Ir para conteúdo

Grãos envelhecendo mesmo no congelador em sacos zip lock?

Postagens recomendadas

Estou congelando meus grãos em doses únicas em sacos zip lock, mas percebi que eles continuam envelhecendo mesmo após o congelamento, já vi mais pessoas relatando o mesmo. A ideia de congelar café seria desacelerar o envelhecimento diminuindo a liberação de gases. Eu esperei duas semanas para a desgaseificação dos grãos antes de guardar, torra média.

O que parece é que eles ainda estão liberando gases dentro dos sacos, isso provavelmente aconteceria mesmo selados a vácuo, já que o vácuo apenas eliminaria todo o ar na hora de selar os sacos.

Como vcs costumam conservar seus cafés?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

5 horas atrás, willm20 disse:

Eu compro um pacote de 250g (em geral moído entre 1 a 5 dias antes da compra) e o utilizo ao longo de 2 a 3 semanas, em média. Então, no meu caso, não sinto necessidade de ter o trabalho de congelar. Um elástico em volta do pacote bem fechado, em um armário fora da cozinha; eis minha conservação.

Saudações!

Link para o comentário

7 horas atrás, willm20 disse:

Estou congelando meus grãos em doses únicas em sacos zip lock, mas percebi que eles continuam envelhecendo mesmo após o congelamento, já vi mais pessoas relatando o mesmo. A ideia de congelar café seria desacelerar o envelhecimento diminuindo a liberação de gases. Eu esperei duas semanas para a desgaseificação dos grãos antes de guardar, torra média.

O que parece é que eles ainda estão liberando gases dentro dos sacos, isso provavelmente aconteceria mesmo selados a vácuo, já que o vácuo apenas eliminaria todo o ar na hora de selar os sacos.

Eu congelado em zip individual ou mesmo na embalagem original se for de boa qualidade, apenas vedando a válvula com fita adesiva como precaução extra (em teoria desnecessária) e nao tenho problemas. 

Mas eu congelo em freezer, não em congelador. Tem uma diferença razoável de temperatura, mas mesmo assim congelador deveria aumentar muito a sobrevida.

Selar a vácuo não me parece o mais importante e sim a temperatura. O oxigênio oxida o grão, mas a minha impressão é que o peso é pequeno comparado à diminuição de temperatura e consequente desaceleração na liberação dos gases. 

Outro ponto é que talvez não esteja vedando bem no seu caso e está entrando ar, e não liberando gases. O congelamento deixa o grão em dormência, nao deveria liberar quase nada.

Um teste que pode fazer é moer pra filtrado e ver se libera gases durante o blooming como normalmente voce observa nos grãos imediatamente antes de congelar. Se estiver igual, os gases estão la e o efeito sensorial é devido a outro fator.

• Curtir 1
Link para o comentário

Aqui eu congelo em porções individuais e não noto diferença, mesmo após 2 meses (máximo que costuma durar alguma compra grande).

Já testei congelar em saquinho de geladinho, tubo falcon e vacuo, não vi diferença entre os 3 meios.

Mas se entrar ar, vai degradar.

Link para o comentário

Eu uso o zip lock e também não noto diferença por aqui. Já aconteceu com um café ou outro, mas no geral fica ok. A única coisa mais importante que eu fico atento é uma moagem ligeiramente mais grossa para espresso depois do congelamento. 

Link para o comentário