Gilberto Postado 17 Maio 2016 Denunciar Share Postado 17 Maio 2016 Este foi 25% integral na ional ( esqueci a marca) e 75 % 5stacione Superiori, 69% hudratação com fermento 75% hidratado. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 17 Maio 2016 Denunciar Share Postado 17 Maio 2016 Parecem ótimos mesmo Gil. Depois passa as dicas. Ontem fiz um de espelta mas não cresceu muito. Acho que deixei muito tempo na geladeira. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 20 Maio 2016 Denunciar Share Postado 20 Maio 2016 Que satisfação ! Hoje vejo a turma mandando ver nos pães... Tenho uma satisfação pessoal muito grande em saber que de uma maneira ou outra, pude ajudar a turma com um pouco de conhecimento que adquiri ! Forte abraço a todos os padeiros 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Martins Postado 23 Maio 2016 Denunciar Share Postado 23 Maio 2016 Alguém sabe onde vende esse tipo de bowl de cerâmica aqui no brasil?grato, João Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Careca_RS Postado 23 Maio 2016 Denunciar Share Postado 23 Maio 2016 João, não é de cerâmica velho, é um tipo de madeira/bambu/algo assim. Os meus eu comprei no AliExpress mesmo (dois redondos iguais ao da imagem e dois retangulares), estão me servindo muito bem . Eles inclusive vêm com uma cobertura de pano com elástico, se quiser usar esse pano para deixar a massa em proof e não entrar em contato direto com o banneton. Eu uso com pano mesmo. Se procurar por 'banneton' mesmo no AliExpress já aparecem itens similares a esse teu da imagem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Careca_RS Postado 23 Maio 2016 Denunciar Share Postado 23 Maio 2016 Pergunta aos entendidos: vocês já testaram as farinhas argentinas e italianas? Vi no primeiro post dessa página que o Gil está usando uma italiana (5Stagioni), em alguns fóruns vejo que o pessoal também usa as farinhas argentinas (000 e 0000). Sei que muda fatores P/L e W, mas isso só na teoria. Na prática... quem usou ambas, notou muita diferença? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 23 Maio 2016 Denunciar Share Postado 23 Maio 2016 Uso a colavita 00. A massa fica bem mais elástica. Outra textura também. Destaco que não sou nada entendido. Meu negócio é café mesmo. Curto um pão, mas só faço os mais básicos, como o de batata que fiz ontem com linhaça dourada e aveia incorporadas na massa. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 23 Maio 2016 Denunciar Share Postado 23 Maio 2016 Careca, já usei só a de pizza da 5Stagioni e o pão fica mais "chewy"/elástico. Prefiro quando uso ela meio a meio com uma farinha mais fraca, geralmente a Anaconda. Faça o teste, no fim é preferência pessoal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 23 Maio 2016 Denunciar Share Postado 23 Maio 2016 Careca, A um bom tempo venho usando a 5Stagione, mas esta semana acabou e acabei usando uma que comprei no Eataly e o pão fico ruim como a tempo não ficava, e era uma farinha de R$ 26,00 o kilo, e porque ? A farinha é ruim ? Não, vamos ver a 5stagione, eles tem 15 modelos de farinha, variando o W , que é a força da farinha, bem com o P/L que é a relação entre elasticildade e extencibilidade, e dentre estes 15 modelos, todos são bons , mas cada qual tem seu uso. Esta que comprei, embora cara, teve ser para outro uso. Esta semana vou fazer com uma farinha nacional que a tempo não uso, vamos ver o resultado. Mas, de ante mão da para dizer que a 5Stagione é definitivamente superior, a minha última compra usei a Superiore, embora ela não seja a mais corte deles eu a hei a ideal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 29 Maio 2016 Denunciar Share Postado 29 Maio 2016 Hoje fiz o pão 70% integral que virou o meu padrão, mas essa vez com o objetivo de conseguir uma casca de grão firme que não solta na hora de fatiar o pão. 8 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 31 Maio 2016 Denunciar Share Postado 31 Maio 2016 Acabaram as minhas farinhas especiais, a minha última super farinha do Eataly foi um desastre. Me enchi e comprei uma Dona Benta mesmo, e o pão ficou show, estou chegando a conclusão que o problema quase sempre é o padeiro mesmo. 6 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Careca_RS Postado 31 Maio 2016 Denunciar Share Postado 31 Maio 2016 Parabéns aos padeiros, os pães estão muito bonitos. Entre ontem e hoje eu fiz pela primeira vez pão com fermento biológico, até então estava usando somente o levain. Como aqui estava dando umas friacas meio complicadas achei que meu fermento havia passado dessa para melhor, havia se juntado no céu dos levains junto aos outros que já fizeram a transição, mas hoje deu uma esquentada na temperatura e bolhas já se mostram presentes após a alimentação de ontem. Enfim... não tirei foto pois o pão não ficou lá essas coisas, já fiz melhores e não curti muito o pão com fermento biológico. Fica macio, aerado, mas meio sem gosto. Uma vez que tu te acostuma a comer só o pão com levain é complicado sair desse vício hehehe. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 31 Maio 2016 Denunciar Share Postado 31 Maio 2016 Esse frio é bom para treinar croissant =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 31 Maio 2016 Denunciar Share Postado 31 Maio 2016 Faz tempo que não faço um croissant, como aprendi mais um pouco desde o ultimo que fiz de o conseguir um resultado melhor. Lembro que demorava muito, mas nada comparado aos pães com Levain. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 31 Maio 2016 Denunciar Share Postado 31 Maio 2016 Gil, se quiser que demore só fazer croissant com fermento natural Faz uns 10 dias fiz usando fermento seco. Acertei na laminação mas a modelagem ficou média. Ficaram de tamanhos um pouco diferentes. Agora de sabor muito bons! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 10 Junho 2016 Denunciar Share Postado 10 Junho 2016 Sabe quando tudo dá errado ? Tive que interromper o procesoo várias vezes pois tive que sair, mas no final o pão ficou ótimo. Estes vão pelo correio. 7 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 10 Junho 2016 Denunciar Share Postado 10 Junho 2016 Opa, vc tem o meu endereço, Gil, ne? Rsrsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 10 Junho 2016 Denunciar Share Postado 10 Junho 2016 Rsrrrsr, esta indo para o Lisboa. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 10 Junho 2016 Denunciar Share Postado 10 Junho 2016 Ficaram lindos, incl. os cortes! Ainda não acertei isso nos meus. Abçs Burny Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 10 Junho 2016 Denunciar Share Postado 10 Junho 2016 Gil, você disse "estes", no plural?!?! uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 29 Junho 2016 Denunciar Share Postado 29 Junho 2016 Saiu mais uma dupla 8 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 29 Junho 2016 Denunciar Share Postado 29 Junho 2016 Esse menino é nosso ídolo da panificação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 29 Junho 2016 Denunciar Share Postado 29 Junho 2016 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 29 Junho 2016 Denunciar Share Postado 29 Junho 2016 Fê, dia 17. Assar no forno a lenha. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 29 Junho 2016 Denunciar Share Postado 29 Junho 2016 Ainda bem que eu tô lembrando de só olhar esse tópico depois de uma refeição recente... senão é só passar vontade! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 7 Julho 2016 Denunciar Share Postado 7 Julho 2016 Alguém falou em croissant? Qual manteiga e a farinha boa pra usar? Nunca fiz, acho que vou tentar esta semana ou outra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 7 Julho 2016 Denunciar Share Postado 7 Julho 2016 Quanta eu fazia, eu usava qualquer farinha. Já manteiga usava a melhor que encontrasse, ultimamente tenho encontrado umas francesas. Receita usava uma francesa e manteiga para a parte da dobra usava 40% do peso da farinha que entrou na receita. Normalmente se coloca bem mais manteiga na dobra mas eu não gosto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 7 Julho 2016 Denunciar Share Postado 7 Julho 2016 Falando em manteiga, como praticamente só cozinho com ela, estou pensando em comprar no atacado naquela allfoods e congelar. E no tópico, saudades do meu pão. Esse fds sai =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 7 Julho 2016 Denunciar Share Postado 7 Julho 2016 Como aqui não é São Paulo, não tenho muita opção. A manteiga mais diferente que consigo achar nas prateleiras por aqui é a President. Essa atende para resultar em um bom croissant? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 7 Julho 2016 Denunciar Share Postado 7 Julho 2016 Klause, eu gosto, é a que geralmente compro em supermercado (sem sal). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas