Ir para conteúdo

Em 2026: Saeco Poemia ou Philco 15 bar?

lufeig

Postagens recomendadas

Estou iniciando no hobby e curto bastante espresso.

Peguei uma EOS ECF08EC por um bom preço, comprei acessórios, filtro e porta filtro não pressurizado, um bom moedor manual, e queria modificar a máquina, mas perder a garantia de 2 anos não é uma opção pra mim. 

Aí vai a pergunta: vale a pena em 2026 pegar uma Poemia usada por 200 reais pra mexer, fuçar e modificar? Ou hoje em dia seria melhor uma Philco 15 bar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lufeig disse:

Peguei uma EOS ECF08EC por um bom preço, comprei acessórios, filtro e porta filtro não pressurizado, um bom moedor manual, e queria modificar a máquina, mas perder a garantia de 2 anos não é uma opção pra mim. 

Aí vai a pergunta: vale a pena em 2026 pegar uma Poemia usada por 200 reais pra mexer, fuçar e modificar? Ou hoje em dia seria melhor uma Philco 15 bar?

Saeco Poemia é mais máquina. É a mesma máquina que a Gaggia Gran Style. Tem vapor mais forte e caldeira com melhor estabilidade térmica. Embora seja claramente doméstica.

Mas existe um "probleminha" nelas: aquele porta filtro maldito de 53mm pressurizado. Ele é um dos PF mais difíceis de se encontrar à venda. E quando você encontra pode custar mais de R$ 400 reais.

Nele, a pressurização não acontece no filtro, mas no porta filtro. E pra despressurizar vc precisará desmontá-lo e remontá-lo sem as "entranhas". E esteticamente nunca será agradável.

E naked? Pode esquecer! Só tem um vendedor que o fabrica e ele não exporta para o Brasil. 

Ou vc compra um normal e pede pra cortá-lo na serralheria. 

Sinceramente, considerando o número de reviews e da grande comunidade que a Philco 15bar tem no Brasil, eu iria com ela. Pois permitirá que vc avance com o tempo. Instalando PID, dimmer e outros acessórios legaizinhos.

• Curtir 2
Link para o comentário

Obrigado, Bruno! 

Minha intenção é de instalar PID, dimmer e manômetro, pra ter um controle melhor das variáveis. 

O tamanho menor da Poemia também me atraiu, mas como vc disse, existe uma comunidade bem maior e ativa da Philco.

Oh Deus, oh dúvida! Rs

• Curtir 1
Link para o comentário

1 hora atrás, lufeig disse:

Dada a resposta do colega acima... Vende essa EOS e compra uma HIBREW H10B no aliexpress com o envio já aqui do Brasil. Já vem com PID e o manômetro que você quer... o dimmer você instala se quiser... e o preço no final não vai ficar tão distante assim do valor investido na Philco + modificações + EOS.

• Curtir 2
Link para o comentário

Caraca @Gladson S, aí vc me complica com a patroa! Kkk

Putz... cada dia chega um acessório novo aqui, se chegar essa h10b aqui com a eos não tendo nem um mês... rsssss

Mas muito obrigado pela sugestão, faz sentido. Vou dar uma estudada nessa h10b, quem sabe eu não arranjo essa briga. Os primeiros 5 minutos de pesquisa me agradaram bastante. Rs

• Haha 1
Link para o comentário

43 minutos atrás, lufeig disse:

Obrigado, Bruno! 

Minha intenção é de instalar PID, dimmer e manômetro, pra ter um controle melhor das variáveis. 

O tamanho menor da Poemia também me atraiu, mas como vc disse, existe uma comunidade bem maior e ativa da Philco.

Oh Deus, oh dúvida! Rs

Show!

Então vá de Philco sem arrependimento. Boa máquina. E cheia de possibilidades.

E como é barata, caso vc inverta algum fio na hora de instalar o PID, não doerá tanto financeiramente rs

• Haha 1
Link para o comentário

2 horas atrás, lufeig disse:

Obrigado, Bruno! 

Oh Deus, oh dúvida! Rs

Philco sem dúvida. 51 mm é muito mais versátil, 53mm depois você terá dificuldade de encontrar acessórios.  Em estabilidade térmica elas são equivalentes, assim como demais aspectos técnicos: sem solenoide, usa bomba vibratória, possui drip tray pequeno, reservatório de agua pequeno... mas com dimmer, PID e manômetro tira bons espressos nela.

Eu tive uma Poemia e não conseguia nem um naked pra ela. Tive que serrar o portafiltro. Filtros então, nunca consegui trocar. Mas também dá pra tirar um espresso bom se instalar PID, dimmer e manômetro. 

• Curtir 2
Link para o comentário

caro @regisassao, tive o prazer de "te conhecer" ontem, vendo um vídeo do canal não sou barista. 

ainda vou ver os vídeos do seu canal, hoje a pesquisa do google me recomendou um vídeo seu em inglês! chique! 

sem querer abusar da sua boa vontade, o que pensa de se pegar uma hibrew h10b como sugeriu o amigo @Gladson S? futuramente, se eu sentir necessidade (sei que vou), eu só precisaria colocar um dimmer nela. 

Link para o comentário

39 minutos atrás, lufeig disse:

caro @regisassao, tive o prazer de "te conhecer" ontem, vendo um vídeo do canal não sou barista. 

ainda vou ver os vídeos do seu canal, hoje a pesquisa do google me recomendou um vídeo seu em inglês! chique! 

sem querer abusar da sua boa vontade, o que pensa de se pegar uma hibrew h10b como sugeriu o amigo @Gladson S? futuramente, se eu sentir necessidade (sei que vou), eu só precisaria colocar um dimmer nela. 

Ah sim, mudei pra Holanda e resolvi criar um canal em Inglês. Agora mudei pra Portugal, mas vou manter em inglês, acho que ajuda um mundo maior de pessoas. A maioria não usa nem legenda, dá menos de 2% com legenda em Português... enfim...

Eu nao curto a H10b por ser termobloco. O PID fica ineficiente. A principal variável no termobloco é fluxo de água, não o PID que vai chegar muito atrasado com a inércia térmica do termobloco. 

Daqui umas duas semanas, sai um vídeo meu sobre a Delonghi Stilosa que é bem parecida com a Philco 15 bar. E depois vem as mods de dimmer e PID, futuramente um Gaggimate. 

Aliás, com termobloco tb não acho que rola Gaggimate ou Gaggiuino. O pessoal até adaptou Gaggimate numa Dedica, eu acho, mas acho um desperdício colocar Gaggimate em termobloco. 

• Curtir 1
Link para o comentário

@regisassao, of course, my dear! of course! kkk

agora falando sério, que legal que vc tem essa oportunidade. eu penso em um dia morar fora, quem sabe até no Japão montando parachoque. 

mas voltando ao assunto, muito obrigado pelo esclarecimento, eu não faço a menor ideia da diferença do funcionamento, mas vou pesquisar e, aos poucos, aprender sobre isso também. 

vou ficar de olho lá no seu canal!

abraço e sucesso!!!

• Curtir 1
Link para o comentário