Klause Postado 5 Março 2016 Denunciar Share Postado 5 Março 2016 Padeiros de Brasília, A Varandas agora está vendendo as farinhas que usam em seus pães. Não vou mais precisar passar óleo de peroba na cara para conseguir uma farinha boa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 5 Março 2016 Denunciar Share Postado 5 Março 2016 Muito bom, e o padeiro como anda ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 12 Março 2016 Denunciar Share Postado 12 Março 2016 Hoje rolou pão com 95% da farinha de espelta citada. (5% foi a inoculação com meu levain de trigo branca) Apesar da farinha ser clara o pão fica com cor de integral. Ficou bem gostoso, mas não conseguiria explicar em que é diferente o sabor de um pão de trigo comum. 5a-feira experimentei o pão lá do Arturito (Paola). Não é alveolado como almejamos mas é ótimo de sabor sem dúvida. Parece ser um semi-integral. Fotos de hj. Estava bem hidratado para essa farinha, 70%, então não lasquei antes de ir pro forno. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 13 Março 2016 Denunciar Share Postado 13 Março 2016 Sergio, a espelta é a farinha meio amarela que é para macarrão ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 13 Março 2016 Denunciar Share Postado 13 Março 2016 Não, para macarrão geralmente seria semolina (de trigo duro). Espelta ou trigo-vermelho[1] (Triticum spelta) é uma espécie da família das gramíneas, próxima do trigo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 14 Março 2016 Denunciar Share Postado 14 Março 2016 Sérgio, Qual o truque pro fundo do pão não ficar tão queimado? Os meus ficam sempre pretos. Um dos meus melhores pães saiu do forno semana passada: espelta com italiana 00. Ficou com a casca fina e muito macio. Achei que ia ficar horrível pois não sovei e fiz apenas duas dobras e nem sei qual foi o tempo entre as dobras, foi meio que: "vou gastar esse resto de farinha de espelta de qualquer jeito pq já está ficando velha" Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 14 Março 2016 Denunciar Share Postado 14 Março 2016 Klause, coloco uma boa camada de polenta. Nessa última foto dá pra ver ela grudada na casca. Geralmente raspo ela com escova de aço, o que não fiz dessa vez. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 24 Março 2016 Denunciar Share Postado 24 Março 2016 5% inoculação 25% mirella integral + 75% branca anaconda 70% hidratação (dava para ser um pouco mais hidratado) 1.0% semente de coentro torrada e moída 1.4% açafrão da terra 2.0% sal Bem bom e com sabor interessante =) 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 25 Março 2016 Denunciar Share Postado 25 Março 2016 Hoje sairam dois de trigo (70% integral, os redondos) e um com 70% de centeio integral e 30% de trigo branco (exagerei com a farinha no baneton com esse): 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 25 Março 2016 Denunciar Share Postado 25 Março 2016 Legal Burny! Outra farinha que preciso comprar para testar em casa é a de centeio. Sabor conheço e gosto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 25 Março 2016 Denunciar Share Postado 25 Março 2016 A fermentação demora um pouco mais, mas vale a pena. O sabor é muito bom. Nas últimas vezes comprei no mercado central de BH, marca "Flor da Terra". 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 16 Abril 2016 Denunciar Share Postado 16 Abril 2016 Mais dois de trigo e um de centeio integral. Recebi comentários bem safados por causa do de centeio. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 16 Abril 2016 Denunciar Share Postado 16 Abril 2016 Caramba, o que mais gostei foi o de Centeio. O corte eu acho que você pode fazer a 30º com relação a superficie da massa, embora eu mal consiga cortar meus pães, mas se conseguir ficara melhor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 16 Abril 2016 Denunciar Share Postado 16 Abril 2016 Não entendi, Gil. Assim? http://www.abload.de/img/008bh9tp.jpg Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 16 Abril 2016 Denunciar Share Postado 16 Abril 2016 Não. Não entrar com a lamina de corte perpendicular a superfi ie do pão e sim cortar com a lamina inclinada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 16 Abril 2016 Denunciar Share Postado 16 Abril 2016 Ah OK. Assim um lado fica mais alto do que o outro? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 16 Abril 2016 Denunciar Share Postado 16 Abril 2016 Facilita abrir a pestana também. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 17 Abril 2016 Denunciar Share Postado 17 Abril 2016 Gil, da próxima vez, desenha o pão e a faca no CAD... ou faz no SolidWorks e anima... PS: se imprimir e grudar na geladeira, vão achar que foi trabalho de escola do pré-maternal-1-mirim... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 17 Abril 2016 Denunciar Share Postado 17 Abril 2016 Kkkkkkkkkkkkk, até me engasguei de tanto rir. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 17 Abril 2016 Denunciar Share Postado 17 Abril 2016 Gil o nome técnico desse corte no ambiente padeiristico e pestana mesmo ou vc está carteando . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 17 Abril 2016 Denunciar Share Postado 17 Abril 2016 Em inglês chamam de ear (orelha) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 17 Abril 2016 Denunciar Share Postado 17 Abril 2016 Pestana é o nome dado a casquinha levantada no pão, o corte não tem nome, rsrsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 17 Abril 2016 Denunciar Share Postado 17 Abril 2016 incisão serviria Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 18 Abril 2016 Denunciar Share Postado 18 Abril 2016 incisão serviria em inglês: scoring Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 18 Abril 2016 Denunciar Share Postado 18 Abril 2016 Pestana é legal , uma palavra em desuso , não ouço faz tempo , meu pai quando ia tirar uma soneca , dizia que ia tirar uma pestana. chega de offtopic. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 17 Maio 2016 Denunciar Share Postado 17 Maio 2016 A semana passada participei de um workshop com Izabela Tavares, um das padeiras nota 10 de SP, dicas extras e lá fui eu despertar meu fermento que dormia a um mês na geladeira. Ficou bom. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 17 Maio 2016 Denunciar Share Postado 17 Maio 2016 Bom não, parecem ótimos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Careca_RS Postado 17 Maio 2016 Denunciar Share Postado 17 Maio 2016 Bah, bonitões, Gil. Eu estou brigando aqui no RS com meu levain sustentado ultimamente com temperaturas entre 5-15C, mesmo com maior proporção de fermento os pães não estão saindo lá essas coisas. Mas igual acho que é a farinha que estou usando, então não posso reclamar muito tb. Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 17 Maio 2016 Denunciar Share Postado 17 Maio 2016 Eu sou meio exigente com meus pães, mas depois de cortado de o dizer que desta vez ficou ótimo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 17 Maio 2016 Denunciar Share Postado 17 Maio 2016 Sabia =) Que farinhas ou blends está usando? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas