Ir para conteúdo

Vale a pena comprar café torrado recentemente se vou demorar para consumi-lo?

Anocarc

Postagens recomendadas

Estou pensando em comprar café em grãos para moê-lo em casa. Recomenda-se comprar um café que tenha no máximo um mês desde a torra, certo? Mas acontece que eu só tomo café em casa no meu dia de folga, ou seja, uma vez por semana geralmente; e não é muito que tomo: geralmente só de manhã, uma colher e meia para meio copo de café - o que faz com que 250 gramas dure muito tempo comigo.

Ou seja, mesmo que eu comprasse um café fresco, ele ficaria muito tempo guardado na minha casa. Então será que compensa? O café por estar em grão já não conserva por mais tempo o sabor e o aroma do que o moído? E há um jeito fácil de conservar o frescor dele por mais tempo (por exemplo, congelando)?

A propósito, não tenho moedor em casa. Alguém já fez o teste triturando o café no liquidificador? Ficou bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode congelar o grão torrado que preserva muito bem sim. Só garanta que o recipiente seja hermético. Eu congelo o café por volta de 10 dias de torra. E retiro a dose que vou moer do congelador pro moedor direto.

Triturar no liquidificador não vale a pena. Melhor comprar um moedor manual barato.

• Curtir 1
Link para o comentário

Olá. 

Se você comprar agora grãos que tenham sido torrados recentemente e moer na hora em que for preparar, mesmo que esse café dure alguns meses, ainda vai ser mais fresco do que qualquer coisa que você possa encontrar nas prateleiras dos supermercados. E, sendo assim, tende a ser melhor.

Agora, se vai valer a pena ou não, somente seu bolso e seu paladar vão poder dizer.

Saudações!

Link para o comentário

sim, acho que vale a pena, ainda mais se o café estiver em grão, isto é, for moído na hora do consumo, e o café for bem armazenado (longe de luz, ar e umidade). Assim, é recomendado um moedor manual simples de entrada, junto com esse armazenamento, a partir do que já seria possível aproveitar bem o café, durante um bom tempo. 

A coisa de congelar não recomendo muito para este começo, tranquilamente dá para ir aprendendo e aproveitando, sem tanto peso da noção de maximização absoluta. 

Link para o comentário

11 horas atrás, Santiago Luz disse:

Só garanta que o recipiente seja hermético.

Nesses pacotes com Zip Lock se tirar bem o ar já fica legal. Embalagem da Dora Coffee roaster é boa para congelar. 

Se sua geladeira tem 2 compartimentos no freezer, tenta deixar na parte de cima.

image.png.9e61167ee7a0c89a0dca699adf0523d3.png

Link para o comentário

22 horas atrás, valacomum disse:

Olá. 

Se você comprar agora grãos que tenham sido torrados recentemente e moer na hora em que for preparar, mesmo que esse café dure alguns meses, ainda vai ser mais fresco do que qualquer coisa que você possa encontrar nas prateleiras dos supermercados. E, sendo assim, tende a ser melhor.

E quanto a esses cafés que são embalados a vácuo ou em cápsulas para máquinas de espresso? O vácuo não evita a oxidação e não conserva o frescor do café como se tivesse sido moído na hora?

Link para o comentário

Olá.

A embalagem a vácuo ajuda a manter as características do produto, mas se a qualidade do produto for baixa, a embalagem vai apenas ajudar a manter essa baixa qualidade por um pouco mais de tempo:

https://www.google.com/amp/s/oglobo.globo.com/google/amp/saude/noticia/2023/06/cafe-extraforte-tradicional-gourmet-baristas-explicam-as-grandes-diferencas-entre-5-tipos-mais-vendidos-do-produto.ghtml

Saudações!

Link para o comentário