Ir para conteúdo

J-ultra vs J-max (1zpresso)


MarcioMO

Postagens recomendadas

Olá pessoal!

Breve comparativo entre os 1zpressos J-ultra e J-max. Já adianto que ambos são ótimos e a escolha vai depender do perfil sensorial que se deseja. 

Principais diferenças:

1) Precisão entre clicks: 8.8 do jmax vs 8 microns. Ou seja, ambos com ajustes super finos para espressos

2) Jmax cerca de 140g mais pesado, 3 vs 2 apoios nos eixos de ajuste, copos coletores idênticos, corpos muito similares com o jmax sendo mais largo, ajuste do j-ultra mais suave, manivelas e alavancas idênticas

3) Mós um pouco diferentes - justamente aqui que é gerada a diferença nos perfis.

Testes: fiz testes em espresso (1:2 ratio) e V60 (4:6 do kasuya) usando o Vale da Lua da UM coffee que tem um torra média, mais para clara.

Tanto nos espressos quanto nos coados o Jultra apresentou menos corpo, mais claridade nas notas, mais aromas, mais acidez presente e mais equilíbrio no geral. Carateristicas essas que eu prefiro nos coados, mas que ficaram bons no espresso também, nesse caso. O jmax reforça mais a doçura, o corpo, a crema, diminuindo as outras notas e os aromas. De tal forma que prefiro utiliza-lo para cafés com mais perfil caramelo, chocolate, melaço... 

Além da análise sensorial (que é super subjetiva), fiz uma comparação de distribuição de partículas utilizando o Difluid Omni. Não é super exato, e para ser estatisticamente representativo eu deveria ter feito vários ensaios, mas isso aqui foi para diversão e não fiz exaustivamente. O jultra tem uma distribuição mais unimodal, pois basta observar o formato do gráfico concentrado num pico e um desvio padrão maior do que o do jmax, mesmo moendo mais fino na média. Em contraste, o jmax mostra uma distribuição que se parece mais com um bimodal, o que é reforçado pelo pico mais "gordinho" e o desvio padrão menor sugerindo mais uniformidade em torno da média.

Ao meu ver, essa análise gráfica vai diretamente ao resultado que percebi no sensorial.

Quem tiver um dos dois, vamos contribuir para o tópico com suas percepções!

Abraço e bons cafés

 

 

 

 

20240507_204857.jpg

20240507_211023.jpg

20240507_204911.jpg

20240507_211206.jpg

20240507_211136.jpg

20240507_211102.jpg

20240507_213318.jpg

20240507_212832.jpg

20240507_211308.jpg

20240507_211244.jpg

  • Curtir 8
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sempre, muito legal o relato!

Eu tinha ficado muito curioso com o review do The Coffee Chronicler, mas agora já fico com um pé atrás. Eu gosto muito do J-MAX e valorizo corpo nos espressos. Ainda não embarquei na moda das torras claras. 

 

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Abomai disse:

Como sempre, muito legal o relato!

Eu tinha ficado muito curioso com o review do The Coffee Chronicler, mas agora já fico com um pé atrás. Eu gosto muito do J-MAX e valorizo corpo nos espressos. Ainda não embarquei na moda das torras claras. 

 

Mas, eu acho o review dele bem assertivo. Pois o Jultra traz o corpo, a doçura tradicionais, e ainda, eleva as notas cítricas. Fica equilibrado! E só para deixar claro, eu ainda prefiro o sensorial do kinu. Ahahahah

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, MarcioMO disse:

Mas, eu acho o review dele bem assertivo. Pois o Jultra traz o corpo, a doçura tradicionais, e ainda, eleva as notas cítricas. Fica equilibrado! E só para deixar claro, eu ainda prefiro o sensorial do kinu. Ahahahah

Eu fiquei bem curioso quando vi o review. Ele fala que o ultra é o melhor que dá pra chegar com mós cônicas, provavelmente melhor que o JE/JE-PLUS e próximo à perfeição. Talvez um rival para o King Kinu!

Mas se há algum prejuízo no corpo, já liga o alerta em mim. Não perdi o interesse, mas já readequo as expectativas.

Indo um pouco off-topic, e as mós multi-purpose do pietro? ameaçam o rei? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Abomai disse:

Eu fiquei bem curioso quando vi o review. Ele fala que o ultra é o melhor que dá pra chegar com mós cônicas, provavelmente melhor que o JE/JE-PLUS e próximo à perfeição. Talvez um rival para o King Kinu!

Mas se há algum prejuízo no corpo, já liga o alerta em mim. Não perdi o interesse, mas já readequo as expectativas.

Indo um pouco off-topic, e as mós multi-purpose do pietro? ameaçam o rei? 

Eu gosto mais do perfil do JE plus e Kinu do que o j-ultra. Vai do gosto do freguês. Nem fiz muitos testes com essas mós do pietro. Quando fizer, continuo no tópico dele. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
On 5/8/2024 at 9:17 PM, MarcioMO said:

Eu gosto mais do perfil do JE plus e Kinu do que o j-ultra. Vai do gosto do freguês. Nem fiz muitos testes com essas mós do pietro. Quando fizer, continuo no tópico dele. 

Ola Marcio, td bem?

tenho um K4 e estava pensando num upgrade para J-Ultra… vc acha que o sensorial dos dois é muito diferente? 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Os sensoriais sao diferentes. J ultra terá menos corpo, equilibrando mais acidez, doçura, corpo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/05/2024 at 22:17, MarcioMO disse:

Olá pessoal!

Breve comparativo entre os 1zpressos J-ultra e J-max. Já adianto que ambos são ótimos e a escolha vai depender do perfil sensorial que se deseja. 

Principais diferenças:

1) Precisão entre clicks: 8.8 do jmax vs 8 microns. Ou seja, ambos com ajustes super finos para espressos

2) Jmax cerca de 140g mais pesado, 3 vs 2 apoios nos eixos de ajuste, copos coletores idênticos, corpos muito similares com o jmax sendo mais largo, ajuste do j-ultra mais suave, manivelas e alavancas idênticas

3) Mós um pouco diferentes - justamente aqui que é gerada a diferença nos perfis.

Testes: fiz testes em espresso (1:2 ratio) e V60 (4:6 do kasuya) usando o Vale da Lua da UM coffee que tem um torra média, mais para clara.

Tanto nos espressos quanto nos coados o Jultra apresentou menos corpo, mais claridade nas notas, mais aromas, mais acidez presente e mais equilíbrio no geral. Carateristicas essas que eu prefiro nos coados, mas que ficaram bons no espresso também, nesse caso. O jmax reforça mais a doçura, o corpo, a crema, diminuindo as outras notas e os aromas. De tal forma que prefiro utiliza-lo para cafés com mais perfil caramelo, chocolate, melaço... 

Além da análise sensorial (que é super subjetiva), fiz uma comparação de distribuição de partículas utilizando o Difluid Omni. Não é super exato, e para ser estatisticamente representativo eu deveria ter feito vários ensaios, mas isso aqui foi para diversão e não fiz exaustivamente. O jultra tem uma distribuição mais unimodal, pois basta observar o formato do gráfico concentrado num pico e um desvio padrão maior do que o do jmax, mesmo moendo mais fino na média. Em contraste, o jmax mostra uma distribuição que se parece mais com um bimodal, o que é reforçado pelo pico mais "gordinho" e o desvio padrão menor sugerindo mais uniformidade em torno da média.

Ao meu ver, essa análise gráfica vai diretamente ao resultado que percebi no sensorial.

Quem tiver um dos dois, vamos contribuir para o tópico com suas percepções!

Abraço e bons cafés

 

 

 

 

20240507_204857.jpg

20240507_211023.jpg

20240507_204911.jpg

20240507_211206.jpg

20240507_211136.jpg

20240507_211102.jpg

20240507_213318.jpg

20240507_212832.jpg

20240507_211308.jpg

20240507_211244.jpg

Grande review !!!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando meu J-Ultra há 1 mês, tenho gostando muito dele!

O moedor é lindo e muito bem construído em todos os detalhes. Pegada boa do grip, não senti necessidade de usar o elástico que acompanha. O encaixe do copo coletor por imãs transmite boa segurança e agiliza o workflow. O acamento em madeira da manopla dobrável é primoroso e a bag rígida é muito bonita.

O tempo para moer 19g fica na faixa de uns 50s, o que é bom.  Não tão rápido quanto o K4, mas em compensação bem mais macio do que ele, principalmente com torras um pouco mais claras.

Ainda não fiz comparações lado a lado entre os dois, pois o K4 está emprestado para um amigo, mas para mim os espressos com J-Ultra são excelentes, equilibrados e encorpados. A regulagem dos clicks é finíssima, sendo necessário às vezes vários clicks para fazer um ajuste maior na extração, a depender de como saiu a última, principalmente com cafés novos.

Enfim, é claramente um moinho top de linha. Recomendadíssimo se o foco for espressos.

WhatsApp Image 2024-05-23 at 15.26.59.jpg

WhatsApp Image 2024-05-23 at 15.26.26.jpg

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal, queria saber da opinião de vocês. Atualmente uso um K6 para os espressos e venho pensando em adquirir um J-ultra, mas não sei se faz tanto sentido assim. Especialmente por conta do perfil sensorial e até mesmo pelo fato do K6 moer de boa para espressos. Nem sempre tão macio, mas é bem rápido, mesmo usando clicks entre 28 e 34.

Será que faz mais sentido adquirir um K4, tanto pela diferença de sensorial em relação ao K6, bem como pelo preço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, raphaelanjos1 disse:

Pessoal, queria saber da opinião de vocês. Atualmente uso um K6 para os espressos e venho pensando em adquirir um J-ultra, mas não sei se faz tanto sentido assim. Especialmente por conta do perfil sensorial e até mesmo pelo fato do K6 moer de boa para espressos. Nem sempre tão macio, mas é bem rápido, mesmo usando clicks entre 28 e 34.

Será que faz mais sentido adquirir um K4, tanto pela diferença de sensorial em relação ao K6, bem como pelo preço?

Olá Raphael,

Os sensoriais dos 3 são diferentes. Na sequência: k4,j ultra, kultra do mais encorpado com menos claridade e acidez respectivamente. O k4 é o melhor custo benefício e o j ultra é mais bem construído, preciso (ele tem ajustes de 8microns - dobro de precisão do que o K4) e alinhado. O k ultra, em geral, apresenta sensorial para coados. Mas, nada que impessa de apreciar um espresso com ele, como vc mesmo compartilhou. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @MarcioMO e @valacomum! Já ajudaram bastante. Estou pesquisando desde ontem e acho que talvez o K-Ultra também seja uma opção a se considerar, então estou bem entra o K-Ultra e o J-Ultra, um pouco mais inclinado ao J por já possuir um K6 e um C3, mas também inseguro de comprar um moedor mais focado em espressos (J) visto que possuo diversos métodos para coados. Acho que a infinidade de opções acaba gerando essa indecisão.  

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para finalizar o assunto: acabei optando pelo J-Ultra mesmo. Acredito que o ganho no ajuste do espresso com o K-Ultra não seria tão satisfatório, já que o K6 possui 16 microns no ajuste enquanto o K-Ultra possui 20. Vou manter o K6 na bancada para os coados e o J-Ultra para o espresso!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, raphaelanjos1 disse:

Para finalizar o assunto: acabei optando pelo J-Ultra mesmo. Acredito que o ganho no ajuste do espresso com o K-Ultra não seria tão satisfatório, já que o K6 possui 16 microns no ajuste enquanto o K-Ultra possui 20. Vou manter o K6 na bancada para os coados e o J-Ultra para o espresso!

Boa! E se por acaso não gostar, venda-o aqui no forum mesmo. Bons cafés!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/06/2024 at 17:10, raphaelanjos1 disse:

Para finalizar o assunto: acabei optando pelo J-Ultra mesmo. Acredito que o ganho no ajuste do espresso com o K-Ultra não seria tão satisfatório, já que o K6 possui 16 microns no ajuste enquanto o K-Ultra possui 20. Vou manter o K6 na bancada para os coados e o J-Ultra para o espresso!

Acho que fez a melhor opção mesmo, considerando que vc já tem o K6 e C3. Creio que o K-Ultra não iria te adicionar muita coisa em relação ao seu setup atual, o J-Ultra vai te entregar um sensorial mais interessante, principalmente pros espressos, além de provavelmente ser mais macio que o K6.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...