mayronwe Postado 12 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 12 Agosto 2025 Acredito que aqui no fórum tenhamos produtores também, sobre isso, os cafés especiais logo irão reajustar o preço? hoje vi no mercado o Melitta regiões 250g por 40,00 reais...nessa logica os especiais tem que ir pra 100,00 o pacote Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 12 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 12 Agosto 2025 Olá. Já desde o final de 2024, pelo menos, que tenho visto alguns pacotes de 250g de cafés especiais por preços acima de R$ 100,00. Saudações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Silva Postado 13 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 13 Agosto 2025 12 horas atrás, mayronwe disse: Acredito que aqui no fórum tenhamos produtores também, sobre isso, os cafés especiais logo irão reajustar o preço? hoje vi no mercado o Melitta regiões 250g por 40,00 reais...nessa logica os especiais tem que ir pra 100,00 o pacote Acredito que não dá pra seguir nessa lógica senão os cafés especiais vão empacar na mão das torrefações. Vale lembrar que vai depender muito da margem de lucro; quando olhamos para as indústrias as margens com certeza devem ser maiores do que de torrefações independentes. Por aqui tenho pago uma média de 50 reais o pacote de 250g. Se for cafés mais complexos aí vai para 80/100 reais 250g. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Lopes Postado 13 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 13 Agosto 2025 Há vários fatores que impactam o preço final do pacote de café, como a oferta do produto e a distância do produtor ou torrefação. Pacotes de microlotes e cafés premiados costumam ser mais complexos e tentem a ser mais caro que um produzido em escala maior, com um perfil mais simples. A questão da safra também impacta diretamente na oferta e, consequentemente, no preço. A cidade onde moro não é grande, tem cerca de 80 mil pessoas, mas fica próxima de regiões produtoras e tem-se uma boa variedade de marcas de qualidade em alguns mercados. É comum encontrar cafés especiais na faixa de 30 a 35 reais o pacote de 250 gramas e, um pouco abaixo disso, os cafés gourmet, inclusive de grandes marcas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 13 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 13 Agosto 2025 8 minutos atrás, Fabio Lopes disse: fica próxima de regiões produtoras e tem-se uma boa variedade de marcas de qualidade Saindo um pouco do assunto original, alguma dica de fazendas legais para visitar aí na sua região, @Fabio Lopes? Ou de operadora turística de confiança que organize passeios cafezeiros. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Lopes Postado 13 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 13 Agosto 2025 10 minutos atrás, valacomum disse: Saindo um pouco do assunto original, alguma dica de fazendas legais para visitar aí na sua região, @Fabio Lopes? Ou de operadora turística de confiança que organize passeios cafezeiros. Araponga (50 km de Viçosa, onde moro) é um dos municípios que produzem cafés de qualidade e em altitudes elevadas. Há diversos produtores que permitem visitas para ver o processo, do cultivo até a xícara, mas de operadora turística ainda não sei de nenhuma. Andando um pouco mais, tem a região Serra do Caparaó, que também produz cafés excelentes, mas não sei de nenhuma fazenda que pode se visitar. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Simas Postado 13 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 13 Agosto 2025 15 hours ago, Fernando Silva said: Acredito que não dá pra seguir nessa lógica senão os cafés especiais vão empacar na mão das torrefações. Vale lembrar que vai depender muito da margem de lucro; quando olhamos para as indústrias as margens com certeza devem ser maiores do que de torrefações independentes. Por aqui tenho pago uma média de 50 reais o pacote de 250g. Se for cafés mais complexos aí vai para 80/100 reais 250g. Eu diria que a margem das indústrias deve ser mais apertada do que das torrefações independentes. Ganham no volume e o produto é commodity, não agregam valor igual uma torrefação independente que entrega um produto mais sofisticado e pra público de nicho 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Enrico Postado 15 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 15 Agosto 2025 Recomendo pesquisar alguma cooperativa de cafeicultores das regionais que mais te agradam, eu adoro os cafés de piatã na Bahia, tem cafés de diversos produtores que vendem na loja da cooperativa (online) torras sempre fresquinhas e preco muito bom! Entre 30/40 reais 250g cafes especiais. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 15 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 15 Agosto 2025 5 horas atrás, Enrico disse: Recomendo pesquisar alguma cooperativa de cafeicultores das regionais que mais te agradam, eu adoro os cafés de piatã na Bahia, tem cafés de diversos produtores que vendem na loja da cooperativa (online) torras sempre fresquinhas e preco muito bom! Entre 30/40 reais 250g cafes especiais. Comprem Dokaparao. Direto dos produtores e do Caparaó, como diz o nome. Iniciativa linda do nosso amigo Ruston: 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João M T Costa Postado 1 Outubro 2025 Denunciar Share Postado 1 Outubro 2025 No Caparaó tem vários produtores que recebem. Na minha experiência de 2-3 anos atrás o mais organizado para isso é o Ninho da Águia. https://www.cafeninhodaaguia.com.br/visitar-a-fazenda-de-cafe-ninho-da-aguia Para os lados de Pedra Menina / Espera Feliz tem a família Onofre / Forquilha do Rio. Eu não visitei mas são muito simpáticos e muito premiados, acho que vale a pena pesquisar. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas