Ir para conteúdo

Que máquina escolher

Edicas

Postagens recomendadas

Tenho uma máquina de café expresso Tramontina by Breville e comprei um moedor Baratza 270, gostaria de comprar uma máquina que estivesse a altura do moedor mas não sei se esta máquina que tenho já é suficiente ou tenho que gastar mais de 10000 em uma máquina nova . Alguém pode ajudar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Edicas disse:

Tenho uma máquina de café expresso Tramontina by Breville e comprei um moedor Baratza 270, gostaria de comprar uma máquina que estivesse a altura do moedor mas não sei se esta máquina que tenho já é suficiente ou tenho que gastar mais de 10000 em uma máquina nova . Alguém pode ajudar ?

No mundo dos expressos, o moedor é mais importante do que a máquina. 

Não conheço esse moedor, mas ele aparenta ser muito bom. 

• Agradeço 1
Link para o comentário

Pois é , sabemos que o moedor é o mais importante por isto troquei o meu mas existem muitos post mencionando a máquina ser importante pela estabilidade térmica , aí é que fica a dúvida , vale a pena gastar tanto e depois não sentir diferença no sabor ?

Link para o comentário

41 minutes ago, Edicas said:

Pois é , sabemos que o moedor é o mais importante por isto troquei o meu mas existem muitos post mencionando a máquina ser importante pela estabilidade térmica , aí é que fica a dúvida , vale a pena gastar tanto e depois não sentir diferença no sabor ?

Cara, a sua máquina é muito boa, aproveita ela com seu moedor o quanto der. Os upgrades vão ficando cada vez mais caros para ter cada vez um aumento menor de qualidade. Se for fazer um upgrade faça por algum motivo específico, seja pq quer um workflow melhor, conseguir vaporizar e tirar espressos simultaneamente, ou pq acha outra maquina mais bonita. O sistema de termobloco da Breville pode dificultar sim extrair um espresso de torras claras, mas pelo seu questionamento suspeito que esse não seja o problema que você está enxergando, e mais um receio de não estar tirando o máximo possível que seu moedor permite. Mas se você gosta do seu espresso eu iria curtindo o setup, se em algum momento identificasse alguma limitação clara ou algum ponto que gostaria de melhorar aí sim pensaria em um upgrade.

• Agradeço 1
Link para o comentário

Olá.

1. Você está satisfeito com o café que extrai atualmente, @Edicas?

1.1 Sim: continua com este conjunto. Fim.

1.2 Não: vai para a próxima pergunta.

2. O que precisa ser melhorado?

A resposta à segunda pergunta, caso ela seja pertinente, pode te dar uma orientação sobre qual nova máquina valeria a pena comprar, se é que vale.

Saudações!

• Agradeço 1
Link para o comentário

A canalização existe em maior frequência na Breville em sua forma original, sem qualquer modificação. Mesmo assim, dá para tirar espressos muito bons com ela. 

Mais para frente, se você tiver paciência e encontrar as peças, dá para substituir a OPV dela e ajustar a pressão para ficar mais próxima de 9bar e canalizar menos. Eu fiz isso quando tinha uma Breville e posso dizer que consegui cafés melhores do que aqueles de cafeterias especializadas e máquinas topos de linha, mas que o barista não tinha tanta experiência e conhecimento para regular bem o café.

Vai do gosto do freguês, mas por enquanto eu recomendo explorar bastante aquilo que você já tem.

• Agradeço 1
Link para o comentário

Voce ja fez o mod de OPV na breville? Esta usando puckscreen? Isso acho que ja da pra melhorar um pouco o seu cafe atual

Mas se seu interesse e para melhor controle de temperatura, pressao, ai existem 2 caminhos...o mais barato, mas tambem mais trabalhoso, que é ir de gaggia classic/rancilio silvia + gaggiuino/gaggimate...ou entao ir pra uma prosumer da vida como a Classic GT, a Micoffee Apex V2 ou uma Rocket ou alguma outra ECM da vida0 (Sei q existe a Saeco SE50, mas ela tambem é termobloco (e tem um adicional de uma resistencia na cabeça do chuveiro tbm), mas parece que essa maquina n tem OPV, entao seria necessario esse mod nela tbm) ...

• Agradeço 1
Link para o comentário