regisassao Postado 16 Julho 2022 Denunciar Share Postado 16 Julho 2022 Olhando o manual, DF é o coeficiente de filtro, mas não tenho ideia do que seja. Já o FAC parece ser uma proteção que desativa o sinal se a temperatura passar de X graus do SV. Quanto aos parâmetros, vou procurar um comentário onde coloquei diversos resultados de testes que fiz e coloco o link aqui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 16 Julho 2022 Denunciar Share Postado 16 Julho 2022 Achei: Na sequência, tem algumas trocas de ideia que podem ser úteis também, sugiro ler as mensagens seguintes. Outra coisa que descobri recentemente é que a leitura do termopar é numa região muito desfavorável e a variação de temperatura é muito menor. Com isso, descobri que o offset na minha máquina teria de ser -12. Usei um termômetro do Aliexpress para medir a temperatura no bolo para encontrar esse valor. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcos Sampaio Postado 17 Julho 2022 Denunciar Share Postado 17 Julho 2022 19 hours ago, regisassao said: Na sequência, tem algumas trocas de ideia que podem ser úteis também, sugiro ler as mensagens seguintes. Outra coisa que descobri recentemente é que a leitura do termopar é numa região muito desfavorável e a variação de temperatura é muito menor. Com isso, descobri que o offset na minha máquina teria de ser -12. Usei um termômetro do Aliexpress para medir a temperatura no bolo para encontrar esse valor. Valeu, @regisassao. Obrigado pelo link. Farei uns testes e voltarei aqui para um feedback. Depois da regulagem notei que a máquina ficou bem lenta para atingir o setpoint (em compensação, sem overshooting). A propósito, dei uma procurada pelo tal filter coefficient e encontrei essa resposta: https://www.quora.com/What-is-the-filter-coefficient-N-in-a-PID-controller-What-is-the-maximum-value-of-N-we-can-use. O autor cita esse paper do link abaixo, mas admito que não gostaria de me aprofundar tanto. :-) https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1474667016309922 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 4 de Setembro Denunciar Share Postado 4 de Setembro Pessoal, Estou documentando as mods de dimmer, PID e manômetro, tentando fazer o mais detalhado possível pra qualquer um conseguir instalar. Já tinha postado de dimmer e agora liberei uma primeira parte sobre PID, mais teórica, não esperem video de alta qualidade animadinho, tá mais pra aulão mesmo kkk: Esta em inglês ainda pois estou esperando o YouTube liberar a funcionalidade de subir um segundo audio. Mas tem legenda de boa qualidade em português, eu revisei o Google Tradutor. Depois, vai ter uma segunda parte mostrando o mão na massa, com instalação numa Silvia. E aos poucos, tambem estou colocando os procedimentos por escrito, com lista de material ja nas especificações corretas e com link de compras para Ali, Amazon e Mercado Livre em https://www.espressohackers.com No site, tambem pretendo melhorar e acrescentar mais detalhes, conforme eu for lembrando ou receber perguntas que não ficaram claras nos procedimentos. O site tambem esta em inglês, e lá a tradução é automática do Google, fica meio macarronica, mas da pra entender. Futuramente, vou mudar o site para bilíngue, mas só depois que terminar de documentas as mods básicas e provavelmente Gaggiuino tambem. Espero que ajude quem esta instalando pela primeira vez e que evite os curtos da galera que esta derrubando disjuntor (ate engenheiro do ITA andou fazendo isso... rs...) ou comprando componentes errados. Abs e boas mods a todos! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe_Silva Postado 5 de Setembro Denunciar Share Postado 5 de Setembro 7 hours ago, regisassao said: Pessoal, Estou documentando as mods de dimmer, PID e manômetro, tentando fazer o mais detalhado possível pra qualquer um conseguir instalar. Já tinha postado de dimmer e agora liberei uma primeira parte sobre PID, mais teórica, não esperem video de alta qualidade animadinho, tá mais pra aulão mesmo kkk: Esta em inglês ainda pois estou esperando o YouTube liberar a funcionalidade de subir um segundo audio. Mas tem legenda de boa qualidade em português, eu revisei o Google Tradutor. Depois, vai ter uma segunda parte mostrando o mão na massa, com instalação numa Silvia. E aos poucos, tambem estou colocando os procedimentos por escrito, com lista de material ja nas especificações corretas e com link de compras para Ali, Amazon e Mercado Livre em https://www.espressohackers.com No site, tambem pretendo melhorar e acrescentar mais detalhes, conforme eu for lembrando ou receber perguntas que não ficaram claras nos procedimentos. O site tambem esta em inglês, e lá a tradução é automática do Google, fica meio macarronica, mas da pra entender. Futuramente, vou mudar o site para bilíngue, mas só depois que terminar de documentas as mods básicas e provavelmente Gaggiuino tambem. Espero que ajude quem esta instalando pela primeira vez e que evite os curtos da galera que esta derrubando disjuntor (ate engenheiro do ITA andou fazendo isso... rs...) ou comprando componentes errados. Abs e boas mods a todos! Trabalho incrível @regisassao!!! Parabéns pela iniciativa de documentar tudo em vídeo e site! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 17 de Setembro Denunciar Share Postado 17 de Setembro Pessoal, subi a primeira versao do passo a passo pra instalação de PIDs: https://espressohackers.com/pid-installation-for-beginners/ Espero que ajude as pessoas que ainda vao instalar, e agradeco se os mais experientes puderem revisar e ver se nao tem nenhuma besteira. Eu li e reli varias vezes, mas são muitos detalhes, sempre pode ter algum erro na logica de testes ou de conexões, e eu tentei simplificar a linguagem para leigos, mesmo sabendo que tecnicamente ficaria impreciso, mas tbm não quero induzir ao erro. Próximos passos: editar o vídeo da implementação na Silvia e preparar o material da mod do manômetro. Aguardem! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe_Silva Postado 18 de Setembro Denunciar Share Postado 18 de Setembro On 9/16/2024 at 9:38 PM, regisassao said: Pessoal, subi a primeira versao do passo a passo pra instalação de PIDs: https://espressohackers.com/pid-installation-for-beginners/ Espero que ajude as pessoas que ainda vao instalar, e agradeco se os mais experientes puderem revisar e ver se nao tem nenhuma besteira. Eu li e reli varias vezes, mas são muitos detalhes, sempre pode ter algum erro na logica de testes ou de conexões, e eu tentei simplificar a linguagem para leigos, mesmo sabendo que tecnicamente ficaria impreciso, mas tbm não quero induzir ao erro. Próximos passos: editar o vídeo da implementação na Silvia e preparar o material da mod do manômetro. Aguardem! Impressionante o tempo, dedicação e empenho nesse empreitada de consolidar e divulgar se maneira super clara! Parabéns mais uma vez Regis! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas