Ir para conteúdo

[DÚVIDA] Gaggia Evo vs Oster Maxima

Postagens recomendadas

Olá amigos, tenho uma Ph15 e futuramente pretendo fazer um upgrade de máquina. Na minha cabeça já estava batido o martelo sobre a Oster maxima (R$ 3500,00 no shop inter), porém a pulga voltou para trás da orelha quando eu fui no sp coffee festival e pude ver de perto e testar as duas máquinas...

Apesar de todo aparato tecnológico de pid, pré infusão, dose pré programada, dual thermobloco e moedor integrado (pouparia meu braço com o R3) da Oster, eu senti que a construção dela é algo consideravelmente inferior a da Gaggia.

A Gaggia evo (R$ 4000,00) apesar da falta de tecnologia e do moedor integrado (meu R3 serviria bem) e ser nada mais que minha ph15bar Premium, me pareceu extremamente robusta com aquele feeling de ser algo duradouro na bancada, há também o fato dela entregar mais temperatura e estabilidade térmica que a Oster.

Enfim, gostaria da opinião de vocês aqui do fórum...

De um lado tenho uma máquina bem tecnológica (moedor, pid, pré infusão, dual termobloco), porém com a questão da temperatura devido ao termobloco e do feeling de um eletrodoméstico ""descartável"". Do outro, uma máquina extremamente simples, porém com uma ótima entrega de temperatura e o feeling de algo duradouro a ponto de parecer com as máquinas profissionais que testei no mesmo dia.

Qual vocês escolheriam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Ari Pereira disse:

Boa Noite, Petros.

Se for a Gaggia Classic Pro E24 (2024), vá nela.

Eu me refiro a E23 pós boiler gate. A E24 já está quase na casa dos 6k e considero inviável

Link para o comentário

Em 03/07/2025 at 20:34, PetrosCoffee disse:

Eu me refiro a E23 pós boiler gate. A E24 já está quase na casa dos 6k e considero inviável

Evo  pro 2023, sem o revestimento de teflon, com boiler de alumínio e latão, pode ocorrer a oxidação galvânica. 

Link para o comentário

4 horas atrás, PetrosCoffee disse:

Olá amigos, tenho uma Ph15 e futuramente pretendo fazer um upgrade de máquina. Na minha cabeça já estava batido o martelo sobre a Oster maxima (R$ 3500,00 no shop inter), porém a pulga voltou para trás da orelha quando eu fui no sp coffee festival e pude ver de perto e testar as duas máquinas...

Apesar de todo aparato tecnológico de pid, pré infusão, dose pré programada, dual thermobloco e moedor integrado (pouparia meu braço com o R3) da Oster, eu senti que a construção dela é algo consideravelmente inferior a da Gaggia.

A Gaggia evo (R$ 4000,00) apesar da falta de tecnologia e do moedor integrado (meu R3 serviria bem) e ser nada mais que minha ph15bar Premium, me pareceu extremamente robusta com aquele feeling de ser algo duradouro na bancada, há também o fato dela entregar mais temperatura e estabilidade térmica que a Oster.

Enfim, gostaria da opinião de vocês aqui do fórum...

De um lado tenho uma máquina bem tecnológica (moedor, pid, pré infusão, dual termobloco), porém com a questão da temperatura devido ao termobloco e do feeling de um eletrodoméstico ""descartável"". Do outro, uma máquina extremamente simples, porém com uma ótima entrega de temperatura e o feeling de algo duradouro a ponto de parecer com as máquinas profissionais que testei no mesmo dia.

Qual vocês escolheriam?

Nem uma nem outra eu pegaria a APEX!

4700 uma maquina com Tecnologia e que entrega temperatura com controle, estabilidade termica TOP!
Unica coisa que o pessoal tem receio é a Durabilidade, mas não se vê aqui reclamações até HOJE, não sabemos o Futuro!

https://amzn.to/3IaApmS

• Curtir 1
Link para o comentário

Até o momento não encontrei uma justificativa para a Oster Maxima custar tanto mais do que a Oster Perfect Brew, parece que só entrega um pouco mais de temperatura mas não o suficiente pra valer o upgrade, pode vaporizar ao mesmo tempo mas é uma vaporização sem potência, tem um painel digital que eu acho pior pois quando estragar só quem vai vender, se vender é a própria Oster. As outras opções aqui do tópico valem mais o seu dinheiro, na minha opinião.

Acho que só faria sentido optar por uma Oster com moedor integrado se a pessoa é iniciante e não consegue se enxergar usando um moedor separado, nem perceber a diferença de qualidade para um moedor dedicado. Mas você já tem uma Philco então acho que não é o seu caso.

• Curtir 1
Link para o comentário

21 horas atrás, PetrosCoffee disse:

Eu voto nas Apex. Em segundo lugar, Gaggia se voce modificar. Thermobloco pra extração, pra mim, nao rola.

Para mais detalhes, meu racional está aqui, bem como minhas dicas de compra por perfil de uso:

• Agradeço 1
Link para o comentário

21 horas atrás, PetrosCoffee disse:

Apenas uma observação: nao existe E23. Tem a Evo Pro, com boiler com revestimento de Teflon que foi descontinuado e se comprar usada precisa verificar se trocaram pelo 100% alumínio. 

Depois dela, veio a E24, com boiler de latão. 6k realmente esta demais. Deveria custar uns 5k, mas o boiler de latão consideravelmente mais caro. Se for comprar como peça de reposição, uns 120 euros mais caro que o de aluminio, estando na Europa. Vira uns 1500 reais a mais no Brasil, mas claro que precisa ter alguma otimização quando vem de fábrica com o novo boiler. 

Link para o comentário

8 horas atrás, cesaramgoncalves disse:

Existe sim a Gaggia classic EVO E23. Esta 1k mais barata que a E24.

Também tenho essa dúvida, se a com boiler de alumínio após os problemas apresentados ainda esfarela.

Concordo com o Regis, nunca li nada sobre essa "EVO E23". Gostaria de ver algum material a respeito.
A EVO Pro foi lançada em 2023 com o problema do revestimento do boiler.
Em abril de 2024 foi modificada, com boiler de alumínio sem o revestimeno.
Poucos meses depois substituiu todo o grupo e, com mais algumas alterações, surgiu a E24.

• Curtir 1
Link para o comentário

9 horas atrás, cesaramgoncalves disse:

Também tenho essa dúvida, se a com boiler de alumínio após os problemas apresentados ainda esfarela.

Nao esfarela. Era o revestimento que soltava. A dúvida é quem trocou ou não. Alguns usuários nao tiveram o problema ou nao perceberam e nao mandaram trocar o boiler. Outros podem ter recebido como boiler sem revestimento e na verdade ainda era o com Teflon.

Comprar uma Evo Pro usada vai ser bem chato de verificar isso. E mesmo as novas que ainda estão a venda, eu teria um pé atrás. 

Link para o comentário

Em resposta á minha pergunta, a loja máquinas e cafés me garantiu que o revestimento de teflon foi descartado pela Gaggia, e que agora com a atualização vem em puro alumínio nao tendo mais o risco de esfarelar. Esta agora chamada E23 para diferenciar da E24. Nao é uma nomenclatura oficial, apenas marketing. 

Link para o comentário

1 hour ago, cesaramgoncalves said:

Em resposta á minha pergunta, a loja máquinas e cafés me garantiu que o revestimento de teflon foi descartado pela Gaggia, e que agora com a atualização vem em puro alumínio nao tendo mais o risco de esfarelar. Esta agora chamada E23 para diferenciar da E24. Nao é uma nomenclatura oficial, apenas marketing. 

Acho que a loja em questão não adotou essa nomenclatura nem para marketing, pois pesquisando por E23 no site da própria não retorna resultados https://maquinasecafe.com.br/catalogsearch/result/?q=e23

Os meus resultados no Google também só encontram E23 em postagens de usuários, nenhuma da marca nem de lojas, ou seja, essa nomenclatura pode também ser um equívoco popular. O ChatGPT também diz que não existe, mas que "algumas pessoas" se referem ao modelo Evo 2023 desta forma.

Link para o comentário

Pessoal, muito obrigado pelas considerações... de fato a apex tem features muito tentadoras, principalmente a v2 que tem até mesmo controle de opv manual, meu único receio é em relação a garantia desse produto importado, por isso ainda considero a Gaggia. No mais continuo na minha ph15bar, aguardando o modelo e24 ter um preço ok ou a apex v2 se estabilizar melhor no mercado.

• Curtir 1
Link para o comentário

1 hora atrás, PetrosCoffee disse:

Pessoal, muito obrigado pelas considerações... de fato a apex tem features muito tentadoras, principalmente a v2 que tem até mesmo controle de opv manual, meu único receio é em relação a garantia desse produto importado, por isso ainda considero a Gaggia. No mais continuo na minha ph15bar, aguardando o modelo e24 ter um preço ok ou a apex v2 se estabilizar melhor no mercado.

Pois eh, exatamente esse o Percalço de muitos brasileiros!
Eu nem me importo com isso, mecho tanto com essas coisas que consegueria fazer ela funcionar de outras formas!
Mas tem que ter conhecimento em eletronica programação e talz o que a maioria do pessoal não tem ai acaba que acontece isso!

Link para o comentário

15 minutos atrás, charbel123 disse:

Pois eh, exatamente esse o Percalço de muitos brasileiros!
Eu nem me importo com isso, mecho tanto com essas coisas que consegueria fazer ela funcionar de outras formas!
Mas tem que ter conhecimento em eletronica programação e talz o que a maioria do pessoal não tem ai acaba que acontece isso!

Na verdade eu até trabalho com programação, mas em relação a elétrica, ainda mais quando tem água envolvida no meio, me dá um cagaço de estragar um brinquedo de 5k hahaha. Ainda quero tomar coragem para modificar minha philco, pelo menos se estragar, o impacto do orçamento é menor

• Curtir 1
Link para o comentário

3 horas atrás, PetrosCoffee disse:

Na verdade eu até trabalho com programação, mas em relação a elétrica, ainda mais quando tem água envolvida no meio, me dá um cagaço de estragar um brinquedo de 5k hahaha. Ainda quero tomar coragem para modificar minha philco, pelo menos se estragar, o impacto do orçamento é menor

Então ela funcionando eu não mecheria, apesar que depois que modifiquei a Philco vou modificar minha Oster Expert também e ela é mais chatinha de mecher,
agora fazendo isso na Philco vc vai perder o medo, e para estragar uma Philco o cara tem que ser profissional na gambiarra viu que a maquina aguenta porrada!

Link para o comentário

3 horas atrás, PetrosCoffee disse:

A instalação do Dimmer na 15 Bar é bem fácil, o manômetro também não é difícil, já o PID, é um pouco mais complicado, mas dá para fazer se tiver calma e paciência.

A Oster eu já acho um pouco mais chato de fazer Mod, e nem sei se vale a pena.

Link para o comentário

1 hora atrás, Ari Pereira disse:

A instalação do Dimmer na 15 Bar é bem fácil, o manômetro também não é difícil, já o PID, é um pouco mais complicado, mas dá para fazer se tiver calma e paciência.

A Oster eu já acho um pouco mais chato de fazer Mod, e nem sei se vale a pena.

Depende, vou mandar fazer um Boiler de INOX de umas 300 ML ja adicionar um thermopar dentro dele
e talvez adicionar uma Bomba a mais e um circuito de extração independente e mais algumas coisas!

Link para o comentário

18 minutos atrás, charbel123 disse:

Depende, vou mandar fazer um Boiler de INOX de umas 300 ML ja adicionar um thermopar dentro dele
e talvez adicionar uma Bomba a mais e um circuito de extração independente e mais algumas coisas!

Vai substituir o termobloco? 

Será que dá para substituir o vaporizador da Oster pelo da Rancilio Silvia?

Link para o comentário

46 minutos atrás, Ari Pereira disse:

Vai substituir o termobloco? 

Será que dá para substituir o vaporizador da Oster pelo da Rancilio Silvia?

Vou adicionar um Boiler e manter o termobloco para a vaporização tipo a Apex!
E talvez adicionar uma bomba para vaporizar e extrair o café ao mesmo tempo!
Da até da mas não acho vantagem não, faço vaporização perfeita nela, mobilidade muito boa, não faz sentido fazer isso não!

1 minuto atrás, charbel123 disse:

Vou adicionar um Boiler, e manter o termobloco para a vaporização tipo a Apex
e talvez adicionar uma bomba para vaporizar e extrair o café ao mesmo tempo!
Dar até da mas não acho vantagem não faço vaporização perfeita nela, mobilidade muito boa faz sentido fazer isso não!

7D20897C-6936-42C8-80D3-EEB90E5487FF.thumb.jpeg.af5794e79b775d7d0202fa24adac4d21.jpeg

• Curtir 1
Link para o comentário

8 horas atrás, charbel123 disse:

talvez adicionar uma bomba para vaporizar e extrair o café ao mesmo tempo!

Ja viu a performance do Dreamsteam do Gaggiuino? Vapor infinito e seco. Pra você, talvez nem valha a pena colocar termobloco. 

• Curtir 1
Link para o comentário

35 minutos atrás, regisassao disse:

Ja viu a performance do Dreamsteam do Gaggiuino? Vapor infinito e seco. Pra você, talvez nem valha a pena colocar termobloco. 

Nem posso pensar nessas coisas, só me volta a vontade de fazer uma maquina do zero!
Fora do Brasil tem projetos incriveis de maquinas DIY, e isso me passa pela cabeça direto!
Vou pesquisar sobre nunca ouvi falar sobre isso!

Link para o comentário

1 hour ago, charbel123 said:

Nem posso pensar nessas coisas, só me volta a vontade de fazer uma maquina do zero!
Fora do Brasil tem projetos incriveis de maquinas DIY, e isso me passa pela cabeça direto!
Vou pesquisar sobre nunca ouvi falar sobre isso!

Dentro do Brasil também, só pegar as peças de uma Cafelat Robot https://www.cafestore.com.br/maquina-manual-de-cafe-espresso-com-base-bruta-4504/p

• Curtir 1
Link para o comentário

1 hora atrás, mgbt disse:

Dentro do Brasil também, só pegar as peças de uma Cafelat Robot https://www.cafestore.com.br/maquina-manual-de-cafe-espresso-com-base-bruta-4504/p

Então o que eu quero não seria isso!

Pelo que eu sei só existe isso fora um exemplo é a Diy Presso

https://www.diypresso.com/?srsltid=AfmBOor0pbezAiuycAwNJUPFHOBgs_wjw_0acif68jqq1uvSshurqRAN

Link para o comentário

45 minutos atrás, charbel123 disse:

Pelo que eu sei só existe isso fora um exemplo é a Diy Presso

Eu conheci os caras na Feira de Amsterdam. É bacana o projeto, mas custa o mesmo que uma ECM Classika PID e é bem básico. Tem que operar com encoder, display de cristal líquido... entendo que nao tenha escala, mas desse jeito, melhor fazer o Gaggiuino. Performa melhor e é mais barato.

Link para o comentário

10 minutos atrás, regisassao disse:

Eu conheci os caras na Feira de Amsterdam. É bacana o projeto, mas custa o mesmo que uma ECM Classika PID e é bem básico. Tem que operar com encoder, display de cristal líquido... entendo que nao tenha escala, mas desse jeito, melhor fazer o Gaggiuino. Performa melhor e é mais barato.

Sim o projeto deles é bacana, mas a ideia era algo assim mesmo tipo um gaggiuino com um grupo E61 falo assim que vc não acha peças assim no Brasil tipo lá vende tudo separado 

Link para o comentário

1 hora atrás, charbel123 disse:

Sim o projeto deles é bacana, mas a ideia era algo assim mesmo tipo um gaggiuino com um grupo E61 falo assim que vc não acha peças assim no Brasil tipo lá vende tudo separado 

Gaggiuino com grupo E61 nao vai funcionar. A 3 vias é mecânica, não tem solenoide.

• Curtir 1
Link para o comentário

4 minutos atrás, regisassao disse:

Gaggiuino com grupo E61 nao vai funcionar. A 3 vias é mecânica, não tem solenoide.

Que beleza hein kkkk, o sonho acabou kkkkkkk 

Acho o grupo e61 lindo demais um sonho de consumo!

Link para o comentário

1 hora atrás, charbel123 disse:

Que beleza hein kkkk, o sonho acabou kkkkkkk 

Acho o grupo e61 lindo demais um sonho de consumo!

Voce pode colocar um servomotor pra substituir a alavanca ;-)

Link para o comentário