Fernando Lopes Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Salve Ontem às 22:30 h concebi meu pequeno monstro à base de farinha branca, água e mel. A gestação prevista para os próximos 7~10 dias será acompanhada com cuidado e ansiedade. Pergunta: ao efetivar a 1ª divisão, poder-se-á aproveitar para um segundo monstrinho o tanto que seria descartado? Alexandre, Respondendo: Pode sim ! Detalhe: O fermento com mel fica muito bom ... Se depois de 10 dias ficar com "cheiro muito forte", passe a alimentar duas vezes por dia (de manhã e no período da noite). O ponto ideal é quando o fermento adquire aroma de espumante, além de ficar com coloração branca (menos amarelado). Aqui segue um link bacana que já havia postado https://www.youtube.com/watch?v=M1rMU7gQU18 Boa sorte ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Salve Fernando. Minha ideia é criar 2 distintos à partir da primeira divisão. Em seguida, penso em manter um com farinha branca e outro com farinha integral. Só não sei quando será mais apropriado para trocar para a farinha integral. Se desde já ou se após maturado. Creio que o certo seria fazê-lo posteriormente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Alex, eles gostam muito da integral, respondem bem a ela. Imagino que mesmo que você mude mais tarde, ele vá curtir. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Salve Fernando. Minha ideia é criar 2 distintos à partir da primeira divisão. Em seguida, penso em manter um com farinha branca e outro com farinha integral. Só não sei quando será mais apropriado para trocar para a farinha integral. Se desde já ou se após maturado. Creio que o certo seria fazê-lo posteriormente. Acredito que tanto faz ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Pão Italiano em homenagem ao Brasil ... Acabou de sair !!!! 6 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Agora só falta ganhar o jogo ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Teu pão tá mais bonito que o jogo, Fê. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Praticamente um bread art.. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Pena que não tirei foto do meu, ia provar que o meu ficou mais .......... FEIO. Fernando, este é com aquele receita que você tinha postado né ? Quanto tempo de crescimento ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Gil, Pra ser sincero, dificilmente peso os ingredientes, pois estou sempre fazendo meio " pro rumo " no caso dos pães italianos. Este pão deve ter em torno de 1,2 Kg... Ontem cheguei do serviço de madrugada(02:00h) e já alimentei o fermento. Em torno de 11:00h da manhã, coloquei um pouco de farinha e água na máquina de pão, misturei por uns 4 min (deixei descansar por 1h). Neste ponto, agreguei a pasta madre,mais um pouco de farinha e uma colher de extrato de malte dissolvido em água ( não ativei a pasta madre com o malte, pois não queria acelerar a fermentação, já que, tinha compromisso no almoço com a patroa. Depois coloquei para assar às 16:00h A fermentação durou cerca de 4 horas Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Teu pão tá mais bonito que o jogo, Fê. Ainda bem que conseguimos ganhar ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Salve Pergunta: O berço do monstrinho deverá ser necessariamente de vidro ou poderá ser um frasco de plástico? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Salve Pergunta: Parece bom? Pronto para ser dividido? Vinte e duas horas de iniciado. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Alexandre, Não vejo problema, só não use vasilha de metal devido a produção de ácido por parte do fermento Eu uso uma vasilha de vidro tampada com filme plástico. Isto evita explodir o pote ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Vidro, vidro, vidro,.... Mas. Ocê vai alimenta-lo por 1 semana antes virar um fermentão né ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Gostei de ver !!!! Mais uma pasta madre nascendo .... Borbulhante ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 O meu é de vidro com tampa que fecha com presilha. Alex, pela foto não dá para saber direito. Ele tem que estar ativo, borbulhando. É o caso? E quando dividir, alimentar os gêmeos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Salve Até hoje eu só respondia. Agora estou cheio de dúvidas e perguntas. Estou adorando a novidade! Vou tentar um pote plástico com tampa. Vou colocar nele o tanto que seria para descarte e alimentá-lo com farinha branca. O que continuará no pote de vidro será alimentado com a integral. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 É por aí mesmo, Alex. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 12 Junho 2014 Denunciar Share Postado 12 Junho 2014 Alex, não esqueça de dar um nome a eles. Como são gêmeos algo tipo Rômulo e Remo, ou Sodoma e Gomorra, ou Caim e Abel, ou Cosme e Damião.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 13 Junho 2014 Denunciar Share Postado 13 Junho 2014 Boa Anita. Chamar-se-ão Café e Leite. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 13 Junho 2014 Denunciar Share Postado 13 Junho 2014 Perfeito. Farinha branca Leite e o outro, Café, está mais para uma média, um latte bolhudinho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 13 Junho 2014 Denunciar Share Postado 13 Junho 2014 Pronto. Alterarei para Café e Latte. Tu serás considerada a madrinha do Latte. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 13 Junho 2014 Denunciar Share Postado 13 Junho 2014 Eba. Mais um afilhado. E latte é de farinha integral, o promissor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 13 Junho 2014 Denunciar Share Postado 13 Junho 2014 Posso ser o padrinho do Café então? Aí de vez em quando cê manda uns Cafés pra mim... Sacou? Sacou? Hã?! Hã?! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisca / Babbo Postado 13 Junho 2014 Denunciar Share Postado 13 Junho 2014 Hoje fui no Pain a Table de um amigo, ganhei um Levain 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisca / Babbo Postado 13 Junho 2014 Denunciar Share Postado 13 Junho 2014 e fiz um algo parecido com australiano, com branca e integral, levain e melaço e cacau... primeira tentativa no retorno... até que deu certo, assei em duas partes, a primeira que tirei a foto, ficou um pouco humida e acho que nao assou totalmente. Como da pra ver? com o palitinho funciona?, ele saiu limpo... mas acho que faltou a segunda esta esfriando pra ver se melhorou. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 13 Junho 2014 Denunciar Share Postado 13 Junho 2014 Salve Divisão feita. Antes gêmeos siameses e univitelinos, mas agora bivitelinos. Japoronga, proponho permuta de queijos do Mercado Municipal por cafés. Que tal??? Mas terás que se coçar.... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 13 Junho 2014 Denunciar Share Postado 13 Junho 2014 Boniteza, meu caro Lisca, para o primeiro. Os meus são sempre úmidos. No começo eu tinha a mesma dúvida. Mas dei uma folheada num dos livros do Senac sobre pães e vi que os de levain são úmidos mesmo. Vão ressecando com o passar dos dias. Bata embaixo dele com o nó dos dedos. Fará som de oco se pronto. Não esquece de alimentar o levain um pouco antes de devolvê-lo geladeira. Lisca, deixe esfriar sobre uma grade (pode ser do fogão). Ar tem que circular ou ele pode ficar úmido embaixo. beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 13 Junho 2014 Denunciar Share Postado 13 Junho 2014 Alex, exige queijo mineiro ARTESANAL. E curado, nada de meia cura. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas