Ir para conteúdo

Nemox Caffe Fenice


Postagens recomendadas

Um pequeno relato sobre a minha máquina:

Tive um pequeno problema de vazamento há algum tempo. A aguá acumulava no espaço onde fica o recipiente da água esaia por baixo da bandeja. Entrei em contato com o Igor, que por sua vez entrou em contato com o Roberto (Italclass), que prontamente me encaminhou a uma assistência aqui de Porto Alegre (não autorizada Nemox). Enfim, problema resolvido, retirei a máquina, levei para casa, fiz algumas extrações e acabei ficando sem utilizar por um tempo, em função de viagens/trabalho. Recentemente adquiri um café decente, fui tirar um espresso e a querida não está esquentando. Liga, mas não aquece. :wacko:

Em função disso, e da falta de tempo de abrir ou encaminhar novamente a assistência, ela está parada, e só tenho tomado café por outros métodos. Algum dono de Fenice já teve esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho esse problema pug, e eu abri ela ontem, e penso que o problema pode ser uma mangueira que sai da caldeira, parece que é de vapor... sei lá!

 

Enfim, ela fica "jogada" ali em baixo do reservatório de água, e pode estar escorrendo por algum lugar. De qualquer forma, apesar disso me incomodar, um paninho ali na frente da bandeja resolve.

 

Quanto aos vazamentos, eu estou deixando ela aquecer muito agora, e estou apertando com muita força o PF, e parece estar parando.

 

A moagem ficou estranha, para os cafés do Mário Zardo com torra super recente, foram quase 10 pontos no Macro, quando tentei com um Faz. Califórnia que estava congelado, saiu cachoeira. Não sei se foi a limpeza que fiz, mas parece que as moagens estão mais finas! O normal era moer perto do ponto 5.

 

No mesmo ponto que usava para coado, ficou bem restrito a vazão, então acho que a limpeza modificou ele.

 

De qualquer forma, esse shot que tirei, fiquei satisfeito. Se eu continuar conseguindo também ficarei satisfeito.

 

Pug, já pensou que esse problema pode ser do termostato? A luz está acendendo? Tá meio sem informação pra falar o que pode ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Álvaro Ford: o problema do vazamento foi resolvido pelo técnico. Ela já não vaza mais. Quanto a luz, vou fazer um teste amanha, ver como ela fica no acendimento e se ela se desliga...

 

rbcassani: Farei esse teste amanhã ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, pugwng

 

Desculpe lhe enviar uma msn por aqui, mas se for necessário leve a máquina novamente para a assistência. Relate seu problema ao técnico.

Gostária que estivesse tudo certo, mas como infelizmente isso aconteceu peço que use essa assistência.

 

Desculpe pelo transtorno.

Não consegui localizar nossos emails, mas me lembro do seu caso.

 

Atte,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alvaro Ford: de fato, a luz de aquecimento não está ligando!

 

Igor Reis: vou levar a máquina novamente na assistência técnica. Lhe enviei um email (cc. p/ Italclass).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Álvaro, caso tente backflush faça somente com água.
Desde que a máquina do colega tem válvula, é bem provável que a sua também tenha, mas isso é consigo ...
Vazar pela gaxeta é muito chato porém bastante comum.
Quando há vazamento e também bolo molhado, frequentemente é sinal de superdosagem ...
Existem máquinas que foram desenhadas para utilizar dosagem comercial, 12 a 14gr no duplo e a metade no single, que são bem sensíveis e não toleram esta pratica.
Também acontece quando a válvula OPV está entupida.
Tente com 14gr no filtro duplo, granulometria média, café fresco, preferentemente torra mais escura.
Caso a extração demore menos de 20 segundos o bolo deveria estar seco, do contrário baixe a dose para 12gr e tente novamente.
Se sair em enxurrada, e o bolo ainda assim continuar molhado, é sintoma de entupimento de válvula.
Se o bolo ficar seco porém a extração for rápida demais, vai afinando (sempre conservando a dosagem) até chegar na vazão procurada.
Dando certo pode ir aumentando a dosagem de meia em meia grama, a medida que engrossa a moagem, até maximizar o sabor, sem provocar vazamento nem encharcar demais o bolo.

 

 

@Bernardo B

 

Há muito já havia reparado que o bolo não saía mais seco, sempre molhado... Mas achava que poderia ser normal...

 

Fiz o teste proposto... Com 12g do Blend 637 do Café de Origem (torra de 26/03), em 15 segundos contados desde o acionamento da bomba, o bolo ficou encharcado... Então é sinal que a OPV está entupida...

 

Desculpe-me a ignorância, mas isso seria um defeito da máquina, que devo acionar a garantia, ou seria algo que poderia resolver sozinho (ou mesmo caso de procurar assistência técnica)?

 

Desde já obrigado...

 

Abraço,

 

Vinícius

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Vinicius, não conheço a Nemox, nem sei sei ela vem com OPV.

Em geral o sintoma é consistentemente com este tipo de defeito, porém também pode ter outra causa.

Minha Graef, ainda quando funcionando normalmente, molhava o bolo quando o pó estava muito fino, moendo mais grosso não acontecia.

A faixa para equilibrar a moenda com a dosagem é bastante estreita, e não é fácil de acertar o ponto ideal.

Pode tentar moer bem grosso (não se preocupe com a vazão, e só uma verificação) só para ver se continua encharcando ...

Os colegas que tem Nemox poderiam indicar, com embasamento específico, se a máquina tem OVP, e se no caso deles também aconteceu esse problema e como fizeram para resolver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando aqui o estado da minha nemox Fenice, de apelido fênix.

 

Os vazamentos cessaram: estou deixando o PF aquecer e encaixando com mais força.

 

A temperatura está muito difícil de controlar: ainda não peguei o jeito de surfar pois a caldeira é muito pequena.

 

A agua que vaza de dentro da cafeteira pra fora da bandeira esta muito intensa: ela funciona como se fosse uma 3way, quando a maquina engasga ela cospe a agua e quando a temperatura sobe demais, ela usa ela pra retirar o vapor da caldeira, isso inunda a bancada toda pois é jogada pra fora da bandeja.

 

Os shots nao estavam nada consistentes: eu moia no 15 e depois ajustava 1 micro no preciso e mudava drasticamente: as mós estavam TOTALMENTE desalinhadas, questão de um lado elas se tocarem e do outro terem uma folga enorme. O eu fiz foi dar uma geral nele e substitui o suporte das mós.

 

Estou jogando muita agua fora. E isso esta me aborrecendo... estou quase pidando, entretanto não sei se vale o investimento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Álvaro, justamente por isso no post #422 havia te perguntado se deixava o pf engatado, estando bem quente fica bem mais fácil vedar (descobri isso pela dica de alguém daqui)
Entendo muito pouco de engenharia das máquinas, mas o que já li é que a caldeira de latão, de 200ml, é considerada grande, e de boa estabilidade térmica (fonte Coffeegeek)
Eu surfo fazendo a água ferver, logo depois que a luz apaga. Então, com o botão de vaporização ligado, faço um flush breve, até a ebulição dar uma acalmada. Logo em seguida faço a extração (fonte, post do Rodrigoks em um tópico sobre tempetature surfing)
Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quando abri a achei pequena, pelo ou menos pra vaporização, eu nunca consegui fazer nada que no meio não acenda a luz.

Quanto ao flush, eu queria pidar para cessar o desperdício de tanta agua ( estou fazendo uns 6 shots por dia ).

As minhas ultimas extrações andam saindo bem frias, vou tentar isso.

 

Uma pergunta: a temperatura acima do ideal, faz o fluxo de saída ser maior? Ou seja, tem efeito tanto quanto a granulometria mais grossa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

 

Sobre o vazamento...

As máquinas tem 4 parafusos para fixação do porta filtro, e estes devem ter a mesma pressão, o que poucas vezes ocorre, para um encaixe mais preciso é necessário apertar por dentro da máquina ou substituir os mesmo por parafusos M5 com porca de pressão, e usar o canhão 8 para apertar.

 

Espero ter ajudado....

 

Atte,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Oi pessoal,

depois de tanto tempo sem aparecer, estou de volta! :P Desde meu sumiço tenho usado a Fenice com sucesso e grande satisfação! Até que... puff! Parou de esquentar.

Quando ligo, o botão de ligar acende o led, mas o led indicador de aquecimento não acende. A bomba funciona normalmente.

Em contato com o Igor ele me encaminhou um E-mail do sr. Roberto (Italclass) e ele disse que é um problema ou do termofusível (peça 34 do esquemático), ou do termostato (peças 32 e 33 do esquemático) = ou da resistência (peça 39 do esquemático). Até me ofereceu as peças pra reposição, porém como moro em Itabira, fico sem saber como identificar qual realmente é o problema. Alguém pode me ajudar com isso? Sou cientista da computação, então meu conhecimento de eletrônica é o mínimo (de analógica então, zero).

Acabei tirando algumas fotos, depois eu posto!

Obrigado!

Paulo Alvarenga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vc tem o diagrama esquemático para postar ?

 

Normalmente em outras maquinas tipo gaggia e delongui se o termofusivel abre a maquina não liga .

 

Com um multimedidor é moleza testar os termostatos e a resistência .

 

Com ele em resistência , meça os bornes dos termostatos , se der infinito (zero) será um dos termostatos , a mesma coisa na resistência.

 

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, recentemente minha Fenice apresentou esse mesmo problema. O que estragou na minha foi o termofusível. Ah, se tiver o esquemático, posta aí pois também me interessa. 

 

Abs e boa sorte com sua Fenice.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, pug! Você solicitou da própria Nemox ou achou algum alternativo que seja possível comprar perto de casa?

Carlos Eduardo: falou algo bem próximo de grego pra mim, mas vou pedir um auxílio aos universitários e acho que consigo passar por essa etapa! :P

 

O link do esquemático: http://1drv.ms/1HaK0O3

Porém não explica o que é o que, apenas um desenho das peças, sem especificação técnica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esse diagrama , basta vc arranjar um multímetro , pode ser digital ou analógico , com algumas dicas do pessoal , vc resolve o problema. Acredite é moleza.

 

Se vc quiser pode comprar um multímetro  para ter em casa , é muito útil .

 

No ML eles custam tão barato quanto um sanduíche de mortadela 

 

Abs 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, tive exatamente o mesmo problema na minha Fenice há alguns dias atrás.

O Fernando, super fera aqui do Fórum, me ajudou a resolver o problema. É como ja falaram aqui: no meu caso, era o termo fusível.

O que eu comprei pra substituir foi esse aqui: https://www.cinestec.com.br/ecommerce22/detalhes.aspx?cod=14058

1 realzinho e problema resolvido  :D

 

Esse termo fusivel vai estar parafusado bem em cima da caldeira, envolto em um plástico transparente.

Eu cortei o anterior e emendei o novo com 2 luvas de emenda (http://www.leroymerlin.com.br/luva-emenda-para-fio-1,3-2,6-mm2-cartela-com-6-unidades-bemfixa_86449685)

 

Nao esqueça de recolocar o plástico antes de parafusar o novo termo fusivel!

 

E como muitos aqui ja disseram: a melhor coisa é voce testar se realmente nao está passando corrente pelo fusível com um multímetro. Coloque ele na posiçao "diodo", encoste nas 2 pontas do fusível e veja se realmente nao há passagem de corrente. Isso ajuda a confirmar se o problema é realmente la ou em algum outro lugar (como os termostatos).

 

Boa sorte

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, tive exatamente o mesmo problema na minha Fenice há alguns dias atrás.

O Fernando, super fera aqui do Fórum, me ajudou a resolver o problema. É como ja falaram aqui: no meu caso, era o termo fusível.

O que eu comprei pra substituir foi esse aqui: https://www.cinestec.com.br/ecommerce22/detalhes.aspx?cod=14058

1 realzinho e problema resolvido  :D

 

Caramba, tão barato assim?! Tem alguma especificação do termofusível que eu devo usar pra comprar 10A 150oC mesmo? Você sabe das especificações possíveis das outras partes? Porque acho que vale a pena ter algumas sempre acessíveis pra eventuais futuros problemas, já que inclusive as peças originais são bem mais caras, veja os preços iniciais:

 

1 - Termofusivel num. 34  - R$ 33,00 (codigo 0963164)

2 - Termostato num. 32 e 33 dependendo se é do vapor ou da água quente – R$ 24,00

3.- Resistência num. 39 - R$ 186,00

 

sendo simples assim vou comprar em alguma loja por aqui ou em BH que venda e pedir ajuda a alguém no processo, e fazendo 1x, farei quantas outras for necessário! :P

Muitíssimo obrigado pelas dicas! :D

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu nao sei se tem uma especificaçao certa. Eu nao manjo muito. Quem mais me ajudou foi o Fernando.

Pra confirmar eu levei o termo fusível com defeito la na loja, e o vendedor me entregou exatamente esse aí do link.

Entao parece que esta dentro dos padroes sim.

 

Posso te dizer que a máquina ta la firme e forte, fazendo uns 2 a 3 cafés por dia ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Vi aqui no topico falando sobre backflush na fenice, mas não consegui encontrar ninguém que tenha feito. Alguk dono de fenine ou P200 já conseguiu fazer backflush nela? Se sim, onde conseguiu comprar o filtro cego?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo, alguém já comprou em um site e colocou o link aqui. É bem baratinho, mas não comprei. Como não uso nunca o single, entupi de fita isolante por dentro, até que consegui fazer o backflush. Aconselho a fazer os testes apenas com água e só colocar o detergente quando se certificar que está tudo ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal, boa noite.

 

Preciso de mais uma ajuda de vocês.

Tenho uma P200 (muito parecida com a Fenice, mas sem o bico de vapor).

Eu tenho dificuldades de manter a luz de aquecimento acesa durante toda a extração. (ao contrario da Fenice, a luz acesa indica que a água esta na temperatura adequada para extração).

Já tentei deixar a maquina ligada uns 20-30 minutos, fazer um breve flush e fazer a extração ou deixar ligada 20-30 minutos, fazer um flush mais longo até a luz de aquecimento apagar, esperar ela acender novamente e fazer a extração.

De qualquer forma, a luz sempre apaga aproximadamente na metade da xícara.

Alguém saberia o que eu posso estar fazendo de errado ou se isso é normal?

 

Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo isso é normal. Como entra água fria na caldeira, em algum momento o termóstato vai atuar e ligar a resistência/apagar a luz, para aquecer essa água.

 

Em máquinas como a sua, a temperatura média da água da caldeira fica sempre subindo e descendo pois o termóstato tem histerese alta (baixa precisão).

 

O importante, depois de bem aquecida, é começar a extração sempre no mesmo momento cronometrado após a resistência ligar ou desligar, como ficar melhor. Ou seja, a temperatura inicial da extração seria sempre a mesma, dando repetibilidade nos cafés. Esse momento vc tem que descobrir de acordo com o sabor do café extraído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...