalinidade? Sei que está pronto lá na planilha, mas queria entender como é feito. Outra questão, aquela informação "resíduo de evaporação a 180°" tem algum equivalente nos pagamentos da SCA? Qual a importância dele pra avaliação da água para o café? Tô começando agora, então as dúvidas são muitas. Se puder responder, agradeço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Nunes Postado 7 de Maio Denunciar Share Postado 7 de Maio 2 horas atrás, Neemias Silva disse: Olá Diego, muito legal a ideia da planilha. Já salvei aqui. Só uma questão, vc poderia explicar o cálculo da dureza e alcalinidade? Sei que está pronto lá na planilha, mas queria entender como é feito. Outra questão, aquela informação "resíduo de evaporação a 180°" tem algum equivalente nos pagamentos da SCA? Qual a importância dele pra avaliação da água para o café? Tô começando agora, então as dúvidas são muitas. Se puder responder, agradeço! Aqueles valores na fórmula são as razões entre a massa molar do CaCO3, Ca2+, Mg2+ e HCO3-. A dureza e alcalinidade são expressas como CaCO3 equivalente. O resíduo da evaporação é o TDS (total de sólidos dissolvidos). É tudo que tá dissolvido na água, incluído os íons de cálcio, magnésio e bicarbonato. Não adianta muito olhar pra ele, pois é uma medida geral. De maneira geral, tem que se ficar atento a principalmente alcalinidade e dureza. Outros íons é bom não estarem em concentrações muito altas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neemias Silva Postado 7 de Maio Denunciar Share Postado 7 de Maio 2 hours ago, Diego Nunes said: Aqueles valores na fórmula são as razões entre a massa molar do CaCO3, Ca2+, Mg2+ e HCO3-. A dureza e alcalinidade são expressas como CaCO3 equivalente. O resíduo da evaporação é o TDS (total de sólidos dissolvidos). É tudo que tá dissolvido na água, incluído os íons de cálcio, magnésio e bicarbonato. Não adianta muito olhar pra ele, pois é uma medida geral. De maneira geral, tem que se ficar atento a principalmente alcalinidade e dureza. Outros íons é bom não estarem em concentrações muito altas. Top! Muito obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vitor Apolinario C. Postado 8 de Maio Autor Denunciar Share Postado 8 de Maio Em 05/05/2024 at 02:18, valacomum disse: Olá. @Vitor Apolinario C. , dê uma olhada neste tópico, no qual tem uma tabela com as características de algumas das marcas mais frequentes nas prateleiras: De repente pode te servir de guia para procurar outros rótulos com características próximas às daquelas que te agradaram. Saudações! Muito legal mesmo. Muito obrigado. Abraços. 14 horas atrás, Diego Nunes disse: Um tempo atrás fiz uma calculadora para avaliar água mineral É bem simples: Faça uma cópia do documento Edite os campos em amarelo de acordo com as informações do rótulo Compare os resultados com os valores de referência Muito obrigado Diego. Parabéns pelo trabalho colega. Realmente muito bem feito e interessante. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vitor Apolinario C. Postado 8 de Maio Autor Denunciar Share Postado 8 de Maio Realmente impressionado com a qualidade das respostas. Incrível pessoal. Esse fórum é excelente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 24 de Junho Denunciar Share Postado 24 de Junho Olá. Resolvi postar esta notícia aqui, por ser este o tópico mais recente sobre água: https://www.bemparana.com.br/noticias/parana/apos-descoberta-de-fonte-diferenciada-no-parana-empreendedores-produzem-agua-para-cafes-especiais/ O que achei curioso é que a matéria relata que a fonte seria promissora por ter sido classificada como fluoretada. Estranhei, considerando que em outros tópicos foi discutida justamente a conveniência de se livrar do fluoreto. Mas, se uma empresa do calibre da Lucca Cafés Especiais aposta nesta mina, imagino que não seja à toa. Saudações! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Maria Pelisson Postado 29 de Julho Denunciar Share Postado 29 de Julho Em 07/05/2024 at 11:05, Diego Nunes disse: Um tempo atrás fiz uma calculadora para avaliar água mineral É bem simples: Faça uma cópia do documento Edite os campos em amarelo de acordo com as informações do rótulo Compare os resultados com os valores de referência Legal a sua planilha! No ano passado não achei nada então fiz uma (parecida com a sua). Devemos ter usado equações diferentes, mas os resultados deram muito próximos, com diferenças irrelevantes ou desprezíveis para a finalidade. COMO ÁGUA PARA CAFÉ.xlsx 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Maria Pelisson Postado 15 de Agosto Denunciar Share Postado 15 de Agosto Olá pessoal! Aqui em Curitiba eu tenho comprado no Festval a água PRATA. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado 15 de Agosto Denunciar Share Postado 15 de Agosto Em 04/05/2024 at 22:30, raphaelanjos1 disse: Aqui no RJ estou usando a Crystal e a Minalba, foram as melhores que achei no mercado visando ph, alcalinidade e dureza. Eu não sinto tanta diferença assim entre elas e a agua filtrada aqui de casa, mas pode ser que eu apenas ainda não tenha essa capacidade, quem sabe daqui algum tempo. Mudei! Atualmente estou usando a PRATA aqui no RJ e senti que meus cafés melhoraram bastante. Marca Fonte Dureza Alcalinidade Cálcio Magnésio Bicarbonato Sódio PH Prata Leve 38,73386 41,592342 8,8 4,07 50,71 2,39 6,5 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
willm20 Postado 3 de Setembro Denunciar Share Postado 3 de Setembro Em 15/08/2024 at 19:43, raphaelanjos1 disse: Mudei! Atualmente estou usando a PRATA aqui no RJ e senti que meus cafés melhoraram bastante. Marca Fonte Dureza Alcalinidade Cálcio Magnésio Bicarbonato Sódio PH Prata Leve 38,73386 41,592342 8,8 4,07 50,71 2,39 6,5 Olá. Seria essa aqui, correto? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado 3 de Setembro Denunciar Share Postado 3 de Setembro 4 horas atrás, willm20 disse: Olá. Seria essa aqui, correto? Essa mesma marca e fonte mesmo, só que eu uso a versão de 1.5L. Acredito que a informação na tabela seja a mesma. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
willm20 Postado 3 de Setembro Denunciar Share Postado 3 de Setembro 1 hora atrás, raphaelanjos1 disse: Essa mesma marca e fonte mesmo, só que eu uso a versão de 1.5L. Acredito que a informação na tabela seja a mesma. Obrigado Aproveitando o assunto Qual água de filtro vcs acham melhor? Purificador, filtro de barro…. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 3 de Setembro Denunciar Share Postado 3 de Setembro Olá. Eu prefiro o de barro, usando filtro como este daqui, com carvão ativado e prata coloidal: https://www.casaversatil.com.br/velas-para-filtros/vela-tripla-acao-de-ceramica-carvao-ativado-e-prata-coloidal Se a ciência pode permitir um produto do meu agrado, é com esse que eu vou. Saudações! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
willm20 Postado 7 de Setembro Denunciar Share Postado 7 de Setembro Em 03/09/2024 at 17:40, raphaelanjos1 disse: Essa mesma marca e fonte mesmo, só que eu uso a versão de 1.5L. Acredito que a informação na tabela seja a mesma. Achei uma água mineral ainda melhor, que tem alcalinidade 30 ppm e dureza 38 ppm, pH 6,5, sódio 7,5. Chama Aguaí, porém só estou encontrando pra vender em MG 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neemias Silva Postado 7 de Setembro Denunciar Share Postado 7 de Setembro Achei a água mineral Prata em Sorocaba, no Supermercado Confiança. Já comprei algumas pra testar. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
willm20 Postado 7 de Setembro Denunciar Share Postado 7 de Setembro 1 hora atrás, Neemias Silva disse: Achei a água mineral Prata em Sorocaba, no Supermercado Confiança. Já comprei algumas pra testar. Volta para mostrar os resultados aqui depois 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ivan Reis Postado 7 de Setembro Denunciar Share Postado 7 de Setembro Por aqui (RJ) só uso a Prata. Tenho pouca experiência com outras águas mas gosto muito do resultado com ela. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neemias Silva Postado 7 de Setembro Denunciar Share Postado 7 de Setembro 2 hours ago, willm20 said: Volta para mostrar os resultados aqui depois Pode deixar! Já experimentei e gostei bastante, mas vou fazer mais uma testes. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
willm20 Postado 7 de Setembro Denunciar Share Postado 7 de Setembro 1 hora atrás, Ivan Reis disse: Por aqui (RJ) só uso a Prata. Tenho pouca experiência com outras águas mas gosto muito do resultado com ela. Se conseguir achar Aguaí também compra e posta aqui, ela é a única que consegue bater na alcalinidade a Prata, chegando em 30 ppm, um valor considerado perfeito e que se espera, pH e sódio são um pouco melhor tbm, o que pode ser bastante interessante. De resto é tudo igual a Prata 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ivan Reis Postado 8 de Setembro Denunciar Share Postado 8 de Setembro Se achar vou testar ! Valeu ! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 16 de Setembro Denunciar Share Postado 16 de Setembro Por ter ficado sem filtro por um tempo, me aventurei no teste de várias águas engarrafadas, com auxílio das calculadoras disponibilizadas gentilmente pelos colegas aqui do fórum. Percebi como de fato é algo que afeta, com o mesmo cenário, só mudando a água, sentia como o perfil da bebida puxava mais para um lado ou outro, sobretudo na acidez. A que mais gostei foi a da Passa Quatro (dureza 20, alcalinidade 35). É bem conveniente, mas é meio cabuloso todo o plástico envolvido, e no final das contas sinto que o purificador simples da Consul não fica muito aquém, sendo o problema maior a inconstância ao longo do uso do refil. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
willm20 Postado 30 de Setembro Denunciar Share Postado 30 de Setembro Em 16/09/2024 at 10:24, Octávio disse: Por ter ficado sem filtro por um tempo, me aventurei no teste de várias águas engarrafadas, com auxílio das calculadoras disponibilizadas gentilmente pelos colegas aqui do fórum. Percebi como de fato é algo que afeta, com o mesmo cenário, só mudando a água, sentia como o perfil da bebida puxava mais para um lado ou outro, sobretudo na acidez. A que mais gostei foi a da Passa Quatro (dureza 20, alcalinidade 35). É bem conveniente, mas é meio cabuloso todo o plástico envolvido, e no final das contas sinto que o purificador simples da Consul não fica muito aquém, sendo o problema maior a inconstância ao longo do uso do refil. Mas toda água mineral tem bastante plástico envolvido, não? Inclusive as destiladas que vem em galões Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 30 de Setembro Denunciar Share Postado 30 de Setembro 45 minutos atrás, willm20 disse: Mas toda água mineral tem bastante plástico envolvido, não? Inclusive as destiladas que vem em galões Então, na prática dá para reaproveitar por um tempo o mesmo galão para a água pura que passou pelo processo da jarra da ZeroWater, e neste galão é feita a receita com os componentes, além do armazenamento em si. E, sim, consumo de várias garrafas de plástico gera, de certo modo, um estímulo para exacerbação das questões ambientais, além da própria interação com a água. Se bem que é possível dar o devido encaminhamento para a reciclagem. É delicado... há a discussão dos fatores de responsabilidade individual frente a coletiva, questões sistêmicas, produtivas, de regulamentação, envolvendo setor privado, público, mídia etc. Por isso a palavra "cabuloso" me parece se enquadrar bem. Isso tudo de nossa relação com o meio ambiente me faz sempre lembrar do filme O Diabo, Provavelmente. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 30 de Setembro Denunciar Share Postado 30 de Setembro Olá. Cabuloso mesmo.... Agora, se formos levar ao extremo, deixaremos de comer alface orgânica, pois sobre ela cai uma chuva ácida carregada de fuligem da Amazônia etc etc. Não estou dizendo que "vale tudo", mas apenas que temos que aceitar alguns moinhos de vento. Saudações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Manoel César Câmara Postado 12 de Outubro Denunciar Share Postado 12 de Outubro Baixei uma planilha do curso Café Perfeito, do Alberto da Café Gerações (o qual estou gostando bastante), e fiquei horas e horas tentando achar uma água cujas características se encaixassem nos padrões recomendados. A que mais se aproximou até o momento foi a Minalba, que eu tenho usado e pela pouquíssima experiência que tenho estou gostando. Agora virei o chato da água e toda garrafa de água que eu pego já vou nas características e jogo na planilha. Acabei de olhar essa água Lindoya Bioleve e foi a primeira que ficou dentro dos padrões em todos os quesitos. Vejam o print. Eu não usei ainda para fazer café, se alguém já usou por favor diga se é boa mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas